Pular para o conteúdo principal

Dragão celebra Dia Mundial da Fotografia

Em alusão ao Dia Mundial da Fotografia, celebrado neste 19 de agosto, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Museu da Cultura Cearense (MCC), convidou o fotógrafo, retratista, educador e artista visual Luiz Santos (foto) para abrir seu estúdio e apresentar o processo de desenvolvimento do trabalho autoral que vem ao longo do período de Isolamento Social. 


Numa conversa ao vivo, no canal www.youtube.com/dragaodomarcentro, nesta quarta-feira (19), às 19 horas, o multiartista falará sobre 'A Fotografia e o Labirinto de Teseu'. A partir do mito grego de Teseu, o convidado falará sobre os caminhos da Fotografia, desde o Lambe-Lambe à Fotografia de Smartphone; entre o Retrato-Imagem e o Retrato-Escuta; entre o Retrato-Pensamento e o Retrato-Corpo. Quem recebe o convidado para o bate-papo é o coordenador do Núcleo Educativo do MCC, Ícaro Souza (foto).


A Live convida o público a fazer uma série reflexões sobre a Fotografia na contemporaneidade, bem como a conhecer o processo criativo que o artista desenvolveu em casa, durante a Quarentena. O bate-papo reservará surpresas que convidam o público a interagir.

Sobre o convidado - Luiz Santos é pernambucano de Recife e radicado no Ceará. Retratista fotográfico e artista visual; atua como educador para o olhar e entende que as diversas linguagens criativas integradas proporcionam melhor expressão para a arte na atualidade.

Autor de livros, coordenador de projetos culturais, editor e pesquisador. Há mais de 25 anos realiza trabalhos com arte e educação, em parceria com a Saúde Mental, e é ganhador de dois prêmios nacionais por projetos seus nesta área.

Dedica-se ao Audiovisual e em seus projetos mais recentes está presente o forte interesse por Documentários em que predominam diálogos com entrevistados. É ensaísta fotográfico e, com o trabalho Corpo e Presença, traduz a sua inquietação com relação à Produção Artística Contemporânea, uma vez que mistura o fazer retratístico com a arte da escuta, assunto que o vem mobilizando há algum tempo.

A FOTO COMPACTADA – DO LANÇAR-SE CURIOSO – DA ESCUTA E DA AÇÃO PELO CORPO – DA ESCUTA, ANTES QUE OS OLHOS INUNDEM - “A câmera lambe-lambe faz parte daquilo que podemos chamar de “despojos da modernidade”. Não deu tempo de explorar. Caiu nas mãos de práticos, gente pobre das periferias urbanas do capitalismo e dos “interiores” e logo sumiu do interesse de artistas “contemporâneos”. Dos novos retratistas lambe-lambe que existem no Brasil e mundo afora, talvez eu seja o que desenvolve um trabalho mais experimental.

Antes de existir um jogo de cena, há uma cena decorrente de um jogo, que é a escuta mútua. O retrato em lambe-lambe, ao invés de ser gerado por uma sucessão de tentativas, resume-se a único tiro, tiro este que nem sempre “acerta”, mas que as partes (retratada e retratista) tratam de se acertarem numa aceitação que envolve o acordo de que o retrato é um ato que diz respeito à dupla, é uma decorrência do encontro desacelerado e do diálogo reflexivo, para o qual aumentou-se o tempo de exposição ao ato de fazer o retrato; aumentou-se o tempo de elaboração da cena do jogo. Está implícito o esforço em acolher o retrato gerado, quase como se fosse um ser vivo. Retratista, que entrou com seu esteio visual, e retratada, que entra com o corpo físico, pós-pactuam, então. A geração de imagem tornou-se limitada, já que aqui é condensada num exemplar único, mas que não é definitivo. Está mais para cinema. Pede uma sequência que é preenchida não por novas imagens, mas por um desejo contemporâneo de transformação, que interage lançando mão de toda a sua carga de conhecimento acumulado. O objetivo não é a obtenção da beleza clássica, que satisfaça a vaidade da parte criadora retratista ou a da parte que almeja uma representação redentora.

Lambe-lambe não nasceu e existiu para fotografar dentro de casa. Quando eu decidi iniciar o ensaio, foi como se o artefato fosse reinventado. Ademais, eu fotografo à distância – um contrassenso, já que lambe-lambe é fotografia de rua, fotografia de contato, demorada, de encontro na rua, no espaço público, espaço este perdido por conta do medo da violência 
(Texto de Luiz Santos)".

Projeto Conexões Museu
- Conexões Museu é um projeto do Museu da Cultura Cearense criado em 2019 para ser um espaço de reflexão e trocas de estudos, saberes, pesquisas, práticas e experiências que contextualizam e ressignificam o Campo Museológico Contemporâneo.


Serviço

Live ProjetoConexões Museu - A Fotografia e o Labirinto de Teseu com Luiz Santos.
Quarta (19), às 19 horas.
Transmissão aberta: www.youtube.com/dragaodomarcentro
Classificação etária: Livre
Acesso Gratuito.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre ex-jogador Orzete Matos

A Associação de Garantia ao Atleta Profissional do Ceará (Agap-CE) comunica a morte do ex-jogador do Fortaleza, José Orzete de Matos Freitas:



- Nossos sentimentos aos familiares do ex-atleta Ozete que prematuramente partiu ao encontro do braços do Pai Eterno. Que Deus os conforte nesse momento de dor", destaca nota de pesar da Agap-CE.

Orzete faleceu jogando bola, no final da tarde deste sábado (29), em Fortaleza, quando teve um ataque fulminante.

Ele atuou no meio campo do Fortaleza nos anos 1976-1977.

O presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio diz:

- Hoje o Futebol Cearense perdeu um grande desportista e amigo. Deus receba o ORZETE de braços abertos e dará consolo e paz a sua esposa e o seu querido filho".



O vice-presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Eudes Bringel lamenta a partida de Orzete Matos:

- Recebemos há pouco a triste notícia do falecimento do nosso amigo Orzete, que infartou jogando futebol, uma de suas paixões. Descanse em paz am…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre ex-jogador Orzete Matos

A Associação de Garantia ao Atleta Profissional do Ceará (Agap-CE) comunica a morte do ex-jogador do Fortaleza, José Orzete de Matos Freitas:



- Nossos sentimentos aos familiares do ex-atleta Ozete que prematuramente partiu ao encontro do braços do Pai Eterno. Que Deus os conforte nesse momento de dor", destaca nota de pesar da Agap-CE.

Orzete faleceu jogando bola, no final da tarde deste sábado (29), em Fortaleza, quando teve um ataque fulminante.

Ele atuou no meio campo do Fortaleza nos anos 1976-1977.

O presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio diz:

- Hoje o Futebol Cearense perdeu um grande desportista e amigo. Deus receba o ORZETE de braços abertos e dará consolo e paz a sua esposa e o seu querido filho".



O vice-presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Eudes Bringel lamenta a partida de Orzete Matos:

- Recebemos há pouco a triste notícia do falecimento do nosso amigo Orzete, que infartou jogando futebol, uma de suas paixões. Descanse em paz am…