Pular para o conteúdo principal

Enem 2018 aplica neste domingo provas de Matemática e Ciências da Natureza

Neste domingo (11) o Exame Nacional do Ensino Médio 2018 (Enem) aplica suas duas últimas provas (45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias), a partir de meio dia e meia no Ceará. Os portões abrem às 11 da manhã e fecham ao meio dia. Os candidatos têm até cinco e meia da tarde para responder as 90 questões.

No domingo passado (quatro), o Enem 2018 começou com as provas de Ciências Humanas e Suas Tecnologias (45 questões), Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (45 questões) e 30 linhas de Redação 'Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na Internet'.


PREPARAÇÃO - 
Os momentos que antecedem as provas do Enem 2018 costumam ser de grande expectativa para os estudantes que se preparam para as avaliações.

Afinal, trata-se de um divisor de águas na vida de muitos que buscam encontrar a realização pessoal e profissional a partir do ingresso no Ensino Superior.

A estratégia adotada pela Escola de Ensino Fundamental e Médio César Cals (CC), de Fortaleza, no último dia letivo antes da segunda e última jornada de provas 2018, foi a de alternar revisão de conteúdos a atividades de descontração e relaxamento.

A programação especial desta sexta-feira (nove), denominada 'Dia E do CC' iniciou com ginástica laboral, no objetivo de proporcionar relaxamento e preparo físico aos jovens.


Na sequência, um aulão interdisciplinar auxiliou na revisão dos conteúdos exigidos pelo Exame, possibilitando o esclarecimento de dúvidas.

O estudante Juan Moreira conta, que no início do ano não dava tanta atenção ao Enem, mas que, no decorrer dos meses, percebeu a importância de ter uma boa preparação.

É o futuro que está em jogo. Então, organizei uma rotina de estudos, montei grupos de pesquisa com os amigos, com encontros nos contraturnos, para nos ajudarmos em prol do crescimento de todos. Tivemos que cortar muitas atividades, como saídas e séries, mas foi muito gratificante”, explica.

Juan pretende cursar Gestão Pública na Universidade Federal do Ceará (UFC) e acredita que o apoio da Escola foi fundamental para que se sentisse confiante.

Estou achando excelente o que a escola está fazendo. Dá muito mais ânimo. Sei que posso fazer a prova de forma tranquila”, projeta.

Isaac Sousa (foto) deseja formar-se em Engenharia Mecatrônica, devido ao gosto que tem por Robótica, Programação, Matemática e Física. “Desde pequeno sou apaixonado por tecnologia”, revela.

Sobre a forma de estudar, Isaac diz considerar importantes os momentos de descontração, mas sempre mantendo o foco. “Em qualquer prova que eu faça, gosto de estar relaxado e seguro. Este momento de tranquilização que a escola proporcionou foi muito importante. Despertou um sentimento bom”, avalia o estudante.


Caroline Pereira (foto) sonha ser médica. O desejo pela profissão, de acordo com a jovem, transcende a questão financeira e se dá, principalmente, pela vontade de auxiliar as pessoas a encontrar a saúde. “Sempre quis Medicina, mas não acreditava que conseguisse entrar, pois diziam que era um curso muito concorrido e a nota teria que ser muito alta. Quando cheguei ao César Cals, vi que poderia, sim, conseguir. Retomei a coragem e o desejo. O apoio recebido pela escola foi fundamental, tivemos estrutura, carinho e apoio dos nossos professores e hoje sabemos que alunos de escolas públicas também são capazes”, conclui.


Em 2017, foram aprovados e matriculados 257 alunos da Escola César Cals em instituições públicas e particulares de ensino superior. As ações de preparação desenvolvidas na unidade de ensino, conforme o diretor Eliseu Paiva, começam ainda na 1ª série do Ensino Médio, “sempre lembrando de proporcionar uma formação cidadã aos jovens”, observa. O contato com a família e o acompanhamento pessoal de cada aluno fazem parte da estratégia.

Os testes são constantes, e o Enem é só mais uma avaliação. Fazemos de tudo para que se sintam mais tranquilos na hora das provas. O dia de hoje é um momento de revisão, de lembretes e dicas finais. Consideramos que os alunos já estão preparados. Então, o motivo principal deste evento é mostrar o quão importante eles são para nós”, considera Eliseu.

O 'Dia E do CC' integra o Projeto 'Enem Chego Junto, Chego Bem', que como as demais escolas da rede estadual, tem autonomia para elaborar atividades diferenciadas para os seus estudantes. Desenvolvido pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), o 'Enem Chego Junto, Chego Bem' objetiva mobilizar e preparar os estudantes da rede pública estadual para fazer o Exame com segurança e perspectiva de ingresso no Ensino Superior.

O projeto começa no início do ano e só termina após o Exame, garantindo às escolas, até os dias das provas, palestras motivacionais, aulas de produção textual, fascículos e corretores de redação, no intuito de melhorar o desempenho dos estudantes.

O secretário cearense de Educação Básica, Rogers Mendes destaca a participação de todos os atores que compõem o processo educacional para o sucesso dos estudantes no Enem.

A Seduc, assim como no primeiro dia de provas, está preparada para proporcionar aos estudantes todo o apoio que for necessário. Contamos com o empenho de professores, coordenadores, diretores e equipes técnicas das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), além da própria Seduc, para que os estudantes cheguem com tranquilidade aos locais de prova. São mais de 107 mil inscritos, a quem desejamos boa sorte e um excelente desempenho”, aponta.

Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B