Pular para o conteúdo principal



Senador Pompeu e seus descendentes ilustres

Seguimos contando a história de Thomaz Pompeu de Sousa Brasil, o Senador Pompeu. Nesta postagem, falamos um pouco sobre os filhos que teve da união com Felismina Carolina, a Mãe Mina. O trecho foi extraído do discurso proferido por Parsifal Barroso (*), em 1977, por ocasião do centenário de morte do Senador Pompeu. E agora republicamos aqui em forma de homenagem aos 200 anos de nascimento deste que foi um dos maiores intelectuais do Ceará.

Bicentenário do Senador Pompeu
Parte 5 - Os descendentes


"O ano de 1845 marca a data provável da ligação de Pompeu com D. Felismina Carolina Filgueiras (Mãe Mina), que contava a essa época 18 anos de idade.

Dessa união de que brotou uma progênie ilustre e honra do Ceará, abençoada que foi por Minha Mãe Velha, o nume tutelar da família, nasceram seis filhos: o primogênito, em 1846, que pouco sobreviveu; Maria Teresa e um gêmeo que não vingou, em 1849; Antônio, em 1851; Thomaz, em 1852, e Hildebrando, em 1853.

No curto espaço desta súmula, não cabe a biografia desses príncipes da inteligência e da atividade bem orientada, que foram os filhos de Pompeu, frutos de um bem sucedido enlace.

Maria Teresa (Marocas), casando com Antônio Pinto Nogueira Accioly, que durante décadas marcou os destinos políticos do Ceará, foi a matrona austera que gerou uma descendência ilustre, nas letras, na política e na administração pública. Seu rebento de maior projeção foi Hildebrando Pompeu Accioly, autoridade universalmente reconhecida em Direito Internacional.

A esse clã de prestígio incontestado viria se juntar, pelo casamento, o Senador Francisco Sá, Ronald de Carvalho, Peregrino Júnior e tantos outros.

O médico Antônio Pompeu, filho do Senador Pompeu.
De Antônio Pompeu, competente clínico desviado para a indústria têxtil, viria um dos maiores luminares da estirpe do Senador Pompeu que foi o cientista Thomaz Pompeu Sobrinho, durante anos presidente deste Instituto. Antropólogo e geólogo, voltou sua inteligência para o estudo dos problemas objetivos do Ceará. Com o Senador, seu avô, e Thomaz Pompeu, seu tio, forma a trindade de eruditos, a que nenhum estudioso desta região pode deixar de recorrer e consultar.

Reprodução do diploma de Antônio Pompeu
Em abono da erudição científica de Pompeu Sobrinho, seja dito de passagem que, há mais de meio século, em monografia preparada para a exposição do Centenário da Independência, já fazia uso da expressão 'tipos ecológicos' indicando assim estar em hora, naquela recuada época, com a terminologia das mais modernas do pensamento sociológico.

Thomaz Pompeu, filho do Senador Pompeu
O filho Thomaz, por sua vez, foi o vulto mais significativo da intelectualidade cearense, caso sem paralelo na história de nossa cultura. Um enciclopédico que possuía cultura vastíssima sobre todos os departamentos do saber. Nada era estranho a esse polígrafo.

Reprodução do diploma de Thomaz Pompeu de Sousa Brasil, filho do Senador Pompeu
Mas o facies mais simpático da personalidade de Thomaz Pompeu - como salientaria um contemporâneo nas páginas de 'O Ceará', o jornal de Matos Ibiapina - é que essa eterna preocupação de estudar, o desejo incontido de estar sempre a par do movimento intelectual do mundo, não lhe retirou o cachet, profundamente cearense, que imprimiu a todos as manifestações da sua inteligência. Não há problema nosso que não tenha sido estudado com carinho pelo benemérito conterrâneo. Desde as questões econômicas às de ensino, tudo mereceu de sua parte estudo acurado. A leitura de sua obra dá a impressão que todo o seu esforço em acumular conhecimentos visava unicamente aproveitá-lo em benefício da sua terra.
Hildebrando Pompeu
(...) Hildebrando, o caçula dessa família equilibrada e feliz, não destoaria dos irmãos.

Engenheiro de reconhecida competência, prestou serviços a ferrovias, portos, açudes e outras obras públicas, sobrando-lhe ainda tempo para a elaboração de eruditos trabalhos sobre astronomia e geologia, publicados na imprensa local.

Diploma de Engenheiro de Hildebrando Pompeu, filho do Senador Pompeu
Essa floração de jovens estudiosos e práticos que nos traz à lembrança o clã insuperável dos Kennedy, da Nova Inglaterra, por saber aliar o estudo à ação, não foi geração espontânea. Foi antes fruto de um lar, onde a disciplina rígida era regra de ação e onde os moços eram, desde cedo, condicionados aos seus elevados destinos na vida pública.

Em discurso pronunciado no seu Jubileu Literário, Thomaz Pompeu evoca, em pinceladas realísticas, o ambiente da casa de seu pai, o Senador, onde reinava uma austeridade inflexível, quase de romance de Dickens:

- A infância passou-se-me no encerro do lar, apertada e comprimida por uma educação severa e vigilante. Da existência exterior, da sociedade em cujo meio ela se deslisava, quase nada conhecia. Para ida e volta da escola fui sempre acompanhado por pessoa de confiança de meus pais, de modo a não poder apertar os laços de intimidade que formam o encanto daqueles verdes anos'.

Essa rigidez vitoriana seria o traço dominante da personalidade do Senador Pompeu e de que não abria mão nem no recesso de seu lar".

Fonte: Revista do Instituto do Ceará (Vol. 97 - jan/dez de 1977).
_______________________________

(*) - José Parsifal Barroso foi advogado, jornalista e político brasileiro.
Foi ministro do Trabalho, Indústria e Comércio no governo Juscelino Kubitschek, de 31 de janeiro de 1956 a 30 de junho de 1958. Também foi ministro interino da Agricultura, de 27 de setembro a 3 de outubro de 1956. Foi governador do Ceará, de 25 de março de 1959 a 25 de março de 1963.


Algumas considerações:



1 - O casarão (foto) localizado na Avenida Francisco Sá, no bairro Jacarecanga, pertenceu a Thomaz Pompeu Sobrinho, neto do Senador Pompeu. Hoje, o imóvel abriga a Escola de Artes e Ofício Thomaz Pompeu Sobrinho.

2 - O baobá da Praça do Passeio Público foi plantado em 1910 pelo filho do Senador Pompeu, Thomaz Pompeu, bem depois da Confederação do Equador (1824). Portanto, é equivocada a informação de que os mártires do movimento tenham sido enforcados nele.

Leia também:
Bicentenário do Senador Pompeu, o senador do Império
Bicentenário do Senador Pompeu - Parte 2: O Sacerdote
Felismina Carolina, o grande amor do Senador Pompeu
Senador Pompeu - O advogado


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Agenda Leonina

 

Três jovens morrem a caminho de Torneio de Futebol

Um trágico acidente de carro registrado no fim da tarde desta Quinta-Feira Santa (17/4/2025), resultou na morte de três jovens e deixou outros três feridos na BR-230, nas proximidades da localidade Tamboril, na zona rural do município de Fronteiras, no Piauí. Segundo informações preliminares, o grupo de seis jovens seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino à comunidade Cansanção, zona rural de São Julião – PI, onde participariam de um tradicional torneio de futebol. Durante o trajeto, o motorista perdeu o controle do veículo ao tentar desviar de um buraco na pista, ocasionando o capotamento do carro que saiu da rodovia. Com o impacto, alguns dos ocupantes foram arremessados para fora do veículo e morreram ainda no local. As vítimas fatais foram identificadas como: Jofry Dantas. Yasmim Andrade. Raul Aquino. Outros três jovens sobreviveram ao acidente com ferimentos e aguardam transferência para o Hospital Regional de Juazeiro do Norte (CE). Eles foram identificados como: Thais. Timó...

Novo papa é Leão XIV

O novo papa é Leão XIV. O c ardeal norte-americano Robert Prevost,de 69 anos foi escolhido para comandar a Igreja Católica. Nascido em 14/9/1955, papa Leão XIV sucede papa Francisco. Leão XIV é o 267º papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Robert Francis Prevost Martínez O.S.A., nasceu em Chicago-Estados Unidos, em 14 de setembro de 1955) é um prelado católico estadunidense que é chefe da Igreja Católica e soberano do Estado da Cidade do Vaticano desde 8 de maio de 2025. É um frei, bispo emérito de Chiclayo, no Peru, e cardeal da Cúria Romana da Igreja Católica. Ele foi nomeado Prefeito do Dicastério para os Bispos em janeiro de 2023 e substituiu seu predecessor, o cardeal Marc Ouellet, em abril de 2023. Trabalhou no Peru de 1985 a 1986 e de 1988 a 1998 como pároco, funcionário diocesano, professor de seminário e administrador. Passou os anos de 1987 a 1988 e de 1998 a 2001 nos Estados Unidos, radicado em Chicago e trabalhou na Ordem Agostiniana. O papa Francisco nomeou-o cardeal e...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Agenda Leonina

 

Três jovens morrem a caminho de Torneio de Futebol

Um trágico acidente de carro registrado no fim da tarde desta Quinta-Feira Santa (17/4/2025), resultou na morte de três jovens e deixou outros três feridos na BR-230, nas proximidades da localidade Tamboril, na zona rural do município de Fronteiras, no Piauí. Segundo informações preliminares, o grupo de seis jovens seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino à comunidade Cansanção, zona rural de São Julião – PI, onde participariam de um tradicional torneio de futebol. Durante o trajeto, o motorista perdeu o controle do veículo ao tentar desviar de um buraco na pista, ocasionando o capotamento do carro que saiu da rodovia. Com o impacto, alguns dos ocupantes foram arremessados para fora do veículo e morreram ainda no local. As vítimas fatais foram identificadas como: Jofry Dantas. Yasmim Andrade. Raul Aquino. Outros três jovens sobreviveram ao acidente com ferimentos e aguardam transferência para o Hospital Regional de Juazeiro do Norte (CE). Eles foram identificados como: Thais. Timó...

Novo papa é Leão XIV

O novo papa é Leão XIV. O c ardeal norte-americano Robert Prevost,de 69 anos foi escolhido para comandar a Igreja Católica. Nascido em 14/9/1955, papa Leão XIV sucede papa Francisco. Leão XIV é o 267º papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Robert Francis Prevost Martínez O.S.A., nasceu em Chicago-Estados Unidos, em 14 de setembro de 1955) é um prelado católico estadunidense que é chefe da Igreja Católica e soberano do Estado da Cidade do Vaticano desde 8 de maio de 2025. É um frei, bispo emérito de Chiclayo, no Peru, e cardeal da Cúria Romana da Igreja Católica. Ele foi nomeado Prefeito do Dicastério para os Bispos em janeiro de 2023 e substituiu seu predecessor, o cardeal Marc Ouellet, em abril de 2023. Trabalhou no Peru de 1985 a 1986 e de 1988 a 1998 como pároco, funcionário diocesano, professor de seminário e administrador. Passou os anos de 1987 a 1988 e de 1998 a 2001 nos Estados Unidos, radicado em Chicago e trabalhou na Ordem Agostiniana. O papa Francisco nomeou-o cardeal e...