Pular para o conteúdo principal

Começa 'Um Balancê para Elzenir Colares'

O Ceará Junino, evento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), que já é tradição no Estado, ganha, em 2020, um novo jeito de se celebrar – será virtual, é para afastar as cadeiras da sala e fazer o festejo em casa.



A programação está bonita, animada e bem florida: o Balancê para Elzenir Colares acontece desta quinta (6) a sábado (8), sempre às 18h30, no Canal do Youtube da Secult Ceará, homenageando a Dama do Folclore Cearense.

O Ceará Junino Virtual 2020, gratuito e aberto ao público, conta com apresentação online de quadrilhas campeãs, de um som bom de dançar com os grupos musicais regionais, com tutoriais de maquiagem junina, com receitinhas gostosas de salivar, com documentários sobre a nossa memória e tradição para apreciar, numa programação bem diversificada e voltada ao público de todas as idades, com a presença de Mestres e Mestras da Cultura Popular.

Nesta quinta-feira (6), o foco será em mostrar as quadrilhas e suas tradições, louvando o dia de Santo Antônio, no friozinho do Cariri e mostrando a Festa do Pau da Bandeira, patrimônio do Brasil e do Ceará como a abertura dos festejos nas Terras Alencarinas.

Na sexta-feira (7), é a vez de homenagear o dia de São João e o Sertão é o lugar escolhido: Quixeramobim, o centro do Ceará, a sede da final de 2019.

Por fim, no sábado (8), é o momento de celebrar o dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores e patrimônio da capital. Serra, Sertão e Mar que se encontram no maior arraiá de quadrilhas juninas do Brasil.

O Ceará Junino Virtual 2020 – Um Balancê para Elzenir Colares é um evento construído com o Movimento Junino, realizado pela Coordenadoria de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secult (COPAM – Secult), com apoio do Theatro José de Alencar, Porto Dragão, Centro Cultural Dragão do Mar, Casa de Saberes Cego Aderaldo e Comitê Gestor do Ceará Junino. A transmissão ocorrerá no canal do Youtube da Secult, durante os três dias, a partir das 18h30.

“O movimento junino é tão forte e vibrante que mesmo com as limitações impostas pelas necessárias medidas de isolamento social, as festividades não pararam. Se reinventaram e ocuparam as plataformas digitais. Não poderia ser diferente com o Ceará Junino, evento de grande tradição em nosso Estado. Com justa e merecida homenagem a Elzenir Colares, a “Dama do Folclore Cearense”, em parceria com o Comitê Gestor do Ceará Junino, a Secult ocupará as redes de todas as nossas casas com muita dança e muita alegria. Convidamos a todos e todas a participar desse grande momento, de muita beleza e de muita celebração de nossas tradições”, destaca a secretária executiva da Cultura do Estado do Ceará, Luisa Cela.

Política de Patrimônio Cultural
- Os Festejos Ceará Junino compõem a política de patrimônio cultural de reconhecimento e promoção dos bens de natureza imaterial cearense voltado para as expressões do movimento junino, presente em todas as regiões e municípios do Estado do Ceará. Trata-se de uma ação continuada de valorização de vários grupos e expressões da cultura junina, contribuindo de maneira efetiva na transmissão de saberes e fazeres entre gerações, estabelecendo sociabilidades na formação de novos brincantes, além de ampliar e democratizar o acesso aos bens e serviços culturais para o conjunto da população em geral.

Conheça Elzenir Colares - Conhecida como 'Dama do Folclore Cearense', Elzenir Colares coordenou por 45 anos o Grupo de Tradições Cearenses, um dos mais antigos em atuação no Ceará. Professora, pesquisadora e artista, ela conseguiu, através do seu trabalho, inspirar e formar inúmeras gerações de brincantes, pesquisadores, professores e amantes do folclore cearense e brasileiro.

Durante sua trajetória, Elzenir Colares concebeu montagens baseadas no folclore cearense. Os espetáculos exploraram a música, dança, costumes e causos da cultura popular colhidos em todo o Ceará. Algumas montagens de sucesso foram: “No Ceará é Assim”, “Eita Ceará Pai D’égua” e “Festa de Padroeiro”.

Sendo assim, Elzenir Colares merece todo nosso reconhecimento, sendo a principal homenageada na programação do Ceará Junino Virtual 2020.

Programação - Confira a programação completa do Ceará Junino 2020 – 'Um Balancê para Elzenir Colares' com Ticiana Zacarias e Ricardinho Show.

Quinta (6) a partir das 18 horas
Dia de Santo Antônio: O Santo Casamenteiro
Bloco 1 – Festa do Pau da Bandeira – Marco Zero do Ceará Junino
Abertura da Programação Geral
Vídeo – Homenagem a Elzenir Colares
Um Toque Especial – Festa de Padroeiro
Vídeo – Pau da Bandeira. Documentário de Augusto Pessoa. Abertura simbólica do ciclo junino com a Festa do Pau da Bandeira registrada como patrimônio imaterial do Brasil e do Ceará
Bloco 2 – Das Noites Tão Brasileiras
Quermesse de Santo Antônio |
O Santo Casamenteiro campeão de simpatias
Quiz ao vivo – perguntas e respostas
Tem pratinho de quê? Sabor da Serra com a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco
Pau de Sebo, Pau de Fitas e Manero Pau: Retratando a Cultura Junina para além das quadrilhas
Simpatias de Santo: com Mestra Zulene Galdino do Crato, que conta as simpatias, histórias, e rezas que movem expressões culturais como as Lapinhas, Pastoril, Dança do coco e Maneiro-Pau.
Histórias de Brincantes | Relatos, fotos e vídeos coletados no grupo Ceará Junino Virtual no Whatsapp.
Devoção de Quadrilheiro: O Compromisso com a Alegria.
Memória do Movimento Junino: Ai que Saudades que Eu Tenho
História do Movimento Junino em depoimentos dos representantes da Fequajuce, União, Fejuc, Mojuni, Comissão Cearense de Folclore, Fórum Cearense de Cultura Popular Tradicional e Conselho Estadual de Política Cultural que integram o Comitê Gestor do Ceará Junino.
Bloco 3 – Arraial das Campeãs
De olho nas coxias
Nos bastidores do casamento junino – Vídeo de projeto aprovado no Edital Cultura Dendicasa da Secult-CE.
O Fogo da Foto: O Teatro Junino – Exposição fotográfica de cenas de casamentos juninos.
Conversa de Bastidor: Casamento de Quadrilha: Entrevista com Diretores de Casamento Junino
Desfile de Noivos e Noivas: Exposição de Fotos e clipes de performances de casais de quadrilha
Especial: Trajetória e Referências
Programação voltada às Quadrilhas Campeãs dos 16 Campeonatos Ceará Junino realizados pela Secretaria da Cultura do Ceará
Arraial das Campeãs
Quadrilha Infantil
Apresentação Musical: Mostra de Regionais – Programa destinado à produção autoral dos regionais de quadrilha
Sexta (7) a partir das 18 horas
Dia de São João: O Santo Festeiro
Bloco ' – Quixeramobim, de Conselheiro – Calor do Sertão no Meio do Ceará
Abertura De Padim a Conselheiro, a Fogueira é um Sol
Uma narrativa do São João no Centro do Ceará, com Ticiana Zacarias e Ricardinho Show
Vídeo 1 – Homenagem a Elzenir Colares
Um Toque Especial:
Vídeo: 20 Anos de Ceará Junino
Bloco 2: Das Noites Brasileiros
Quermesse de São João: O Santo Festeiro Padroeiro da alegria
Quiz- com perguntas e respostas valendo ingressos dos equipamentos
Tem Pratinho de Quê? – Sabor do Sertão: Neste episódio, um prato que alimenta a força do povo sertanejo – Bolo de Carimã, com a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco
Boi de Sobral – Cultura Junina para além das quadrilhas
Simpatias de São João:
Histórias de Brincantes: com Mestre Antônio Rafael, Poeta popular de Tarrafas-CE com vasta produção na literatura de cordel, que nos conta um pouco das suas histórias de São João, São Pedro e Santo Antônio, e os causos que envolve a cultura junina.
Relatos e depoimentos
Padrinho e Madrinha de Fogueira: O juramento do Festeiro.
Ai que Saudades que Eu Tenho
Memória do Ceará Junino
Santa Inspiração: Entrevistas sobre a criação do Ceará Junino
Saudade da Fogueira:
Relatos e depoimentos: Folguedos e Expressões da Cultura Popular cearense que participam ativamente dos festejos juninos são apresentadas neste programa.
Clipes de outras expressões Folguedos e expressões da cultura popular cearense que participam ativamente dos festejos juninos são apresentadas neste programa.
Vídeo em homenagem a Elzenir Colares:
Bloco
3 – Arraial das Campeãs:
De olho nas coxias – As mãos invisíveis da Cena
Fique por dentro – Transição para as quadrilhas
A Arte em Cena: Tutorial de Maquiagem
Partindo do engajamento dos quadrilheiros na programação apresentamos a elaboração e glamour das maquiagens para rainhas.
O Fogo da Foto: Exposição Ceará Junino – Exposição Felip Abud e outros
Conversa de Bastidor: Depoimentos dos realizadores. Uma conversa com os produtores que participaram das várias edições do Ceará Junino.
A Arte em Cena : Tutorial Penteado Brincante/Rainha
Desfile de Marcadores: Foto e clipes de performances de marcadores de quadrilha
Especial Arraial das Campeãs
Programação voltada às Quadrilhas Campeãs dos 16 Campeonatos Ceará Junino realizados pela Secretaria da Cultura do Ceará
Atrações da Noite:
Quadrilha de Escola/Assentamento
Quadrilha
Musical: Mostra de Regionais
Programa destinado à produção autoral dos regionais de quadrilha:
Regional
Despedida e Anunciação do 3° dia

Sábado (8) a partir das 18 horas
Dia de São Pedro
Abertura – Verdes mares bravios de minha terra com Ticiana Zacarias e Ricardinho
Narrativa do Ciclo Junino relacionando o dia de São Pedro ao registro da Festa em Fortaleza
Vídeo 1 – Vídeo em Homenagem a Elzenir Colares (Reexibição)
Um Toque Especial
Mucuripe em Festa e Fé
Texto Graça Martins
“Meus Botões – Breno Guedes apresenta o documentário “Meus botões”. Uma produção independente, fruto de uma pesquisa etnográfica realizada com a quadrilha Ceará Junino, em 2019. Processo de criação do espetáculo “É tudo verdade”, mesclando as memórias dos entrevistados com as de infância de Breno Guedes e dando vida, pelo delicado olhar de Davi Menezes, a uma pesquisa cheia de sentimentos.
Bloco 2 – Das Noites Tão Brasileiras
Quermesse de São Pedro – O Santo Protetor Padroeiro de viúvas e pescadores
Vídeo 4: Escola de Gastronomia – Sabor do Mar. Neste episódio, uma receita que chega com a força do pescador, que não pode faltar nos pratinhos juninos de todo Nordeste: O Vatapá.
Clipe Musical: Coco do Iguape
Simpatias de São Pedro
Histórias de Brincantes
Bênção de São Pedro:
Balancê de Mestre:Tesouros Vivos
Devoção Quadrilheira: Mestra Mazé da Quadrilha – Maria José Costa Carvalho, como é conhecida, é agregadora da família e da comunidade em torno das tradições juninas. Nos festejos realizados por ela, desde o ano de 1970, tem especial atenção a formação e manutenção das quadrilhas, adulta e infantil, composta por familiares. É considerada a marcadora de quadrilhas mais antiga do Ceará.
Causo e Poesia: Mestre João Pedro Cordelista, xilogravurista, poeta, do Juazeiro. Um dos marcos da literatura de cordel. Neste programa João pedro apresenta suas obras que convergem para o mundo dos festivais juninos.
Louvação Junina: Mestre Geraldo Amâncio considerado um dos maiores cantadores/repentistas em atividade do Nordeste. Fundador da Academia de Letras e Literatura Popular Patativa do Assaré, Geraldo foi reconhecido por sua vasta contribuição à cultura popular tradicional cearense
Vídeo em homenagem a Elzenir Colares – Reexibição
Bloco 3 – O ARRAIAL DAS CAMPEÃS
De olho nas coxias
A Arte em Cena: Tutorial de Coreografia
O Fogo da Foto: Exposições Fotográficas
Conversa de Bastidor: Depoimentos diretores de quadrilhas
Desfile de Rainha: Exposição de Fotos e clipes de performances de rainhas
O Último Pau de Arara: Clipes de despedidas de quadra
Especial Quadrilhas Campeãs
Programação voltada às Quadrilhas Campeãs dos 16 Campeonatos Ceará Junino realizados pela Secretaria da Cultura do Ceará
Vídeo em homenagem a Elzenir Colares: Segundo Fechamento da Homenagem
Encerramento: falas com os secretários Fabiano Piúba ou Luisa Cela (Mensagem de Governo do Ceará)
Atrações da noite:
Quadrilha
Musical: Mostra de Regionais Programa destinado à produção autoral dos regionais de quadrilha
Terceiro fechamento da programação relacionado à promessa de 2021
Regional
Despedida e Créditos de Agradecimento

* Programação sujeita a alterações

SERVIÇO
  • Ceará Junino Virtual 2020 – Um Balancê para Elzenir Colares
  • Quinta (6), sexta (7) e sábado (8), às 18h30.
  • Canal do Youtube da Secult (youtube.com/SecultCearáGov)

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".