Pular para o conteúdo principal



Fortaleza esclarece logística de atendimento aos pacientes com Covid-19

A Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o Governo do Ceará, segue intensificando o enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus. Durante entrevista coletiva virtual, foram compartilhadas, na noite desta quinta-feira (2), medidas preventivas e assistenciais relativas à Covid-19.



Na oportunidade, a secretária da Saúde de Fortaleza, Joana Maciel (foto), e o titular da Secretaria da Saúde do Estado, Doutor Cabeto, traçaram o atual panorama local. O intuito da proposta, além de garantir a transparência, foi esclarecer dúvidas frequentes e assegurar a efetividade das ações implantadas e em implantação.

O gerente da Vigilância Epidemiológica de Fortaleza, Antônio Lima, detalhou os dados recém-divulgados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Até o momento, 413 pessoas estão acometidas pela Covid-19 na Capital e 50 bairros já registram casos confirmados da doença, despertando a atenção da gestão.

Os pacientes com sintomas de Covid-19 devem procurar inicialmente os postos de saúde e as UPAs. Havendo necessidade, serão encaminhados, mediante regulação, em ambulâncias do Samu

“Os primeiros casos registrados em Fortaleza estiveram, inicialmente, concentrados em regiões centrais, predominantemente compostas pelos bairros da Regional II. A epidemia, portanto, foi iniciada com casos importados. Hoje, já se percebe uma dispersão em velocidade moderada para diversos territórios da Cidade. O isolamento, no entanto, está garantindo a lentificação da dispersão. O cenário poderia ser ainda mais grave”, garantiu.

Das 21 mortes confirmadas no Estado, 17 foram em Fortaleza. “Estamos investigando as circunstâncias de cada um dos óbitos para aprender com cada um deles. Nosso objetivo é reduzi-los ao máximo”, acrescentou Doutor Cabeto.

Ainda de acordo com o titular da Sesa, os níveis de mortalidade no Ceará oscilam entre 1 e 2%. Conforme o gestor, o Estado tem expandido as notificações, realizando cerca de 400 exames por dia no Ceará. “O objetivo é entregar aos especialistas e à sociedade a realidade mais fidedigna, considerando a importância epidemiológica e individual. A vida das pessoas importa”, declarou.

Nessa perspectiva, a secretária da Saúde de Fortaleza, Joana Maciel, classificou as medidas preventivas como essenciais, defendendo a continuidade do isolamento social. “A prevenção é a nossa melhor alternativa, mas é fundamental que a população, ao apresentar sintomas, saiba como e onde procurar assistência. Os grupos de risco são a nossa maior preocupação, mas pacientes em geral com sintomas gripais persistentes, como tosse ou febre por mais de três dias, associados à falta de ar, devem procurar as nossas unidades”, alertou.

Na oportunidade, a titular da SMS reforçou as ações desprendidas pela Prefeitura de Fortaleza e pelo Governo do Estado visando ao enfrentamento ao cenário vigente. “Nós estamos ampliando o número de leitos Municipais e Estaduais. Em Fortaleza, estamos fortalecendo todos os pontos de atenção, incluindo postos de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais”, disse.

O cenário assistencial vem sendo fortalecido por meio da atuação de 75 novos médicos distribuídos pelos postos de saúde da Capital. Paralelamente, até o dia 10 de abril, cinco UPAs municipais serão equipadas com novos leitos, totalizando 140 unidades de observação. “Nesta quinta-feira, a UPA do Edson Queiroz já recebeu 20 novos leitos desta leva. A implantação dos demais será gradativa ao longo dos próximos dias”, anunciou.

Além do Hospital Leonardo da Vinci, entregue pelo Governo do Estado, o Instituto Dr. José Frota 2 (IJF2) e o hospital emergencial em construção no Estádio Presidente Vargas reforçarão a atenção aos pacientes diagnosticados. “Já temos 20 leitos de UTI entregues no IJF2. Até sábado, serão 30. Até o final de maio, 175. Os pacientes de maior complexidade serão devidamente assistidos. Já o Hospital do PV poderá oferecer até 306 leitos para casos de baixa e média complexidade”, detalhou.

Logística de atendimento - A secretária Joana Maciel enfatizou a logística de atendimento disponibilizada, orientando a população sobre a porta de entrada para os atendimentos iniciais, ofertados pelos postos de saúde e pelas UPAs. “Nossos hospitais não terão pronto socorro. Os pacientes deverão procurar inicialmente os postos de saúde e as UPAs. Havendo necessidade, serão encaminhados mediante regulação em ambulâncias do Samu”, esclareceu.

Por meio de parceria com o Sopai, serão disponibilizados, ainda, 50 novos leitos infantis voltados à internação. Ainda de acordo com Joana, a capacidade instalada em Fortaleza, em perspectiva geral, chegará a 661 novos leitos. “Poderemos chegar a 471 de UTI neste primeiro período. Número passível de ampliação dependendo da necessidade”, finalizou.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lô Borges

GRANDE PERDA PARA A MÚSICA BRASILEIRA | O cantor e compositor Lô Borges, um dos fundadores do histórico movimento Clube da Esquina e referência da Música Popular Brasileira, morreu na noite de domingo (2), aos 73 anos, em Belo Horizonte. Ele estava internado no Hospital Unimed, desde 18 de outubro, para tratar um quadro de intoxicação medicamentosa. Nascido Salomão Borges Filho em 10 de janeiro de 1952, na capital mineira, Lô construiu uma das trajetórias mais marcantes da MPB. Ao lado de Milton Nascimento e Beto Guedes, foi peça fundamental na criação do Clube da Esquina, movimento que revolucionou a música brasileira nos anos 1970, unindo rock, jazz, bossa nova e sonoridades latino-americanas. Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva:   Hoje nos despedimos de um dos grandes nomes da nossa música popular brasileira, Lô Borges. Suas canções, que começaram a nascer nas esquinas de Belo Horizonte, ultrapassaram as fronteiras de Minas Gerais e estão gravadas não apenas em álbun...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lô Borges

GRANDE PERDA PARA A MÚSICA BRASILEIRA | O cantor e compositor Lô Borges, um dos fundadores do histórico movimento Clube da Esquina e referência da Música Popular Brasileira, morreu na noite de domingo (2), aos 73 anos, em Belo Horizonte. Ele estava internado no Hospital Unimed, desde 18 de outubro, para tratar um quadro de intoxicação medicamentosa. Nascido Salomão Borges Filho em 10 de janeiro de 1952, na capital mineira, Lô construiu uma das trajetórias mais marcantes da MPB. Ao lado de Milton Nascimento e Beto Guedes, foi peça fundamental na criação do Clube da Esquina, movimento que revolucionou a música brasileira nos anos 1970, unindo rock, jazz, bossa nova e sonoridades latino-americanas. Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva:   Hoje nos despedimos de um dos grandes nomes da nossa música popular brasileira, Lô Borges. Suas canções, que começaram a nascer nas esquinas de Belo Horizonte, ultrapassaram as fronteiras de Minas Gerais e estão gravadas não apenas em álbun...