Há 17 anos morria Patativa do Assaré (foto). Confira na pesquisa do Arquivo Nirez, o 8 de julho na História Cearense:
1830 - O presidente da província Manuel Joaquim Pereira da Silva é nomeado presidente da Paraíba, e passa o governo ao 1º vice-presidente, José de Castro e Silva.
1833 - Instalada a Tesouraria de Fazenda, criada pela Lei Imperial de quatro de outubro de 1831, destinada à arrecadação, administração, distribuição, contabilidade e fiscalização de todas as rendas públicas, substituindo a Junta de Fazenda.
1883 - Nasce em Fortaleza a Igreja Evangélica e a Igreja Presbiteriana, tendo à frente o missionário norte-americano Lacy Wardlou, que naquele dia batizou na Fé Evangélica os 12 primeiros pioneiros.
1890 - Instala-se o Partido Católico do Ceará, sob a presidência do Bispo Diocesano, no Clube Iracema.
1895 - Morre, aos 70 anos de idade, o tenente-coronel honorário do Exército José Fernandes de Araújo Viana, que comandou a Força Policial do Estado na época em que participou da Guerra do Paraguai. Ex-deputado provincial. Era cearense de Fortaleza nascido em 13 de dezembro de 1824.
1907 - Morre, aos 84 anos de idade, em Fortaleza, o padre Justino Domingues da Silva, cearense de Sobral, nascido a 28 de janeiro de 1823, que exerceu a presidência do Poder Legislativo em 1858-1861.
1912 - Funda-se, em sessão solene no Clube Iracema, a Confederação Estudantal, sob a presidência de Manuel Soriano de Albuquerque.
1917 - Morre em Campinas, São Paulo, o bispo Dom Joaquim José Vieira, que foi o segundo Bispo do Ceará. Nascera em Itapetininga, SP, em 17 de janeiro de 1836. Hoje é nome de rua na Aldeota.
1919 - Morre, em Manaus, aos 54 anos de idade, o bacharel em direito, abolicionista, republicano e jornalista, Abel de Sousa Garcia (Abel Garcia). Era membro da Cearense Libertadora. Nascera em 23 de novembro de 1864 em Fortaleza. Hoje é nome de rua na Vila União.
1922 - Chega em Fortaleza o saxofonista cego Ladário Teixeira, que fez várias apresentações no Clube Iracema, no Palacete Ceará, sempre com muito sucesso. Ele foi um dos aperfeiçoadores do saxofone.
1924 - Inaugura-se, na Praça Figueira de Melo, o Dispensário Oswaldo Cruz, destinado ao tratamento da lepra e de doenças venéreas, sendo dirigido pelos médicos João Otávio Lobo e Atualpa Barbosa Lima.
1924 - Lançada a pedra fundamental do edifício da Tesouraia de Fazenda (Secretaria da Fazenda), na Rua da Praia (atual Avenida Alberto Nepomuceno), época em que já estavam concluídas as fundações.
1927 - O prefeito municipal sanciona a Lei 232 que manda fazer o prolongamento da Avenida Demóstenes Rockert até a Barra do Ceará. É hoje a Avenida Francisco Sá.
1933 - Chega ao porto de Fortaleza (Ponte Metálica), o navio sueco “Caroline”, trazendo 19 mil sacos de cimento procedentes de Oslo, Noruega, para início da pavimentação a concreto nas ruas centrais de Fortaleza, iniciando pela Rua Major Facundo.
1951 - Abre-se, em Fortaleza, a VIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Cardiologia, com a presença de médicos de quase todos os Estados da União.
1952 - O Diário Oficial do Município 5.465, publica a Lei 484, de 27 de junho 1952, que denomina a atual Praia do Futuro com o nome do antigo proprietário daquelas terras, passando a chamar-se Praia Antônio Diogo, proposta do vereador Fernando Gomes Silveira. Não pegou.
1952 - Chega a Fortaleza o urbanista José Otacílio de Sabóia Ribeiro, convidado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), que tem como prefeito Paulo Cabral de Araújo, para debater o Plano da Cidade, de sua autoria.
1959 - Iniciam-se as obras de construção do Edifício Presidente José Linhares, sede do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), na Rua Assunção, 1100, construído pelo engenheiro José Lino da Silveira com planta assinada pelo arquiteto José Armando Farias. Hoje abriga a Procuradoria Geral da Justiça do Ministério Público do Ceará.
1961 - Falecimento do farmacêutico Joaquim Studart da Fonseca (Ioiô Fonseca), aos 73 anos de idade, proprietário da Farmácia Galeno, na Praça do Ferreira.
1969 - Morre o economista e radialista Edson Martins, locutor apresentador do Repórter Alfa. Nascera em Fortaleza no dia quatro de setembro de 1922. Existe hoje uma Rua Edson Martins atravessando os bairros de Granja Portugal e Granja Lisboa.
1970 - Lançado o livro Fatos e Documentos do Ceará Provinçal, do escritor José Aurélio Saraiva Câmara.
1973 - Encerra-se, em Fortaleza, com grande festa promovida pela Prefeitura de Sobral, nos salões do BNB Clube, o programa comemorativo do Bicentenário de Sobral, ocasião em que foi coroada a Rainha do Bicentenário, Idelzuite Linhares Nunes, eleita através de concurso promovido pela Rádio Iracema.
1973 - O XXIX Congresso Brasileiro de Cardiologia é instalado, na Concha Acústica da Universidade Federal do Ceará, sob a presidência do governador César Cals de Oliveira Filho. A professora Glaura Ferrer Dias Martins apresentou as boas-vindas aos congressistas. Após a proclamação do vencedor do prêmio ABIF de Pesquisa em Biociências, procedida pelo reitor Walter de Moura Cantídio (Walter Cantídio), falou o professor Eduardo Régis Monte Jucá (Régis Jucá), em nome das comissões que planejaram, organizaram e montaram o Congresso. Tomaram assento à mesa que presidiu a instalação do certame, além do governador César Cals e a professora Glaura Ferrer Dias Martins, o reitor Walter Cantídio, da UFC; general Tácito Theóphilo Gaspar de Oliveira, comandante da 10ª R.M.; professores Hiderval Leite, vice-reitor da UFC; Hélio Germiniani, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia; e Antônio Turbay Barreira, presidente do Centro Médico Cearense.
1973 - Realiza-se a VI Regata Dragão do Mar, com a participação de 200 jangadas, saindo vencedoras as jangadas Monte Pascoal, na classe de jangadas de piúba; e a jangada Pelé-I, na classe de jangadas de tábua. Esta, sagrou-se tri-campeã.
1980 - Morre o compositor cearense radicado no Rio de Janeiro, Valdemar Ressurreição. Era nascido em Jardim a oito de outubro de 1914. Seus principais sucessos foram Que Rei sou Eu? (com Herivelto Martins), Eu Não Sou Baiano, A Maior Maria (com João de Deus e Gerôncio Cardoso), Rei Sem Coroa (com Herivelto Martins) e Aquarela Cearense.
1982 - O antigo Palacete Ceará, construído em 1918, ocupado pela Caixa Econômica Federal do Ceará, é consumido por um incêndio, restando apenas as fachadas. A direção pretendia derrubar e construir um novo prédio, moderno, mas a imprensa, os arquitetos e o povo em geral exigiram e o prédio foi recuperado internamente, conservando sua fachada. A ação heroica do Corpo de Bombeiros merece ser registrada.
1983 - Inaugurada a Igreja Presbiteriana, na Avenida Visconde do Rio Branco, 1636, construída no local onde foi o Solar dos Teixeiras, residência da família José Francisco Alves Teixeira.
1984 - Realiza-se a tradicional corrida de jangadas, a XVII Regata Dragão do Mar.
1986 - Morre, em Fortaleza, aos 77 anos de idade, o farmacêutico e escritor Pedro Gomes de Matos, cearense do Crato.
1987 - Promoção da Capitania dos Portos escolhe o Jangadeiro Padrão do Ceará, recaindo no pescador Manuel Alves de Paula (Galo Velho), 55 anos de idade, com apenas um braço, que recebe como prêmio uma jangada nova.
1987 - Irrompe, à noite, incêndio que destrói a Livraria Comercial, com frente para a Rua Floriano Peixoto, 523 e para a Rua General Bezerril, incêndio criminoso ateado por ladrões.
1988 - Inaugurado o edifício do Centro Empresarial Clóvis Rolim, na esquina da Rua Sena Madureira com Rua dos Pocinhos, 20, no local onde funcionara o Instituto de Humanidades do cônego Vicente Salazar da Cunha e do médico. Antônio Augusto de Vasconcelos. Projeto de Nasser Hissa Arquitetos Associados Limitada.
1994 - Morre, com a idade de 76 anos, José Teixeira de Freitas, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Nascera a nove de maio de 1915 em Itapipoca.
1997 - Morre o ex-deputado estadual cearense de Pacatuba José Batista de Oliveira, aos 69 anos de idade. Nascera a 26 de outubro de 1927.
2000 - Morre, em Fortaleza, aos 96 anos de idade, Zilda Martins Rodrigues, a primeira diretora da Cidade da Criança e criadora do Recreatório Infantil, a primeira Creche de Fortaleza, foi casada com José Martins Rodrigues. Era nascida em Manaus (AM), a 21 de março de 1904.
2001 - O Fortaleza Esporte Clube conquista o Campeonato Cearense de Futebol de 2001, ao derrotar o Ceará Sporting Club por 3 a 1, no Estádio Presidente Vargas (PV), sagrando-se bi-campeão. Os gols do título foram marcados por Vinicius, duas vezes, e Clodoaldo. Como já havia ganho o primeiro turno, o tricolor acabou ganhando o título de forma "arrastão". A torcida tricolor fez a festa invadindo o gramado do PV no final do jogo e depois na sede do clube, no Pici.
2002 - Morre, aos 93 anos de idade, vítima de pneumonia dupla, o poeta popular Antônio Gonçalves da Silva (Patativa do Assaré), sertanejo que sem se afastar de sua casa no interior do Ceará tornou-se mundialmente famoso. Nascera em Assaré em cinco de março de 1909. Fora contemplado com a Sereia de Ouro, do Grupo Edson Queiroz em 2001. Sua poesia é conhecida e estudada internacionalmente.
1833 - Instalada a Tesouraria de Fazenda, criada pela Lei Imperial de quatro de outubro de 1831, destinada à arrecadação, administração, distribuição, contabilidade e fiscalização de todas as rendas públicas, substituindo a Junta de Fazenda.
1883 - Nasce em Fortaleza a Igreja Evangélica e a Igreja Presbiteriana, tendo à frente o missionário norte-americano Lacy Wardlou, que naquele dia batizou na Fé Evangélica os 12 primeiros pioneiros.
1890 - Instala-se o Partido Católico do Ceará, sob a presidência do Bispo Diocesano, no Clube Iracema.
1895 - Morre, aos 70 anos de idade, o tenente-coronel honorário do Exército José Fernandes de Araújo Viana, que comandou a Força Policial do Estado na época em que participou da Guerra do Paraguai. Ex-deputado provincial. Era cearense de Fortaleza nascido em 13 de dezembro de 1824.
1907 - Morre, aos 84 anos de idade, em Fortaleza, o padre Justino Domingues da Silva, cearense de Sobral, nascido a 28 de janeiro de 1823, que exerceu a presidência do Poder Legislativo em 1858-1861.
1912 - Funda-se, em sessão solene no Clube Iracema, a Confederação Estudantal, sob a presidência de Manuel Soriano de Albuquerque.
1917 - Morre em Campinas, São Paulo, o bispo Dom Joaquim José Vieira, que foi o segundo Bispo do Ceará. Nascera em Itapetininga, SP, em 17 de janeiro de 1836. Hoje é nome de rua na Aldeota.
1919 - Morre, em Manaus, aos 54 anos de idade, o bacharel em direito, abolicionista, republicano e jornalista, Abel de Sousa Garcia (Abel Garcia). Era membro da Cearense Libertadora. Nascera em 23 de novembro de 1864 em Fortaleza. Hoje é nome de rua na Vila União.
1922 - Chega em Fortaleza o saxofonista cego Ladário Teixeira, que fez várias apresentações no Clube Iracema, no Palacete Ceará, sempre com muito sucesso. Ele foi um dos aperfeiçoadores do saxofone.
1924 - Inaugura-se, na Praça Figueira de Melo, o Dispensário Oswaldo Cruz, destinado ao tratamento da lepra e de doenças venéreas, sendo dirigido pelos médicos João Otávio Lobo e Atualpa Barbosa Lima.
1924 - Lançada a pedra fundamental do edifício da Tesouraia de Fazenda (Secretaria da Fazenda), na Rua da Praia (atual Avenida Alberto Nepomuceno), época em que já estavam concluídas as fundações.
1927 - O prefeito municipal sanciona a Lei 232 que manda fazer o prolongamento da Avenida Demóstenes Rockert até a Barra do Ceará. É hoje a Avenida Francisco Sá.
1933 - Chega ao porto de Fortaleza (Ponte Metálica), o navio sueco “Caroline”, trazendo 19 mil sacos de cimento procedentes de Oslo, Noruega, para início da pavimentação a concreto nas ruas centrais de Fortaleza, iniciando pela Rua Major Facundo.
1951 - Abre-se, em Fortaleza, a VIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Cardiologia, com a presença de médicos de quase todos os Estados da União.
1952 - O Diário Oficial do Município 5.465, publica a Lei 484, de 27 de junho 1952, que denomina a atual Praia do Futuro com o nome do antigo proprietário daquelas terras, passando a chamar-se Praia Antônio Diogo, proposta do vereador Fernando Gomes Silveira. Não pegou.
1952 - Chega a Fortaleza o urbanista José Otacílio de Sabóia Ribeiro, convidado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), que tem como prefeito Paulo Cabral de Araújo, para debater o Plano da Cidade, de sua autoria.
1959 - Iniciam-se as obras de construção do Edifício Presidente José Linhares, sede do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), na Rua Assunção, 1100, construído pelo engenheiro José Lino da Silveira com planta assinada pelo arquiteto José Armando Farias. Hoje abriga a Procuradoria Geral da Justiça do Ministério Público do Ceará.
1961 - Falecimento do farmacêutico Joaquim Studart da Fonseca (Ioiô Fonseca), aos 73 anos de idade, proprietário da Farmácia Galeno, na Praça do Ferreira.
1969 - Morre o economista e radialista Edson Martins, locutor apresentador do Repórter Alfa. Nascera em Fortaleza no dia quatro de setembro de 1922. Existe hoje uma Rua Edson Martins atravessando os bairros de Granja Portugal e Granja Lisboa.
1970 - Lançado o livro Fatos e Documentos do Ceará Provinçal, do escritor José Aurélio Saraiva Câmara.
1973 - Encerra-se, em Fortaleza, com grande festa promovida pela Prefeitura de Sobral, nos salões do BNB Clube, o programa comemorativo do Bicentenário de Sobral, ocasião em que foi coroada a Rainha do Bicentenário, Idelzuite Linhares Nunes, eleita através de concurso promovido pela Rádio Iracema.
1973 - O XXIX Congresso Brasileiro de Cardiologia é instalado, na Concha Acústica da Universidade Federal do Ceará, sob a presidência do governador César Cals de Oliveira Filho. A professora Glaura Ferrer Dias Martins apresentou as boas-vindas aos congressistas. Após a proclamação do vencedor do prêmio ABIF de Pesquisa em Biociências, procedida pelo reitor Walter de Moura Cantídio (Walter Cantídio), falou o professor Eduardo Régis Monte Jucá (Régis Jucá), em nome das comissões que planejaram, organizaram e montaram o Congresso. Tomaram assento à mesa que presidiu a instalação do certame, além do governador César Cals e a professora Glaura Ferrer Dias Martins, o reitor Walter Cantídio, da UFC; general Tácito Theóphilo Gaspar de Oliveira, comandante da 10ª R.M.; professores Hiderval Leite, vice-reitor da UFC; Hélio Germiniani, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia; e Antônio Turbay Barreira, presidente do Centro Médico Cearense.
1973 - Realiza-se a VI Regata Dragão do Mar, com a participação de 200 jangadas, saindo vencedoras as jangadas Monte Pascoal, na classe de jangadas de piúba; e a jangada Pelé-I, na classe de jangadas de tábua. Esta, sagrou-se tri-campeã.
1980 - Morre o compositor cearense radicado no Rio de Janeiro, Valdemar Ressurreição. Era nascido em Jardim a oito de outubro de 1914. Seus principais sucessos foram Que Rei sou Eu? (com Herivelto Martins), Eu Não Sou Baiano, A Maior Maria (com João de Deus e Gerôncio Cardoso), Rei Sem Coroa (com Herivelto Martins) e Aquarela Cearense.
1982 - O antigo Palacete Ceará, construído em 1918, ocupado pela Caixa Econômica Federal do Ceará, é consumido por um incêndio, restando apenas as fachadas. A direção pretendia derrubar e construir um novo prédio, moderno, mas a imprensa, os arquitetos e o povo em geral exigiram e o prédio foi recuperado internamente, conservando sua fachada. A ação heroica do Corpo de Bombeiros merece ser registrada.
1983 - Inaugurada a Igreja Presbiteriana, na Avenida Visconde do Rio Branco, 1636, construída no local onde foi o Solar dos Teixeiras, residência da família José Francisco Alves Teixeira.
1984 - Realiza-se a tradicional corrida de jangadas, a XVII Regata Dragão do Mar.
1986 - Morre, em Fortaleza, aos 77 anos de idade, o farmacêutico e escritor Pedro Gomes de Matos, cearense do Crato.
1987 - Promoção da Capitania dos Portos escolhe o Jangadeiro Padrão do Ceará, recaindo no pescador Manuel Alves de Paula (Galo Velho), 55 anos de idade, com apenas um braço, que recebe como prêmio uma jangada nova.
1987 - Irrompe, à noite, incêndio que destrói a Livraria Comercial, com frente para a Rua Floriano Peixoto, 523 e para a Rua General Bezerril, incêndio criminoso ateado por ladrões.
1988 - Inaugurado o edifício do Centro Empresarial Clóvis Rolim, na esquina da Rua Sena Madureira com Rua dos Pocinhos, 20, no local onde funcionara o Instituto de Humanidades do cônego Vicente Salazar da Cunha e do médico. Antônio Augusto de Vasconcelos. Projeto de Nasser Hissa Arquitetos Associados Limitada.
1994 - Morre, com a idade de 76 anos, José Teixeira de Freitas, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Nascera a nove de maio de 1915 em Itapipoca.
1997 - Morre o ex-deputado estadual cearense de Pacatuba José Batista de Oliveira, aos 69 anos de idade. Nascera a 26 de outubro de 1927.
2000 - Morre, em Fortaleza, aos 96 anos de idade, Zilda Martins Rodrigues, a primeira diretora da Cidade da Criança e criadora do Recreatório Infantil, a primeira Creche de Fortaleza, foi casada com José Martins Rodrigues. Era nascida em Manaus (AM), a 21 de março de 1904.
2001 - O Fortaleza Esporte Clube conquista o Campeonato Cearense de Futebol de 2001, ao derrotar o Ceará Sporting Club por 3 a 1, no Estádio Presidente Vargas (PV), sagrando-se bi-campeão. Os gols do título foram marcados por Vinicius, duas vezes, e Clodoaldo. Como já havia ganho o primeiro turno, o tricolor acabou ganhando o título de forma "arrastão". A torcida tricolor fez a festa invadindo o gramado do PV no final do jogo e depois na sede do clube, no Pici.
2002 - Morre, aos 93 anos de idade, vítima de pneumonia dupla, o poeta popular Antônio Gonçalves da Silva (Patativa do Assaré), sertanejo que sem se afastar de sua casa no interior do Ceará tornou-se mundialmente famoso. Nascera em Assaré em cinco de março de 1909. Fora contemplado com a Sereia de Ouro, do Grupo Edson Queiroz em 2001. Sua poesia é conhecida e estudada internacionalmente.

Comentários
Postar um comentário