Pular para o conteúdo principal

Porto do Pecém atinge a marca de 10 milhões de toneladas de placas de aço movimentadas

O Porto do Pecém atingiu nesse fim de semana uma marca histórica: 10 milhões de toneladas de placas de aço embarcadas, desde 2016, para outros países e outros estados do Brasil.



As placas são produzidas pela Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). E nesse domingo (17), o Navio MV Menomonee, atracado no berço 7 do Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT), finalizou, após cinco dias de operação, o embarque de 2.338 placas – o equivalente a 48.708 toneladas.

Antes do embarque das placas de aço em direção aos Estados Unidos, iniciado no dia 13 de maio, o terminal cearense contabilizava o total de 9.966.985 de toneladas movimentadas a partir da produção da CSP. Com essa última operação, atingiu se a marca de 10.015.593 de toneladas de placas de aço embarcadas, através do Porto do Pecém, entre agosto de 2016 e maio de 2020.
Movimentação Anual de Placas de Aço
  • 2016 – 602.195t
  • 2017 – 2.621.423t
  • 2018 – 2.969.807t
  • 2019 – 2.795.934t
  • 2020 – 1.026.234t (até 17/05/2020)
  • Total Geral: 10.015.593 (até 17/05/2020)
“Vivemos um cenário extremamente desafiador para a humanidade. Até algumas semanas atrás todos viviam normalmente. E de repente fomos surpreendidos. Ainda assim nos reorganizamos, nos readaptamos para enfrentar essa pandemia. Não paralisamos nossas operações um só dia. Todo o Complexo do Pecém segue operando. E como é gratificante poder celebrarmos, mesmo num momento difícil, essa conquista do terminal portuário do Pecém e da Companhia Siderúrgica do Pecém, que nos orgulha com sua presença na nossa ZPE Ceará. Ambas as empresas seguem juntas, desde 2016, em direção ao desenvolvimento econômico e social do Ceará e do Brasil. Meu reconhecimento a cada um dos profissionais que ajudam a produzir e a levar o aço cearense para o mundo. Que venham outras marcas positivas, outros recordes. Acredito que, com todo esse aprendizado, sairemos ainda mais fortes ”, diz Danilo Serpa, presidente do Complexo do Pecém.


“Diante de um momento tão difícil para todos nós, estamos centrados na resiliência, na manutenção segura das atividades e nas importantes lembranças de conquistas que nos orgulham. Um desses orgulhos é o marco de 10 milhões de toneladas de placas de aço pela CSP, por meio do Porto do Pecém, nosso indispensável parceiro, desde o início das nossas atividades operacionais. Estamos autorizados a operar, pois temos alto-forno, equipamento que precisa ser preservado, para que possamos gerar energia para o Brasil, por meio do processo siderúrgico da CSP, e oxigênio hospitalar para hospitais de vários estados do Nordeste, por meio da White Martins, que opera dentro da CSP. Por isso, estamos cientes na nossa importância para o estado do Ceará e da nossa responsabilidade de cuidar das pessoas, tendo em vista o nosso principal valor: a vida em primeiro lugar. Esperamos que tudo isso passe o quanto antes, para voltarmos a conviver presencialmente e poder comemorar cada vitória”, afirma Cláudio Bastos, presidente da CSP.

Somente no mês de abril/2020 foram movimentadas 222.357 toneladas de aço pelo terminal cearense. No primeiro mês da operação, portanto em agosto/2016, foi registrado o movimento de 49.860 toneladas. Já o melhor mês no histórico dessa movimentação específica segue sendo maio/2017, com 320.977 toneladas de placas de aço. Até hoje o aço da CSP embarcado no Porto do Pecém já desembarcou em portos dos Estados Unidos; Turquia; Coréia do Sul; Brasil; Polônia; Itália; Canadá; Tailândia; México; Alemanha; Reino Unido; Bélgica; China; Indonésia, França; Espanha; Taiwan; Marrocos; Romênia; Croácia; e Argentina.

Destinos das Placas de Aço
  • Estados Unidos (41,4%)
  • Turquia (12,8%)
  • Coréia do Sul (9,1%)
  • Brasil (8,5%)
  • Polônia (5,1%)
  • Outros países (23,1%)
Para Carlos Alberto Alves, gerente da Tecer Terminais, uma das principais empresas atuantes no embarque e desembarque dentro do Porto do Pecém, o otimismo nos números encontra reforços na logística integrada entre as empresas que trabalham dentro do terminal portuário. “Essa integração dos serviços maximiza a nossa força para conquistarmos avanços como esse recorde. É um trabalho que fizemos nos últimos anos e a cada mês só cresce com o atendimento de novos projetos”, diz.


Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Morre nos Estados Unidos, Evangê Costa

O divulgador Vevé Silva informa a morte aos 57 anos por Covid-19 do divulgador-radialista Evangê Costa (fotos), neste domingo (10), nos Estados Unidos: - Fiquei sabendo agora há pouco através do Jan Duarte (brother das antigas do meio discográfico) que o nosso querido amigo de longos anos Evangê Costa nos deixou na manhã deste domingo (10) vitimado por Covid 19. Evangê atualmente estava morando na cidade de São Francisco, Califórnia nos Estados Unidos. Durante anos trabalhou muito aqui em Fortaleza como radialista, jornalista, produtor musical, produtor de Tvv e divulgador. Tinha mais de 30 anos em atividades artísticas e radiofônicas. Como radialista foi programador e coordenador musical de importantes emissoras cearenses como Atlântico Sul FM, AM do Povo, FM Sucesso, Tropical FM, Liderança FM, Recife FM, Tambaú FM dentre muitas outras. Como divulgador artístico foi um grande profissional da Universal Music no Estado do Ceará. Na área de televisão durante muito tempo foi o produtor mu

Futricas Cearenses

 Felicidades neste sábado (26 de dezembro) para: Jorge Paiva. Cristina Saboya. Paulo Henrique Carvalho. Renata Erlen. Thais Jorge. Tatiane Santos. Ailton Soares. Edgley Ribeiro. Oneide Mello. Raquel Maia. Polion Lemos. Mana Holanda. Beatriz Canamari. Roger Amorim. Luciana Dummar (foto).

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Morre nos Estados Unidos, Evangê Costa

O divulgador Vevé Silva informa a morte aos 57 anos por Covid-19 do divulgador-radialista Evangê Costa (fotos), neste domingo (10), nos Estados Unidos: - Fiquei sabendo agora há pouco através do Jan Duarte (brother das antigas do meio discográfico) que o nosso querido amigo de longos anos Evangê Costa nos deixou na manhã deste domingo (10) vitimado por Covid 19. Evangê atualmente estava morando na cidade de São Francisco, Califórnia nos Estados Unidos. Durante anos trabalhou muito aqui em Fortaleza como radialista, jornalista, produtor musical, produtor de Tvv e divulgador. Tinha mais de 30 anos em atividades artísticas e radiofônicas. Como radialista foi programador e coordenador musical de importantes emissoras cearenses como Atlântico Sul FM, AM do Povo, FM Sucesso, Tropical FM, Liderança FM, Recife FM, Tambaú FM dentre muitas outras. Como divulgador artístico foi um grande profissional da Universal Music no Estado do Ceará. Na área de televisão durante muito tempo foi o produtor mu

Futricas Cearenses

 Felicidades neste sábado (26 de dezembro) para: Jorge Paiva. Cristina Saboya. Paulo Henrique Carvalho. Renata Erlen. Thais Jorge. Tatiane Santos. Ailton Soares. Edgley Ribeiro. Oneide Mello. Raquel Maia. Polion Lemos. Mana Holanda. Beatriz Canamari. Roger Amorim. Luciana Dummar (foto).