Pular para o conteúdo principal

Morre atriz, cineasta e poeta Aurora Duarte

O cineasta cearense, Clébio Viriato Ribeiro informa a morte aos 83 anos da atriz, cineasta e poeta pernambucana Aurora Duarte.




  • "Nos deixou nesta manhã de quinta (6), AURORA DUARTE, a mulher que mostrou Quixadá ao mundo.
  • Atriz e produtora fez parte de uma geração de cineastas que fizeram do cinema brasileiro mais que um ofício, o sentido de suas vidas. 
  • Nos anos 1960 ancorou em Quixadá com uma grande estrutura cinematográfica para rodar 'A Morte Comanda o Cangaço', um épico do Cinema Brasileiro.
  • Só na Europa passou 20 anos em cartaz. 
  • No elenco: Alberto Ruschel, Milton Ribeiro, Ruth de Sousa e grandes estrelas. 
  • Direção de Carlos Coimbra.
  • Em Quixadá a caravana cinematográfica passou praticamente um ano rodando o filme. 
  • Depois dessa imersão a cidade nunca mais foi a mesma. Aurora, como o nome principia, foi o "abre alas" para incontáveis filmes que tiveram Quixadá como cenário.
  • Criança, cresci ouvindo falar de Aurora Duarte e de seu filme, até que um dia (a Televisão de casa ainda era PB-Preto e Branco), fui impactado por ele.
  • Assisti, escondido de meus pais e nunca mais fui o mesmo.
  • Passagem de tempo. Anos 1990. Realizei o 'Quixadá Mostra Cinema'.
  • Como muito esforço descobri o contato da lendária atriz que de pronto aceitou o convite e regressou à cidade - quase quatro décadas depois - para uma exibição pública de 'A Morte Comanda o Cangaço'. 
  • Foi um acontecimento. Ginásio looooootado.
  • Quixadaenses querendo rever a "Grande Diva".
  • Fazia fila.
  • Fãs, conhecidos e figurantes que participaram da gravações: Queremos ver Aurora Duarte. Gritava a multidão.
  • Jamais esqueço aquele dia.
  • Pediu para levá-la à fazenda Fonseca, cenário principal de sua obra cinematográfica.
  • Se preparou psicologicamente. Tomou um calmante e partiu para o Fonseca. Se emocionou ao atravessar o portão da fazenda e não conteve as lágrimas ao ver pinturas de cenas de seu filme (preservadas) nas paredes do velho casarão da família Holanda.
  • Ficamos amigos.
  • Em nome dessa amizade quebrou promessa e aceitou participar do meu filme 'A Lenda do Gato Preto'.
  • 50 anos depois retornava à Quixadá, dessa vez para viver a matriarca 'Cigana Soraya', em filme dirigido por um quixadaense. 
  • Que honra!
  • Uma dádiva para aquele menino, agora diretor, que nem mesmo em sonho imaginava dirigir a estrela Aurora.
  • O Tempo tem seus mistérios.
  • Vivemos dias de intensas filmagens entre os monólitos de Quixadá.
  • Fez com maestria o que fazia de melhor: atuar. 
  • Ao lado de Emiliano Queiroz, Fernanda Quindere, Rodger Rogério, Juliana Carvalho, Sidney Souto, Galba Nogueira, Murillo Ramos, Ana Marlene, Enrique Patrícius, Eduardo Dascar, Jane Azeredo, Alexandre Mandarino, Denise Menezes viveu sua última experiência no Cinema Brasileiro.
  • Impactado com a noticia de sua partida, deixo aqui minha Gratidão, do menino que foi profundamente afetado pela potencia de sua obra e do adulto, que hoje emocionado, insiste em fazer cinema, em um país perverso com seus diretores, produtores, atores e técnicos cinematográficos.
  • Por sua valiosa contribuição à história do Cinema nacional, por ter levado Quixadá ao mundo, por ter sido uma mulher a frente de seu tempo e ter comandado com tanta beleza o Cangaço nas telas de nossos cinemas, esta lendária Diva, merece justas e dignas homenagens de todos nós quixadaenses, cearenses e brasileiros.
  • Viva AURORA DUARTE!", escreveu Clébio Viriato Ribeiro no Facebook. 
Aurora Duarte participou de várias novelas e filmes. O último papel foi em 2015 no filme 'A Lenda do Gato Preto', onde interpretou a Cigana Soraya, dirigida por Clébio Viriato Ribeiro.



Aurora Duarte foi protagonista do filme 'O Canto do Mar', do diretor Alberto Cavalcanti. A produção de 1952 conta a história de retirantes do litoral nordestino e concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 1953. O filme foi vencedor do prêmio de direção no Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary, na República Checa, em 1953, e foi a porta de entrada de Aurora Duarte no Cinema Brasileiro.

Trabalhou como documentarista e foi poeta. Segundo a biografia de Aurora Duarte publicada pela Editora Imprensa Oficial de São Paulo, na Coleção Aplauso, a atriz começou a carreira no Cinema Amador aos 13 anos, fez Rádio e aos 15, estrelou no Cinema Profissional.

Aurora Duarte tinha como nome de batismo Diva Mattos Perez, nasceu em 17 de abril de 1937, em Olinda (PE).

Aurora Duarte estava internada na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo há dois meses, segundo postagens de amigos nas Redes Sociais.


Fotos do acervo de Clébio Viriato Ribeiro.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre ex-jogador Orzete Matos

A Associação de Garantia ao Atleta Profissional do Ceará (Agap-CE) comunica a morte do ex-jogador do Fortaleza, José Orzete de Matos Freitas:



- Nossos sentimentos aos familiares do ex-atleta Ozete que prematuramente partiu ao encontro do braços do Pai Eterno. Que Deus os conforte nesse momento de dor", destaca nota de pesar da Agap-CE.

Orzete faleceu jogando bola, no final da tarde deste sábado (29), em Fortaleza, quando teve um ataque fulminante.

Ele atuou no meio campo do Fortaleza nos anos 1976-1977.

O presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio diz:

- Hoje o Futebol Cearense perdeu um grande desportista e amigo. Deus receba o ORZETE de braços abertos e dará consolo e paz a sua esposa e o seu querido filho".



O vice-presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Eudes Bringel lamenta a partida de Orzete Matos:

- Recebemos há pouco a triste notícia do falecimento do nosso amigo Orzete, que infartou jogando futebol, uma de suas paixões. Descanse em paz am…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre ex-jogador Orzete Matos

A Associação de Garantia ao Atleta Profissional do Ceará (Agap-CE) comunica a morte do ex-jogador do Fortaleza, José Orzete de Matos Freitas:



- Nossos sentimentos aos familiares do ex-atleta Ozete que prematuramente partiu ao encontro do braços do Pai Eterno. Que Deus os conforte nesse momento de dor", destaca nota de pesar da Agap-CE.

Orzete faleceu jogando bola, no final da tarde deste sábado (29), em Fortaleza, quando teve um ataque fulminante.

Ele atuou no meio campo do Fortaleza nos anos 1976-1977.

O presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio diz:

- Hoje o Futebol Cearense perdeu um grande desportista e amigo. Deus receba o ORZETE de braços abertos e dará consolo e paz a sua esposa e o seu querido filho".



O vice-presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Eudes Bringel lamenta a partida de Orzete Matos:

- Recebemos há pouco a triste notícia do falecimento do nosso amigo Orzete, que infartou jogando futebol, uma de suas paixões. Descanse em paz am…