Pular para o conteúdo principal

Residência Multiprofissional em Saúde do IJF humaniza trato de pacientes

Explorar novas possibilidades, desenvolver técnicas, trabalhar os pacientes de forma abrangente, multidisciplinar e humanizada. Estas são algumas competências que desafiam o dia a dia da turma de Residência Multiprofissional em Saúde do Instituto Dr. José Frota (IJF), programa realizado em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) desde 2014.


Renata Barreira, coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde

Coordenado pelo Centro de Estudos e Pesquisas do IJF (CEPESQ), o curso de especialização imersiva contempla profissionais de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Psicologia, que são incorporados à rotina do hospital. Cada turma reúne 16 residentes, que cumprem carga horária de 12 horas diárias ou 60 horas semanais, completando uma jornada de 5.760 horas ao longo de dois anos.

Para além do extenso ensino teórico-prático no que é hoje o maior hospital de urgência e emergência do Ceará, o programa também confere aos residentes a convivência direta com colegas de outras profissões, que não só ampliam as possibilidades de tratamento e abordagem em relação aos pacientes, mas intensificam a experiência no ambiente hospitalar, conforme destaca a coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, Renata Barreira.

Segundo a residente Caroline Vasconcelos, as intervenções em grupo são mais eficientes graças às outras possibilidades de atividades que vão além do desenvolvimento de técnicas

“Os participantes estão imersos em várias atividades teóricas, transversais e comuns a todos os profissionais de todas as residências, além do programa mais específico em urgência e emergência, que também aborda as questões referentes a cada categoria profissional. Isso garante um olhar muito mais amplo e abrangente, para além da própria profissão”, explica.

Renata aponta, ainda, que o programa é potente por ser um projeto de residência muito amplo e que já é bem consolidado. “O lócus é referência na nossa cidade, o espaço acolhe traumas e todo tipo de violência externa. É um hospital que exige respostas muito rápidas e profissionais muito capacitados, e recebe pacientes extremamente complexos”, destaca.

Para a residente de Psicologia Andyslene Freitas, 27 anos, a oportunidade de trabalhar com outras profissões é um diferencial. “Podemos perceber o sujeito dentro de dimensões sociais que interferem nesse processo da saúde e, a partir disso, dialogar de forma que todo o trabalho se torna também mais benéfico para o paciente”, diz.

"São 12 horas do nosso dia e é tudo muito intenso, mas também é muito gratificante”, garante Iashena Mendes

Segundo a residente de Enfermagem Caroline Vasconcelos, de 26 anos, as intervenções em grupo são mais eficientes graças às outras possibilidades de atividades inclusas na carga horária, que vão além do desenvolvimento de técnicas. “São estudos de caso, realização de seminários, tudo em momentos de interação e compartilhamento de experiências com as outras categorias profissionais", comenta.

Viviane Pacífico (24), residente de Enfermagem, afirma que "a experiência é um diferencial em relação a outras especializações na área da saúde. É interessante estar dentro do cenário da prática, não se compara a nenhuma outra modalidade de especialização.”

Por sua vez, Iashena Mendes, de 27 anos, também residente de Enfermagem, destaca que é inovador participar deste tipo de programa. “É uma imersão profunda no serviço, além de ter um retorno financeiro. São 12 horas do nosso dia e é tudo muito intenso, mas também é muito gratificante”, garante.

O curso de especialização imersiva contempla profissionais de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Psicologia

Residência Médica - Conforme o tutor de internos do Programa de Residência de Medicina de Emergência do IJF, Maximiliano Porto, o Hospital é referência como escola para médicos, tanto pela diversidade de diagnósticos, por ser um grande centro de trauma, como pelo fato de os profissionais já terem incluído em suas rotinas o aprendizado de colegas mais jovens. “O IJF tem a configuração de priorizar o paciente no atendimento e ao mesmo tempo transmitir esses conhecimentos e dar oportunidade, com responsabilidade e supervisão, em todos os níveis de complexidade”, ressalta.

O tutor conta que a rotina dos médicos aprendizes envolve desde habilidades de comunicação com os pacientes ao campo cirúrgico, passando pela carga teórica, que inclui também lições de ética e profissionalismo. “O residente precisa se apresentar de forma profissional, adequada, segura e ética, de forma que o paciente seja valorizado do ponto de vista de uma consulta, atendimento e cirurgia bem feitos, seguindo todos os passos e oportunizando a formação”, conclui.

Com informações e fotos da Coordenadoria de Comunicação da PMF.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

99 lança campanha sobre vantagens do MEI

Desde 2018, os motoristas autônomos que trabalham por aplicativo tiveram sua atividade regulamentada por legislação federal e passaram também a ter de contribuir com a Previdência Social. Existem algumas opções para fazer isso e uma delas é como Microempreendedor Individual (MEI).

Pensando em ajudar o motorista parceiro a fazer o cadastro de forma rápida e fácil, a 99, empresa de mobilidade urbana que integra a gigante global DiDi Chuxing, preparou uma campanha educativa que reúne materiais online e offline que explicam as vantagens de se tornar MEI.

Ao manter o pagamento em dia da contribuição, o profissional tem direito à aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte para seus dependentes e auxílio-maternidade, para as motoristas parceiras, além da contagem de tempo e contribuição para a aposentadoria. A ação é resultado de uma parceria com o Ministério da Economia e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Nossos esforços foram para constru…

Semana do MEI

Como comprar, como vender, como administrar o seu dinheiro e como se planejar para crescer com segurança. Esses são alguns dos temas que estarão em pauta na IX Edição da Semana do MEI- Microempreendedor Individual, que o Sebrae realiza, de 8 a 13 de maio e que esse ano terá maior ênfase em orientações em planejamento financeiro, gestão de recursos e como sair da inadimplência, em apoio à Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece no mesmo período, realizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). Durante os seis dias do evento, os interessados vão poder tirar dúvidas e participar de palestras, oficinas e capacitações com ênfase, justamente, na gestão financeira do negócio. Assim, o empreendedor cearense terá acesso, também, aos serviços de orientação empresarial sobre gestão, obrigações e benefícios do MEI e também poderá se formalizar, dar baixa ou promover alterações em seu registro do MEI, além de realizar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que d…

Câmara homenageia 160 anos da Igreja Presbiteriana no Brasil

Atendendo a requerimento do vereador Gardel Rolim (PDT), a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), realiza, nesta terça-feira (10), às 19h30, no Plenário Fausto Arruda, Sessão Solene em homenagem aos 160 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB).
A solenidade contará com as executivas dos Sínodos do Ceará e do Nordeste, representados pelo Secretário Executivo da Supremo Concílio da IPB, Reverendo Juarez Marcondes Filho, além de líderes evangélicos e a sociedade civil.

De formação presbítera, Gardel Rolim, possui relação histórico familiar com a Igreja Presbiteriana. “Para mim é um momento muito rico e importante, pois, além de ser uma homenagem muito justa, tem um papel simbólico e pessoal. Na verdade, é uma oportunidade de retribuição em homenagem por tudo aquilo que a Igreja Presbiteriana representa na minha vida do ponto de vista espiritual”, destaca.

História - O surgimento do presbiteranismo no Brasil resultou do pioneirismo e desprendimento do Rev. Ashbel Green Simonton (1833-186…

Morre Tarcísio Santos

Começo esta segunda-feira (16) com um aperto no coração.

Morreu no final do domingo (15) o amigo jornalista Tarcísio Santos do Carmo. Ele sofreu um ataque cardíaco fulminante em casa no bairro Otávio Bonfim.

Trabalhei com Tarcísio Santos nos jornais O Povo e Diário do Nordeste. Ele cobriu a Assembleia Legislativa. Foi integrante ainda da equipe do Alan Neto na Rádio Iracema e da Rádio Uirapuru.

Identificado pelos cores alvinegras do Ceará, Tarcísio Santos era daquelas pessoas que ninguém deixava de gostar.

Jeito simples, mas sempre bem vestido, Tarcísio Santos viveu bem seus 78 anos.

Velório acontece na Alvorada (Avenida Domingos Olímpio, 1021) com enterro às quatro da tarde no Parque da Saudade.

O Sindicato dos Radialistas e  Publicitários emitiu nota de pesar: "Faleceu, na noite deste domingo, em Fortaleza, o radialista Tarcísio Santos! Pêsames à família e amigos!"

Alano Maia - "Nossa saudade e respeito pelo amigo Tarcísio Santos. Um aliado de todas as horas. Que Deus o tenh…

Morre Capitão Nunes Costa

Informa o correspondente de Maranguape, Jorge Luiz, que "faleceu sábado (14), por volta das 23 horas em São Paulo, o capitão reformado do Exército Brasileiro e ex-diretor geral da Guarda Municipal de Maranguape, Francisco Nunes Costa. Ele vinha de avião do Rio Grande do Sul com escala em Congonhas e passou mal e foi levado ao hospital, mas não resistiu. Ele estava acompanhado de sua esposa, dona Hilda.

Capitão Nunes deixa o legado de um homem probo, idealista, sério, inteligente, abnegado em fazer o bem e que amava tudo que fazia.
Um homem de família e que gozava da admiração de todos. Pertence a uma numerosa e respeitada família tradicional de nossa cidade. Era filho da professora Edite Nunes Costa. Deixa esposa, dona Hilda, Vagner, Samuel, Vládia e Cecília (seus filhos) e netos.
Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos e em especial ao amigo Vágner Nunes".

Postagens mais visitadas deste blog

99 lança campanha sobre vantagens do MEI

Desde 2018, os motoristas autônomos que trabalham por aplicativo tiveram sua atividade regulamentada por legislação federal e passaram também a ter de contribuir com a Previdência Social. Existem algumas opções para fazer isso e uma delas é como Microempreendedor Individual (MEI).

Pensando em ajudar o motorista parceiro a fazer o cadastro de forma rápida e fácil, a 99, empresa de mobilidade urbana que integra a gigante global DiDi Chuxing, preparou uma campanha educativa que reúne materiais online e offline que explicam as vantagens de se tornar MEI.

Ao manter o pagamento em dia da contribuição, o profissional tem direito à aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte para seus dependentes e auxílio-maternidade, para as motoristas parceiras, além da contagem de tempo e contribuição para a aposentadoria. A ação é resultado de uma parceria com o Ministério da Economia e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Nossos esforços foram para constru…

Semana do MEI

Como comprar, como vender, como administrar o seu dinheiro e como se planejar para crescer com segurança. Esses são alguns dos temas que estarão em pauta na IX Edição da Semana do MEI- Microempreendedor Individual, que o Sebrae realiza, de 8 a 13 de maio e que esse ano terá maior ênfase em orientações em planejamento financeiro, gestão de recursos e como sair da inadimplência, em apoio à Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece no mesmo período, realizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). Durante os seis dias do evento, os interessados vão poder tirar dúvidas e participar de palestras, oficinas e capacitações com ênfase, justamente, na gestão financeira do negócio. Assim, o empreendedor cearense terá acesso, também, aos serviços de orientação empresarial sobre gestão, obrigações e benefícios do MEI e também poderá se formalizar, dar baixa ou promover alterações em seu registro do MEI, além de realizar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que d…

Câmara homenageia 160 anos da Igreja Presbiteriana no Brasil

Atendendo a requerimento do vereador Gardel Rolim (PDT), a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), realiza, nesta terça-feira (10), às 19h30, no Plenário Fausto Arruda, Sessão Solene em homenagem aos 160 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB).
A solenidade contará com as executivas dos Sínodos do Ceará e do Nordeste, representados pelo Secretário Executivo da Supremo Concílio da IPB, Reverendo Juarez Marcondes Filho, além de líderes evangélicos e a sociedade civil.

De formação presbítera, Gardel Rolim, possui relação histórico familiar com a Igreja Presbiteriana. “Para mim é um momento muito rico e importante, pois, além de ser uma homenagem muito justa, tem um papel simbólico e pessoal. Na verdade, é uma oportunidade de retribuição em homenagem por tudo aquilo que a Igreja Presbiteriana representa na minha vida do ponto de vista espiritual”, destaca.

História - O surgimento do presbiteranismo no Brasil resultou do pioneirismo e desprendimento do Rev. Ashbel Green Simonton (1833-186…

Morre Tarcísio Santos

Começo esta segunda-feira (16) com um aperto no coração.

Morreu no final do domingo (15) o amigo jornalista Tarcísio Santos do Carmo. Ele sofreu um ataque cardíaco fulminante em casa no bairro Otávio Bonfim.

Trabalhei com Tarcísio Santos nos jornais O Povo e Diário do Nordeste. Ele cobriu a Assembleia Legislativa. Foi integrante ainda da equipe do Alan Neto na Rádio Iracema e da Rádio Uirapuru.

Identificado pelos cores alvinegras do Ceará, Tarcísio Santos era daquelas pessoas que ninguém deixava de gostar.

Jeito simples, mas sempre bem vestido, Tarcísio Santos viveu bem seus 78 anos.

Velório acontece na Alvorada (Avenida Domingos Olímpio, 1021) com enterro às quatro da tarde no Parque da Saudade.

O Sindicato dos Radialistas e  Publicitários emitiu nota de pesar: "Faleceu, na noite deste domingo, em Fortaleza, o radialista Tarcísio Santos! Pêsames à família e amigos!"

Alano Maia - "Nossa saudade e respeito pelo amigo Tarcísio Santos. Um aliado de todas as horas. Que Deus o tenh…

Morre Capitão Nunes Costa

Informa o correspondente de Maranguape, Jorge Luiz, que "faleceu sábado (14), por volta das 23 horas em São Paulo, o capitão reformado do Exército Brasileiro e ex-diretor geral da Guarda Municipal de Maranguape, Francisco Nunes Costa. Ele vinha de avião do Rio Grande do Sul com escala em Congonhas e passou mal e foi levado ao hospital, mas não resistiu. Ele estava acompanhado de sua esposa, dona Hilda.

Capitão Nunes deixa o legado de um homem probo, idealista, sério, inteligente, abnegado em fazer o bem e que amava tudo que fazia.
Um homem de família e que gozava da admiração de todos. Pertence a uma numerosa e respeitada família tradicional de nossa cidade. Era filho da professora Edite Nunes Costa. Deixa esposa, dona Hilda, Vagner, Samuel, Vládia e Cecília (seus filhos) e netos.
Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos e em especial ao amigo Vágner Nunes".