Pular para o conteúdo principal



Morre atriz, cineasta e poeta Aurora Duarte

O cineasta cearense, Clébio Viriato Ribeiro informa a morte aos 83 anos da atriz, cineasta e poeta pernambucana Aurora Duarte.




  • "Nos deixou nesta manhã de quinta (6), AURORA DUARTE, a mulher que mostrou Quixadá ao mundo.
  • Atriz e produtora fez parte de uma geração de cineastas que fizeram do cinema brasileiro mais que um ofício, o sentido de suas vidas. 
  • Nos anos 1960 ancorou em Quixadá com uma grande estrutura cinematográfica para rodar 'A Morte Comanda o Cangaço', um épico do Cinema Brasileiro.
  • Só na Europa passou 20 anos em cartaz. 
  • No elenco: Alberto Ruschel, Milton Ribeiro, Ruth de Sousa e grandes estrelas. 
  • Direção de Carlos Coimbra.
  • Em Quixadá a caravana cinematográfica passou praticamente um ano rodando o filme. 
  • Depois dessa imersão a cidade nunca mais foi a mesma. Aurora, como o nome principia, foi o "abre alas" para incontáveis filmes que tiveram Quixadá como cenário.
  • Criança, cresci ouvindo falar de Aurora Duarte e de seu filme, até que um dia (a Televisão de casa ainda era PB-Preto e Branco), fui impactado por ele.
  • Assisti, escondido de meus pais e nunca mais fui o mesmo.
  • Passagem de tempo. Anos 1990. Realizei o 'Quixadá Mostra Cinema'.
  • Como muito esforço descobri o contato da lendária atriz que de pronto aceitou o convite e regressou à cidade - quase quatro décadas depois - para uma exibição pública de 'A Morte Comanda o Cangaço'. 
  • Foi um acontecimento. Ginásio looooootado.
  • Quixadaenses querendo rever a "Grande Diva".
  • Fazia fila.
  • Fãs, conhecidos e figurantes que participaram da gravações: Queremos ver Aurora Duarte. Gritava a multidão.
  • Jamais esqueço aquele dia.
  • Pediu para levá-la à fazenda Fonseca, cenário principal de sua obra cinematográfica.
  • Se preparou psicologicamente. Tomou um calmante e partiu para o Fonseca. Se emocionou ao atravessar o portão da fazenda e não conteve as lágrimas ao ver pinturas de cenas de seu filme (preservadas) nas paredes do velho casarão da família Holanda.
  • Ficamos amigos.
  • Em nome dessa amizade quebrou promessa e aceitou participar do meu filme 'A Lenda do Gato Preto'.
  • 50 anos depois retornava à Quixadá, dessa vez para viver a matriarca 'Cigana Soraya', em filme dirigido por um quixadaense. 
  • Que honra!
  • Uma dádiva para aquele menino, agora diretor, que nem mesmo em sonho imaginava dirigir a estrela Aurora.
  • O Tempo tem seus mistérios.
  • Vivemos dias de intensas filmagens entre os monólitos de Quixadá.
  • Fez com maestria o que fazia de melhor: atuar. 
  • Ao lado de Emiliano Queiroz, Fernanda Quindere, Rodger Rogério, Juliana Carvalho, Sidney Souto, Galba Nogueira, Murillo Ramos, Ana Marlene, Enrique Patrícius, Eduardo Dascar, Jane Azeredo, Alexandre Mandarino, Denise Menezes viveu sua última experiência no Cinema Brasileiro.
  • Impactado com a noticia de sua partida, deixo aqui minha Gratidão, do menino que foi profundamente afetado pela potencia de sua obra e do adulto, que hoje emocionado, insiste em fazer cinema, em um país perverso com seus diretores, produtores, atores e técnicos cinematográficos.
  • Por sua valiosa contribuição à história do Cinema nacional, por ter levado Quixadá ao mundo, por ter sido uma mulher a frente de seu tempo e ter comandado com tanta beleza o Cangaço nas telas de nossos cinemas, esta lendária Diva, merece justas e dignas homenagens de todos nós quixadaenses, cearenses e brasileiros.
  • Viva AURORA DUARTE!", escreveu Clébio Viriato Ribeiro no Facebook. 
Aurora Duarte participou de várias novelas e filmes. O último papel foi em 2015 no filme 'A Lenda do Gato Preto', onde interpretou a Cigana Soraya, dirigida por Clébio Viriato Ribeiro.



Aurora Duarte foi protagonista do filme 'O Canto do Mar', do diretor Alberto Cavalcanti. A produção de 1952 conta a história de retirantes do litoral nordestino e concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 1953. O filme foi vencedor do prêmio de direção no Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary, na República Checa, em 1953, e foi a porta de entrada de Aurora Duarte no Cinema Brasileiro.

Trabalhou como documentarista e foi poeta. Segundo a biografia de Aurora Duarte publicada pela Editora Imprensa Oficial de São Paulo, na Coleção Aplauso, a atriz começou a carreira no Cinema Amador aos 13 anos, fez Rádio e aos 15, estrelou no Cinema Profissional.

Aurora Duarte tinha como nome de batismo Diva Mattos Perez, nasceu em 17 de abril de 1937, em Olinda (PE).

Aurora Duarte estava internada na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo há dois meses, segundo postagens de amigos nas Redes Sociais.


Fotos do acervo de Clébio Viriato Ribeiro.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jogador Luiz Henrique Sales

O Ceará Sporting Club, com profundo pesar, informa e lamenta o falecimento precoce de Luiz Henrique Sales de Souza, nesta segunda-feira (30/6/2025), em Fortaleza, aos 32 anos. Cria das Categorias de Base do Vozão, Luiz Henrique esteve presente nos elencos dos títulos estaduais de 2012, 2013 e 2014. O meia-atacante atuou em 37 partidas pelo Ceará, divididas entre Cearense, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Em nome do presidente da Diretoria Executiva, João Paulo Silva, o Ceará S.C se solidariza aos familiares e amigos de Luiz Henrique nesse momento de dor e saudade. Como homenagem póstuma, o Clube ainda solicitará junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cumprimento de minuto de silêncio na partida entre Sport-PE x Ceará, que será realizada na quarta-feira (9/7/2025), em Pernambuco.

Felicidades-8/6

Felicidades do Blog do Lauriberto,  neste domingo (8/6/2025), para: 68 anos de Raimundo Feitosa. 62 anos do cartunista Carlus Campos (foto com jornalista Flávio Paiva). 55 anos de Marcos Nascimento. 43 anos de Mariana Marques. 41 anos da jornalista Viviane Prado (foto). 40 anos da jornalista Catharina Queiroz (foto). 32 anos de Ronaldo Forte. Jornalista Valéria Regina Dallegrave (foto com professores Lauriberto Braga e Jari Vieira e jornalista Leandro Freire). Jornalista Isis Cidade (foto). Publicitário Serginho Benevides (foto). Primeira dama do Ceará,  Lia Freitas (foto). Ira Frota (foto). Denise Sanford (foto). Deputada federal Fernanda Pessoa (foto com prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa). Jornalista Pádua Lopes (foto). Salete Amoreira Castelo (foto). Nicolle Matos. Luiza Gazzineo. Arquivo Nirez para 8 de junho na História do Ceará: 1880 - Publicado em Fortaleza o jornal “Gazeta do Norte”, órgão político da facção liberal conhecida na Província como Pompeus. Redatores: T...

Postagens mais visitadas deste blog

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jogador Luiz Henrique Sales

O Ceará Sporting Club, com profundo pesar, informa e lamenta o falecimento precoce de Luiz Henrique Sales de Souza, nesta segunda-feira (30/6/2025), em Fortaleza, aos 32 anos. Cria das Categorias de Base do Vozão, Luiz Henrique esteve presente nos elencos dos títulos estaduais de 2012, 2013 e 2014. O meia-atacante atuou em 37 partidas pelo Ceará, divididas entre Cearense, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Em nome do presidente da Diretoria Executiva, João Paulo Silva, o Ceará S.C se solidariza aos familiares e amigos de Luiz Henrique nesse momento de dor e saudade. Como homenagem póstuma, o Clube ainda solicitará junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cumprimento de minuto de silêncio na partida entre Sport-PE x Ceará, que será realizada na quarta-feira (9/7/2025), em Pernambuco.

Felicidades-8/6

Felicidades do Blog do Lauriberto,  neste domingo (8/6/2025), para: 68 anos de Raimundo Feitosa. 62 anos do cartunista Carlus Campos (foto com jornalista Flávio Paiva). 55 anos de Marcos Nascimento. 43 anos de Mariana Marques. 41 anos da jornalista Viviane Prado (foto). 40 anos da jornalista Catharina Queiroz (foto). 32 anos de Ronaldo Forte. Jornalista Valéria Regina Dallegrave (foto com professores Lauriberto Braga e Jari Vieira e jornalista Leandro Freire). Jornalista Isis Cidade (foto). Publicitário Serginho Benevides (foto). Primeira dama do Ceará,  Lia Freitas (foto). Ira Frota (foto). Denise Sanford (foto). Deputada federal Fernanda Pessoa (foto com prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa). Jornalista Pádua Lopes (foto). Salete Amoreira Castelo (foto). Nicolle Matos. Luiza Gazzineo. Arquivo Nirez para 8 de junho na História do Ceará: 1880 - Publicado em Fortaleza o jornal “Gazeta do Norte”, órgão político da facção liberal conhecida na Província como Pompeus. Redatores: T...