Confira o que diz o Arquivo Nirez sobre o 18 de julho na História de Fortaleza:
1911 - Funda-se a Sociedade de História e Geografia do Ceará, com o número limitado de 20 sócios, admitindo senhoras.
1912 - Assume como Intendente Municipal de Fortaleza, Ildefonso Albano.
1920 - Lançamento do primeiro número de A Pátria, órgão do Grêmio Literário e Cívico do Colégio Militar do Ceará.
1926 - O Matadouro Modelo é inaugurado, na administração do desembargador José Moreira da Rocha, sendo prefeito Godofredo Maciel, autorizado o contrato da construção, pela lei municipal nº 126, de 29/12/1924. O prédio foi benzido pelo monsenhor Antônio Tabosa Braga (Monsenhor Tabosa). Ficava no bairro do Barro Preto ou Tauape, hoje Jardim América, no mesmo local onde está o Colégio Paulo VI, na Rua Jorge Dummar, em frente à Praça Humberto de Campos (hoje Praça Delmiro Gouveia). Ali foi o sítio Tauape, de Manuel Romualdo Holanda, que o vendeu a Antônio Diogo Vital de Siqueira e Abel Ribeiro.
1930 - Com a presença de Mr. Frederick Anderson, representante da Nyrba, em Fortaleza, inaugura-se, na Barra do Ceará, às 14 horas, o Aeroporto da Nirba, para amerrissagem de hidroaviões da Nirba do Brasil S.A. O primeiro aparelho a partir da nova rampa foi o São Luís, que, pilotado pelo hábil aviador Mr. Johnson e tendo como mecânico Mr. Neff, zarpou dali às 14 horas, conduzindo Antonio Fiúza Pequeno, presidente da Associação Comercial do Ceará, e os jornalistas Prismilau Camerino Teixeira, da ‘‘Gazeta de Notícias’’, Virgílio Firmeza, do ‘‘Diário’’, Hermínio Barroso, do ‘‘Correio do Ceará’’, Sá Leitão Júnior, da A Razão, Audífax Mendes dos Reis, do O Nordeste, Ary Domingues, do Jornal do Comércio e Paulo Sarasate Ferreira Lopes, do O Povo. Após 40 minutos de vôo sobre Fortaleza, tendo alcançado a altura de 2.100 metros, com uma velocidade de 180 quilômetros por hora, o avião deslizou novamente sobre as águas do Rio Ceará. As ruínas do prédio ainda existem. Nirba era a Sigla de Nova York, Rio de Janeiro, Buenos Ayres.
1931 - Adotada nas repartições públicas e nos estabelecimentos de ensino a ortografia aprovada pela Academia Brasileira de Letras.
1938 - Inaugura-se, em Fortaleza, o Instituto do Algodão e Crédito Agrícola, que tem na direção Rui de Almeida Monte (Rui Monte).
1940 - Irrompe violento incêndio, às 23h50, na Casa Auto-Geral, especialista na venda de graxas, óleos, pneus e peças para automóveis, da firma F. Cabral & Companhia, na Rua Barão do Rio Branco, 701.
1948 - Dom Antônio de Almeida Lustosa, Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, sagra o sino da Igreja de São Raimundo, no Porangabuçu.
1948 - Funda-se, em Fortaleza, a Associação dos Práticos de Farmácia e Odonto-protéticos do Ceará, tendo na presidência Josué de Carvalho.
1961 - Inaugurado, com grande solenidade, o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará - MAUC, na Avenida da Universidade, 2854, em frente à Reitoria, local antes ocupado pelo prédio do Colégio Santa Cecília. O primeiro dirigente foi o artista plástico Floriano Teixeira.
1961 - Publicado o Diário Oficial do Município 2249 com o teor da Lei 1725 de 30 de junho de 1961, concedendo o Título Honorífico de Cidadão de Fortaleza ao professor Antônio Martins Filho, ex Reitor da Universidade Federal do Ceará - UFC, proposição do vereador José Edward Barros de Oliveira.
1962 - Falecimento do professor e médico João Hipólito de Azevedo e Sá, aos 81 anos de idade. Era cearense de Fortaleza nascido em 13 de agosto de 1881.
1963 - Publicada no Diário Oficial do Município 2.821 o texto da Lei 2.189 do dia 12, originária do projeto de Lei do vereador Antônio Fernando Bezerra, que concede o Título de Cidadão de Fortaleza ao farmacêutico Fernando Eduardo Benevides (Fernando Benevides), e ao ministro Almino Afonso.
1967 - Acidente aéreo ocorre com o avião bimotor Piper-Azteca, do Governo do Estado, matrícula PT-ETT que chocou-se com o jato T-33 do 1ºG. Av., que fazia parte da esquadrilha que sobrevoava o espaço aéreo de Fortaleza, caindo nas proximidades da Chesf, no Mondubim, morrendo na ocasião o ex-presidente, marechal Humberto de Alencar Castelo Branco (foto), seu irmão, o major Cândido de Alencar Castelo Branco (Cândido Castelo Branco), nascido em 27 de março de 1893 em Fortaleza; a professora Alba de Mesquita Frota (Alba Frota), nascida em 17 de outubro de 1906; o major Manuel Nepomuceno de Assis (Assis Nepomuceno); nascido em 25 de março de 1928 em Pacatuba; e o piloto Francisco Celso Tinoco Chagas, escapando seu filho Emílio Celso Tinoco Chagas. Vinham de Quixadá para Fortaleza.
1972 - Chegam a Fortaleza os restos mortais do general Humberto de Alencar Castelo Branco e de sua esposa Argentina Viana Castelo Branco (Argentina Castelo Branco), trazidos no contra-torpedeiro Santa Catarina, comandado pelo capitão Paulo Castelo Branco, filho do casal. Os despojos são depositados no Mausoléu do Palácio da Abolição, na Avenida Barão de Studart, 505, na Aldeota, que na ocasião se inaugura, com solenidade presidida pelo então presidente da República, general Emílio Garrastazu Médici. O monumento, que tem em balanço 30 metros, foi construído por iniciativa do governador Plácido Aderaldo Castelo (Plácido Castelo) e teve como arquiteto Sérgio Bernardes.
1973 - Instalado solenemente pelo governador César Cals de Oliveira Filho o II Congresso da Mocidade Batista do Nordeste do Brasil, no Colégio Batista, na Aldeota.
1973 - O juiz de direito aposentado, Rubens Freire de Vasconcelos, de 62 anos de idade, portador de debilidade mental, mata sua esposa, Herandi Soares Pontes Vasconcelos, com sete tiros de revólver à queima-roupa, sendo preso em flagrante.
1974 - Assume a Superintendência da Delegacia Regional da Polícia Federal do Ceará, o bacharel Teotônio Madeiras Dias.
1975 - Morre, aos 77 anos de idade, vítima de pneumonia aguda e crise renal, no Rio de Janeiro, o marechal Juarez do Nascimento Fernandes Távora (Juarez Távora), um dos principais líderes do tenentismo, da Revolução de 1930 e da Coluna Prestes. Ex-ministro, foi candidato à Presidência da República. Era cearense de Feiticeiro, no município de de Jaguaribe, onde nascera na Fazenda Embargo em 14 de janeiro de 1898.
1976 - Realiza-se a IX Regata Dragão do Mar, sob patrocínio da Emcetur, Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará - EAM e Sopramar, tirando o 1º lugar, a jangada Pelé.
1979 - Inaugura-se, em Fortaleza, a Rua Oscar Pedreira, no Jacarecanga, antiga Travessa Quixeramobim, projeto do vereador Luís Ângelo, homenagem ao pioneiro dos empresários de ônibus.
1980 - Inaugurado o Conjunto Santa Teresinha, com um total de 512 casas, para abrigar os antigos moradores das favelas Guabira, Lagoa do Coração e Maceió.
1987 - Os Armazéns Nordeste mudam de nome, passando a denominar-se C. Rolim Magazine, sob liderança de Edyr Rolim, viúva de Clóvis Rolim.
1988 - Morre, aos 84 anos de idade, em Cachoeira do Sul, RS, o compositor e pianista João Souto Menor, cearense radicado naquela cidade desde 1924 quando convidado pelo intendente João Neves da Fontoura para fundar o Conservatório de Música daquela cidade. Nascera em Fortaleza, CE, em 07/1903
1997 - Leilão da RFFSA Nordeste, sendo arrematada pelo consórcio Manor, sendo implantada a Companhia Ferroviária do Nordeste em 01/01/1998.
2002 - A Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará - EAMCe tem novo comandante, o capitão-de-mar-e-guerra Manuel Ribeiro da Costa, passa o cargo para o capitão-de-fragata Gilvan Alves Borges em cerimônia que contou com a presença do prefeito de Fortaleza, Juraci Vieira Magalhães (Juraci Magalhães), o governador do Estado, Benedito Cleyton Veras Alcântara (Beni Veras), e diversas autoridades civis e militares. A transmissão do cargo acontece às 10 horas da manhã, na sede da Escola, situada no Jacarecanga.
2003 - Criado pelo Conselho Universitário da Universidade Federal do Ceará - UFC, o Instituto de Cultura e Arte da UFC - ICA, que deverá ser formado com a Casa Amarela Eusélio Oliveira, a Casa de José de Alencar, o Museu de Artes da UFC - MAUC, o curso de Arte Dramática - CAD e o Curso de Extensão em Música - CEM.
2006 - O escritor cearense, radicado em São Paulo, José Aderaldo Castelo recebe, às 19 horas, no Auditório Castello Branco, da Reitoria da Universidade Federal do Ceará - UFC, o título de Doutor Honoris Causa. José Aderaldo Castelo, é autor de “A Literatura Brasileira - Origens e Unidades” (Edusp). Natural do município de Mombaça, após terminar o Liceu em Fortaleza, em 1939, seguiu para São Paulo para prestar vestibular para Direito, logo mudando para Letras. Formando-se, ficou como professor da Universidade de São Paulo (USP,) onde lecionou 63 anos até aposentar-se.
1865 - Assume a Chefia de Polícia, o comendador Joaquim Jorge dos Santos, baiano de Salvador.
1887 - Morre, aos 65 anos de idade, a superiora do Colégio da Imaculada Conceição, irmã Marguerite Bazet (Irmã Bazet). Chegara em Fortaleza no dia 24 de julho de 1865. É hoje nome de rua no Montese.
1911 - Funda-se a Sociedade de História e Geografia do Ceará, com o número limitado de 20 sócios, admitindo senhoras.
1912 - Assume como Intendente Municipal de Fortaleza, Ildefonso Albano.
1920 - Lançamento do primeiro número de A Pátria, órgão do Grêmio Literário e Cívico do Colégio Militar do Ceará.
1926 - O Matadouro Modelo é inaugurado, na administração do desembargador José Moreira da Rocha, sendo prefeito Godofredo Maciel, autorizado o contrato da construção, pela lei municipal nº 126, de 29/12/1924. O prédio foi benzido pelo monsenhor Antônio Tabosa Braga (Monsenhor Tabosa). Ficava no bairro do Barro Preto ou Tauape, hoje Jardim América, no mesmo local onde está o Colégio Paulo VI, na Rua Jorge Dummar, em frente à Praça Humberto de Campos (hoje Praça Delmiro Gouveia). Ali foi o sítio Tauape, de Manuel Romualdo Holanda, que o vendeu a Antônio Diogo Vital de Siqueira e Abel Ribeiro.
1930 - Com a presença de Mr. Frederick Anderson, representante da Nyrba, em Fortaleza, inaugura-se, na Barra do Ceará, às 14 horas, o Aeroporto da Nirba, para amerrissagem de hidroaviões da Nirba do Brasil S.A. O primeiro aparelho a partir da nova rampa foi o São Luís, que, pilotado pelo hábil aviador Mr. Johnson e tendo como mecânico Mr. Neff, zarpou dali às 14 horas, conduzindo Antonio Fiúza Pequeno, presidente da Associação Comercial do Ceará, e os jornalistas Prismilau Camerino Teixeira, da ‘‘Gazeta de Notícias’’, Virgílio Firmeza, do ‘‘Diário’’, Hermínio Barroso, do ‘‘Correio do Ceará’’, Sá Leitão Júnior, da A Razão, Audífax Mendes dos Reis, do O Nordeste, Ary Domingues, do Jornal do Comércio e Paulo Sarasate Ferreira Lopes, do O Povo. Após 40 minutos de vôo sobre Fortaleza, tendo alcançado a altura de 2.100 metros, com uma velocidade de 180 quilômetros por hora, o avião deslizou novamente sobre as águas do Rio Ceará. As ruínas do prédio ainda existem. Nirba era a Sigla de Nova York, Rio de Janeiro, Buenos Ayres.
1931 - Adotada nas repartições públicas e nos estabelecimentos de ensino a ortografia aprovada pela Academia Brasileira de Letras.
1938 - Inaugura-se, em Fortaleza, o Instituto do Algodão e Crédito Agrícola, que tem na direção Rui de Almeida Monte (Rui Monte).
1940 - Irrompe violento incêndio, às 23h50, na Casa Auto-Geral, especialista na venda de graxas, óleos, pneus e peças para automóveis, da firma F. Cabral & Companhia, na Rua Barão do Rio Branco, 701.
1942 - Param todos os automóveis particulares de Fortaleza, e de todo o País, em virtude do racionamento de gasolina por causa da guerra.
1946 - A firma individual Pelágio de Oliveira foi fundada, na Rua Rufino de Alencar, 121, sede da antiga Padaria Universal, que fora fundada em 1910. Passou a chamar-se Padaria Estrela, após adquirir o material da Panificadora e Confeitaria Estrela Ltda., que ficava na Praça do Ferreira.
1948 - Dom Antônio de Almeida Lustosa, Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, sagra o sino da Igreja de São Raimundo, no Porangabuçu.
1948 - Funda-se, em Fortaleza, a Associação dos Práticos de Farmácia e Odonto-protéticos do Ceará, tendo na presidência Josué de Carvalho.
1961 - Inaugurado, com grande solenidade, o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará - MAUC, na Avenida da Universidade, 2854, em frente à Reitoria, local antes ocupado pelo prédio do Colégio Santa Cecília. O primeiro dirigente foi o artista plástico Floriano Teixeira.
1961 - Publicado o Diário Oficial do Município 2249 com o teor da Lei 1725 de 30 de junho de 1961, concedendo o Título Honorífico de Cidadão de Fortaleza ao professor Antônio Martins Filho, ex Reitor da Universidade Federal do Ceará - UFC, proposição do vereador José Edward Barros de Oliveira.
1962 - Falecimento do professor e médico João Hipólito de Azevedo e Sá, aos 81 anos de idade. Era cearense de Fortaleza nascido em 13 de agosto de 1881.
1963 - Publicada no Diário Oficial do Município 2.821 o texto da Lei 2.189 do dia 12, originária do projeto de Lei do vereador Antônio Fernando Bezerra, que concede o Título de Cidadão de Fortaleza ao farmacêutico Fernando Eduardo Benevides (Fernando Benevides), e ao ministro Almino Afonso.
1963 - Concedido o Título de Cidadão de Fortaleza ao radioamador paulista Roberto Isnard, que colaborou durante a campanha do arrombamento do Açude Orós conseguindo doações em São Paulo, pela Lei 2.188 de 12 de julho de 1963 publicada no Diário Oficial do Município - Diom 2.821. O projeto de lei foi de autoria do vereador Francisco Edward Pires (PTB).
1963 - Falecimento, em Fortaleza, do professor Francisco Álvaro Ferreira Costa (Álvaro Costa), catedrático de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará - UFC aos 49 anos de idade, ex-procurador geral da República. Era cearense de Fortaleza, nascido em 21 de março de 1914. Hoje é nome de praça no bairro Henrique Jorge.
1972 - Chegam a Fortaleza os restos mortais do general Humberto de Alencar Castelo Branco e de sua esposa Argentina Viana Castelo Branco (Argentina Castelo Branco), trazidos no contra-torpedeiro Santa Catarina, comandado pelo capitão Paulo Castelo Branco, filho do casal. Os despojos são depositados no Mausoléu do Palácio da Abolição, na Avenida Barão de Studart, 505, na Aldeota, que na ocasião se inaugura, com solenidade presidida pelo então presidente da República, general Emílio Garrastazu Médici. O monumento, que tem em balanço 30 metros, foi construído por iniciativa do governador Plácido Aderaldo Castelo (Plácido Castelo) e teve como arquiteto Sérgio Bernardes.
1973 - Instalado solenemente pelo governador César Cals de Oliveira Filho o II Congresso da Mocidade Batista do Nordeste do Brasil, no Colégio Batista, na Aldeota.
1973 - O juiz de direito aposentado, Rubens Freire de Vasconcelos, de 62 anos de idade, portador de debilidade mental, mata sua esposa, Herandi Soares Pontes Vasconcelos, com sete tiros de revólver à queima-roupa, sendo preso em flagrante.
1974 - Assume a Superintendência da Delegacia Regional da Polícia Federal do Ceará, o bacharel Teotônio Madeiras Dias.
1975 - Morre, aos 77 anos de idade, vítima de pneumonia aguda e crise renal, no Rio de Janeiro, o marechal Juarez do Nascimento Fernandes Távora (Juarez Távora), um dos principais líderes do tenentismo, da Revolução de 1930 e da Coluna Prestes. Ex-ministro, foi candidato à Presidência da República. Era cearense de Feiticeiro, no município de de Jaguaribe, onde nascera na Fazenda Embargo em 14 de janeiro de 1898.
1976 - Realiza-se a IX Regata Dragão do Mar, sob patrocínio da Emcetur, Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará - EAM e Sopramar, tirando o 1º lugar, a jangada Pelé.
1979 - Inaugura-se, em Fortaleza, a Rua Oscar Pedreira, no Jacarecanga, antiga Travessa Quixeramobim, projeto do vereador Luís Ângelo, homenagem ao pioneiro dos empresários de ônibus.
1980 - Inaugurado o Conjunto Santa Teresinha, com um total de 512 casas, para abrigar os antigos moradores das favelas Guabira, Lagoa do Coração e Maceió.
1987 - Os Armazéns Nordeste mudam de nome, passando a denominar-se C. Rolim Magazine, sob liderança de Edyr Rolim, viúva de Clóvis Rolim.
1988 - Morre, aos 84 anos de idade, em Cachoeira do Sul, RS, o compositor e pianista João Souto Menor, cearense radicado naquela cidade desde 1924 quando convidado pelo intendente João Neves da Fontoura para fundar o Conservatório de Música daquela cidade. Nascera em Fortaleza, CE, em 07/1903
1997 - Leilão da RFFSA Nordeste, sendo arrematada pelo consórcio Manor, sendo implantada a Companhia Ferroviária do Nordeste em 01/01/1998.
2002 - A Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará - EAMCe tem novo comandante, o capitão-de-mar-e-guerra Manuel Ribeiro da Costa, passa o cargo para o capitão-de-fragata Gilvan Alves Borges em cerimônia que contou com a presença do prefeito de Fortaleza, Juraci Vieira Magalhães (Juraci Magalhães), o governador do Estado, Benedito Cleyton Veras Alcântara (Beni Veras), e diversas autoridades civis e militares. A transmissão do cargo acontece às 10 horas da manhã, na sede da Escola, situada no Jacarecanga.
2003 - Criado pelo Conselho Universitário da Universidade Federal do Ceará - UFC, o Instituto de Cultura e Arte da UFC - ICA, que deverá ser formado com a Casa Amarela Eusélio Oliveira, a Casa de José de Alencar, o Museu de Artes da UFC - MAUC, o curso de Arte Dramática - CAD e o Curso de Extensão em Música - CEM.
2006 - O escritor cearense, radicado em São Paulo, José Aderaldo Castelo recebe, às 19 horas, no Auditório Castello Branco, da Reitoria da Universidade Federal do Ceará - UFC, o título de Doutor Honoris Causa. José Aderaldo Castelo, é autor de “A Literatura Brasileira - Origens e Unidades” (Edusp). Natural do município de Mombaça, após terminar o Liceu em Fortaleza, em 1939, seguiu para São Paulo para prestar vestibular para Direito, logo mudando para Letras. Formando-se, ficou como professor da Universidade de São Paulo (USP,) onde lecionou 63 anos até aposentar-se.

Comentários
Postar um comentário