Pular para o conteúdo principal



RioMar na Semana do Meio Ambiente


Qual legado você quer deixar para as próximas gerações? Que tipo de planeta você está construindo para os seus filhos e netos? Pequenas ações podem fazer uma grande diferença e transformar a maneira como lidamos com o meio ambiente. Pensando nisso, o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM), em parceria com o RioMar Fortaleza e o RioMar Kennedy, realizam de primeiro a 10 de junho a Semana Nacional do Meio Ambiente, com objetivo de envolver a população em ações que visem a preservação ambiental e a conscientização sustentável. A abertura da Semana será nesta sexta-feira, primeiro de junho, às 9 horas, com a ação “Jogando Limpo com a Lagoa” do Papicu, em frente ao RioMar Fortaleza.

É o sexto ano que essa ação acontece e na ocasião cerca de 200 jovens do Instituto JCPM e pessoas da comunidade local farão uma trilha no entorno da Lagoa do Papicu, em que serão coletados resíduos da área externa. Além disso, haverá o lançamento da Campanha "Economize Água: Sua Atitude Faz Toda a Diferença”, realizada pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), em parceria com o RioMar Fortaleza, que tem o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância do consumo da água, além de estimular ações simples e criativas de combate ao desperdício.

O evento da “Ação Jogando Limpo com a Lagoa” ocorrerá das 9 às 12 horas e também contará com ações de educação ambiental e troca de materiais recicláveis por mudas de plantas.

Programação Semana Nacional do Meio Ambiente

RioMar Fortaleza

No RioMar Fortaleza, a programação da Semana do Meio Ambiente continua durante toda a semana. No sábado (02/06), a partir das 15h, haverá distribuição de mudas de plantas nos corredores do shopping. No domingo (03/06), uma Oficina de Hortas para Crianças, das 10h às 19h, na Praça de Eventos do Piso L3, traz diversão e conscientização ambiental para a garotada. Para participar os interessados devem realizar uma inscrição prévia no local, serão dez turmas com até dez crianças. Na segunda-feira (04/06), os jovens do Instituto JCPM do Papicu irão participar de uma Oficina de Fotografia da Fauna e Flora Local. A aula ocorre de 9h às 12h, na Lagoa do Papicu, sob orientação do professor e fotografo Jari Vieira.

De 4 até 8 de junho, o VetMóvel – carro veterinário – estará no Estacionamento do RioMar Fortaleza, das 10h às 19h, prestando atendimento gratuito para cães e gatos. Na terça-feira (05/06), às 10h, haverá distribuição de Lápis-Sementes para os clientes do shopping. Na quarta-feira(06/06),o Batalhão irá ministrar uma palestra sobre Crime Ambiental, a partir das 9h, na sede do Instituto JCPM.

A semana no RioMar Fortaleza encerra com uma Mostra de Produtos Verdes da Unifor que acontece de 07 a 10 de junho, de segunda a sábado das 10h às 22h, e aos domingos, das 10h30 às 21h no Piso L2, em frente à Freitas Varejo.

RioMar Kennedy - No RioMar Kennedy, a Semana do Meio Ambiente começa na segunda-feira (04/06) com abertura da Exposição “Do Lixo ao Luxo”, com peças produzidas com produtos recicláveis. A mostra de arte ecológica é realizada pelo Grupo Remes, Rede de Mulheres Empreendedoras Sustentável Movimento Social sem fins lucrativo. O objetivo é conscientização ambiental, com um olhar avaliativo da realidade e do trabalho desenvolvido e seu impacto na economia e desenvolvimento social. A Exposição segue até 10 de junho, no Piso L2, próximo à Le Biscuit, de segunda a sábado das 10h às 22h, e aos domingos, das 10h30 às 21h. A entrada é gratuita.
Além disso, de segunda (04/06) até sexta-feira (08/06), o Espaço da Melhor Idade irá receber uma Oficina de Artesanato com produtos recicláveis voltado para idosos, também realizada pelo grupo REMES. A oficina ocorre no Piso L2, próximo à Le Biscuit, das 14 às 17 horas, gratuita.

De de 4 a 10 de junho, haverá distribuição de mudas para os clientes do shopping. O ponto de distribuição ficará no Piso E2, próximo à Smart Fit, e funcionará de 14h às 18h.

Na quarta-feira (8), os jovens do IJCPM participarão da Oficina Horta Urbana, do Projeto Muda Meu Mundo. A ação será ministrada por Priscila Veras, uma das idealizadoras do projeto, e ocorre na sede do IJCPM do Kennedy em duas turmas: 8h às 9h30 – 13h às 14h30. O Projeto Muda Meu Mundo tem como objetivo viabilizar a venda dos produtos para que o agricultor consiga uma renda justa com a agricultura.

A Semana do Meio Ambiente no RioMar Kennedy encerra com a Campanha de Adoção de Pets com apoio do Grupo de Proteção Animal (GPA), no dia 10 de junho, das 15h às 19h no Piso E2, próximo à Dogatto Pet Store.

Shoppings do Grupo JCPM lançam Manifesto de Sustentabilidade

Ainda no mês de junho, o Grupo JCPM lançará em Fortaleza e em todos os shoppings o Manifesto de Sustentabilidade, reforçando o compromisso com sociedade e buscando o engajamento de todos no desafio de cuidar do planeta. O lançamento será marcado por ações no entorno dos empreendimentos, com limpeza de mangues, praias e lagoas, e circuito de palestras que chamem a atenção de todos para a temática. Os empreendimentos do Grupo JCPM são referência na aplicação de tecnologias e iniciativas ambientalmente responsáveis.

Semana do Meio Ambiente Programação RioMar Fortaleza - (R. Des. Lauro Nogueira, 1500 Papicu)

1/6 – Jogando Limpo com a Lagoa

Horário: 9h às 12h

Local: Lagoa do Papicu

2/6 – Entrega de Mudas de Plantas

Horário: 15h às 18h

Local: Corredores do shopping

3/6 – Oficina de Hortas para Crianças

Horário: 10h às 19h

*Turmas de até 10 crianças de hora em hora.

Local: Praça de Eventos do Piso L3.

Inscrições no Local

4 a 8/6 – Atendimento Veterinário para Cães e Gatos (VetMóvel)

Horário: 10h às 19h

Local: Estacionamento do RioMar Fortaleza

5/6 – Entrega de Lápis-sementes

Horário: a partir das 10h

Local: Corredores do shopping

7 a 10/6 – Mostra de Produtos Verdes Unifor

Horário: de segunda a sábado das 10h às 22h, e aos domingos, das 10h30 às 21h

Local: Piso L2, em frente à Freitas Varejo

Semana do Meio Ambiente Programação RioMar Kennedy - (Av. Sargento Hermínio Sampaio, 3100 Presidente Kennedy)

4 a 10/6 - Exposição “Do Lixo ao Luxo”.

Horário: de segunda a sábado das 10h às 22h, e aos domingos, das 10h30 às 21h

Local: Piso L2, próximo à Le Biscuit

4 a 8/6 - Oficina de Artesanato com Produtos Recicláveis

Horário: das 14h às 17h

Local: Espaço da Melhor Idade, Piso L2, próximo à Le Biscuit

5/6 – Entrega de Lápis-sementes

Horário: a partir das 12h

Local: Praça de Alimentação, piso L3

4 a 10/6 - Distribuição de Mudas

Horário: das 14h às 18h

Local: Piso E2, próximo à Smart Fit

10/6 – Campanha de Adoção de Pets (Apoio ONG GPA)

Horário: das 15h às 19h

Local: Piso E2, próximo à Dogatto Pet Store

*Toda a programação dos dois shoppings é gratuita.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Arquidiocese celebra 300 anos de Fortaleza

A Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza celebrou , na quinta-feira (9/4/2026), na Catedral, uma Missa em Ação de Graças pelos 300 anos de Fortaleza. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB, e reuniu fiéis, autoridades e representantes da Sociedade para marcar este momento histórico. Embora a data oficial do tricentenário de Fortaleza seja 13/4 , a Celebração foi antecipada devido a compromissos pastorais do arcebispo dom Gregório, possibilitando assim sua presença neste momento significativo para a Igreja e para a Cidade. A Missa marca um momento de memória e valorização da identidade do povo fortalezense, construída ao longo de três séculos. Em mensagem, dom Gregório recorda as origens da capital cearense, que remontam à chegada dos europeus e à construção do antigo Forte Schoonenborch, pelos holandeses. Posteriormente retomado pelos portugueses, o local foi dedicado a Nossa Senhora da Assunção, dando origem ao nome e à identidade da Cidade. ...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Arquidiocese celebra 300 anos de Fortaleza

A Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza celebrou , na quinta-feira (9/4/2026), na Catedral, uma Missa em Ação de Graças pelos 300 anos de Fortaleza. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB, e reuniu fiéis, autoridades e representantes da Sociedade para marcar este momento histórico. Embora a data oficial do tricentenário de Fortaleza seja 13/4 , a Celebração foi antecipada devido a compromissos pastorais do arcebispo dom Gregório, possibilitando assim sua presença neste momento significativo para a Igreja e para a Cidade. A Missa marca um momento de memória e valorização da identidade do povo fortalezense, construída ao longo de três séculos. Em mensagem, dom Gregório recorda as origens da capital cearense, que remontam à chegada dos europeus e à construção do antigo Forte Schoonenborch, pelos holandeses. Posteriormente retomado pelos portugueses, o local foi dedicado a Nossa Senhora da Assunção, dando origem ao nome e à identidade da Cidade. ...