Pular para o conteúdo principal

Fortaleza começa a sanitização da cidade

O prefeito Roberto Cláudio anunciou, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, novas ações direcionadas ao enfrentamento da Covid-19 em Fortaleza.

Após participar de reunião com o Comitê Municipal da Saúde, o Gestor apresentou, nesta segunda-feira (20), a atual situação epidemiológica no Município e defendeu a continuidade do Isolamento Social.


Novo esforço de sanitização Em virtude da situação epidemiológica, a Prefeitura de Fortaleza inicia, nesta segunda-feira, um novo esforço de sanitização em territórios estratégicos da Cidade. A iniciativa consiste na circulação de caminhão vaporizador que visa à higienização de ambientes inertes.

“O eixo Cristo Redentor, Barra do Ceará, Vicente Pinzón e Cais do Porto nos preocupa pelo número de óbitos contabilizados. Utilizaremos um caminhão vaporizador a exemplo do que foi usado na China. Ele tem a propriedade de higienizar ambientes, vaporizando substâncias importantes nos telhados, nas calçadas, nos jardins. Tem uma propriedade para evitar a contaminação e a proliferação do vírus de ambientes inertes, como paredes e pisos”, especificou, adiantando que o benefício chegará a outras regiões conforme a situação epidemiológica.

Paralelamente, há um conjunto de ações desenvolvidas em parceria entre diversos órgãos municipais. “Estamos trabalhando com a Guarda Municipal, a AMC e os agentes de endemias para que as pessoas cumpram o isolamento social. Estamos solicitando, também, que os grupos de risco com diagnósticos sugestivos procurem a emergência”, completou.

Roberto Cláudio destacou a importância da união de esforços entre a Prefeitura e o Exército Brasileiro para o enfrentamento desta crise. “Devemos registrar um agradecimento à 10ª Região Militar. Começa hoje, no terminal do Papicu, um esforço, com a Prefeitura, de sanitização. Será um teste piloto. A gente vai aprender com o Exército, aprimorar, ajustar e levar a cada um dos terminais de ônibus e espaços de grande circulação”, antecipou.
“Os dados epidemiológicos nos ajudam a conhecer o número e o padrão de casos e de óbitos, além de identificar os locais de maior ocorrência. É importante esclarecer a importância das ações individuais e coletivas e estabelecer prioridades”, introduziu o prefeito.

Casos confirmados por bairro - De acordo com o levantamento apresentado, os bairros Meireles (211), Aldeota (166), Cocó (77), Fátima (52), Dionísio Torres (48), Guararapes (42), Mucuripe (41), Papicu (38), Vicente Pinzon (36), São João do Tauape (32), Barra do Ceará (31), Joaquim Távora (31), Jangurussu (30), Passaré (30) e Pici (25) lideram o número de casos confirmados na tarde desta segunda-feira (20).

Óbitos confirmados por bairro - Diante do cenário observado, a gestão municipal esclareceu o descompasso entre os indicadores. “Os bairros mais nobres foram os que tiveram o maior número de casos confirmados laboratorialmente. No entanto, há mais óbitos confirmados em outras regiões da Cidade. A Barra do Ceará, por exemplo, é a primeira em número de óbitos. Isso acontece porque a capacidade de testagem é muito pequena. Mesmo em países ricos, a testagem tem acontecido prioritariamente ou exclusivamente no ambiente hospitalar. Muitas pessoas assintomáticas ou com sintomas leves não testam positivo porque não fazem o exame e não têm seu caso confirmado e registrado”, explicou Roberto Cláudio.

Nessa perspectiva, a Organização Mundial da Saúde (OMS) está estipulando o número de óbitos como o indicador de risco mais eficiente para o acompanhamento de ações epidemiológicas e assistenciais. “A gente estima, em Fortaleza, que, para cada caso de óbito, haja, em média, 100 pessoas contaminadas. Por essa conta, a Barra do Ceará, ao registrar 9 óbitos, pode contabilizar, pelo menos, 900 casos de Covid-19. A circulação viral já está na Cidade inteira. As ações serão pautadas por esses parâmetros”, detalhou o prefeito.

Isolamento Social - Objetivando reduzir a velocidade da contaminação, a sobrecarga do Sistema de Saúde e o consequente número de óbitos, o prefeito voltou a defender a continuidade do Isolamento Social, atendendo às diretrizes estipuladas pelas autoridades de saúde internacionalmente reconhecidas.

“É importante registrar que, neste momento, estamos inaugurando uma nova fase de isolamento. A cada dia, acumulam-se mais evidências científicas e aprendizados entre as nações. E nada é tão efetivo para a prevenção do que o isolamento e o distanciamento social. De todas as necessidades e desafios impostos, incluindo todas as dimensões, incluindo emprego e renda, nenhuma é mais nobre e eticamente correta do que salvar vidas. Estamos agindo para conter as consequências sociais e econômicas que o isolamento prolongado acaba gerando”, lembrou.

Ampliação da assistência à Saúde - Em sua fala, Roberto Cláudio também mencionou os esforços municipais em prol da expansão dos leitos assistenciais oferecidos à população fortalezense.

Plano de expansão para o IJF 2 - No último sábado (18), a Prefeitura de Fortaleza inaugurou 10 novos leitos de terapia intensiva no Instituto Doutor José Frota 2 (IJF2), destinados a pacientes acometidos pela Covid-19. Até esta terça-feira (21), 10 outros serão entregues, ampliando a capacidade assistencial da Unidade.

“Dos 40 leitos já inaugurados, três estão desocupados. Entretanto, já temos pacientes em UPAs, entubados, aguardando a transferência e a regulação. A despeito de a gente ter mais pacientes em UPAs aguardando internamento hospitalar, nem todos os pacientes podem ser transferidos em virtude de instabilidades cardiorrespiratórias. Só transferimos pacientes em condições de estabilidade e segurança”, informou.

O prefeito anunciou o plano de expansão previsto até o fim deste mês. “Até o final do mês de abril, abriremos um novo andar com 44 outros leitos de UTI. Estamos aguardando a aquisição de respiradores, que devem chegar até o próximo domingo. Serão contabilizados, então, 94 leitos de UTI no IJF2”, afirmou.

Hospital de Campanha do Estádio Presidente Vargas - O Hospital de campanha instalado no Estádio Presidente Vargas já conta, desde o último sábado (18), com 51 leitos entregues pela Prefeitura. Desde então, há pacientes transferidos e em transferência por meio de logística de regulação.

“Tivemos pacientes transferidos sábado, domingo e em transferência ao longo do dia de hoje, principalmente, de UPAs e dois pacientes em alta da UTI do IJF2. Estamos transferindo, até as 19 horas, cerca de 1 paciente por hora para trazer toda a segurança na internação. Devemos, a partir das 19 horas, aumentar essa média para dois pacientes por hora”, apontou Roberto Cláudio, estimando para os próximos dias novas transferências para o segundo bloco da Unidade.

O reforço chega em momento oportuno para o Município. “Houve um crescimento da demanda neste fim de semana, que sugere um aumento da frequência de pessoas contaminadas. Estamos, na Cidade, ampliando a capacidade assistencial nos leitos municipais e estaduais”, completou o Gestor.

Testagem - No tocante à testagem, o prefeito esclareceu os critérios estabelecidos. “Em todas as UPAs municipais, no Hospital do PV e no IJF2, a gente está com kits de testagem para o seguinte fim: confirmar diagnóstico em pacientes sintomáticos e em profissionais da Saúde para reduzir o ciclo de contaminação. Um paciente diagnosticado precisa seguir protocolos específicos e definir prognósticos”, declarou.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Morre ex-prefeito de Aquiraz

Morreu neste domingo (12), de Covid 19, aos 75 anos, o ex-prefeito de Aquiraz e empresário, Antônio Fernando Freitas Guimarães (PSB).

A comunicação da morte foi feita por um filho de Guimarães:
- É com a maior dor que tenho na minha vida e da nossa família, que informo a vocês que meu pai Antônio Fernando Freitas Guimarães partiu para o plano superior, para ficar do lado do nosso Senhor Jesus Cristo, agradeço toda corrente de oração e fé que foi feita, porém Deus o todo poderoso sabe de todas as coisas, e devemos entender que os planos dele são maiores que os nossos! Um abraço a todos!".
Guimarães foi prefeito de Aquiraz de 2013-2016. Ele era baiano de Salvador e nasceu em 18 de abril de 1945.

Postagens mais visitadas deste blog

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Morre ex-prefeito de Aquiraz

Morreu neste domingo (12), de Covid 19, aos 75 anos, o ex-prefeito de Aquiraz e empresário, Antônio Fernando Freitas Guimarães (PSB).

A comunicação da morte foi feita por um filho de Guimarães:
- É com a maior dor que tenho na minha vida e da nossa família, que informo a vocês que meu pai Antônio Fernando Freitas Guimarães partiu para o plano superior, para ficar do lado do nosso Senhor Jesus Cristo, agradeço toda corrente de oração e fé que foi feita, porém Deus o todo poderoso sabe de todas as coisas, e devemos entender que os planos dele são maiores que os nossos! Um abraço a todos!".
Guimarães foi prefeito de Aquiraz de 2013-2016. Ele era baiano de Salvador e nasceu em 18 de abril de 1945.