Pular para o conteúdo principal



Shalom faz Retiro Virtual na Semana Santa

A Semana Santa, momento mais importante do ano litúrgico, é reservada para o mergulho na fé católica, momento em que a igreja celebra a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo em recolhimento, oração e fé. 


Neste ano, o tradicional retiro de Semana Santa da Comunidade Católica Shalom será realizado online devido a pandemia de Coronavírus. As tradicionais celebrações, tanto na Catedral Metropolitana de Fortaleza quanto na Comunidade Católica, serão transmitidas pela internet.

“Neste ano nós temos a oportunidade de viver uma quaresma diferente. Estamos em todas as partes do mundo vivendo o isolamento social. No entanto, usaremos esse isolamento social para aproveitarmos e aprofundarmos a nossa fé. Queremos aproveitar de todas as oportunidades que a divina providência nos dá para vivermos, ainda mais, o nosso ser discípulo de Jesus, contemplar a cruz e o filho de Deus que por amor a nós ressuscita e nos leva para a eternidade”, disse o Padre Silvio Scopel, Assistente Local da Comunidade Shalom na Arquidiocese de Fortaleza.

Tema do retiro - “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” - Gálatas 2:20 – Esse versículo é o tema do Retiro de Semana Santa desse ano.

Padre Silvio Scopel explica que é uma alegria refletir sobre essa passagem bíblica. “O filho de Deus por mim se entregou e mergulharmos, assim, no amor do Pai que se derrama a e dá a nós, na cruz de nosso senhor jesus cristo”, disse.

Programação - As atividades do retiro começam neste domingo (5), às 8 horas, com transmissão da Missa dos Ramos direto da Catedral de Fortaleza com o arcebispo dom José Antônio e às 10 horas pregação com o fundador da comunidade, Moysés Azevedo.

A programação do retiro retorna na Quinta-feira Santa (9), às 14h30. A transmissão acontecerá da capela Manjedoura da Paz. “Você estará em casa e nós estaremos transmitindo pelo youtube. Mergulharemos no mistério da Santa Ceia do Senhor, na instituição da eucaristia”, reforçou Padre Silvio. Às 18h30, novamente, estaremos na Catedral de Fortaleza transmitindo a Missa da Santa Ceia do Senhor com o nosso arcebispo.

Na sexta-feira (10), às 8 horas, a programação começará com as laudes, pregação, muita oração e a tradicional Via Sacra. Às 15 horas na Catedral, com o Arcebispo Dom José Antônio celebrando a Paixão do Senhor.

No sábado (11), às 14h30, a transmissão será feita da capela Manjedoura da Paz. Segundo o Padre Silvio Scopel, a cofundadora e formadora geral da Comunidade Católica, Maria Emmir Oquendo Nogueira, participará da transmissão realizando meditação sobre a descida de Jesus à Mansão dos Mortos. “Ela estará conosco nos ajudando a viver melhor o sábado santo”. Às 18h30 haverá a missa solene da Vigília Pascal.

No Domingo da Ressurreição (12), o retiro virtual começa às 14h30, com muito júbilo pela Ressurreição do Senhor e a tradicional pregação de Moysés Azevedo sobre o Cristo ressuscitado. “Após a pregação do Moysés teremos Adoração ao Santíssimo Sacramento”, pontua o padre. Haverá transmissão das missas das 12 horas, com o Padre Franco, e às 18h30 com o Padre Silvio Scopel.

Padre Silvio Scopel pede para que as pessoas que vão participar do Retiro que decore a casa e transforme o lar em uma Igreja doméstica. “Vamos estar em casa, então convido você para preparar o ambiente. Decore a sua casa com a cruz, com os pães, o vinho, imagens de Jesus ressuscitado. Mantenhamos em nossos lares todo o clima de oração. Façamos dos nossos lares aquilo que o catecismo nos diz: A família é a igreja doméstica. Se você mora sozinho, você pode fazer da sua casa uma igreja doméstica para celebrar o culto maior de Deus que se dá na Semana Santa, especialmente no domingo de Páscoa”, orientou.

Serviço

Retiro de Semana Santa online da Comunidade Católica Shalom
www.comshalom.org
Domingo de Ramos (5)
8h - Transmissão da Missa dos Ramos direto da Catedral de Fortaleza com o arcebispo dom José Antônio.
10h - Pregação com o fundador da comunidade, Moysés Azevedo.
Quinta-Feira Santa (9)
14h30 – Mistério da Ceia do Senhor e Instituição da Eucaristia com transmissão direto da capela Manjedoura da Paz.
18h30 - Transmissão da Santa Ceia do Senhor direto da Catedral de Fortaleza com o nosso Arcebispo Dom José Antônio.
Sexta-Feira Santa (10)
8h – Transmissão das Laudes, pregação, oração e a tradicional Via Sacra.
15h - Celebração da Paixão do Senhor com transmissão direto da Catedral de Fortaleza com o Arcebispo Dom José Antônio.
Sábado Santo (11)
14h30 – Meditação sobre a descida de Jesus à Mansão dos Mortos com Emmir Nogueira. A transmissão será feita da capela Manjedoura da Paz.
18h30 -Transmissão da missa solene da Vigília Pascal.
Domingo da Ressurreição (12)
14h30 – Tradicional pregação de Moysés Azevedo sobre o Cristo Ressuscitado e Adoração ao Santíssimo Sacramento.
12h - Transmissão da Missa com o Padre Franco.
18h30 - Transmissão da Missa com o Padre Silvio Scopel.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170