Pular para o conteúdo principal

UFC encerra Encontros Universitários 2020

Foram três dias de intensa e variada programação virtual nos Encontros Universitários 2020, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ao fim do evento, a avaliação é de que a comunidade universitária superou os desafios colocados pela conjuntura e conseguiu realizar uma edição histórica ‒ a primeira totalmente on-line. Mais que isso: o êxito da experiência deixará importante contribuição para as próximas edições.



"Os Encontros Universitários em Fortaleza extrapolaram as fronteiras do Campus do Pici e chegaram a todos os lugares do mundo. E tudo que fizemos continuará on-line para que mais pessoas possam ver, curtir, comentar e compartilhar a produção da nossa Universidade. Sempre tive a certeza absoluta e responsável que essa edição seria bem suscedida. Ela entrou para a história, deixando um precioso legado do uso das tecnologias para a promoção da ciência”, analisa o reitor Cândido Albuquerque.

A perspectiva, segundo ele, é que as edições futuras do evento, que é o maior da Universidade, adotem um modelo híbrido, a fim de aproveitar ainda mais as potencialidades das tecnologia da informação e da comunicação (TICs). "A UFC se reinventou e se superou. Os próximos Encontros, ainda que sejam presenciais ‒ e certamente serão ‒, terão uma versão virtual, porque isso dará maior amplitude”, antecipa.

De acordo com o reitor, é preciso ter em mente que as ferramentas virtuais não são antagônicas, mas sim parceiras das atividades presenciais e das práticas pedagógicas, além de promoverem mais inclusão e maior interação entre as universidades.



“Parabéns à UFC e a todos que participaram da realização dos Encontros Universitários: estudantes, gestores, professores e técnicos. Houve uma mobilização da Universidade como um todo. As mais otimistas expectativas de sucesso foram ultrapassadas. Isso se deve ao comprometimento e ao envolvimento de toda a comunidade universitária. Estamos muito orgulhosos da capacidade da UFC de se superar e de realizar esses Encontros, que certamente servirão de modelo para outras universidades”, concluiu o reitor.

ALCANCE E PARTICIPAÇÃO ‒ A expressiva quantidade de pessoas nas salas virtuais, lives e videoconferências surpreendeu positivamente a organização dos Encontros, que este ano ficou a cargo da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). As palestras, que estão disponíveis no canal dos EU 2019 no YouTube, tiveram média de cerca de 500 usuários únicos durante a apresentação. As lives do VI Encontro de Cultura Artística, transmitidas no perfil da Secretaria de Cultura Artística (SECULT-ARTE/UFC) no Instagram, tinham mais de 2 mil visualizações até o meio-dia desta sexta-feira (22).

Outro destaque na programação, as oficinas “lotaram” as salas virtuais, com transmissões que chegaram a reunir até 250 pessoas ao mesmo tempo (número verificado na oficina sobre Imposto de Renda). As apresentações orais também tiveram ampla participação dos alunos, com sessões que reuniram até 75 pessoas por sala virtual, número que não seria possível alcançar no modelo dos Encontros anteriores.

MÉTRICAS ‒ Segundo a ferramenta de métricas Google Analytics, 10.253 diferentes usuários acessaram o site eu2019.ufc.br nos três dias de evento. Foram 314.294 páginas acessadas. O recorte dos usuários por faixa etária é o seguinte: 18 a 24 anos (27,5%); 25 a 34 anos (33,5%); 35 a 44 anos (15,5%); 45 a 54 anos (12,5%); mais de 55 anos (11%). A maior parte dos acessos foi realizada com uso do celular (52,6%).

De acordo com a plataforma Bit.ly, até às 19 horas desta sexta-feira (22), 4.753 pessoas acessaram os links amigáveis criados pela Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional (CCSMI) para promover as três palestras do evento: 2.032 (palestra de Márcia Castro); 1.622 (palestra de Marcos Lisboa) e 1.099 (palestra de André Lemos). Em relação às sessões temáticas, os links criados pela Coordenadoria registraram 3.563 acessos às nove salas.

ENCERRAMENTO ‒ Nesta sexta-feira (22), último dia do evento, 1.579 participantes ‒ entre estudantes, servidores técnico-administrativos e professores ‒ se dividiram em 43 salas para as apresentações orais. A estudante Emanuela Gueiros, do Curso de Enfermagem, compartilhou seu relato de experiência na prevenção de infecções em crianças da educação infantil. Para ela, participar dos Encontros foi um desafio diante do atual contexto de pandemia e das dificuldades de acesso à Internet, mas ainda assim foi uma participação proveitosa.

“Tive a oportunidade de assistir a algumas apresentações orais, comentar posters e assistir às palestras nas quais pude agregar conhecimento”, destacou Emanuela. “Deixo meu agradecimento e parabenizo a equipe de organização do evento que sempre esteve à disposição para ajudar os alunos”.

OFICINAS – O terceiro dia de oficinas dos EU 2019 envolveu debates em torno de inovação tecnológica e propriedade intelectual. A oficina "Café & P. I. & inovação: um bate-papo sobre a importância da propriedade intelectual nos processos de inovação da UFC", contou com os pesquisadores Ana Carolina Matos e Lívia Lima, da UFC Inova; Bruno Matos, da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER); e Fabio Barros, do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Além das discussões teóricas sobre patentes, a oficina detalhou os processos de proteção da propriedade intelectual na UFC.

“Com a nossa atuação, a gente devolve para a sociedade o que foi desenvolvido na Universidade. Atualmente possuímos 351 tecnologias protegidas, sendo delas 332 patentes, 18 registros de softwares e dois desenhos industriais. Há ainda 16 patentes na fila para serem registradas”, destacou Lívia Lima, da UFC Inova.

Na oficina "Profissional do futuro: aproximação das demandas industriais às demandas educacionais – setores confecção, calçados, saúde, turismo e economia criativa", foram convidados o pesquisador Carlos César de Oliveira Lacerda, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e as engenheiras Byanca Pinheiro Augusto e Laís Marques Moreira, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

Pautaram as discussões a automação de experiências,a realidade virtual e a personalização da experiência realizada pelas empresas junto aos consumidores. “Quando falamos de perfil do profissional do futuro, falamos de um conjunto de capacidades técnicas para atividades hoje inexistentes ou embrionárias”, enfatizou Byanca Augusto, da Fiec.

A programação de oficinas encerrou às 18h, com uma aula de meditação ministrada pela professora Lúcia Rejane Barontini, docente aposentada do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da UFC e instrutora de ioga na Associação Arte de Viver.


LIVES – A programação de lives do VI Encontro de Cultura Artística da UFC teve início, na manhã desta sexta-feira (22), com uma transmissão sobre o espetáculo Um fio por vez, da Companhia de Dança do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES/UFC).

Mediado pela Profª Tatiana Zylberberg, coordenadora do projeto de extensão Mulheres e Novelos: por mais corpos com saúde e menos dor, o bate-papo recebeu convidados envolvidos na concepção do espetáculo, resultado do trabalho de conclusão de curso da egressa Tanara Alves. “Nosso objetivo foi o de mostrar, dançando, de uma forma mais sensível, a questão da endometriose. Para isso, contamos com vozes reais de mulheres que fazem parte do projeto Mulheres e Novelos”, contou Tanara.

O depoimento final foi de Danielle Marques Lima, paciente com endometriose que integra o projeto Mulheres e Novelos. “A doença é muito desafiadora e entrar para o projeto foi um momento importante porque aprendi a lidar com a endometriose e a cuidar de mim mesma. Sou muito grata por isso”, disse.

DIVERSIDADE CULTURAL – As transmissões da tarde de hoje (22) se iniciaram com o projeto ArteLive ‒ Oficina de desenho e aquarela, apresentado pelo museólogo Saulo Moreno e a equipe de bolsistas do Museu de Arte da UFC (MAUC). Ao longo de uma hora, Andressa Chaves, Eliel Vitor e Gabriel Eleutério mostraram aos participantes técnicas de desenho tendo como inspiração obras do acervo do museu. Dentre os exercícios estava a decomposição das formas retratadas, baseada na obra “Vaqueiro”, do pintor cearense Raimundo Cela, um dos mais antigos na coleção do museu, como destacou Saulo Moreno.

A poesia também esteve presente na live “Sarau em Casa”, com integrantes do grupo Verso de Boca. Entre os poemas trazidos ao público estavam “Motivo”, de Cecília Meireles; “Contracanto”, de Roberto Pontes; e “Subversiva”, de Ferreira Gullar. Ocorreram também relatos de experiências dos estudantes do projeto. A música foi ainda atração da live, uma das canções que o público pôde conferir foi “Fanatismo”, de Raimundo Fagner e Florbela Espanca, executada por Tory Teixeira.

Encerrando as lives artísticas ocorreram duas apresentações musicais: o cantor Mateus Amorim trouxe um repertório de clássicos pop, MPB e canções autorais em português, inglês e francês; e o DJ Nuvem apresentou o espetáculo “Brasil, sua música lhe representa”.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".