Pular para o conteúdo principal



Morre atriz, cineasta e poeta Aurora Duarte

O cineasta cearense, Clébio Viriato Ribeiro informa a morte aos 83 anos da atriz, cineasta e poeta pernambucana Aurora Duarte.




  • "Nos deixou nesta manhã de quinta (6), AURORA DUARTE, a mulher que mostrou Quixadá ao mundo.
  • Atriz e produtora fez parte de uma geração de cineastas que fizeram do cinema brasileiro mais que um ofício, o sentido de suas vidas. 
  • Nos anos 1960 ancorou em Quixadá com uma grande estrutura cinematográfica para rodar 'A Morte Comanda o Cangaço', um épico do Cinema Brasileiro.
  • Só na Europa passou 20 anos em cartaz. 
  • No elenco: Alberto Ruschel, Milton Ribeiro, Ruth de Sousa e grandes estrelas. 
  • Direção de Carlos Coimbra.
  • Em Quixadá a caravana cinematográfica passou praticamente um ano rodando o filme. 
  • Depois dessa imersão a cidade nunca mais foi a mesma. Aurora, como o nome principia, foi o "abre alas" para incontáveis filmes que tiveram Quixadá como cenário.
  • Criança, cresci ouvindo falar de Aurora Duarte e de seu filme, até que um dia (a Televisão de casa ainda era PB-Preto e Branco), fui impactado por ele.
  • Assisti, escondido de meus pais e nunca mais fui o mesmo.
  • Passagem de tempo. Anos 1990. Realizei o 'Quixadá Mostra Cinema'.
  • Como muito esforço descobri o contato da lendária atriz que de pronto aceitou o convite e regressou à cidade - quase quatro décadas depois - para uma exibição pública de 'A Morte Comanda o Cangaço'. 
  • Foi um acontecimento. Ginásio looooootado.
  • Quixadaenses querendo rever a "Grande Diva".
  • Fazia fila.
  • Fãs, conhecidos e figurantes que participaram da gravações: Queremos ver Aurora Duarte. Gritava a multidão.
  • Jamais esqueço aquele dia.
  • Pediu para levá-la à fazenda Fonseca, cenário principal de sua obra cinematográfica.
  • Se preparou psicologicamente. Tomou um calmante e partiu para o Fonseca. Se emocionou ao atravessar o portão da fazenda e não conteve as lágrimas ao ver pinturas de cenas de seu filme (preservadas) nas paredes do velho casarão da família Holanda.
  • Ficamos amigos.
  • Em nome dessa amizade quebrou promessa e aceitou participar do meu filme 'A Lenda do Gato Preto'.
  • 50 anos depois retornava à Quixadá, dessa vez para viver a matriarca 'Cigana Soraya', em filme dirigido por um quixadaense. 
  • Que honra!
  • Uma dádiva para aquele menino, agora diretor, que nem mesmo em sonho imaginava dirigir a estrela Aurora.
  • O Tempo tem seus mistérios.
  • Vivemos dias de intensas filmagens entre os monólitos de Quixadá.
  • Fez com maestria o que fazia de melhor: atuar. 
  • Ao lado de Emiliano Queiroz, Fernanda Quindere, Rodger Rogério, Juliana Carvalho, Sidney Souto, Galba Nogueira, Murillo Ramos, Ana Marlene, Enrique Patrícius, Eduardo Dascar, Jane Azeredo, Alexandre Mandarino, Denise Menezes viveu sua última experiência no Cinema Brasileiro.
  • Impactado com a noticia de sua partida, deixo aqui minha Gratidão, do menino que foi profundamente afetado pela potencia de sua obra e do adulto, que hoje emocionado, insiste em fazer cinema, em um país perverso com seus diretores, produtores, atores e técnicos cinematográficos.
  • Por sua valiosa contribuição à história do Cinema nacional, por ter levado Quixadá ao mundo, por ter sido uma mulher a frente de seu tempo e ter comandado com tanta beleza o Cangaço nas telas de nossos cinemas, esta lendária Diva, merece justas e dignas homenagens de todos nós quixadaenses, cearenses e brasileiros.
  • Viva AURORA DUARTE!", escreveu Clébio Viriato Ribeiro no Facebook. 
Aurora Duarte participou de várias novelas e filmes. O último papel foi em 2015 no filme 'A Lenda do Gato Preto', onde interpretou a Cigana Soraya, dirigida por Clébio Viriato Ribeiro.



Aurora Duarte foi protagonista do filme 'O Canto do Mar', do diretor Alberto Cavalcanti. A produção de 1952 conta a história de retirantes do litoral nordestino e concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 1953. O filme foi vencedor do prêmio de direção no Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary, na República Checa, em 1953, e foi a porta de entrada de Aurora Duarte no Cinema Brasileiro.

Trabalhou como documentarista e foi poeta. Segundo a biografia de Aurora Duarte publicada pela Editora Imprensa Oficial de São Paulo, na Coleção Aplauso, a atriz começou a carreira no Cinema Amador aos 13 anos, fez Rádio e aos 15, estrelou no Cinema Profissional.

Aurora Duarte tinha como nome de batismo Diva Mattos Perez, nasceu em 17 de abril de 1937, em Olinda (PE).

Aurora Duarte estava internada na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo há dois meses, segundo postagens de amigos nas Redes Sociais.


Fotos do acervo de Clébio Viriato Ribeiro.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Adeturf divulga Rota das Falésias em Goiás

Adeturf fortalece divulgação da Rota das Falésias em Goiás, na BNT Mercosul e prepara sSeminário em Canoa Quebrada. Entidade promove o Litoral Leste do Ceará junto a agentes de viagens, operadoras e parceiros do trade turístico, com destaque para novo voo da Azul para Aracati. A Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias (Adeturf) realizou, entre 19 e 23 de maio de 2026, uma agenda estratégica de promoção turística voltada ao fortalecimento da Rota das Falésias, no Litoral Leste do Ceará. As ações ocorreram em Goiás e Santa Catarina, reunindo encontros com agentes de viagens, operadores de turismo, parceiros comerciais e profissionais do trade. Em 19, 20 e 21 de maio, a Adeturf esteve em Goiânia e Anápolis, onde visitou agências de viagens e a loja da Azul Viagens no bairro Marista, em Goiânia. Durante a programação, a entidade apresentou os principais atrativos turísticos da Rota das Falésias, incluindo praias, falésias, gastronomia, cultura, experiências de natureza, l...

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Livro reúne histórias de colaboradores da Pague Menos

Ao celebrar 45 anos de trajetória, a Pague Menos escolheu contar sua história a partir das pessoas. O Livro “Gigantes de toda uma Vida” reúne 21 relatos de colaboradores, que tiveram suas vidas transformadas pela Companhia e que, ao longo das últimas décadas, também ajudaram a construir a Cultura, o Crescimento e o Propósito da Rede Pague Menos no Brasil. Mais que uma Publicação Comemorativa, o Projeto se apresenta como um tributo às trajetórias de homens e mulheres, que encontraram no trabalho um Propósito, transformaram desafios em conquistas e fizeram do cuidado uma missão diária. A obra reforça valores presentes na Cultura da Companhia, como Escuta Ativa, Acolhimento, Desenvolvimento Humano e Valorização das Pessoas. Entre as histórias retratadas está a de Adriana Gomes da Silva, atual gerente regional de Operações da Rede no Ceará. Natural do Interior do Estado, ela iniciou sua trajetória na Companhia em 2000 como balconista e, ao longo dos anos, construiu uma carreira de lideran...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Adeturf divulga Rota das Falésias em Goiás

Adeturf fortalece divulgação da Rota das Falésias em Goiás, na BNT Mercosul e prepara sSeminário em Canoa Quebrada. Entidade promove o Litoral Leste do Ceará junto a agentes de viagens, operadoras e parceiros do trade turístico, com destaque para novo voo da Azul para Aracati. A Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias (Adeturf) realizou, entre 19 e 23 de maio de 2026, uma agenda estratégica de promoção turística voltada ao fortalecimento da Rota das Falésias, no Litoral Leste do Ceará. As ações ocorreram em Goiás e Santa Catarina, reunindo encontros com agentes de viagens, operadores de turismo, parceiros comerciais e profissionais do trade. Em 19, 20 e 21 de maio, a Adeturf esteve em Goiânia e Anápolis, onde visitou agências de viagens e a loja da Azul Viagens no bairro Marista, em Goiânia. Durante a programação, a entidade apresentou os principais atrativos turísticos da Rota das Falésias, incluindo praias, falésias, gastronomia, cultura, experiências de natureza, l...

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Livro reúne histórias de colaboradores da Pague Menos

Ao celebrar 45 anos de trajetória, a Pague Menos escolheu contar sua história a partir das pessoas. O Livro “Gigantes de toda uma Vida” reúne 21 relatos de colaboradores, que tiveram suas vidas transformadas pela Companhia e que, ao longo das últimas décadas, também ajudaram a construir a Cultura, o Crescimento e o Propósito da Rede Pague Menos no Brasil. Mais que uma Publicação Comemorativa, o Projeto se apresenta como um tributo às trajetórias de homens e mulheres, que encontraram no trabalho um Propósito, transformaram desafios em conquistas e fizeram do cuidado uma missão diária. A obra reforça valores presentes na Cultura da Companhia, como Escuta Ativa, Acolhimento, Desenvolvimento Humano e Valorização das Pessoas. Entre as histórias retratadas está a de Adriana Gomes da Silva, atual gerente regional de Operações da Rede no Ceará. Natural do Interior do Estado, ela iniciou sua trajetória na Companhia em 2000 como balconista e, ao longo dos anos, construiu uma carreira de lideran...