Pular para o conteúdo principal

Unifor promove lives com Marcelo Serrano e Mayana Neiva

Confira as lives desta terça-feira (12):


10 horas - Com o avanço do Novo Coronavírus e as orientações de restrição social, os teatros, assim como muitos outros “espaços de aglomeração”, estão fechados. Entretanto, mesmo sem os aplausos presenciais de uma plateia, os atores não estão parados: estes têm se utilizado das redes virtuais para trazer algum conforto às pessoas que precisam do “abraço da arte” nestes tempos de Pandemia.

Para conversar sobre esse assunto, o projeto 'Lives do Conhecimento', da Universidade de Fortaleaa (Unifor), recebe nesta terça-feira (12), o ator Marcelo Serrado. A mediação será feita pela professora Hertenha Glauce, coordenadora do Grupo Mirante de Teatro Unifor.

O evento virtual vai debater o tema: “O papel do ator em contexto de isolamento social”. Marcelo Serrado, que atualmente está no ar em reprise da novela “Fina Estampa”, trouxe para o Teatro Celina Queiroz, em 2004, a peça “Esse alguém maravilhoso que eu amei”, dentro do Projeto Grandes Espetáculos. Em 2011, retornou ao espaço com a comédia “Não existe mulher difícil”.

“Em um primeiro momento, a live vai tratar da relação de Marcelo Serrado com o Ceará, com a Unifor e com o Teatro Celina Queiroz. Depois, conversaremos sobre sua carreira e o que ele tem feito, ou poderá vir a fazer, nesse momento em que precisamos nos reinventar”, explica a professora Hertenha Glauce. O ator possui extensa carreira no Cinema, na TV e no Teatro, tendo recebido diversos prêmios da imprensa. “Essa será uma ‘live da life’. Discutiremos como nós, atores, entendemos nosso papel nesse cotidiano de isolamento social”, destaca Hertenha.

A mediadora, que já encabeçou diversos projetos do Grupo Mirante de Teatro Unifor, compartilha que o bate-papo virtual vai instigar os participantes a pensar como a classe artística pode agir neste momento. “O Teatro em si [na sua forma tradicional] não pode acontecer, mas [nós atores] podemos contribuir de várias formas. Eu acho que esse é o nosso papel. A função que podemos assumir nesse momento é: o que podemos fazer para contribuir com a sociedade de um modo geral em tempos como esse, de pandemia?”, conclui Hertenha Glauce.

'Lives do Conhecimento' - O projeto 'Lives do Conhecimento' realiza a difusão do conhecimento nas plataformas de comunicação da Universidade de Fortaleza, reforçando a sua missão de promover o ensino de qualidade, a pesquisa e a extensão, nas mais diversas áreas do conhecimento. Além disso, a Unifor estimula o diálogo com grandes nomes do pensamento contemporâneo, nacionais e internacionais, contribuindo para o intercâmbio de ideias não só em salas de aulas, mas também em ambientes virtuais, de modo a ampliar os horizontes de estudantes, professores e do público em geral.

Serviço

'Lives do Conhecimento' - "O papel do ator em contexto de Isolamento Social'
Convidado: Marcelo Serrado.

Terça (12), às 10 horas.
Transmissão pelas redes sociais da Unifor (Instagram, Facebook e YouTube) e pela TV Unifor (canal 181 da NET)
Aberto ao público.



19 horas - A atriz Mayana Neiva participa, nesta terça-feira (12), do projeto Cine Diálogos Virtuais, promovido pelo curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz. A conversa acontece a partir das 19h, em ambiente on-line, aberta à participação dos alunos da graduação. Haverá, ainda, transmissão aberta ao público pela TV Unifor (canal 181 da NET) e pelos canais no Facebook e no Youtube da universidade.

Durante o bate-papo, a atriz falará sobre a construção de personagens para o audiovisual, com base na sua vasta experiência na televisão e no cinema. A conversa ocorre no âmbito da disciplina de Direção da primeira graduação em Cinema do Ceará, “Seminários Avançados IV”, ministrada pelo professor Marcelo Müller.

Mayana Neiva nasceu em Campina Grande, na Paraíba, em 1983. Formou-se em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e cursou Drama pela Universidade de São Francisco, na Califórnia. Ex-integrante do grupo de teatro do diretor Antunes Filho, um dos principais nomes teatrais e diretores do Brasil, Neiva atuou em diversas peças, dentre elas “Hello Boy” (2001) e “Paixão de Cristo: o Auto de Deus” (2002).

Estreou na Televisão com a minissérie “A Pedra do Reino” (2007). Desde então, atuou nas novelas “Ti Ti Ti” (2010), “Amor Eterno Amor” (2012), “O Outro Lado do Paraíso” (2017), entre outras da Rede Globo. Na TV Argentina, protagonizou a série “Encerrados” (2015), de Benjamin Ávila e Marcelo Müller - professor do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor. 

No Cinema, atuou nos curtas “O Tempo que Leva” (Direção Cíntia Domit Bittar, 2013) e “Idée Fixe” (Direção Andrew Bell, 2016); e nos longas “Infância Clandestina” (Dir. Benjamín Avila, 2011) e “Beiço de Estrada” (Direção Eliézer Rolim, 2018), entre outros.

Direção - A disciplina de Direção do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, “Seminários Avançados IV”, busca envolver os estudantes nos processos criativos do diretor, direção e “mise en scène”, investigação sobre a função da direção, liderança e na divisão de trabalho em produções audiovisuais.

Os percursos formativos da disciplina são ministrados pelo cineasta e professor Marcelo Müller, diretor de “Eu Te Levo” (2017). Para o professor, a direção deve ser pensada para além do momento do set de filmagem, pois é preciso fragmentar o trabalho do diretor e entender o que acontece em cada uma das etapas da produção de um filme.

Cine Diálogos Virtuais - O projeto é um espaço de debates virtuais sobre a experiência cinematográfica. Criado em 2018, no âmbito da disciplina Cine Experiência III, ministrada pelo professor Márcio Câmara, ampliou-se para as demais disciplinas do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor. Em tempos de isolamento social, tem sido uma importante ferramenta para conectar alunos, realizadores e professores para a troca de ideias. Já participaram dos encontros: Eliane Caffé, Marília Rocha, Halder Gomes, Edmilson Filho, Ana Rieper e Rodrigo Teixeira.

Serviço

Cine Diálogos Virtuais com Mayana Neiva
Curso de Cinema e Audiovisual
Terça (12), às 19 horas.
Em sala virtual do Meet (Google), aberta à participação dos alunos da graduação
Transmissão aberta ao público
TV Unifor - Canal 181 (NET) | Facebook | Youtube
----------------------





18 horas - Economia Solidária é uma nova forma de produzir, consumir, distribuir e financiar os recursos principalmente neste momento de crise, sendo uma alternativa para gerar renda. Para discutir sobre este tema, o Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE), realiza nesta terça-feira (12), live com a Doutora em Sociologia, Elza Franco Braga e a vice-presidente do Corecon-Ceará, Silvana Parente. O bate papo será transmitido no perfil do instagram do Conselho (@coreconceara), a partir das 18 horas.

As especialistas irão trazer reflexões sobre a construção de uma nova economia mais justa e solidária. "Vamos expor os princípios da economia solidária e falar de suas vantagens como concentração de circulação da moeda em uma área, valorização do comerciante local e geração de emprego e renda para as pessoas de uma certa localidade”, explica Silvana Parente.

O Corecon-Ce vem realizando uma série de lives em suas redes sociais com o objetivo de estreitar os laços entre o Conselho e a sociedade, por meio do conhecimento na área econômica. Temas como impactos financeiros nas empresas nos tempos atuais, situação atual dos pequenos negócios, ações e limites do Banco Central para o enfrentamento da crise e como superar os desafios da nova economia, foram assuntos abordados em transmissões anteriores. As transmissões são realizadas às terças e quintas, sempre às 18 horas.

Serviço

Live "Uma outra economia acontece: como ampliar o espaço da Economia Solidária no pós crise?
Terça (12), às 18 horas
Com Elza Franco Braga - doutora em Sociologia e Silvana Parente, vice-presidente do Corecon-Ceará.
Canal: @coreconceara
Gratuito.




19 horas - Live da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), através do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) com Ana Alves:

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre o sonoplasta Diocrim

Morreu neste domingo (14), o radialista Carlos Alberto de Oliveira, o Diocrim. Ele foi operador de áudio e divulgador de discos. Diocrim que iniciou sua carreira no Maranhão transferiu-se para o Rádio de Fortaleza no final da década de 1960.


Trabalhou nas rádios Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Verdes Mares, Cidade AM e rádios no Maranhão; alem de ter sido membro da equipe de produção do show do também já falecido comunicador Bezerra de Menezes (Bezerrão). Diocrim foi divulgador da RGE e empresário de muito artistas cearenses. 
Durante muitos anos foi o operador do Clube dos Tetéus comandado pelo comunicador Colombo Sá, que fazia literalmente eco nos rádios espalhados pelos lares, bares e táxis de Fortaleza com o slogan "Não dorme ninguém, Diocrim", por causa do par de óculos (ocrim) que Carlos Alberto usava, enquanto cuidava do roteiro musical e da sonoplastia do programa, na mesa de áudio da Rádio Clube e depois na Verdes Mares.
Diocrim deixa viúva dona Nailde e órfão as fi…

Conquistas marcam primeiro ano da nova gestão da CDC

O alinhamento com o Governo Federal, além do estreitamento da relação com o Executivo estadual e municipal, fez com que o primeiro ano da nova gestão da Companhia Docas do Ceará fosse marcado por importantes avanços e conquistas. 

Escolhida pelo perfil técnico, a engenheira Mayhara Chaves assumiu a presidência da CDC no dia 24 de junho de 2019, tendo ao seu lado na tomada de decisões os diretores Humberto Castelo Branco (Administração e Finanças), Miguel Andrade (Infraestrutura e Gestão Portuária) e Mário Jorge Cavalcanti (Comercial), além do suporte de todos os colaboradores. Hoje, é possível afirmar que a companhia está saudável financeiramente com base no EBITDA, que apresentou crescimento superior a 180% no período de 12 meses.

Embora adiada temporariamente devido à Pandemia da Covid-19, a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros foi considerada como prioridade pelo Governo Federal, o que possibilitará uma nova receita para investimentos no Porto de Fortaleza.
O arrendamento do …

Postagens mais visitadas deste blog

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre o sonoplasta Diocrim

Morreu neste domingo (14), o radialista Carlos Alberto de Oliveira, o Diocrim. Ele foi operador de áudio e divulgador de discos. Diocrim que iniciou sua carreira no Maranhão transferiu-se para o Rádio de Fortaleza no final da década de 1960.


Trabalhou nas rádios Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Verdes Mares, Cidade AM e rádios no Maranhão; alem de ter sido membro da equipe de produção do show do também já falecido comunicador Bezerra de Menezes (Bezerrão). Diocrim foi divulgador da RGE e empresário de muito artistas cearenses. 
Durante muitos anos foi o operador do Clube dos Tetéus comandado pelo comunicador Colombo Sá, que fazia literalmente eco nos rádios espalhados pelos lares, bares e táxis de Fortaleza com o slogan "Não dorme ninguém, Diocrim", por causa do par de óculos (ocrim) que Carlos Alberto usava, enquanto cuidava do roteiro musical e da sonoplastia do programa, na mesa de áudio da Rádio Clube e depois na Verdes Mares.
Diocrim deixa viúva dona Nailde e órfão as fi…

Conquistas marcam primeiro ano da nova gestão da CDC

O alinhamento com o Governo Federal, além do estreitamento da relação com o Executivo estadual e municipal, fez com que o primeiro ano da nova gestão da Companhia Docas do Ceará fosse marcado por importantes avanços e conquistas. 

Escolhida pelo perfil técnico, a engenheira Mayhara Chaves assumiu a presidência da CDC no dia 24 de junho de 2019, tendo ao seu lado na tomada de decisões os diretores Humberto Castelo Branco (Administração e Finanças), Miguel Andrade (Infraestrutura e Gestão Portuária) e Mário Jorge Cavalcanti (Comercial), além do suporte de todos os colaboradores. Hoje, é possível afirmar que a companhia está saudável financeiramente com base no EBITDA, que apresentou crescimento superior a 180% no período de 12 meses.

Embora adiada temporariamente devido à Pandemia da Covid-19, a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros foi considerada como prioridade pelo Governo Federal, o que possibilitará uma nova receita para investimentos no Porto de Fortaleza.
O arrendamento do …