Pular para o conteúdo principal

Viver de Arte é tema de série documental

Em um tempo desafiador, diante de um cenário de adversidades, seguimos isolados. Mas, isolados mesmo? A arte e a cultura ecoam para além de paredes ou limites geográficos. O tempo é de distanciamento, mas a vida é de encontros. E a arte vive nestes encontros e também desencontros, porque essa arte somos nós, no palco, na sala de casa, na tela, no batente, criando um instante de respiro em meio ao caos, seguindo juntos em tempos de assombros e desencantos, sem perder a capacidade coletiva de reinventar mundos.

Buscando realizar um recorte deste momento atual e pensar no futuro, o Porto Dragão, em parceria com a Prodança e o Levante - Teatro de Grupo, produziu o programa “Nós no Batente”, uma série documental de 10 episódios que mostra um panorama do viver de arte através de entrevistas com grupos do teatro e da dança do Ceará. Um convite a conhecer e pensar em quem está no batente do fazer artístico desta vida que segue, junto ou separado, nessa arte que pulsa diante de tudo e apesar de tudo.

“O programa “Nós no Batente” é uma iniciativa que dialoga com questões bem atuais”, pondera o Superintendente do Porto Dragão, João Wilson Damasceno. “A primeira é este desafio de viver de arte hoje, nesse Ceará contemporâneo. Uma arte que é resistente, que é uma potência de criação, mas enfrenta diversos desafios. Outra questão é esse contexto que estamos hoje, de distanciamento social, quando a própria produção do programa e a fala dos grupos dialogam com esse momento vivido. E coloca em foco também a necessidade de reinvenção do campo artístico e da gestão cultural, onde a produção de conteúdos digitais é uma pauta que veio para ficar”, completa.

De suas casas, de seus espaços, uma conversa atenta surge a cada episódio compartilhando os bastidores criativos e a perspectiva de agora e de futuro nas artes cênicas cearenses com os grupos de teatro Cia. Prisma de Artes, Pavilhão da Magnólia, Teatro Máquina, Grupo Bagaceira, Grupo Expressões Humanas e, na dança, com os grupos Laboral Crew, N Infinito, Dança Libras, Cia. Dita e Coletivo Yabás.

A cada semana, um episódio será publicado no canal do Youtube do Porto Dragão, apresentando perspectivas, trajetórias, criatividade e impressões sobre os tempos vividos. Como inspira a trilha original assinada pelo músico cearense Daniel Medina, “apesar dos perigos, nós estamos vivos, nós ao vivo, inventando moda, nosso mote, nada muda”.

DESENVOLVIMENTO - O “Nós no Batente” foi filmado nas próprias casas dos participantes, seguindo as medidas preventivas de saúde, encerrando-se antes do início do isolamento social rígido. Com parceria da Agreste Audiovisual, tendo à frente o multiartista Gustavo Portela, responsável pela edição, montagem, som, fotografia e finalização, que acompanhou desde o início o idealização do projeto ao lado da equipe do Porto Dragão, responsável desde a ideia original ao desenvolvimento de roteiros, produção, logística e comunicação.

ACESSIBILIDADE - Para a estréia deste novo programa, os episódios contarão com a janela de intérpretes de LIBRAS, áudio-descrição, além da opção de legendas disponibilizada no próprio Youtube, reforçando o papel enquanto instituição cultural de democratizar a arte e cultura.

No final de 2019, o Porto Dragão recebeu a segunda edição do Seminário Cultura do Acesso promovido pela Secult, que durante 03 dias de intensas trocas e debates, destacou a urgência de tratarmos a acessibilidade uma pauta fixa seja para conteúdos, equipamentos ou gestões, o que sensibilizou ainda mais a questão para a instituição.

EPISÓDIO DE ESTRÉIA “NÓS NO BATENTE” - CIA PRISMA DE ARTES - A estréia do programa acontece nesta quarta-feira (20) às 19h30 no canal do Youtube do Porto Dragão com o episódio que traz o grupo Cia. Prisma de Artes como destaque.

Existente desde 1985, a Cia. Prisma de Artes lidera diversas iniciativas culturais na comunidade do Dias Macedo e traz em seu portfólio espetáculos como “Festa na Floresta Encantada”, “Brincar é Arte Sonhar faz Parte”, “O Conquistador de Planetas”, “ Mãe Hilda”, “A Pena e a Lei”, “A Menina e o Sino”, “Luto”, “As Aventuras de João Sortudo”, “Não Verás País Nenhum”, “Urubus”, “Putz, a menina que buscava o sol” e seu mais recente trabalho “A Criança Mais Velha do Mundo”. Realiza ainda projetos de democratização do teatro, como o Festival Popular de Teatro de Fortaleza, realizado desde 2010, e de incentivo à leitura com a Caravana da Leitura e do Autor Cearense desde 2013.

Os próximos episódios terão como destaque, em ordem de exibição: N Infinito, Pavilhão da Magnólia, Dança Libras, Teatro Máquina, Cia. Dita, Grupo Bagaceira, Coletivo Yabás, Grupo Expressões Humanas e Laboral Crew.

SOBRE O PORTO DRAGÃO - Investindo em uma produção de conteúdos própria, o “Nós no Batente” é o segundo programa idealizado e realizado pelo Porto Dragão, sendo o primeiro o Porto Dragão Sessions (2018), recentemente disponibilizado na íntegra no Youtube da instituição, que mostra um panorama da música cearense atual.

O Porto Dragão é uma instituição cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar e suas ações integram o Hub Cultural do Ceará, que configura-se como um conjunto de ações de articulação, aceleração e impulsionamento de projetos artísticos-culturais, potencializando a profissionalização, produção e circulação de trabalhos, artistas e trabalhadores da cultura cearense.

SOBRE A PRO-DANÇA - A Prodança – Associação de Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança do Ceará é é uma entidade sem fins lucrativos que representa os profissionais da dança no Estado que tem como objetivos ampliar o espaço de atuação da dança e estimular o pensamento reflexivo sobre o seu fazer artístico. Há 17 anos, atua ativamente como instância representativa da categoria de dança no Ceará perante a comunidade artística e a sociedade em geral, contribuindo para o desenvolvimento da dança nos âmbitos educativo, social, político e cultural, através da promoção de oficinas e eventos que estimulam a reflexão crítica sobre o contexto atual da dança, não só local como também internacional, objetivando construir coletivamente a cena da dança na capital e nas demais cidades do Estado.

SOBRE O LEVANTE - TEATRO DE GRUPO - Uma união pela linguagem e vontade de fazer mais. O Levante - Teatro de Grupo “está” unido nesta rede desde Dezembro de 2019 com cinco grupos de teatro cearenses, relevantes e consolidados, que se mobilizaram para mobilizar: decidiram propor ações nesta parceria, buscando novos espaços e formatos junto a equipamentos culturais da cidade. Em novo momento, os grupos de teatro se conectam e constroem com o Porto Dragão e a Prodança um recorte do viver de arte em tempo de isolamento social.

SERVIÇO

Programa “Nós no batente” com Cia. Primas de Artes
Estréia nesta quarta-feira (20), às 19h30
Canal do Porto Dragão no Youtube
Youtube.com/PortoDragao
@portodragaoce (Instagram).


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".