Pular para o conteúdo principal

Há 82 anos morria Barão de Studart

Confira o 25 de setembro na História de Fortaleza, em 32 fatos rememorados pelo Arquivo Nirez, com destaque para a morte há 82 anos (1938) de Barão de Studart (foto e vídeo):


  1. 1678 - Mais um governador assume no Ceará: Sebastião de Sá, em substituição a Bento Correia de Figueiredo.
  2. 1799 - Chega a Fortaleza o chefe-de-esquadra Bernardo Manuel de Vasconcelos.
  3. 1835 - Sob o comando do major Luís Xavier Torres, parte de Fortaleza com destino a fronteira dos estados do Pará e Maranhão a Força Policial, para combater no episódio que ficou conhecido como “Cabanagem”.
  4. 1852 - Toma posse, no cargo de Chefe de Polícia, o juiz Domingos José Nogueira Jaguaribe.
  5. 1856 - Está novamente à frente da Chefia de Polícia o juiz Francisco Gonçalves da Rocha.
  6. 1884 - Publica-se em Fortaleza o Jornalzinho, periódico cujo editor-proprietário era Antônio Ferreira de Lafayette (Antônio Lafayette).
  7. 1897 - Morre, aos 69 anos de idade, o farmacêutico, comendador Antônio Teodorico da Costa (pai). Era membro da Academia Cearense de Letras (ACL). Nascera em Aracati a 15 de julho de 1828.
  8. 1898 - Publicado o jornalzinho O Corisco, “órgão contra os bochecheiros”, trazendo na primeira página foto do generalíssimo Deodoro da Fonseca.
  9. 1922 - Inaugura-se, na Cadeia Pública, um cinema para os presos, no andar superior, com o filme “Feliz equívoco”, em seis atos.
  10. 1927 - Inaugura-se, às 9 horas, a Padaria Rio Branco, da firma Franklin Holanda & Companhia, de Luís de Holanda e José de Holanda, na Rua Barão do Rio Branco (194 antigo; depois 236).
  11. 1935 - Morre, aos 63 anos o poeta Antônio de Castro Vidal Barbosa, que foi membro da Padaria Espiritual, onde usou o criptônimo de Aurélio Sanhaçu. Era aracatiense nascido em dois de maio de 1872. É hoje nome de Rua na Cidade dos Funcionários.
  12. 1936 - Circula a Revista do Ceará, dirigida pelo acadêmico Murilo de Araújo Mota.
  13. 1938 - Morre, às três horas da madrugada, aos 82 anos, o presidente do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), doutor em Medicina Guilherme Chambly Studart (Barão de Studart-foto e vídeo). Escritor que grandes contribuições deixou à História do Ceará, além da grande colaboração dada à Cultura Cearense através do Instituto do Ceará, da Academia Cearense de Letras (ACL), Centro Médico Cearense e da Sociedade de São Vicente de Paulo. Foi sepultado no Cemitério de São João Batista às 16h30, após discursos proferidos por Djacir de Lima Menezes, Joaquim Alves de Oliveira e Fernando Leite. É hoje nome de Avenida na Aldeota. Nascera a cinco de janeiro de 1856 em Fortaleza.
  14. 1938 - Assume a Presidência do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), Thomaz Pompeu de Souza Brasil Sobrinho, substituindo Guilherme Chambly Studart (Barão de Studart).
  15. 1945 - Furiosa ressaca marinha derruba dezenas de casas na Praia de Iracema, inclusive o famoso Restaurante do Ramon, na Rua dos Pacajus, 71.
  16. 1965 - Funda-se em Fortaleza, a Ordem Rosacruz, quando os Rosacruzes comemoram a passagem da primavera para o outono, ocasião em que o sol cruza o equador. Usou da palavra o diretor Newton Barbosa.
  17. 1970 - Morre, aos 60 anos o advogado Heitor de Campos Fiúza Pequeno, que foi delegado de polícia em Fortaleza. Nascera a 15 de outubro de 1909.
  18. 1973 - Instala-se o II Encontro Nacional de Diretores de Departamentos de Estradas de Rodagem, no Auditório Horácio Lafer, do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), e no auditório do DAER.
  19. 1975 - Funda-se em Fortaleza o Clube dos Colostomizados do Ceará, o primeiro do Brasil e segundo do mundo.
  20. 1981 - O Sistema Verdes Mares (SVM) entrega o Troféu Sereia de Ouro, no Ideal Clube. São agraciados o comerciante Antônio Romcy; o secretário de Segurança, general Francisco de Assis Araújo Bezerra; o pianista Jacques Klein; e o superintendente da Sudene bacharel Valfrido Salmito. O Troféu Sereia de Ouro foi criado por Edson Queiroz, sendo este ano o décimo primeiro de sua criação.
  21. 1981 - Eleito Operário Padrão do Ceará em 1981, promoção do Serviço Social da Indústria (Sesi), Antônio Herculano Mesquita Sales, funcionário da White Martins há 31 anos.
  22. 1984 - Morre, aos 53 anos, vítima do coração, o médico Humberto de Araújo Rocha, alagoano de Maceió nascido a três de outubro de 1930.
  23. 1986 - Falece aos 64 anos Francisco José Vieira de Figueiredo Correia, deputado estadual por duas vezes. Fundou em 1944 a Serraria Natal, na Avenida Visconde do Rio Branco, 2871. Era natural de Várzea Alegre, nascido em sete de julho de 1922.
  24. 1991 - Inaugurada a Praça Zélia Gonzaga Fontenele (Deinha), na Rua Braz Francesco, no bairro de São Gerardo.
  25. 1991 - Abre-se a 37ª Exposição Agropecuária do Ceará (Expoece)..
  26. 1992 - Morre, vítima de um tumor no cérebro, aos 72 anos, o veterano da 2ª Guerra Mundial, Joaquim Clicério Pinheiro de Andrade, reformado do Exército.
  27. 1992 - À noite, recebem o Troféu Sereia de Ouro, do SVM, o médico Fernando Pompeu; o prefeito Juraci Vieira Magalhães; o banqueiro José Afonso Sancho; e o professor Paulo Bonavides. É o 22º ano do Troféu Sereia de Ouro, criado por Edson Queiroz, para homenagear os cearenses de destaque.
  28. 1997 - Morre, em Fortaleza, aos 74 anos incompletos, o compositor, violonista e professor de inglês João Lima Bastos, ex-diretor do conjunto regional da Rádio Iracema de Fortaleza. Nascera em Fortaleza em 30 de setembro de 1923.
  29. 1998 - Em festa no Ideal Clube, à noite, o SVM entrega o Troféu Sereia de Ouro, sendo esta a 28ª vez, a quatro personalidades: a psicóloga e secretária cearense de Cultura, Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau; a jornalista Maria Adísia Barros de Sá; ao humorista Antônio José Rodrigues Cavalcante (Tom Cavalcante); e ao médico José Murilo de Carvalho Martins.
  30. 2009 - Realiza-se a entrega do Troféu Sereia de Ouro, no Theatro José de Alencar (TJA). Os agraciados são a escritora Isabel Idelzuite Lustosa da Costa; o desembargador Fernando Luís Ximenes Rocha; o padre Luiz Ferdinando Torres da Costa e Silva (Fred Solon); e o empresário Honório Pinheiro.
  31. 2013 - Morre, por volta das 15 horas, no Hospital Monte Klinikum, em Fortaleza, vítima de um câncer, aos 91 anos, o ex-deputado federal, ex-senador e ex-prefeito de Granja, Esmerino Oliveira Arruda Coelho. Seu corpo é velado na sede da Prefeitura Municipal de Granja, onde acontece uma missa de corpo presente havendo após o translado do corpo para Fortaleza, onde fica na Assembleia Legislativa do Ceará. Em seguida, o corpo é cremado, e as cinzas encaminhadas ao Distrito de Parazinho, em Granja. Nascera em 29 de maio de 1922, em Granja.
  32. 2015 - Entrega do Troféu Sereia de Ouro, outorgado ao governador Cid Ferreira Gomes; ao médico Elias Geovani Boutala Salomão; ao reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Jesualdo Pereira Farias; e à médica Lúcia Maria Alcântara de Albuquerque, em solenidade no TJA, sendo a 45º entrega que se iniciou em 1971 por iniciativa do chanceler Edson Queiroz.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.
O campo abaixo é apenas para comentários particulares, e somente os editores do blog terão acesso a eles.

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Cantora Marília Mendonça é sepultada no Parque Memorial de Goiânia

A cantora Marília Mendonça, de 26 anos, morreu, na tarde desta sexta-feira (5 de novembro), após a acidente com um avião de pequeno porte, em que ela viajava com mais quatro pessoas, perto de uma Cachoeira na Serra de Caratinga (Minas Gerais). Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê. Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê Velório  - O Velório de Marília Mendonça, Abicieli Silveira Dias e Henrique Ribeiro começou, às 13 horas deste sábado (6), no Ginásio Goiânia Arena, na entrada de Goiânia/GO. Mais de 100 mil pessoas passou pelo Velório, que foi aberto ao público de 13h40 às 17 horas. Os corpos de Marília Mendonça, Abicieli Dias e Henrique Ribeiro foram liberados do Instituto Médico Legal (IML-Piedade de Caratinga), na madrugada deste sábado (6). Já os corpos de Geraldo Medeiros e Tarcísio Pessoa Viana foram liberados na tarde deste sábado (6). Sepultamento - O corpo de Marília Mendonça foi sepultado,

Morre padre Edilberto Reis

- É com profundo pesar que a Diocese de Quixadá informa o falecimento de padre Edilberto Cavalcante Reis (foto), sacerdote pertencente ao clero de nossa Diocese. Confiantes na fé da ressurreição alcançada para nós por Cristo Jesus, pedimos ao Senhor que o receba no lugar preparado para os justos. Aos familiares e amigos nossos mais sinceros sentimentos.", informa a Diocese de  Quixadá. Padre Edilberto Reis morreu nesta quinta-feira (25 de novembro de 2021), aos 53 anos, em Fortaleza. Padre Edilberto era: Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1994). Graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza(2014). Graduação em Filosofia pelo Instituto Teológico Pastoral do Ceará (1990). Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Professor de História Eclesiástica no Curso de Teologia do Centr

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Morre jornalista Cristiana Lôbo

Morreu nesta quinta-feira (11 de novembro de 2021), aos 64 anos, a jornalista da Globo News, Cristiana Lôbo. Ela estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de um Mieloma Múltiplo, que acabou se agravando com uma Pneumonia. Cristiana dos Santos Mendes Lôbo nasceu em Goiânia (Goiás), em 18 de agosto de 1957.  Cristiana Lôbo (foto Zé Paulo Cardeal-O Globo) começou sua carreira jornalística cobrindo Política em Goiás. Depois se transferiu para Brasília, onde em 1997 estreou na Globo News. Ficou na Globo News até agora 2021, quando se afastou para tratar do Câncer. Trabalhou no jornal O Globo, onde foi setorista do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. No O Globo escreveu a Coluna Panorama Político. Depois de 13 anos no O Globo, passou a assinar uma Coluna Política no jornal O Estado de S. Paulo. Na Globo News desde março de 1997 integrou o time de comentaristas do Jornal das Dez, analisando os fatos e bastidores do Poder Central. Manteve o quadro

Morre radialista Moacyr Dreher

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia informa a morte por Câncer, do radialista da AM do Povo-CBN, Moacyr Luiz Dreher: - É com imensa tristeza que comunico o falecimento do nosso companheiro Moacyr Luiz Dreher. Fizemos o que esteve ao nosso alcance. Descansou de uma árdua batalha". A última vez que vi o gaúcho Moacyr Dreher foi na Noite das Personalidades Esportivas, no Marina Park, em 2019. Sempre gentil na recepção da imprensa que cobria a Festa do Sérgio Ponte. Ele lutava contra um Câncer há quatro anos... Repercussão - O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Moacyr Dreher: Presidente do Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceara, Tony Pereira - DESCANSE EM PAZ! É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento ocorrido hoje (13), do comunicador MOACYR LUIZ DREER, que lutava contra um Câncer nos últimos anos e teve situação agravada por conta da Covid. Moacyr era associado do SINDRADIOCE

Postagens mais visitadas deste blog

Cantora Marília Mendonça é sepultada no Parque Memorial de Goiânia

A cantora Marília Mendonça, de 26 anos, morreu, na tarde desta sexta-feira (5 de novembro), após a acidente com um avião de pequeno porte, em que ela viajava com mais quatro pessoas, perto de uma Cachoeira na Serra de Caratinga (Minas Gerais). Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê. Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê Velório  - O Velório de Marília Mendonça, Abicieli Silveira Dias e Henrique Ribeiro começou, às 13 horas deste sábado (6), no Ginásio Goiânia Arena, na entrada de Goiânia/GO. Mais de 100 mil pessoas passou pelo Velório, que foi aberto ao público de 13h40 às 17 horas. Os corpos de Marília Mendonça, Abicieli Dias e Henrique Ribeiro foram liberados do Instituto Médico Legal (IML-Piedade de Caratinga), na madrugada deste sábado (6). Já os corpos de Geraldo Medeiros e Tarcísio Pessoa Viana foram liberados na tarde deste sábado (6). Sepultamento - O corpo de Marília Mendonça foi sepultado,

Morre padre Edilberto Reis

- É com profundo pesar que a Diocese de Quixadá informa o falecimento de padre Edilberto Cavalcante Reis (foto), sacerdote pertencente ao clero de nossa Diocese. Confiantes na fé da ressurreição alcançada para nós por Cristo Jesus, pedimos ao Senhor que o receba no lugar preparado para os justos. Aos familiares e amigos nossos mais sinceros sentimentos.", informa a Diocese de  Quixadá. Padre Edilberto Reis morreu nesta quinta-feira (25 de novembro de 2021), aos 53 anos, em Fortaleza. Padre Edilberto era: Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1994). Graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza(2014). Graduação em Filosofia pelo Instituto Teológico Pastoral do Ceará (1990). Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Professor de História Eclesiástica no Curso de Teologia do Centr

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Morre jornalista Cristiana Lôbo

Morreu nesta quinta-feira (11 de novembro de 2021), aos 64 anos, a jornalista da Globo News, Cristiana Lôbo. Ela estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de um Mieloma Múltiplo, que acabou se agravando com uma Pneumonia. Cristiana dos Santos Mendes Lôbo nasceu em Goiânia (Goiás), em 18 de agosto de 1957.  Cristiana Lôbo (foto Zé Paulo Cardeal-O Globo) começou sua carreira jornalística cobrindo Política em Goiás. Depois se transferiu para Brasília, onde em 1997 estreou na Globo News. Ficou na Globo News até agora 2021, quando se afastou para tratar do Câncer. Trabalhou no jornal O Globo, onde foi setorista do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. No O Globo escreveu a Coluna Panorama Político. Depois de 13 anos no O Globo, passou a assinar uma Coluna Política no jornal O Estado de S. Paulo. Na Globo News desde março de 1997 integrou o time de comentaristas do Jornal das Dez, analisando os fatos e bastidores do Poder Central. Manteve o quadro

Morre radialista Moacyr Dreher

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia informa a morte por Câncer, do radialista da AM do Povo-CBN, Moacyr Luiz Dreher: - É com imensa tristeza que comunico o falecimento do nosso companheiro Moacyr Luiz Dreher. Fizemos o que esteve ao nosso alcance. Descansou de uma árdua batalha". A última vez que vi o gaúcho Moacyr Dreher foi na Noite das Personalidades Esportivas, no Marina Park, em 2019. Sempre gentil na recepção da imprensa que cobria a Festa do Sérgio Ponte. Ele lutava contra um Câncer há quatro anos... Repercussão - O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Moacyr Dreher: Presidente do Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceara, Tony Pereira - DESCANSE EM PAZ! É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento ocorrido hoje (13), do comunicador MOACYR LUIZ DREER, que lutava contra um Câncer nos últimos anos e teve situação agravada por conta da Covid. Moacyr era associado do SINDRADIOCE