Pular para o conteúdo principal



Dia D contra H1N1 no sábado


O Dia D de Mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza 2018 será sábado (12).

No Ceará, 2.388 postos fixos e 1.110 postos volantes de vacinação deverão funcionar para garantir a imunização exclusivamente das pessoas pertencentes aos grupos prioritários da campanha - idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses aos menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto). Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar.

Em Fortaleza, o Centro de Saúde Meireles, da Secretaria da Saúde do Ceará, e os 110 postos de saúde da Prefeitura da capital funcionarão das 8 às 17 horas.

Em conferência com os municípios na manhã de hoje, pelo Telessaúde, a coordenadora estadual de imunizações, Ana Vilma Leite Braga, disse não proceder a informação que circula pelas redes sociais de que a vacinação no dia da mobilização será liberada para outros grupos populacionais.

“Até o dia primeiro de junho, quando termina a campanha, inclusive no dia da mobilização, a vacina está disponível apenas para os grupos prioritários”, reforçou.

Amanhã, o Ceará recebe o sexto repasse de vacinas enviado pelo Ministério da Saúde, com 372.620 doses, ou 16% do total previsto. Nos repasses anteriores, o Estado recebeu e já enviou aos municípios 1.590.460 doses da vacina, 68% do total. O Ministério da Saúde programou sete repasses de doses da vacina a todos os estados até 25 de maio.



O Ceará é o primeiro estado do Nordeste e o quarto do país que mais vacinou contra a influenza nesta campanha, com cobertura vacinal de 40,96% da população dos grupos prioritários até o início da tarde de hoje, com 779.826 doses registradas no site da campanha (http://sipni.datasus.gov.br/si-pni-web/faces/inicio.jsf). 

Foram registradas ainda 143.786 doses para pessoas com comorbidades e outros grupos populacionais, totalizando 923.612 doses aplicadas em todo o Estado.

Em todo o Estado, deverão se vacinar até primeiro de junho, 2.286.637 de pessoas. Para alcançar a meta mínima estabelecida pelo Ministério da Saúde para os grupos prioritários que contam para a contagem da cobertura vacinal, deverão se vacinar 90% da população de 1.903.955 pessoas dos grupos prioritários - 572.271 crianças, 159.438 trabalhadores da saúde, 94.584 gestantes, 15.550 puérperas, 25.977 indígenas, 924.727 idosos, 111.408 professores.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês