Pular para o conteúdo principal

Senador Pompeu, jornalista e político

Além de padre e advogado, Thomaz Pompeu de Sousa Brasil, foi jornalista e político liberal, sendo deputado-geral e senador do Império. 

No Ceará, o Partido Liberal foi dirigido pelo Senador Alencar (pai do escritor José de Alencar) até 1860. Ao morrer de febre tifóide, nesse ano, no Rio de Janeiro, seu lugar foi ocupado pelo padre Thomaz Pompeu, que conseguiu imenso prestígio como político e cientista, sendo o primeiro diretor do Liceu do Ceará e jornalista fundador do periódico liberal "O Cearense", em 1846.

Nessa postagem, destacamos o trecho do discurso de Parsifal Barroso, proferido no Instituto do Ceará, em 1977, que fala um pouco dessas duas outras atividades exercidas pelo Senador Pompeu.



Bicentenário do Senador Pompeu
Parte 6 - Jornalista e Político

"Em suas disposições testamentárias, procedendo à avaliação de sua passagem pelo Jornalismo, assim se pronunciaria Pompeu:

'Há uns 20 anos, que não por especulação como dizem meus inimigos, a quem perdoo, mas por política ou espírito de partido, tomei a redação de um jornal em que infelizmente, por vezes, entraram as paixões da época e ofendi em represália, do que peço perdão e me arrependo. Tendo entrado na política em 1845 com o chamado Partido Liberal, ou chimango, até hoje o tenho acompanhado, em todas as fases da minha existência, quase sempre na adversidade, mas sempre com a mesma lealdade e constância que na prosperidade. Nesta qualidade de partidário político, como jornalista, centro e órgão do partido, muitas vezes ofendi a meus adversários; porque nesse jogo de doestos, a que as paixões políticas infelizmente arrastam os homens que em nosso País se colocam em minha posição, levei-me a excesso de linguagem; mas, à exepção dessa guerra de palavras, nunca fiz, nem  mandei fazer ou aconselhei a alguém fazer mal a meu adversário. Peço perdão a Deus e a meus inimigos o mal que porventura lhes fiz na imprensa; de minha parte perdoo-lhes de todo o meu coração'.

Das múltiplas atividades de Pompeu é a de partidário político aquela mais distanciada de seus hábitos intelectuais, de sua formação moral, mas que paradoxalmente lhe ocuparia não pequena parcela de sua vida, roubando-lhe tempo que melhor seria dedicado às tarefas ingentes a que intimamente se propusera, em benefício da terra cearense.

Para servir a essa senhora exigente chamada Política, Pompeu - um eremita do saber - separa-se de seus livros, abandona o silêncio do gabinete de estudos e sai à praça, envolve-se na multidão de interesses de toda a ordem, contrafazendo hábitos e inclinações.

Recém-formado em Direito, filia-se ao Partido Liberal e, por sua austeridade, competência e trabalho, logo se impôs no meio político, pelo que em pouco tempo se viu com assento na assembleia provincial.

O jornal seria a alavanca de sua carreira, e no  (jornal) 'Cearense', de que foi um dos fundadores e depois principal responsável com a deserção dos companheiros de 1846, desenvolveu um trabalho exaustivo, agravado com a hostilidade dos conservadores e da ala progressista de seu próprio partido.

Não foi das mais fáceis a carreira política de Pompeu, combatido pelos adversários conservadores e pelos correligionários de ontem que aderiram à política de conciliação preconizada pelo marquês de Olinda e outros conservadores com tendências liberais.

É que nem todas as correntes da opinião nacional encontravam no bipartidarismo o leito natural de suas aspirações, que viriam a desaguar num terceiro partido, se porventura criado.

Pompeu, porém não acompanhou os 'progressistas', preferindo ficar no ostracismo ao lado de Teófilo Otoni, Otaviano e outros. O cisma dividiria os liberais da Província em liberais puros, com Pompeu à frente, e liberais progressistas, sob o comando do Barão do Crato.

A Pompeu e seus liberais históricos negar-se-ia pão e água.



Restava a estes ficarem de olho nas nomeações dos presidentes da Província (nesses recuados e omissos tempos do sistema unitário, os chefes de executivos provinciais eram nomeados pelo Governo Central), sempre na esperança de sobrevir um administrador bem intencionado, capaz de superintender com imparcialidade as eleições que periodicamente ocorriam - orgias cívicas sincronizadas a faca e cacete, sem embargo da santidade dos locais onde se exercia o direito de voto.

Era em vão que os liberais históricos, os chimangos duros de roer, colocavam suas esperanças nos moços bacharéis, que o Governo Central nos mandava. A presidência que aceitavam era, as mais das vezes, uma ponte na sua carreira, e o seu destino como políticos dependeria da maneira como servissem aos interesses da situação.

E nesta armadilha, vemos metido o nosso Pompeu, o eremita do saber, um dos cérebros mais privilegiados do País.

Não vai nessa expansão nenhuma condenação à atividade política que consideramos digna e nobre daqueles que a ela se entregam por vocação, com as energias de seu temperamento.

No caso particular de Pompeu, organização mental privilegiada, é de considerar-se um desperdício o tempo precioso dissipado nas confabulações; nos enredos; na diuturna correspondência epistolar, do próprio punho, com correligionários, muitos deles semi-analfabetos; em viagens desconfortáveis às bases sertanejas; em tentativas de conciliação de camaradas desavindos e em todo esse mundo de inanidade que era a vida política na Província.

Homem de sentimentos nobres e elevados, não querendo levar para a Eternidade os senões de sua vida política, Pompeu viria mais tarde - em seu testamento nunca suficientemente louvado - penitenciar-se dos excessos de linguagem, a que se deixara arrastar contra os seus adversários."


Fonte: Revista do Instituto do Ceará (Vol. 97 - jan/dez de 1977).

_______________________________

(*) - José Parsifal Barroso foi advogado, jornalista e político brasileiro.
Foi ministro do Trabalho, Indústria e Comércio no governo Juscelino Kubitschek, de 31 de janeiro de 1956 a 30 de junho de 1958. Também foi ministro interino da Agricultura, de 27 de setembro a 3 de outubro de 1956. Foi governador do Ceará, de 25 de março de 1959 a 25 de março de 1963.

Leia também:

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".