Pular para o conteúdo principal

V Mostra Curta Vazantes acontece de 04 a 09 de junho no interior cearense

Filme argentino "El Niño y La Noche" (Foto: Divulgação)
Em sua quinta edição, a Mostra Curta Vazantes: Cinema em Comunidade segue com o compromisso de levar cinema para o interior do Ceará. A comunidade de Vazantes, distrito de Aracoiaba, receberá programação de filmes e oficinas de 04 a 09 de junho, com entrada gratuita. Serão exibidos 17 curtas-metragens, selecionados a partir de 456 inscritos, realizados no Brasil, Argentina e Inglaterra.

Em caráter não competitivo, as exibições acontecem ao ar livre, em um espaço democrático de projeção de filmes, longe dos grandes centros urbanos. O evento promove o encontro entre o cinema e a população do interior cearense, que nem sempre têm acesso à produção audiovisual contemporânea. A curadoria também abriu espaço para exibir produções realizadas pelos jovens da comunidade, como João Marcos Maia, que hoje multiplica conhecimento para crianças do ensino fundamental de Vazantes.

Para Leo Tabosa, produtor da Mostra Curta Vazantes, esse é um evento preocupado com a integração e a formação da população de Vazantes. “Durante cinco anos, construímos esse vínculo com Vazantes. Além de exibir o que há de melhor no cinema contemporâneo, as oficinas que realizamos são essenciais para aproximar os jovens da comunidade da sétima arte, dando ferramentas não apenas de pensamento crítico, mas também de capacitação profissional”, afirma.

Oficinas de cinema
Esse ano, a Mostra oferecerá oficinas artísticas para estudantes e jovens com idade entre 12 a 25 anos, em situação de exclusão e vulnerabilidade social, residentes no distrito de Vazantes e comunidades vizinhas. O destaque é o “1º Anima Vazantes - Oficina de Cinema de Animação Stop Motion”, com Gabi Saegesser, que pretende apresentar o cinema de animação por meio da técnica de stop motion e produzir um clipe de curta-metragem promovendo a construção de um produto através de uma proposta lúdica.

A segunda oficina é a de “Foto na Caixa”, com Juarez Ventura, que deve apresentar a câmera escura e a famosa técnica pinhole. Os alunos irão aprender a confeccionar sua própria máquina fotográfica usando uma caixa de fósforo. As oficinas são gratuitas para a comunidade.

A V Mostra Curta Vazantes: Cinema em Comunidade é uma realização da Pontilhado Cinematográfico e Produções Culturais e Artísticas Ltda. e tem parceria com a Universidade Católica de Pernambuco, Fundação Fé e Alegria (Vazantes/CE), Fundação Antonio dos Santos Abranches (PE), Girafatur Turismo (CE) e Armazém Coral (PE).

Sobre Vazantes/CE
O Distrito de Vazantes é uma pequena porção administrativa que, juntamente com outros sete Distritos, compõem o município de Aracoiaba, situado na microrregião do maciço de Baturité, no Ceará. Vazantes é o distrito mais antigo de Aracoiaba, destaque em educação e cultura, e possui uma população aproximada de 5.000 habitantes, sendo que 2.200 estão na sua área mais urbana e os demais na área rural.

A grande maioria das famílias é de baixa renda formada por trabalhadores cíclicos que vivem (ou sobrevivem) da agricultura familiar ou do trabalho doméstico temporário, sem renda fixa, servindo aos poucos assalariados da cidade como funcionários públicos, pequenos e médios proprietários rurais ou pequenos comerciantes de bares e mercearias. A população de Vazantes e comunidades vizinhas somam 10 mil habitantes, que não têm acesso ao cinema.

PROGRAMAÇÃO DE FILMES:
(sujeita a alterações)

07 DE JUNHO DE 2018 (QUINTA-FEIRA)

LOS DOS CINES DE YODY JARSÚN (Ficção / 5’/ 2017 / Argentina), de Alejandro Gallo Bermúdez

O CONSERTADOR DE COISAS MIÚDAS (Animação / 10’35”/ 2017 / PE), de Marcos Buccini

LUIZ (Ficção / 16’/ 2017 / SP), de Alexandre Estevanato

SOBRE UM FILME QUE NÃO ACABOU (Documentário / 12’ 22”/ 2017 / RS), de Diego Tafarel

MINHA MÃE, MINHA FILHA (Ficção / 16’/ 2018 / SP), de Alexandre Estevanato

LEIDE (Documentário / 13’/ 2018 / CE), de João Marcos Maia



08 DE JUNHO DE 2018 (SEXTA-FEIRA)

CASTIGO (Ficção / 13’/ 2017 / RJ), de Lucas Maia

EU SOU O SUPER-HOMEM (Ficção / 19’25”/ 2018 / SP), de Rodrigo Batista

CASCA DE BAOBÁ (Ficção / 12’ / 2017 / RJ), de Mariana Luiza

BOCA DE FOGO (Documentário / 9’/ 2017 / RJ), de Luciano Pérez Fernández

A BOTIJA (Ficção / 2’28”/ 2017 / CE), de João Marcos Maia

OS TRÊS ERRES EM AÇÃO (Animação / 3’37”/ 2017 / CE), de João Marcos Maia



09 DE JUNHO DE 2018 (SÁBADO)

BRASAS DE SEBASTIÃO (Ficção / 1’35”/ 2017 / CE), de João Marcos Maia

EU PENEI, MAS AQUI CHEGUEI (Documentário / 18’30” / 2018 / PE), de Chris Oliver

TIMBO (Documentário / 9’ / 2017 / Brasil/Inglaterra), de Peiman Zekavat

FLECHA DOURADA (Documentário / 15’/ 2017 / SC), de Cíntia Domit Bittar

EL NIÑO Y LA NOCHE (Animação / 12’/ 2017 / Argentina), de Claudia Ruiz



Serviço

V Mostra Curta Vazantes: Cinema em Comunidade

Data da Mostra: 04 a 09 de junho de 2018

Entrada gratuita para exibições e oficinas.

Local: Comunidade de Vazantes, distrito de Aracoiaba, no Ceará

Site: http://www.pontilhadocinematografico.com.br/curtavazantes/

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Morre teatrólogo Wellington Rodrigues

Morreu em Fortaleza, aos 45 anos, o teatrólogo Wellington Rodrigues. Ele foi vítima do Novo Coronavírus (Covid 19) e faleceu na noite desta segunda-feira (3). Wellington Rodrigues fundou a Companhia Teatral Moreira Campos e foi autor de peças premiadas.



O Blog do Lauriberto traz lamentos de amigos e uma nota de pesar do Theatro José de Alencar (TJA) da partida de Wellington Rodrigues:

Lana Soraya - "Nosso amigo querido, Wellington Rodrigues partiu...Foi brilhar em outros palcos...que Deus dê conforto aos familiares e amigo".

Menta Alves Marinho - "Estudamos teatro juntos no Curso de Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhamos juntos com o Espetáculo As Meninas Super Poderosas, ele era o Macaco Louco. Uma pessoa alegre, cheia de vida. Descanse em paz Wellington Rodrigues".

Varele Gama - "Meu amigo Wellington, você permanecerá sempre vivo entre nós, por meio de suas atitudes, trabalhos realizados, publicações, lugares, lembranças e sorrisos co…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Live de Caetano Veloso e filhos emociona Brasil

A live do cantor Caetano Veloso, que completa 78 anos, emocionou o Brasil nesta noite de sexta-feira (7). Transmitida pela GloboPlay, a live durou uma hora e meia e teve participação dos filhos do cantor, Tom, Zeca e Moreno Veloso.


Quem sabe canta! #Reconvexo agora na Live #CaetanoNoGloboplay#Caetano78pic.twitter.com/OU5gWlt2eE — Caetano Veloso (@caetanoveloso) August 8, 2020

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da live de Caetano e filhos:
Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) - "Num dia de cenas tristes e repugnantes de racismo, Caetano Veloso surge para aliviar tudo e alimentar nossa esperança".Jornalista Carlos Mazza - "Que saudade da época que o Brasil era isso aí #CaetanoNoGloboplay".Professor e jornalista Adilson Nóbrega - "Senhora, serpente, princesa". Jornalista Lauriberto Braga - "Acompanhando de fundo musical show do aniversariante de hoje: Caetano Veloso 78 anos; e seus filhos #CaetanoNoGloboplay".Jornalista Miriam Leitão - &quo…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Morre teatrólogo Wellington Rodrigues

Morreu em Fortaleza, aos 45 anos, o teatrólogo Wellington Rodrigues. Ele foi vítima do Novo Coronavírus (Covid 19) e faleceu na noite desta segunda-feira (3). Wellington Rodrigues fundou a Companhia Teatral Moreira Campos e foi autor de peças premiadas.



O Blog do Lauriberto traz lamentos de amigos e uma nota de pesar do Theatro José de Alencar (TJA) da partida de Wellington Rodrigues:

Lana Soraya - "Nosso amigo querido, Wellington Rodrigues partiu...Foi brilhar em outros palcos...que Deus dê conforto aos familiares e amigo".

Menta Alves Marinho - "Estudamos teatro juntos no Curso de Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhamos juntos com o Espetáculo As Meninas Super Poderosas, ele era o Macaco Louco. Uma pessoa alegre, cheia de vida. Descanse em paz Wellington Rodrigues".

Varele Gama - "Meu amigo Wellington, você permanecerá sempre vivo entre nós, por meio de suas atitudes, trabalhos realizados, publicações, lugares, lembranças e sorrisos co…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Live de Caetano Veloso e filhos emociona Brasil

A live do cantor Caetano Veloso, que completa 78 anos, emocionou o Brasil nesta noite de sexta-feira (7). Transmitida pela GloboPlay, a live durou uma hora e meia e teve participação dos filhos do cantor, Tom, Zeca e Moreno Veloso.


Quem sabe canta! #Reconvexo agora na Live #CaetanoNoGloboplay#Caetano78pic.twitter.com/OU5gWlt2eE — Caetano Veloso (@caetanoveloso) August 8, 2020

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da live de Caetano e filhos:
Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) - "Num dia de cenas tristes e repugnantes de racismo, Caetano Veloso surge para aliviar tudo e alimentar nossa esperança".Jornalista Carlos Mazza - "Que saudade da época que o Brasil era isso aí #CaetanoNoGloboplay".Professor e jornalista Adilson Nóbrega - "Senhora, serpente, princesa". Jornalista Lauriberto Braga - "Acompanhando de fundo musical show do aniversariante de hoje: Caetano Veloso 78 anos; e seus filhos #CaetanoNoGloboplay".Jornalista Miriam Leitão - &quo…