Pular para o conteúdo principal

Boticário Ferreira assumia chefia da Policia de Fortaleza há 168 anos

Confira o 22 de agosto na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:

  • 1852 - Boticário Antônio Rodrigues Ferreira de Macedo-Boticário Ferreira (foto) assume a Chefia de Polícia de Fortaleza.
  • 1859 - O então presidente José Liberato Barroso assina contrato para iluminação pública de Fortaleza, a gás, com a firma Joaquim Cunha Freira & Irmão, contrato aprovado pela Lei  918 de 13 de setembro de 1859. Em 1864 outro contrato é assinado com o mesmo intuito, por gás hidrogênio-carbonado. Os contratantes passam o privilégio para a firma Ceará Gás Company Ltda, sediada em Londres, no ano seguinte e em 17 de setembro de 1867 foi inaugurada a iluminação parcial da cidade. A iluminação elétrica iniciou suas experiências em 10 de outubro de 1933 e inaugurou-se em oito de dezembro de 1934. Mas a era do gás em Fortaleza terminou definitivamente em 25 de outubro de 1935 quando o último lampião foi apagado. A Ceará Gás tinha escritório na Rua Formosa, 50 (antigo).
  • 1875 - Finalmente assinado o contrato para assentamento dos trilhos dos carris de ferro (bondes de tração animal) com Coelho da Fonseca e Alfredo Garcia, não mais de Fortaleza a Messejana, mas para ligação do centro de Fortaleza com seus bairros.
  • 1915 - Morre, em Fortaleza, o médico e literato José Cabral de Alencar, o Abdhul Assur da Padaria Espiritual, cearense de Baturité nascido a 14 de janeiro de 1877 e hoje é nome de rua que abrange Parangaba e Itaoca.
  • 1927 - A agência de revistas e jornais Casa dos Milhões é vendida para José Edésio de Albuquerque. Ficava na Rua Floriano Peixoto, 170.
  • 1928 - A loja Rosa dos Alpes, de João Carvalho, muda-se da Rua Floriano Peixoto, 165 com fundos para a Rua General Bezerril, 166, para a esquina da Rua Floriano Peixoto, 155 (antigo), atual  543, com Travessa Municipal, 32 (Guilherme Rocha, 60), na Praça do Ferreira. Local onde depois estiveram o Café Globo, os Armazéns Paissandu, a Aplub e hoje está no térreo a Contágio Confecções e nos altos o Restaurante Le Scale.
  • 1932 - Na Santa Casa de Misericórdia, instala-se o Serviço de Pronto Socorro (depois Assistência Municipal e hoje Instituto José Frota), que se inicia contando com os doutores José Deusdedith de Vasconcelos, Jurandir Moraes Picanço e Lineu de Queirós Jucá. O ato conta com a presença do capitão Roberto Carlos Vasco Carneiro de Mendonça, interventor federal do Ceará, desembargador Olívio Câmara, secretario do Interior e Justiça; Amílcar Barca Pelon, diretor do Serviço Sanitário do Estado; coronel Valdemar Monteiro, comandante do Corpo de Segurança Pública; Dom Manuel de Silva Gomes, arcebispo metropolitano; membros da mesa administrativa daquele hospital e muitas outras pessoas.
  • 1934 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 65 anos de idade, o desembargador José Moreira da Rocha, ex-presidente do Estado e deputado estadual. Era cearense de Sobral nascido a 24 de março de 1869. Existe no Meireles, Aldeota e Dionísio Torres, a Avenida Desembargador Moreira, em sua homenagem.
  • 1937 - Publicado o jornal maçônico Democracia, da Grande Loja do Ceará, dirigido por Osvald M. Lima e com redação na Rua Conde D’Eu, 853.
  • 1940 - Luiz Severiano Ribeiro, vem ao Ceará expressamente para adquirir a Empresa Janja, recentemente fundada, em Fortaleza, para explorar a indústria de cinemas, conseguindo fechar negócio com o diretor da citada empresa, engenheiro agrônomo Clóvis de Araújo Janja, que inaugurara, em Fortaleza, o Cine Rex, ficando a Empresa Severiano Ribeiro sem concorrente na área cinematográfica em Fortaleza.
  • 1942 - O Governo Brasileiro declara Estado de Beligerância com a Itália e a Alemanha.
  • 1943 - O Campeonato Cearense de Futebol encerra-se com partida realizada no Estádio Municipal, entre o Sport Club Maguari e Ceará Sporting Club que termina 0x0, mas classifica-se o Sport Club Maguari como Campeão daquele ano.
  • 1950 - Inaugurado, em Messejana, o Patronato Imaculado Coração de Maria, pelas Irmãs Capuchinhas.
  • 1955 - Falecimento do comerciante Gastão Meyer, gerente da firma Costa Lima & Mirtyl, da qual era sócio, vitimado por um colapso cardíaco, em sua residência de veraneio na Volta da Jurema, em Fortaleza. Era aracatiense nascido em 1912.
  • 1958 - Empossa-se, na Cadeira 19, de José Albano, na Academia Cearense de Letras (ACL), o escritor e historiador Mozart Soriano Aderaldo, saudado por João Clímaco Bezerra.
  • 1972 - Albani Camelo Sampaio, torneiro e aprendiz de mecânico da Petrobras, representante do Ceará, conquista o título de Operário Padrão do Brasil, no certame promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi).
  • 1973 - Vendido o prédio do Cine Samburá, da Empresa Cinemar, de Amadeu Gomes Barros Leal (Amadeu Barros Leal), na Rua Major Facundo, 802, ao Grupo Luiz Severiano Ribeiro, que deveria instalar no local o Cine Roxy, mas terminou instalando o Cine Fortaleza.
  • 1973 - O arcebispo dom Aloísio Lorscheider recebe o título de Cidadão de Fortaleza, em sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza, sendo saudado pelo vereador, autor do projeto, Fausto Arruda.
  • 1974 - Anunciada a fusão do Banco dos Proprietários e o Banco Industrial do Cariri - BIC, do grupo Bezerra de Menezes, com matriz em Juazeiro do Norte. Foi depois o Banco Industrial do Ceará (BIC).
  • 1975 - Abre-se, às 16 horas, o I Encontro de Prefeitos e Presidentes de Câmaras Municipais do Ceará, no Auditório Horácio Lafer, do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
  • 1975 - No Theatro José de Alencar, às 14 horas, inicia-se o I Congresso Nacional de Cantadores.
  • 1976 - Instala-se em Fortaleza o III Seminário Regional Sobre o Idoso na Sociedade Brasileira.
  • 1977 - Inaugurada, na Semana do Folclore, a sede própria da Associação Cearense de Folclore, na Rua Meton de Alencar, 1, esquina com Avenida Visconde do Rio Branco, 1704, com o Auditório Leonardo Mota, Sala Câmara Cascudo, Alpendrão dos Violeiros, Sala Figueiredo Filho, Bosque 22 de agosto, Sala Neri Camelo, Pátio da Lua Cheia, Alpendre Onélio Porto, Biblioteca Dom Lustosa, Discoteca Patativa do Assaré, Museu Mestre Noza e Escolinha Henriqueta Galeno. Infelizmente a casa foi vendida e hoje, após reforma abriga um desses restaurantes que infestam a Cidade e produzem poluição sonora, incomodando a vizinhança.
  • 1977 - Recebe o título de Cidadão Cearense, o comandante da 10ª Região Militar, general Milton Tavares de Sousa.
  • 1981 - Os restos mortais do cantor paraense Gabriel Eusébio dos Santos (Ari Lobo) são transferidos do Cemitério de São João Batista, onde fora enterrado como indigente, para o Cemitério do Parque da Paz, numa homenagem póstuma no primeiro aniversário de seu passamento ocorrido no Ceará em 21 de agosto de 1980.
  • 1992 - Interditada a Avenida Monsenhor Tabosa, para obras de melhoramentos visando transformá-la num centro de atração turística. Foram prometidos melhoramentos no fluxo do tráfego e melhor estacionamento, mas o que se viu foi o estrangulamento da via que tornou-se quase intransitável.
  • 1993 - Inaugurada em Fortaleza, em prédio na esquina noroeste da Rua São Paulo com Rua Barão do Rio Branco, a loja Arca D’Aliança.
  • 1993 - Os pisos e forros de madeira do Palacete Brasil, na esquina da Rua General Bezerril com Travessa Morada Nova, desabam, deixando o prédio apenas com as fachadas.
  • 2002 - Inaugurada na manhã, pelo governador Benedito Cleyton Veras Alcântara (Beni Veras) e pelo secretário da Segurança Pública e Defesa da Cidadania - SSPDC, general Cândido Vargas Freire, e sede do 30º Distrito Policial, no Conjunto São Cristóvão, com as presenças da Procuradora Geral de Justiça (PGJ), Maria do Perpétuo Socorro França Pinto, e o superintendente da Polícia Federal, Wilson Nascimento, além de delegados da Polícia Civil e oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Na ocasião, o governador Benedito Cleyton Veras Alcântara (Beni Veras) ressaltou o papel dos conselhos comunitários no combate à violência. Foram reinaugurados também o 9º DP, no Vicente Pinzón e o 17º DP, na Vila Velha.
  • 2008 - Toma posse, na Academia Cearense de Letras (ACL), na Rua do Rosário, 1, como membro efetivo, Francisco César Asfor Rocha, na Cadeira 22 que tem como patrono Justiniano de Serpa e seu antecessor foi Manuel Eduardo Pinheiro Campos, sendo saudado pelo acadêmico Napoleão Nunes Maia Filho.
  • 2012 - Morre o poeta, escritor e professor Waldy Sombra Lopes, sendo sepultado no dia seguinte. Autor de vários livros históricos.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ibope realiza 1ª Pesquisa Eleitoral 2020 para prefeito de Fortaleza

A TV Verdes Mares registrou a  primeira Pesquisa Ibope Inteligência para a prefeito de Fortaleza nas Eleições 2020.  Os pesquisadores começam a entrevistar neste sábado (10) e vai até terça-feira (13) sobre a intenção de votos para os 11 prefeituráveis. A divulgação do Ibope-Fortaleza será na quarta-feira (14) no CE TV 2ª Edição.
O Ibope entrevista 602 eleitores maiores de 18 anos. A pesquisa está registrada com p número 05307/2020 no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O custo da pesquisa Ibope pago pela TV Verdes Mares é de R$ 46.343,77.

O Ibope já fez pesquisas em 13 capitais: São Paulo (SP).Rio de Janeiro (RJ).Porto Alegre (RS).Curitiba (PR).Florianópolis (SC).Belo Horizonte (MG).Goiânia (GO).Palmas (TO).Belém (PA).Natal (RN).Salvador (BA).Recife (PE).João Pessoa (PB).Faltam 12 capitais: Teresina (PI).São Luís (MA).Aracaju (SE).Maceió (AL).Manaus (Amazonas).Porto Velho (Rondônia).Boa Vista (Roraima).Rio Branco (Acre).Macapá (Amapá).Cuiabá (Mato Grosso).Campo Grande (Mato G…

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre radialista de Itapipoca Cleiton Cainota

Morreu, na noite deste sábado (10), em Itapipoca, o radialista Francisco Cleiton Pinho  (Cainota). Ele voltava de uma cobertura de jogo da Liga Municipal de Itapipoca, quando num acidente de carro perdeu a vida.Integrante da equipe esportiva da Rádio Uirapuru de Itapipoca, Cleiton Cainota (foto) era muito querido pelos ouvintes. O prefeito de Itapipoca, João Ribeiro Barroso (PSDB) e o vice-prefeito Edísio Pacheco (PV) lançaram uma nota de pesar:
A Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec) e o Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará (SindiRádioCE) lamentam a morte do cronista Cleiton Cainota.
- Lamentamos informar o falecimento do radialista Francisco Cleiton Pinho, ocorrido ontem a noite, em Itapipoca. Cainota - como era carinhosamente conhecido pelos ouvintes, fãs e amigos, foi vítima de acidente automobilístico quando voltava de uma transmissão esportiva. PÊSAMES À FAMÍLIA ENLUTADA! DIRETORIA SINDRADIOCE".

Morre jornalista Vidal Santos

Morreu neste domingo (4), aos 77 anos, o secretário municipal de Imprensa e Relações Públicas-SIRP nos anos 1990 dos prefeitos Juraci Magalhães (PMDB) e Antônio Cambraia (PMDB), jornalista Vidal Santos. Vidal Santos  (foto) sofreu um infarto fulminante que o tirou a vida. Vidal foi também integrante da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Ceará e presidente do Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Ceará (CIAL). Trabalhou nos jornais Tribuna do Ceará e O Povo e nas rádios Verdes Mares AM e Assunção Cearense. Vidal Santos com a Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do CearáO Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Vidal Santos:Lauriberto Braga - Conheci Vidal dos Santos em plena ação no exercício da Comunicação Municipal durante a Gestão do prefeito Juraci Magalhães. Vidal era um senhor calmo, mas aplicado na assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Fortaleza.Tina Holanda - Mais um amigo querido que se vai. Trabalhei com Vid…

Postagens mais visitadas deste blog

Ibope realiza 1ª Pesquisa Eleitoral 2020 para prefeito de Fortaleza

A TV Verdes Mares registrou a  primeira Pesquisa Ibope Inteligência para a prefeito de Fortaleza nas Eleições 2020.  Os pesquisadores começam a entrevistar neste sábado (10) e vai até terça-feira (13) sobre a intenção de votos para os 11 prefeituráveis. A divulgação do Ibope-Fortaleza será na quarta-feira (14) no CE TV 2ª Edição.
O Ibope entrevista 602 eleitores maiores de 18 anos. A pesquisa está registrada com p número 05307/2020 no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O custo da pesquisa Ibope pago pela TV Verdes Mares é de R$ 46.343,77.

O Ibope já fez pesquisas em 13 capitais: São Paulo (SP).Rio de Janeiro (RJ).Porto Alegre (RS).Curitiba (PR).Florianópolis (SC).Belo Horizonte (MG).Goiânia (GO).Palmas (TO).Belém (PA).Natal (RN).Salvador (BA).Recife (PE).João Pessoa (PB).Faltam 12 capitais: Teresina (PI).São Luís (MA).Aracaju (SE).Maceió (AL).Manaus (Amazonas).Porto Velho (Rondônia).Boa Vista (Roraima).Rio Branco (Acre).Macapá (Amapá).Cuiabá (Mato Grosso).Campo Grande (Mato G…

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre radialista de Itapipoca Cleiton Cainota

Morreu, na noite deste sábado (10), em Itapipoca, o radialista Francisco Cleiton Pinho  (Cainota). Ele voltava de uma cobertura de jogo da Liga Municipal de Itapipoca, quando num acidente de carro perdeu a vida.Integrante da equipe esportiva da Rádio Uirapuru de Itapipoca, Cleiton Cainota (foto) era muito querido pelos ouvintes. O prefeito de Itapipoca, João Ribeiro Barroso (PSDB) e o vice-prefeito Edísio Pacheco (PV) lançaram uma nota de pesar:
A Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec) e o Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará (SindiRádioCE) lamentam a morte do cronista Cleiton Cainota.
- Lamentamos informar o falecimento do radialista Francisco Cleiton Pinho, ocorrido ontem a noite, em Itapipoca. Cainota - como era carinhosamente conhecido pelos ouvintes, fãs e amigos, foi vítima de acidente automobilístico quando voltava de uma transmissão esportiva. PÊSAMES À FAMÍLIA ENLUTADA! DIRETORIA SINDRADIOCE".

Morre jornalista Vidal Santos

Morreu neste domingo (4), aos 77 anos, o secretário municipal de Imprensa e Relações Públicas-SIRP nos anos 1990 dos prefeitos Juraci Magalhães (PMDB) e Antônio Cambraia (PMDB), jornalista Vidal Santos. Vidal Santos  (foto) sofreu um infarto fulminante que o tirou a vida. Vidal foi também integrante da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Ceará e presidente do Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Ceará (CIAL). Trabalhou nos jornais Tribuna do Ceará e O Povo e nas rádios Verdes Mares AM e Assunção Cearense. Vidal Santos com a Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do CearáO Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Vidal Santos:Lauriberto Braga - Conheci Vidal dos Santos em plena ação no exercício da Comunicação Municipal durante a Gestão do prefeito Juraci Magalhães. Vidal era um senhor calmo, mas aplicado na assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Fortaleza.Tina Holanda - Mais um amigo querido que se vai. Trabalhei com Vid…