Pular para o conteúdo principal



Senador Pompeu e seus descendentes ilustres

Seguimos contando a história de Thomaz Pompeu de Sousa Brasil, o Senador Pompeu. Nesta postagem, falamos um pouco sobre os filhos que teve da união com Felismina Carolina, a Mãe Mina. O trecho foi extraído do discurso proferido por Parsifal Barroso (*), em 1977, por ocasião do centenário de morte do Senador Pompeu. E agora republicamos aqui em forma de homenagem aos 200 anos de nascimento deste que foi um dos maiores intelectuais do Ceará.

Bicentenário do Senador Pompeu
Parte 5 - Os descendentes


"O ano de 1845 marca a data provável da ligação de Pompeu com D. Felismina Carolina Filgueiras (Mãe Mina), que contava a essa época 18 anos de idade.

Dessa união de que brotou uma progênie ilustre e honra do Ceará, abençoada que foi por Minha Mãe Velha, o nume tutelar da família, nasceram seis filhos: o primogênito, em 1846, que pouco sobreviveu; Maria Teresa e um gêmeo que não vingou, em 1849; Antônio, em 1851; Thomaz, em 1852, e Hildebrando, em 1853.

No curto espaço desta súmula, não cabe a biografia desses príncipes da inteligência e da atividade bem orientada, que foram os filhos de Pompeu, frutos de um bem sucedido enlace.

Maria Teresa (Marocas), casando com Antônio Pinto Nogueira Accioly, que durante décadas marcou os destinos políticos do Ceará, foi a matrona austera que gerou uma descendência ilustre, nas letras, na política e na administração pública. Seu rebento de maior projeção foi Hildebrando Pompeu Accioly, autoridade universalmente reconhecida em Direito Internacional.

A esse clã de prestígio incontestado viria se juntar, pelo casamento, o Senador Francisco Sá, Ronald de Carvalho, Peregrino Júnior e tantos outros.

O médico Antônio Pompeu, filho do Senador Pompeu.
De Antônio Pompeu, competente clínico desviado para a indústria têxtil, viria um dos maiores luminares da estirpe do Senador Pompeu que foi o cientista Thomaz Pompeu Sobrinho, durante anos presidente deste Instituto. Antropólogo e geólogo, voltou sua inteligência para o estudo dos problemas objetivos do Ceará. Com o Senador, seu avô, e Thomaz Pompeu, seu tio, forma a trindade de eruditos, a que nenhum estudioso desta região pode deixar de recorrer e consultar.

Reprodução do diploma de Antônio Pompeu
Em abono da erudição científica de Pompeu Sobrinho, seja dito de passagem que, há mais de meio século, em monografia preparada para a exposição do Centenário da Independência, já fazia uso da expressão 'tipos ecológicos' indicando assim estar em hora, naquela recuada época, com a terminologia das mais modernas do pensamento sociológico.

Thomaz Pompeu, filho do Senador Pompeu
O filho Thomaz, por sua vez, foi o vulto mais significativo da intelectualidade cearense, caso sem paralelo na história de nossa cultura. Um enciclopédico que possuía cultura vastíssima sobre todos os departamentos do saber. Nada era estranho a esse polígrafo.

Reprodução do diploma de Thomaz Pompeu de Sousa Brasil, filho do Senador Pompeu
Mas o facies mais simpático da personalidade de Thomaz Pompeu - como salientaria um contemporâneo nas páginas de 'O Ceará', o jornal de Matos Ibiapina - é que essa eterna preocupação de estudar, o desejo incontido de estar sempre a par do movimento intelectual do mundo, não lhe retirou o cachet, profundamente cearense, que imprimiu a todos as manifestações da sua inteligência. Não há problema nosso que não tenha sido estudado com carinho pelo benemérito conterrâneo. Desde as questões econômicas às de ensino, tudo mereceu de sua parte estudo acurado. A leitura de sua obra dá a impressão que todo o seu esforço em acumular conhecimentos visava unicamente aproveitá-lo em benefício da sua terra.
Hildebrando Pompeu
(...) Hildebrando, o caçula dessa família equilibrada e feliz, não destoaria dos irmãos.

Engenheiro de reconhecida competência, prestou serviços a ferrovias, portos, açudes e outras obras públicas, sobrando-lhe ainda tempo para a elaboração de eruditos trabalhos sobre astronomia e geologia, publicados na imprensa local.

Diploma de Engenheiro de Hildebrando Pompeu, filho do Senador Pompeu
Essa floração de jovens estudiosos e práticos que nos traz à lembrança o clã insuperável dos Kennedy, da Nova Inglaterra, por saber aliar o estudo à ação, não foi geração espontânea. Foi antes fruto de um lar, onde a disciplina rígida era regra de ação e onde os moços eram, desde cedo, condicionados aos seus elevados destinos na vida pública.

Em discurso pronunciado no seu Jubileu Literário, Thomaz Pompeu evoca, em pinceladas realísticas, o ambiente da casa de seu pai, o Senador, onde reinava uma austeridade inflexível, quase de romance de Dickens:

- A infância passou-se-me no encerro do lar, apertada e comprimida por uma educação severa e vigilante. Da existência exterior, da sociedade em cujo meio ela se deslisava, quase nada conhecia. Para ida e volta da escola fui sempre acompanhado por pessoa de confiança de meus pais, de modo a não poder apertar os laços de intimidade que formam o encanto daqueles verdes anos'.

Essa rigidez vitoriana seria o traço dominante da personalidade do Senador Pompeu e de que não abria mão nem no recesso de seu lar".

Fonte: Revista do Instituto do Ceará (Vol. 97 - jan/dez de 1977).
_______________________________

(*) - José Parsifal Barroso foi advogado, jornalista e político brasileiro.
Foi ministro do Trabalho, Indústria e Comércio no governo Juscelino Kubitschek, de 31 de janeiro de 1956 a 30 de junho de 1958. Também foi ministro interino da Agricultura, de 27 de setembro a 3 de outubro de 1956. Foi governador do Ceará, de 25 de março de 1959 a 25 de março de 1963.


Algumas considerações:



1 - O casarão (foto) localizado na Avenida Francisco Sá, no bairro Jacarecanga, pertenceu a Thomaz Pompeu Sobrinho, neto do Senador Pompeu. Hoje, o imóvel abriga a Escola de Artes e Ofício Thomaz Pompeu Sobrinho.

2 - O baobá da Praça do Passeio Público foi plantado em 1910 pelo filho do Senador Pompeu, Thomaz Pompeu, bem depois da Confederação do Equador (1824). Portanto, é equivocada a informação de que os mártires do movimento tenham sido enforcados nele.

Leia também:
Bicentenário do Senador Pompeu, o senador do Império
Bicentenário do Senador Pompeu - Parte 2: O Sacerdote
Felismina Carolina, o grande amor do Senador Pompeu
Senador Pompeu - O advogado


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

Morre Evaldo Gouveia

Morreu na noite desta sexta-feira (29) aos 91 anos, o cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia (foto Zé Rosa). Ele estava internado há uma semana na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Camilo-Cura D'ars. Evaldo Gouveia deixa um legado musical dos mais primorosos. A morte de Evaldo Gouveia foi comunicada pelo jornalista da Rádio Universitária FM, Nelson Augusto: - Acabei de receber um telefonema dos mais tristes da minha vida. Através de Liduina Lessa soube da partida de nosso grande cantor, compositor e músico cearense Evaldo Gouveia. Uma parada cardíaca o levou. Vai o menestrel, mas fica a sua obra, uma das mais profícuas do cancioneiro do Brasil. Meus sinceros sentimentos para a família, amigos e admiradores do Trovador Sentimental Demais". Governador Camilo Santana - "O Brasil perdeu hoje um de seus grandes artistas. O cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia. Autor de clássicos como 'Sentimental Demais', 'Brigas',...

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Como o brasileiro se desloca para o trabalho

O Censo Demográfico 2022 mostra que 88,4% da população ocupada no Brasil exerce seu trabalho no mesmo município onde reside. Nesse grupo, 71,4% trabalham fora de casa e 16,9% o fazem dentro da própria casa. O meio de transporte mais utilizado no deslocamento para o trabalho é o automóvel (32,3%), seguido por ônibus (21,4%), a pé (17,8%) e por motocicleta (16,4%). Esses quatro meios de transporte, juntos, representam 87,9% do deslocamento para trabalho no país. É baixo o percentual de pessoas que se deslocam em meios de transporte de alta capacidade como o trem ou o metrô (1,6%), uma proporção próxima de van, perua e assemelhados (1,4%). O uso de BRT ou ônibus de trânsito rápido representa somente 0,3% dos deslocamentos para trabalho no Brasil, proporção próxima ao de caminhonete ou caminhão adaptado (0,4%). A maioria da população de cor ou raça branca (42,9%) usa principalmente o automóvel para ir ao trabalho. Deslocamentos por ônibus (17,6%), a pé (15,7%) e por motocicleta (13,6%) tam...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

Morre Evaldo Gouveia

Morreu na noite desta sexta-feira (29) aos 91 anos, o cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia (foto Zé Rosa). Ele estava internado há uma semana na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Camilo-Cura D'ars. Evaldo Gouveia deixa um legado musical dos mais primorosos. A morte de Evaldo Gouveia foi comunicada pelo jornalista da Rádio Universitária FM, Nelson Augusto: - Acabei de receber um telefonema dos mais tristes da minha vida. Através de Liduina Lessa soube da partida de nosso grande cantor, compositor e músico cearense Evaldo Gouveia. Uma parada cardíaca o levou. Vai o menestrel, mas fica a sua obra, uma das mais profícuas do cancioneiro do Brasil. Meus sinceros sentimentos para a família, amigos e admiradores do Trovador Sentimental Demais". Governador Camilo Santana - "O Brasil perdeu hoje um de seus grandes artistas. O cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia. Autor de clássicos como 'Sentimental Demais', 'Brigas',...

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Como o brasileiro se desloca para o trabalho

O Censo Demográfico 2022 mostra que 88,4% da população ocupada no Brasil exerce seu trabalho no mesmo município onde reside. Nesse grupo, 71,4% trabalham fora de casa e 16,9% o fazem dentro da própria casa. O meio de transporte mais utilizado no deslocamento para o trabalho é o automóvel (32,3%), seguido por ônibus (21,4%), a pé (17,8%) e por motocicleta (16,4%). Esses quatro meios de transporte, juntos, representam 87,9% do deslocamento para trabalho no país. É baixo o percentual de pessoas que se deslocam em meios de transporte de alta capacidade como o trem ou o metrô (1,6%), uma proporção próxima de van, perua e assemelhados (1,4%). O uso de BRT ou ônibus de trânsito rápido representa somente 0,3% dos deslocamentos para trabalho no Brasil, proporção próxima ao de caminhonete ou caminhão adaptado (0,4%). A maioria da população de cor ou raça branca (42,9%) usa principalmente o automóvel para ir ao trabalho. Deslocamentos por ônibus (17,6%), a pé (15,7%) e por motocicleta (13,6%) tam...