Pular para o conteúdo principal

Conselho define lista tríplice para reitor da UFC

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Ceará (UFC) definiu na tarde desta segunda-feira (20) a lista tríplice de candidatos a reitor para o quadriênio 2019-2022.


A lista a ser enviada ao presidente Jair Bolsonaro tem:
  1. Custódio Almeida - 25 votos.
  2. Cândido Albuquerque - nove votos.
  3. Maria Elias - oito votos.
Teve ainda:
  • Brancos – quatro votos.
  • Nulo – um voto.
  • Abstenção – uma do reitor Henry Campos.
A lista tríplice será encaminhada ao Ministério da Educação (MEC) até 60 dias antes de concluído o mandato do atual reitor.

Na UFC, a gestão de Henry Campos se encerra em sete de agosto de 2019. A nomeação do reitor é prerrogativa do presidente da República.

NOTA - Em Nota à Comunidade Universitária, o professor Antônio Gomes Filho desistiu da candidatura mesmo tendo sido segundo colocado na consulta realizada em seis de maio último com 3.499 votos:

"Eu e o Augusto sempre defendemos, desde o início do processo de sucessão para a Reitoria, que não era adequado antecipar etapas e assim o fizemos. Concluímos a primeira fase do processo com a mesma tranquilidade que iniciamos e estamos hoje certos de termos colaborado para um momento democrático marcante na história da nossa Universidade.

Nós tínhamos como propósito maior discutir com a comunidade um projeto viável e honesto para a UFC. Assim fizemos e ficamos muito felizes com a forma como fomos recebidos. Ainda assim, em sua autonomia, a maioria dos colegas que votou preferiu apoiar outra proposta na consulta. Tivemos pouco tempo de campanha, mas o que conseguimos fazer em cinco semanas foi algo incrível. Agradecemos a confiança dos 2.227 estudantes, 674 docentes e 598 técnicos-administrativos que nos apoiaram. Foi muito gratificante ter todas essas pessoas ao nosso lado simplesmente por acreditarem em nosso projeto e confiarem em nós, por se sentirem representadas em uma proposta e um modelo de Universidade que mira a excelência acadêmica e não foca em interesses particulares ou imediatos.

Sendo coerentes com a nossa campanha, após a primeira fase, reconhecemos o resultado das urnas na consulta, analisamos o histórico da UFC nessa matéria e, levando em conta muitas variáveis e cenários (internos e externos), tomamos a decisão, durante a semana que passou, de sair do processo.
Ainda na mesma coerência do nosso discurso de campanha, depositamos a confiança na autonomia dos membros do Conselho Universitário para que seja elaborada uma lista com a devida responsabilidade, não comprometendo o processo, de forma que a UFC possa ter um novo reitor a partir de Agosto de 2019.

Continuaremos dedicados à instituição e responsavelmente atentos para apontar, de forma contundente, qualquer ação da futura administração que possa contribuir para desviar a rota de excelência que a UFC trilhou nos últimos anos.

Seguiremos nossa atuação institucional, cultivando e celebrando a atividade intelectual como o pilar que distingue a instituição universitária e que é, na nossa visão, o único caminho sustentável para termos uma UFC Cada Vez Mais forte e relevante.

Fortaleza, Maio de 2019

Antonio Gomes de Souza Filho
Augusto Teixeira de Albuquerque".

Em consulta à comunidade universitária no último dia oito, tendo em vista a elaboração da lista tríplice para escolha do novo reitor da Universidade Federal do Ceará, o professor Custódio Luís Silva de Almeida, atual vice-reitor, obteve 7.772 votos (6.067 de estudantes, 859 de servidores docentes e 846 de servidores técnico-administrativos), representando 34,70%.

Na sequência, o professor Antonio Gomes de Souza Filho, atual pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, obteve 3.499 votos (2.227 de estudantes, 674 de docentes e 598 de técnico-administrativos), o equivalente a 25,89%, e o professor José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque, atual diretor da Faculdade de Direito, obteve 610 votos (345 de estudantes, 115 de docentes e 150 de técnico-administrativos), totalizando 4,61%.

O processo da consulta segue a Lei nº 9.192/95, regulamentada pelo Decreto nº 1.916/96, onde os votos têm pesos diferenciados na apuração do resultado. A proporção é de 70% para o voto de professores, 15% para o de servidores técnico-administrativos e 15% para o de estudantes.

As informações são da Comissão Eleitoral Central (CEC), que registrou 11.997 votos, sendo 1.668 de servidores docentes, dos 2.111 aptos a votar; 1.622 de servidores técnico-administrativos, dos 3.437 aptos; e 8.707 de estudantes, dos 36.052 aptos a votar.

Ainda conforme a CEC, foram registrados 49 votos em branco (0,22%) e 67 nulos (0,59%). As abstenções representam 33,99% desse universo.

A votação dos conselheiros nesta segunda foi secreta e uninominal.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Paulo Soriano

O radialista e cantor Paulo Soriano (foto) morreu, na noite desta quinta-feira (23/5/2024).

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Paulo Soriano

O radialista e cantor Paulo Soriano (foto) morreu, na noite desta quinta-feira (23/5/2024).