Foi um terremoto de 2,7 graus.
O técnico Eduardo Menezes, do Laboratório Sismológico do Nordeste (LabSis), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi informado, por telefone, por Frota, da Defesa Civil de Irauçuba, que um sismo acabava de ser sentido no município, nas localidades de Coité, Juá e São José.
Analisando os dados pode-se verificar que esse evento ocorreu às nove da noite e oito minutos de ontem (hora local), oito minutos de hoje (hora UTC) tendo magnitude preliminar estimada em 2.7.
Esse evento foi registrado por diversas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pela UFRN.
Em Irauçuba já ocorreram diversos picos de atividade sísmica, como em 1.991, onde ocorreu um tremor de magnitude 4.9 próximo à localidade de Juá cujas réplicas foram estudadas por uma rede sismográfica instalada pela UFRN (Ferreira et al., 1.998).
Em 2015 e 2016 nova rede foi instalada na região e constatou-se que a área epicentral era diferente da de 1.991, tendo os dados servido para a dissertação de mestrado de Eduardo Menezes.
Fonte: LabSis/UFRN, RSBR
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Marconi Oliveira
Referências
Ferreira et al. - 1998 - Superposition of local and regional stresses in northeast Brasil: evidence from focal mechanisms around the Potiguar marginal basin. Geophys. J. Int,134: 341-355.
Menezes, E.A.S. - 2017 - Estudo da atividade sísmica em Irauçuba CE em 2015-2016. Dissertação de Mestrado, PPGG, UFRN.
Comentários
Postar um comentário