Pular para o conteúdo principal

Novas 200 UTIs serão montadas em Fortaleza e Interior

O governador do Ceará, Camilo Santana utilizou as rede sociais, na noite desta segunda-feira (18), para atualizar a população sobre as ações de enfrentamento ao coronavírus no Estado. Entre os assuntos, o recebimento de 200 novos respiradores e mais 103 toneladas de equipamentos, a confirmação da reunião com o presidente da República essa semana, novidades sobre a retomada da economia no Ceará e a polêmica sobre o uso da cloroquina para o tratamento da Covid-19.

Chegaram a Fortaleza, na tarde desta segunda-feira (18), 200 respiradores, equipamentos de proteção individual (EPIs) e insumos, totalizando 103,7 toneladas de material adquirido pelo Governo do Ceará no exterior para o enfrentamento ao novo coronavírus. O avião cargueiro da empresa Ethiopian Airlines, fretado pelo Estado, pousou em solo cearense por volta das 15h30, após decolar da China neste final de semana com os utensílios que serão utilizados para reforçar o sistema público de saúde do Ceará e dar segurança aos profissionais que estão atuando na linha de frente do combate à pandemia.

"Com a chegada desses equipamentos vamos conseguir ampliar significativamente os leitos de UTI. São mais 200 respiradores, com os quais vamos montar 200 novas UTIs, tanto na Capital quanto no interior do Estado. Além disso temos os EPIs e os insumos também com mais de 103 toneladas de equipamento, que serão distribuídos a partir do planejamento do secretário de Saúde, Dr. Cabeto", listou o governador, lembrando que já são mais de dois mil leitos abertos exclusivos para tratamento de pacientes com Covid-19 no Estado.

Camilo Santana também comentou sobre testes e um número significativo de pessoas recuperadas. "Já recuperamos quase 15 mil pessoas, nas ainda assim me perguntam por que o Ceará apresenta um alto número de infectados. A resposta é que, comprovadamente, somos hoje o Estado que mais testa no Brasil. E quanto mais se faz testes, mais se tem casos. Estamos enviando testes para o interior, e todas as cidades também receberam EPIs. A testagem é fundamental, dá transparência, inclusive todos os números estão disponibilizados no IntegraSus, e qualquer cidadão pode ter acesso aos dados e números".




Reunião com o presidente e a retomada da economia - O governador do Ceará confirmou que na próxima quinta-feira (21) está confirmada a reunião virtual dos governadores do Brasil com o presidente da República, Jair Bolsonaro para discutir neste momento da pandemia ações de enfrentamento conjunta contra a Covid-19. "Esse é o momento de união, onde precisamos alinhar as ações dos estados, pois o inimigo é comum a todos. Precisamos minimizar os impactos da pandemia, e salvar vidas, esse é o nosso objetivo maior", disse o governador.

Camilo Santana também informou sobre a questão da retomada da Economia no Estado. "Esta semana está sendo finalizada no Grupo de Trabalho o Plano de retomada na Economia, com representantes do Governo, da Secretaria da Saúde, do setor econômico, do setor produtivo. É um plano construído a várias mãos, mas sempre pautado nas condicionantes da ciência e da saúde. Estou confiante que, a partir das ações que temos feito, como a ampliação de UTIs e ações de isolamento, por isso acredito que em breve poderemos retomar de forma gradativa a economia no nosso Estado. E será feita de forma responsável e pautada na ciência, e não na política", explicou Camilo.

Isolamento Social - "A partir de um aplicativo criado em conjunto pelas três operadoras em atividade no Brasil, TIM, Claro/Vivo e OI, o Analytics, cedido aos governos para acompanhar o nível de isolamento por cidade no Estado do Ceará. Em Fortaleza estamos próximos dos 60%, mas nossa meta é de 70%. Mesmo assim, ainda somos um dos estados com melhor nível de isolamento social do Brasil”, enumerou o governador. Camilo lembrou ainda que o decreto de isolamento rígido vale até quarta-feira (20) dessa semana para Fortaleza, com reunião agendada com o prefeito Roberto Cláudio para definir os próximos passos de enfrentamento.

Cloroquina - Camilo Santana lamentou a quantidade de fake news que estão sendo detectadas nas rede sociais, e comentou sobre o uso da cloroquina. “O medicamento está num protocolo do Estado do Ceará, e só poderá ser utilizado com a recomendação de um médico para os seus pacientes. Deixo claro que todas as decisões que o Estado tem tomado são pautadas em questões técnicas e científicas, portanto não há política nessas decisões”, finalizou o governador Camilo Santana.

Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.



Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n