Pular para o conteúdo principal

Academia discute Violência Contra a Mulher

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) promoveu o 7º Ciclo do Fórum Permanente de Segurança Pública e Cidadania que, pela primeira vez ocorreu de forma totalmente virtual, com transmissão ao vivo no canal da Aesp no Youtube.



Com o tema 'Violência contra a Mulher no Contexto Profissional da Segurança Pública: Aspectos Jurídicos e Comportamentais', o evento reuniu representantes de diversas entidades para discutir temas como:
  • Sexismo.
  • Machismo no Ambiente de Trabalho.
  • Importância de saber a diferença entre Gênero e Sexo Biológico.
  • Evolução das Legislação Criminal de Proteção a Mulher no Brasil. 
  • Inserção da Mulher na Carreira Policial e Militar.
O primeiro dia do evento contou com as contribuições da titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Fortaleza, delegada Danielle Mendonça; do professor e defensor público, Emerson Castelo Branco, da capitã do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Juliany Freire e da soldado da Polícia Militar do Ceará, Leiliane Alves.

Durante a palestra, a titular da DDM de Fortaleza, delegada Danielle Mendonça, destacou a importância de debater este tema dentro da Academia, para que policiais e profissionais de segurança tenham uma formação baseada na equidade de gênero e saibam identificar situações de discriminação no ambiente de trabalho, e assim possam romper paradigmas nas instituições.

“Eu confesso que como delegada de polícia, eu sempre observo a violência contra a mulher sob o aspecto da violência tipificada como crime, seja a praticada no âmbito da Lei Maria da Penha ou seja praticada como um crime sexual, então houve certa dificuldade da minha parte de inclusive me reconhecer muitas vezes como vítima dentro do ambiente do trabalho, muitas vezes o micro machismo está tão arraigado dentro da nossa sociedade que nós temos dificuldade de nos identificarmos como vítimas, porque é extremamente naturalizado”, destacou Danielle Mendonça.

Já no segundo dia de programação, as palestras foram ministradas pela coordenadora de Saúde e Assistência Social e Religiosa da Polícia Militar do Ceará, tenente-coronel Sandra Helena de Carvalho, pela coordenadora da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Ceará, advogada Raquel Andrade, e teve como debatedoras a auxiliar de perícia, Eveline Lopes e a inspetora de Polícia Civil, Rebeca Bezerra.

Para a coordenadora do evento, delegada Ivana Marques, que já atuou na Delegacia de Defesa da Mulher e atualmente é diretora de planejamento e gestão interna da Aesp, a equidade de gênero é uma pauta que deve ser constantemente debatida dentro das instituições. Militante do movimento feminista, ela declarou sua satisfação em trazer este tema para o Fórum Permanente de Segurança Pública e avaliou positivamente o evento.

“Há homens e mulheres que se engajam no enfretamento de violência de gênero para romper paradigmas e trabalham pelo fim da exploração sexista e da opressão, e foi exatamente isso que conversamos nesses dois dias, com diversidade de vozes, masculinas e femininas, de diferentes instituições, realidades, pensamentos, com diversidade de opiniões, mas que juntos tem o mesmo objetivo: a valorização dentro das instituições de segurança pública. Aprendemos muito, foi um debate bastante enriquecedor… Espero que a gente avance tanto no debate como em ações, para que possamos alcançar a nossa tão almejada equidade”, destacou Ivana Marques.

O Fórum Permanente de Segurança Pública e Cidadania é uma iniciativa da Aesp, instituída pela Portaria 351/2018 com o intuito de promover ciclos de palestras, workshops, seminários e atividades educativas que abordem temas como a ética, cidadania, pluralidade, gênero, respeito aos direitos humanos, preservação do meio ambiente, saúde e outros temas de relevância social. Além de proporcionar a integração da comunidade com os profissionais de Segurança Pública.

Desde o início das atividades do Fórum, em novembro de 2018, já foram debatidos temas como:
  • Prevenção ao Câncer de Próstata.
  • Educação Financeira.
  • Polícia Comunitária.
  • Polícia Judiciária.
  • Nova Lei de Abuso de Autoridade.
Devido a situação de Pandemia pelo Novo Coronavírus, este foi o primeiro Fórum online e contou com expectadores do:
  • Ceará.
  • Rio Grande do Sul.
  • Distrito Federal.
  • Alagoas.
  • Paraná.
  • Piauí.
  • Pernambuco.
  • Paraíba.
  • São Paulo.
  • Peru.
  • Itália.
Uma nova edição virtual está prevista para ocorrer em setembro com o tema 'Prevenção e Combate de Crimes de Maus-Tratos Contra Animais'.

Política de valorização das mulheres na Segurança Pública - A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) anunciou, no último dia 5, a criação de um comitê de valorização das mulheres do Sistema de Segurança Pública do Ceará. A iniciativa visa construir uma política de redução da discriminação das mulheres que atuam nas instituições vinculadas à SSPDS e na Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), essas duas últimas como convidadas, por meio do acolhimento do gênero feminino e da promoção de ações preventivas e repressivas em casos de abusos cometidos por outros servidores.

O papel do Comitê consiste na criação de propostas, procedimentos e atos normativos, que beneficiem as mulheres que integram o sistema de segurança; o planejamento de campanhas educativas; o acompanhamento e fiscalização de casos específicos; a criação de protocolos de acolhimento, recepção de denúncias e demais ações previstas na política de valorização dessas servidoras; promover a troca de experiências entre instituições com diferentes pontos de vista.

Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Morre nos Estados Unidos, Evangê Costa

O divulgador Vevé Silva informa a morte aos 57 anos por Covid-19 do divulgador-radialista Evangê Costa (fotos), neste domingo (10), nos Estados Unidos: - Fiquei sabendo agora há pouco através do Jan Duarte (brother das antigas do meio discográfico) que o nosso querido amigo de longos anos Evangê Costa nos deixou na manhã deste domingo (10) vitimado por Covid 19. Evangê atualmente estava morando na cidade de São Francisco, Califórnia nos Estados Unidos. Durante anos trabalhou muito aqui em Fortaleza como radialista, jornalista, produtor musical, produtor de Tvv e divulgador. Tinha mais de 30 anos em atividades artísticas e radiofônicas. Como radialista foi programador e coordenador musical de importantes emissoras cearenses como Atlântico Sul FM, AM do Povo, FM Sucesso, Tropical FM, Liderança FM, Recife FM, Tambaú FM dentre muitas outras. Como divulgador artístico foi um grande profissional da Universal Music no Estado do Ceará. Na área de televisão durante muito tempo foi o produtor mu

Futricas Cearenses

 Felicidades neste sábado (26 de dezembro) para: Jorge Paiva. Cristina Saboya. Paulo Henrique Carvalho. Renata Erlen. Thais Jorge. Tatiane Santos. Ailton Soares. Edgley Ribeiro. Oneide Mello. Raquel Maia. Polion Lemos. Mana Holanda. Beatriz Canamari. Roger Amorim. Luciana Dummar (foto).

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Morre nos Estados Unidos, Evangê Costa

O divulgador Vevé Silva informa a morte aos 57 anos por Covid-19 do divulgador-radialista Evangê Costa (fotos), neste domingo (10), nos Estados Unidos: - Fiquei sabendo agora há pouco através do Jan Duarte (brother das antigas do meio discográfico) que o nosso querido amigo de longos anos Evangê Costa nos deixou na manhã deste domingo (10) vitimado por Covid 19. Evangê atualmente estava morando na cidade de São Francisco, Califórnia nos Estados Unidos. Durante anos trabalhou muito aqui em Fortaleza como radialista, jornalista, produtor musical, produtor de Tvv e divulgador. Tinha mais de 30 anos em atividades artísticas e radiofônicas. Como radialista foi programador e coordenador musical de importantes emissoras cearenses como Atlântico Sul FM, AM do Povo, FM Sucesso, Tropical FM, Liderança FM, Recife FM, Tambaú FM dentre muitas outras. Como divulgador artístico foi um grande profissional da Universal Music no Estado do Ceará. Na área de televisão durante muito tempo foi o produtor mu

Futricas Cearenses

 Felicidades neste sábado (26 de dezembro) para: Jorge Paiva. Cristina Saboya. Paulo Henrique Carvalho. Renata Erlen. Thais Jorge. Tatiane Santos. Ailton Soares. Edgley Ribeiro. Oneide Mello. Raquel Maia. Polion Lemos. Mana Holanda. Beatriz Canamari. Roger Amorim. Luciana Dummar (foto).