Pular para o conteúdo principal

Gerardo Bastos 'onde um pneu é um pneu' há 53 anos no Ceará

Confira o primeiro de setembro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:
  • 1835 - Fundada em Fortaleza a filial da Casa Inglesa, de Liverpool, Inglaterra, da firma Singlehurst & Comp., que em 1892, foi substituída pela Holderness & Salgado, e em 1910, passou a ser Salgado, Rogers & Cia. e, finalmente, em 1921, mudou para Salgado, Filho & Cia. Fiava na Rua da Praia, 1 a 13 (depois Avenida Pessoa Anta).
  • 1851 - Tem novo comando a Força Policial-FP (atual Polícia Militar do Ceará), quando assume o tenente do Exército João da Silva Pedreira que substitui o capitão FP Antônio Gomes Ferreira.
  • 1851 - A repartição do Correio muda-se do antigo prédio que serviu a Tesouraria da Fazenda, para o de número 12 na Praça do Palácio. Depois passaria para o Paço da Câmara Municipal na Rua da Boa Vista, hoje Rua Floriano Peixoto.
  • 1869 - Concedido, pelo Decreto 4.407, o funcionamento da Companhia União Cearense, sob a presidência de Gonçalo Batista Vieira (Barão de Aquiraz).
  • 1884 - Funda-se em Fortaleza a firma Conrado Cabral & Cia., importadores estabelecidos em prédio na Rua Major Facundo, 59, depois 116 (atual 302/306), representantes das máquinas de costuras New Home, Iracema, Ligeira, Vibratoria, Combate, Familiar, Jacy, Vibrante.
  • 1913 - Assume o comando da Capitania do Porto do Ceará, o capitão de corveta Fernando Araripe, substituindo o capitão-tenente Virgílio de Mesquita Barros, que vinha respondendo interinamente pelo cargo.
  • 1915 - A Governo da União assume a direção da Rede de Viação Cearense (RVC), com o engenheiro Enrique Eduardo Couto Fernandes, em substituição aos administradores da South American.
  • 1920 - Sai o primeiro número do Diário do Ceará, resultado da fusão dos jornais Folha do Povo e O Estado do Ceará, ficando à frente do novo jornal Hermenegildo de Brito Firmeza, Pedro de Brito Firmeza, Antônio Luís de Drumond Miranda e Clóvis Eduardo de Alencar Matos.
  • 1921 - Aparece em Fortaleza a Farmácia Cruz Vermelha, de propriedade de Onulfo Câmara, localizada na Rua Floriano Peixoto, 104 (antigo, atual 408). Depois se mudou para a Rua Liberato Barroso, 214, quando já pertencia a Laís Bivar Câmara.
  • 1928 - Morre, em Fortaleza, Odele de Paula Pessoa, que participou das passeatas na campanha pró-candidatura de Franco Rabelo em 1912.
  • 1935 - Um incêndio destrói, completamente o salão de projeção do Cine Merceeiros, de propriedade de Inácio Costa, gerente do Banco do Comércio.
  • 1938 - Fundado em Fortaleza o Huracan Atlético Clube, pelos desportistas Raimundo Dias Calado, Adauto Ribeiro Fernandes, Luís Alves de Lima e Irineu Lobo Neto.
  • 1939 - Repercute em todo o mundo, a invasão da Polônia pela Alemanha, fato que dá início à Segunda Guerra Mundial, que iria até oito de maio de 1945.
  • 1942 - Às 11 horas morre, em Fortaleza, na Casa de Saúde São Raimundo, o industrial Ângelo Ratacaso, sendo sepultado no dia seguinte. Era italiano de nascimento.
  • 1945 - Inaugura-se, às 19 horas, na Praia de Meireles (hoje Náutico), o bar e restaurante La Conga.
  • 1945 - São inaugurados, em Fortaleza, cinco Postos de Saúde: Posto Santa Rosa de Viterbo dirigido pelas Irmãs do Sanatório de Messejana, com os médicos João Augusto Bezerra e Luís França, em Cajazeiras; o Posto de Saúde Nossa Senhora das Dores (Vila Cristo Rei) dirigido pelas Missionárias de Jesus Crucificado, com os médicos Manuel Batista de Oliveira e João Valente de Miranda Leão, na Aldeota; Posto Coração Imaculado de Maria, sob direção das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, com os médicos Moura Leite e Roberto Bruno, na Floresta; e o Posto de Saúde da Salete dirigido pelas Irmãs do Dispensário, com os médicos João Estanislau Façanha e Geraldo Wilson da Silveira Gonçalves, em Salete.
  • 1949 - Fundado o Usina Ceará Atlético Clube, agremiação futebolística da Indústria Siqueira Gurgel, fabricante do sabão Pavão, óleo Pajeú e sabonete Sigel, da Usina Ceará, na esquina da Avenida José Bastos (hoje José Jatahy) com Avenida Bezerra de Menezes.
  • 1950 - À noite, o conhecido jogador de futebol José Ramos de Oliveira (Idalino), que tinha adquirido um automóvel Chevrolet 1950, placas 21-27, aos comerciantes paraibanos Aloísio Millet Martins Ribeiro e Geraldo Cavalcante de Brito se desentende com os mesmos por causa do pagamento e, achando-se desmoralizado, mata-os com uma barra de ferro em um quarto da Pensão Leal, na Rua Conde D’Eu, de Graça Serrano, irmã de sua amante Alcinda Leal de Andrade e esconde os corpos em um guarda-roupa levando-os depois para terreno na Barra do Ceará, próximo aos transmissores da Rádio Iracema de Fortaleza e os enterra. Foi envolvido também o funcionário do Departamento de Correios e Telégrafos José Ribamar de Moraes que passou telegramas falsos para as famílias das vítimas, induzido por Idalino, que disse ser uma brincadeira. Somente em 13 de outubro de 1950 foi descoberto o crime.
  • 1952 - Morre em Fortaleza, em sua residência, o violonista Afonso Aires, vítima de colapso cardíaco. Afonso Aires atuou por muitos anos no Ceará Rádio Clube (PRE-9), sendo o chefe do conjunto regional daquela emissora. Nascera a 25 de março de 1907 em Juazeiro do Norte. 
  • 1964 - Morre, aos 84 anos de idade, o engenheiro prático Sebastião de Abreu, ex-funcionário do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Era cearense de Maranguape, irmão de Capistrano de Abreu.
  • 1967 - Neste dia o Diário Oficial do Município 3.751 traz o texto da Lei 3.426, que concede o Título de Cidadão de Fortaleza ao historiador Raimundo Girão, projeto do vereador José Everardo Amorim Sobreira.



  • 1967 - Inicia suas atividades há 53 anos a firma Gerardo Bastos S. A. - Pneus e Peças, onde 'um pneu é um pneu', na esquina da Rua Senador Alencar com Avenida Tristão Gonçalves, 200, vendendo pneus Pirelli e peças para autos.
  • 1970 - Fundada a Associação Brasileira dos Exportadores de Lagosta (Asbel) com sede no Edifício Palácio Progresso, na Rua dos Pocinhos 33, salas 301/302.
  • 1974 - Eleito na Academia Cearense de Letras (ACL), Figueiredo Filho, sendo saudado por Mozart Soriano Aderaldo.
  • 1976 - Inaugura-se a nova sede da firma Gerardo Bastos S. A. - Pneus e Peças, na Rua Princesa Isabel, 900, entre a Rua Pedro Pereira e a Rua Pedro I. No mesmo dia o proprietário, Gerardo Simão Bastos (Gerardo Bastos) recebe, em solenidade realizada na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) o Título de Cidadão de Fortaleza.
  • 1977 - Inauguração da loja feminina Binoca, na Rua Major Facundo, na Praça do Ferreira. A festa conta com a presença da cantora Ângela Maria, que interpreta na praça as mais populares canções de seu repertório. Também há desfile de sete manequins profissionais de Fortaleza, que apresentam 60 peças.
  • 1977 - O secretário da Fazenda, general Francisco de Assis Aragão Bezerra recebe na Assembleia Legislativa o Título de Cidadão Cearense.
  • 1978 - Eleitos, indiretamente, pela Assembleia Legislativa, Virgílio de Moraes Fernandes Távora para governador; Manoel de Castro Filho para vice-governador; e César Cals de Oliveira Filho para senador. Virgílio Távora foi o 6º governador eleito indiretamente, sendo o 1º, Clarindo de Queirós; 2º, Francisco de Menezes Pimentel; 3º, Plácido Aderaldo Castelo (Plácido Castelo); 4º, César Cals de Oliveira Filho e 5º José Adauto Bezerra de Menezes.
  • 1979 - Inaugurado o Estádio Gerardo Bastos na Rua Princesa Isabel esquina com Rua Pedro I, ao lado da firma Gerardo Bastos S. A.
  • 1980 - Inaugurado o Observatório Leal da Costa, pelo professor Rubens de Azevedo, no mesmo local onde foi inaugurado o Observatório Popular Flamarion, desativado em 1952 quando Rubens foi para São Paulo, na Rua Jaime Benévolo, 757. O Leal da Costa foi desativado em 1984.
  • 1980 - Moradores da Cidade 2.000, em Fortaleza, denunciam o alto grau de contaminação da água daquele conjunto residencial.
  • 1983 - Iniciam-se os Encontros Culturais 1983/2, ciclo de conferências no Auditório Castelo Branco da Universidade Federal do Ceará (UFC), pelo jornalista João Luís Faria Neto.
  • 1985 - Veículos em 'pega' matam três pessoas na Aldeota: o jornalista Edvar de Sousa, o gráfico Francisco Nonato de Amorim Alves, da Tribuna do Ceará, e o jovem Ricardo Martins Bayma, este vinha no carro causador do acidente.
  • 1985 - Morre, aos 67 anos de idade, na Casa de Saúde São Raimundo, vítima de desastre automobilístico ocorrido no Quilômetro 103 da BR-222, na localidade de Moreiras, em Itapajé, o comerciante ex-deputado estadual e senador Osiris Pontes, cearense de Massapê nascido, em 19 de agosto de 1918. Seu corpo é velado na Assembleia Legislativa e sepultado no Cemitério São João Batista. Foi deputado constituinte em 1947 ao lado de seu irmão José Pontes Neto.
  • 1989 - Morre, aos 32 anos de idade, o jornalista e radialista Francisco José Rodrigues dos Santos (Franzé Rodrigues), do Diário do Nordeste e da Rádio Universitária FM. Foi sepultado no Cemitério São João Batista.
  • 2006 - A 10ª Região Militar (10ª RM-Região Martim Soares Moreno) tem novo comandante. Assume o general de divisão Sérgio Domingos Bonato, em substituição ao general de brigada Paulo Studart Filho.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".