Pular para o conteúdo principal

Ceará combate o tabagismo

Neste Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, das 8 às 16 horas, o Centro de Saúde Meireles, do Governo Ceará, abre inscrições para quem deseja parar de fumar.

Serão ofertadas sessenta vagas para novos pacientes do Programa do Controle de Tabagismo do Meireles. As inscrições são presenciais e encerram logo que as vagas forem preenchidas. Na sexta-feira a unidade também estará com informativos alertando sobre o controle do tabagismo.



O Programa do Tabagismo foi implantado no Centro de Saúde Meireles em abril de 2012. Até 2018 foram atendidos 1.052 pacientes, desse total, 72% deixaram de fumar depois do tratamento na unidade.

“Não vemos os pacientes do tabagismo só como dependentes do cigarro, mas sim na sua integralidade; emocional, comportamento, nutricional e patológico”, destaca a Assistente Social do Programa do Tabagismo do Centro de Saúde Meireles, Leda Albino.

Com o uso do cigarro podem surgir várias doenças, entre elas estão o câncer de laringe, o câncer de boca, câncer de pulmão, enfisema pulmonar e DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica).

MESSEJANA - segunda-feira (27), o Hospital de Messejana (HM) Carlos Alberto Studart Gomes promoveu um evento com o intuito de conscientizar a população sobre os riscos e os danos do cigarro à saúde pulmonar. O evento em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado anualmente em 31 de maio, acontecerá no Bosque dos Eucaliptos, na entrada do hospital e será aberto ao público.


A equipe do Programa de Controle do Tabagismo lembrará os danos que a exposição ao cigarro causam aos pulmões. Além disso, uma roda de conversa discutirá mitos e verdades sobre as formas alternativas ao tabagismo tradicional.

Durante o evento também haverá a entrega dos certificados dos pacientes que estão há um ano sem fumar, bingo da saúde. Para encerrar, está previsto muito arrasta pé, com quadrilha da fumaça, composta por pacientes.
Saúde Pulmonar

O tabagismo é responsável por mais de dois terços dos casos de câncer de pulmão, mundialmente. A exposição passiva ao tabaco, em casa ou no ambiente de trabalho, também pode causar várias doenças. A coordenadora do Programa de Combate ao Tabagismo do HM, Penha Uchôa, explica que 50 doenças sistêmicas estão atreladas ao uso do cigarro, as do trato respiratório são as mais comuns.

“No momento que o indivíduo inala a fumaça do cigarro, o primeiro órgão afetado é o pulmão e consequentemente todo o sistema respiratório. Por isso, as doenças mais comuns entre os fumantes são a doença obstrutiva crônica (DPOC), a bronquite crônica, os enfisemas pulmonares e o câncer de pulmão, que é a doença que mais mata, no Brasil e no mundo”, ressalta a pneumologista.
Tratamento

Uma vez por semana, às terças-feiras, no período da tarde, Luiz Henrique Gonçalves, de 53 anos, participa das reuniões do Programa de Controle ao Tabagismo do Hospital de Messejana. Fumante desde os 16 anos, ele está na luta para largar o vício que já fazia parte da sua rotina.

“Eu fumava uma carteira de cigarros por dia, mas decidi parar e, graças a minha força de vontade e ao grupo, hoje completo 25 dias sem fumar. São os primeiros dias da maior mudança da minha vida”, comemora.

Ele decidiu largar o cigarro após ficar internado com problemas pulmonares, mas sozinho achou mais difícil e acabou desistindo. Luiz Henrique conta que teve uma segunda chance e resolveu agarrá-la. “Em novembro eu fui internado com dores no peito, precisei fazer uma angioplastia e coloquei dois stents para desobstruir as artérias. O médico disse que o cigarro era a principal causa. Eu então resolvi optar pela minha saúde e parar de fumar. Fui encaminhado ao programa de tabagismo, estou participando das reuniões e tenho me esforçado diariamente para conseguir”, ressalta.

Já a aposentada Fátima Magalhães, de 60 anos, conta que passou a se incomodar com o hábito, após o neto de sete anos reclamar do cigarro. “Um dia ele perguntou assim: Vovó, quando a senhora vai largar o cigarro? Eu não gosto desse cheiro!”.Bastou o neto falar, pra ela pensar duas vezes antes de acender o próximo cigarro.

A dependência química e o costume de fazer atividades simples do dia a dia com o cigarro na boca dificultaram o processo. Fátima então resolveu procurar ajuda no HM. Acompanhada pelo Programa de Controle do Tabagismo, ela está há quase três meses sem fumar. “Eu só percebi o mau cheiro do cigarro quando eu parei. Fumei durante 47 anos e não sentia o cheiro, agora me incomoda muito. Não é fácil, tem dias que eu acho que não vou conseguir. Mas eu lembro do meu neto, lembro das reuniões e arrumo forças,” conta.

Histórias de superação como as de Henrique e Fátima são compartilhadas em todas as reuniões do Programa de Controle do Tabagismo do HM, que há quase 20 anos já orientou e acompanhou mais de três mil pessoas na luta contra o vício pelo cigarro.

O sucesso terapêutico do tratamento é elevado, com taxa de abstinência tabágica em torno de 48%. Os pacientes são atendidos por uma equipe multiprofissional que realiza um tratamento padrão, baseado na abordagem cognitivo-comportamental e terapia medicamentosa.

Dentro da programação alusiva ao Dia Mundial Sem Tabaco, o Hospital de Messejana, também promoveu nos dias 28 e 29 de maio, um treinamento para os profissionais da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Fortaleza.

A formação tem por objetivo ampliar o acesso dos usuários ao Tratamento Intensivo dos Fumantes nos postos de saúde de Fortaleza. O serviço, que posteriormente será ofertado nos postos, segue as diretrizes do Programa Nacional de Controle do Tabagismo.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Paulo Soriano

O radialista e cantor Paulo Soriano (foto) morreu, na noite desta quinta-feira (23/5/2024).

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Paulo Soriano

O radialista e cantor Paulo Soriano (foto) morreu, na noite desta quinta-feira (23/5/2024).