Pular para o conteúdo principal



Condomínio Andrea desaba mata quatro, sete resgatados com vida e seis desaparecidos

O edifício Andrea (fotos Lauriberto Braga, Alex Oliveira e LC Moreira) na Rua Tomás Acioly entre as ruas Joaquim Nabuco e Tibúrcio Cavalcante, no bairro Dionísio Torres, desabou, há 48 horas. 


David Sampaio deixou na tarde desta quarta (16) o Hospital Otoclínica depois de 24 horas em observação (foto Facebook)
Dezessete pessoas ficaram sob os escombros. Sete vítimas humanas e dois animais (cachorros) foram resgatadas com vida. Seis continuam desaparecidas. Quatro mortes foram confirmadas. O corpo do entregador de água Frederick Santana dos Santos, de 30 anos foi encontrado por volta da meia noite. Ele estava entre os escombros do 'Andréa' no mercadinho que foi atingido. Outra vítima fatal foi Maria Izaura Menezes, de 83 anos. Os corpos da terceira e quarta vítimas fatais ainda não foram identificados. São de uma mulher e um homem.



O Condomínio Andréa tinha sete andares com 14 apartamentos e estava com as vigas deterioradas. Um mercadinho e um boutique ao lado do prédio também foram atingidos.

Foi montada uma força tarefa dos Bombeiros Militares, Defesa Civil, Polícia Militar, Serviço de Assistência Móvel de Urgência (Samu), Bombeiros Civis, Autarquia Municipal de Trânsito e Instituto José Frota para atender as vítimas. Cinco cães farejadores que estiveram na tragédia de Brumadinho (MG) estão nos escombros do 'Andréa', do mercadinho e da boutique. Eles já localizaram três pessoas com vida no local.


APOIO - Os vereadores Antônio Henrique, Sargento Reginauro, Larissa Gaspar, Doutor Porto, Plácido Filho, Cláudia Gomes e Guilherme Sampaio estão no local, ao lado do prefeito Roberto Cláudio, do governador Camilo Santana e dos deputados estaduais José Sarto, Fernando Santana, Queiroz Filho, Patrícia Aguiar, Elmano de Freitas, Heitor Férrer, Tony Brito, Danniel Oliveira, Acrísio Sena e o deputado federal Capitão Wagner.


CAMILO - O governador Camilo Santana lançou nota sobre o desabamento do Condomínio Andréa:

"Sobre o desabamento do prédio residencial em Fortaleza, determinei o uso de toda a força operacional dos Bombeiros, Samu, Polícia Militar, Defesa Civil e todos os órgãos estaduais que possam auxiliar no socorro às vítimas. Estava chegando a Brasília para cumprir agendas quando recebi essa lamentável notícia. Cancelei toda a agenda e retornei imediatamente para Fortaleza para acompanhar a operação de resgate. Além das ações efetivas das nossas forças de segurança, façamos uma corrente de oração para que as vidas sejam salvas".

RESGATADOS - Os nomes de sete pessoas resgatadas com vida:

  1. Fernando Marques,  de 20 anos, foi o primeiro resgatado com vida dos escombros. Levado ao hospital Otoclínica recebeu alta na tarde de terça-feira (15).
  2. Antônia Peixoto Coelho, de 72 anos. Estado de saúde é considerado grave. Internada num hospital particular.
  3. João Ycaro Coelho de Menezes, de 35 anos, sobrinho de Antônia Peixoto Coelho. Internado no Frotinha de Messejana em recuperação.
  4. Cleide Maria da Cruz Carvalho, de 60 anos. Foi encaminhada para hospital com ferimentos no corpo, mas quadro de saúde é estável.
  5. David Sampaio Martins, universitário de 22 anos. Sofreu escoriações e foi levado a um hospital particular e recebeu alta na tarde desta quarta (16).
  6. Gilson Moreira Gomes, de 53 anos, cliente do mercadinho que foi atingido pelo desabamento do Condomínio Andréa. Internado no IJF.
  7. Francisco Rodrigues Alves, de 59 anos, zelador. Internado no IJF.
Os seis desaparecidos:
  1. Aposentado Vicente de Paula Vasconcelos de Menezes, de 86 anos.
  2. Filha de Vicente Menezes, Rosane Marques de Menezes, de 56 anos.
  3. Operador de ar condicionado, Erivelton.
  4. Vidraceiro Lima.
  5. Síndica do 'Andréa', Maria das Graças Rodrigues.
  6. Psicóloga Nayra Pinho Silveira.
O entregador de água Frederick Santana dos Santos e aposentada Izaura Menezes morreram e mais dois corpos (um homem e uma mulher) ainda não identificados.

SOLIDÁRIA - O Fortaleza Solidária, junto com o grupo de voluntários Abraçando a Comunidade, lançou uma ação emergencial de ajuda às famílias vítimas do desabamento.

Foram 13 famílias que num piscar de olhos perderam tudo o que tinham. Seus entes queridos, fotos, roupas, alimentos e móveis.

"É momento de unir todos os Fortalezenses para ajudar as vítimas do desabamento. Elas podem ter perdido seu chão, mas têm a nós: a grande família chamada Fortaleza.

Você pode ajudar entrando no fortalezasolidaria.org.br e se inscrevendo na ação Fortaleza Unida pelas Famílias Vítimas do Desabamento.

Você pode doar:

  • Alimentos não perecíveis.
  • Vestuário.
  • Itens de higiene pessoal.
  • Toalhas, lençóis.
  • E o que mais seu coração desejar", diz nota do Fortaleza Solidária.
Vizinhos, Cruz Vermelha, Universidade de Fortaleza, voluntários e Assembleia Legislativa aderiram a campanha do Fortaleza Solidária.

NOTA - Eis a Nota Oficial do Governo do Ceará sobre a tragédia do Andréa:

"O Governo do Estado do Ceará e a Prefeitura Municipal de Fortaleza informam que todo o trabalho de resgate às vítimas do desabamento do prédio no bairro Dionísio Torres se mantém ininterrupto.

Desde o registro do acidente, o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Samu, com médicos reguladores e intervencionistas, e AMC trabalham com toda a logística de atendimento no local.

A Secretaria de Saúde acionou o protocolo de ocorrências com múltiplas vítimas e o Instituto Doutor José Frota (IJF) disponibilizou salas de cirurgia e equipes médicas que estão de sobreaviso.

A expectativa é que no momento do acidente 18 pessoas estivessem no prédio que desabou e nas imediações. Até agora, foram realizados dez resgates, sendo oito de vítimas com vida e uma vítima fatal.

As vítimas resgatadas são avaliadas e, conforme a criticidade do quadro, são transferidas para as unidades da rede hospitalar conforme o perfil de cada caso. Equipes de resgate trabalham no sentido de resgatar as oito vítimas reportadas pelas famílias como desaparecidas".

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...