Pular para o conteúdo principal



Unicamp aceita pedidos de isenção da taxa do Vestibular 2021 até quarta

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Universidade de Campinas-Unicamp (Comvest) recebe até esta quarta-feira (oito), as solicitações de isenção da taxa de inscrição, que valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2021 quanto para a modalidade Enem-Unicamp 2021. 


Os pedidos deverão ser realizados até as 23h59 da quarta (oito), exclusivamente pela Internet, na página da Comvest (www.comvest.unicamp.br). Candidatos de todo o país podem solicitar a isenção. O edital com todos os detalhes está disponível na página da Comvest.

Considerando o contexto da Pandemia de Covid-19, a Comvest flexibilizou alguns procedimentos para o pleno atendimento dos estudantes das Escolas Públicas no Programa de Isenção da Taxa de Inscrição para o ingresso em 2021. 

Em relação aos documentos, como alternativa em caso de dificuldade de conseguir junto às escolas o Histórico Escolar, os candidatos matriculados na rede pública do Estado de São Paulo poderão emitir um documento a partir do site: https://sed.educacao.sp.gov.br/consultapublica/consulta

Já os candidatos de escola pública de outros Estados e do Distrito Federal, poderão anexar uma declaração de que são/foram estudantes da rede pública durante todo o ensino médio, conforme modelo na página da Comvest. Importante: os candidatos que optarem pela declaração deverão, no ato da inscrição no Vestibular Unicamp 2021 ou no Enem-Unicamp 2021, anexar o documento oficial exigido no edital (Histórico Escolar ou Declaração da Escola).

Novidades este ano - O processo deste ano traz três novidades. Na modalidade 1, que exige comprovação de renda, a Comvest irá aceitar o cadastro no CadÚnico do governo federal, para que, nesse caso, os candidatos não precisem anexar a documentação exigida. Outra novidade é que a Comvest vai oferecer um número ilimitado de isenções na modalidade 2 (para funcionários Unicamp/Funcamp). Já na modalidade 3, a novidade é que a isenção está sendo estendida para os cursos noturnos de Tecnologia, além das Licenciaturas.

As isenções da taxa de inscrição do Vestibular Unicamp são oferecidas em três modalidades: 

1– para candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio);
2– funcionários da Unicamp/Funcamp;
3– para aqueles que se candidatarem aos seguintes cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental).

Os pré-requisitos para receber a isenção são: ter cursado o ensino médio integralmente em instituições da Rede Pública de Educação (não se aplica à modalidade 3) e já ter concluído ou concluir em 2020 o Ensino Médio. A Comvest oferece 6.680 isenções na modalidade 1 e um número ilimitado de isenções nas modalidades 2 e 3.

A lista dos estudantes contemplados com a isenção será divulgada em 27 de julho. Também a partir desta data, os contemplados começam a receber – exclusivamente via correio eletrônico – um comunicado de que foram beneficiados. 

Os contemplados não são automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2021 e no Enem-Unicamp 2021. É preciso, posteriormente, fazer as respectivas inscrições, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest. As inscrições para o Vestibular Unicamp 2021 começam em 31 de julho, pela Internet.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês