Pular para o conteúdo principal

Camilo entrega Uniseg de Messejana


Reestruturar o Sistema de Segurança Pública, incluindo uma maior aproximação dos serviços ofertados pela Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Perícia Forense com a comunidade. Essa é a proposta da Unidade Integrada de Segurança (Uniseg) do Ceará, que teve a sexta unidade instalada em Fortaleza na manhã deste sábado (14), pelo governador Camilo Santana (fotos Governo do Ceara), em Messejana, ao lado do prefeito Roberto Cláudio. Com a ação, que integra o Pacto por um Ceará Pacífico, todo o efetivo que atendia a região foi reforçado, os equipamentos modernizados e o atendimento de policiamento comunitário incrementado.

“Eu gosto de diálogo, somos governantes que trabalhamos pra vocês. Essa questão da violência só vai ser resolvida com dedicação, parcerias, prevenção. Aqui na Messejana, antes atuavam 110 PMs e aumentamos para 226 só nessa área. Antes a unidade atuava em sete bairros e agora diminuímos para cinco, reforçando a presença da polícia. Serão 11 viaturas, quase dobramos. Nove motos, antes não tinha nenhuma, além de uma van. Há oito meses implantei o BPRaio aqui. Para isso tive que fazer licitação para comprar armas, coletes, fardamentos. Tudo isso para que possamos buscar esse Ceará pacífico que tanto queremos. Quem ama o Ceará, quem ama Fortaleza, queremos críticas construtivas, pois assim vamos fazer a diferença”, disse Camilo Santana, que fez questão de percorrer a pé as ruas do bairro para conhecer as novas instalações e trocar ideias com os moradores.

A nova Uniseg integra cinco bairros: Messejana, Pedras, Parque Santa Maria, Ancuri e Barroso. Antes dela, já foram inauguradas as unidades dos bairros Vicente Pinzón, Meireles, Conjunto Ceará, Bom Jardim e Antônio Bezerra, assim como Sobral, a primeira Uniseg do Interior. A de Juazeiro do Norte é a próxima, agendada para ser entregue na próxima semana.



O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, lembrou que uma das principais ideias dessa iniciativa é atuar cada vez mais próximo da população. “Essa é a sexta Uniseg da capital, a sétima do Estado. O que muda na região? Vamos buscar melhorar a integração entre as forças de segurança, aumentar o efetivo. Agora contamos com motos, com uma base móvel nova, além de um trabalho comunitário que diariamente vai estar visitando as escolas e casas de mulheres que sofrem violência doméstica, para diminuirmos os números de feminicídio. Aos nossos policiais, continuem agindo com muita energia, muita dedicação, pois é isso que a população espera”.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, destaca a importância de tratar esse tema com um olhar diferenciado. “Esse é o assunto mais sério do pais. Não tem Estado em que a segurança seja o maior desafio. É grave, complexo e não tem respostas simples. Ela tem que ser tratada com seriedade, transparência, trabalho. Uniseg quer dizer mais Policia Militar, mais Polícia Civil, mais bombeiros, mais viaturas, mais tecnologia para combater o crime organizado. Aumentar a repressão é importante, mas também entender que é um problema social. Com creches, escolas, praças, areninhas trabalhamos a prevenção”.

O comerciante Renato Andrade é conhecido na principal praça do bairro pelas tapiocas que vende em variados sabores. Com o reforço na segurança, ele pode exercer o trabalho com mais tranquilidade. “Sou morador da Messejana e há dois anos e meio instalei meu ponto aqui. Gosto muito do que faço, gosto de estar perto do povo, que tem um carinho recíproco. Mas sempre tem aquele medo. E com a Uniseg a gente pode se sentir mais seguro, os riscos de acontecer alguma coisa diminuem bastante”.


A Uniseg Messejana conta com Delegacia de Polícia Civil (6º DP), com um delegado, três escrivães e 11 inspetores, além de três viaturas e apoio plantonista da delegacia do Conjunto São Cristóvão. O Batalhão da PM teve efetivo ampliado de 110 PMs para 226 PMs, de seis para 11 viaturas, além de nove motocicletas e uma base móvel que antes inexistia; além do reformado Quartel do Corpo de Bombeiros.

Nas atividades bombeirísticas, os serviços de vistorias serão intensificados. A Perícia Forense do Ceará (Pefoce) também deverá oferecer capacitação e treinamento aos agentes de segurança pública para melhor atender às demandas da população, especialmente no tocante à preservação de local de crime.




O prédio do 6º DP passou por reformas, incluindo nova pintura, sinalização, reparos nos ar-condicionados, banheiros, recepção e iluminação no entorno.

As melhorias também alcançam áreas sociais nas comunidades. A Polícia Militar conta com os projetos como o “Proerd” e “Lutando Pela Paz”. O Corpo de Bombeiros conta com o “Jovem Bombeiro Voluntário” e “Bombeiro, Saúde e Sociedade”, nas praças e espaços públicos, voltado para atividades físicas com idosos.
Estiveram também presentes na solenidade o secretário chefe da Casa Civil, Nelson Martins; o comandante geral da Polícia Ceará, coronel Ronaldo Viana; o comandante do BPRaio no Ceará, coronel Márcio Oliveira; o perito geral da Pefoce, Ricardo Macêdo; o chefe da Casa Militar, coronel Túlio Studart; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Heraldo Pacheco; entre outras autoridades.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Morre teatrólogo Wellington Rodrigues

Morreu em Fortaleza, aos 45 anos, o teatrólogo Wellington Rodrigues. Ele foi vítima do Novo Coronavírus (Covid 19) e faleceu na noite desta segunda-feira (3). Wellington Rodrigues fundou a Companhia Teatral Moreira Campos e foi autor de peças premiadas.



O Blog do Lauriberto traz lamentos de amigos e uma nota de pesar do Theatro José de Alencar (TJA) da partida de Wellington Rodrigues:

Lana Soraya - "Nosso amigo querido, Wellington Rodrigues partiu...Foi brilhar em outros palcos...que Deus dê conforto aos familiares e amigo".

Menta Alves Marinho - "Estudamos teatro juntos no Curso de Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhamos juntos com o Espetáculo As Meninas Super Poderosas, ele era o Macaco Louco. Uma pessoa alegre, cheia de vida. Descanse em paz Wellington Rodrigues".

Varele Gama - "Meu amigo Wellington, você permanecerá sempre vivo entre nós, por meio de suas atitudes, trabalhos realizados, publicações, lugares, lembranças e sorrisos co…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Ceará é bicampeão do Nordestão

O Ceará é bicampeão da Copa do Nordeste (Nordestão) 2015-2020. 

Na noite desta terça-feira (4), no Estádio de Pituaçu, em Salvador, o Ceará ganhou do Bahia por um a zero, gol de Cléber (foto Felipe Santos), aos 15 minutos do segundo tempo. No placar agregado dos dois jogos finais deu Ceará 4x1 Bahia. 

O Ceará foi campeão do Nordestão 2020 de forma invicta com sete vitórias e cinco empates. Repete o feito de 2015, quando foi campeão invicto com sete vitórias e dois empates. E as finais de 2015 também foram com o Bahia. E a história se repetiu com duas vitórias alvinegras cearenses sobre os tricolores baianos.





#FutebolCearense#MaiordoNordeste#LampionsLeague#Campeão#Nordestão#VovôCampeãopic.twitter.com/6BbAP40hhz — FCF (@FCFutebol) August 5, 2020 CEARÁ
Fernando Prass.Samuel Xavier.Klaus.Luiz Otávio-amarelo.Bruno Pacheco (Alisson).William Oliveira.Fabinho.Fernando Sobral.Vina (Rafael Sóbis).Leandro Carvalho-amarelo (Mateus Gonçalves).Cléber (Bergson)Treinador Guto Ferreira.BAHIA
Anderson.Lucas F…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Morre teatrólogo Wellington Rodrigues

Morreu em Fortaleza, aos 45 anos, o teatrólogo Wellington Rodrigues. Ele foi vítima do Novo Coronavírus (Covid 19) e faleceu na noite desta segunda-feira (3). Wellington Rodrigues fundou a Companhia Teatral Moreira Campos e foi autor de peças premiadas.



O Blog do Lauriberto traz lamentos de amigos e uma nota de pesar do Theatro José de Alencar (TJA) da partida de Wellington Rodrigues:

Lana Soraya - "Nosso amigo querido, Wellington Rodrigues partiu...Foi brilhar em outros palcos...que Deus dê conforto aos familiares e amigo".

Menta Alves Marinho - "Estudamos teatro juntos no Curso de Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhamos juntos com o Espetáculo As Meninas Super Poderosas, ele era o Macaco Louco. Uma pessoa alegre, cheia de vida. Descanse em paz Wellington Rodrigues".

Varele Gama - "Meu amigo Wellington, você permanecerá sempre vivo entre nós, por meio de suas atitudes, trabalhos realizados, publicações, lugares, lembranças e sorrisos co…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Ceará é bicampeão do Nordestão

O Ceará é bicampeão da Copa do Nordeste (Nordestão) 2015-2020. 

Na noite desta terça-feira (4), no Estádio de Pituaçu, em Salvador, o Ceará ganhou do Bahia por um a zero, gol de Cléber (foto Felipe Santos), aos 15 minutos do segundo tempo. No placar agregado dos dois jogos finais deu Ceará 4x1 Bahia. 

O Ceará foi campeão do Nordestão 2020 de forma invicta com sete vitórias e cinco empates. Repete o feito de 2015, quando foi campeão invicto com sete vitórias e dois empates. E as finais de 2015 também foram com o Bahia. E a história se repetiu com duas vitórias alvinegras cearenses sobre os tricolores baianos.





#FutebolCearense#MaiordoNordeste#LampionsLeague#Campeão#Nordestão#VovôCampeãopic.twitter.com/6BbAP40hhz — FCF (@FCFutebol) August 5, 2020 CEARÁ
Fernando Prass.Samuel Xavier.Klaus.Luiz Otávio-amarelo.Bruno Pacheco (Alisson).William Oliveira.Fabinho.Fernando Sobral.Vina (Rafael Sóbis).Leandro Carvalho-amarelo (Mateus Gonçalves).Cléber (Bergson)Treinador Guto Ferreira.BAHIA
Anderson.Lucas F…