Pular para o conteúdo principal

Gerardo Bastos 'onde um pneu é um pneu' há 53 anos no Ceará

Confira o primeiro de setembro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:
  • 1835 - Fundada em Fortaleza a filial da Casa Inglesa, de Liverpool, Inglaterra, da firma Singlehurst & Comp., que em 1892, foi substituída pela Holderness & Salgado, e em 1910, passou a ser Salgado, Rogers & Cia. e, finalmente, em 1921, mudou para Salgado, Filho & Cia. Fiava na Rua da Praia, 1 a 13 (depois Avenida Pessoa Anta).
  • 1851 - Tem novo comando a Força Policial-FP (atual Polícia Militar do Ceará), quando assume o tenente do Exército João da Silva Pedreira que substitui o capitão FP Antônio Gomes Ferreira.
  • 1851 - A repartição do Correio muda-se do antigo prédio que serviu a Tesouraria da Fazenda, para o de número 12 na Praça do Palácio. Depois passaria para o Paço da Câmara Municipal na Rua da Boa Vista, hoje Rua Floriano Peixoto.
  • 1869 - Concedido, pelo Decreto 4.407, o funcionamento da Companhia União Cearense, sob a presidência de Gonçalo Batista Vieira (Barão de Aquiraz).
  • 1884 - Funda-se em Fortaleza a firma Conrado Cabral & Cia., importadores estabelecidos em prédio na Rua Major Facundo, 59, depois 116 (atual 302/306), representantes das máquinas de costuras New Home, Iracema, Ligeira, Vibratoria, Combate, Familiar, Jacy, Vibrante.
  • 1913 - Assume o comando da Capitania do Porto do Ceará, o capitão de corveta Fernando Araripe, substituindo o capitão-tenente Virgílio de Mesquita Barros, que vinha respondendo interinamente pelo cargo.
  • 1915 - A Governo da União assume a direção da Rede de Viação Cearense (RVC), com o engenheiro Enrique Eduardo Couto Fernandes, em substituição aos administradores da South American.
  • 1920 - Sai o primeiro número do Diário do Ceará, resultado da fusão dos jornais Folha do Povo e O Estado do Ceará, ficando à frente do novo jornal Hermenegildo de Brito Firmeza, Pedro de Brito Firmeza, Antônio Luís de Drumond Miranda e Clóvis Eduardo de Alencar Matos.
  • 1921 - Aparece em Fortaleza a Farmácia Cruz Vermelha, de propriedade de Onulfo Câmara, localizada na Rua Floriano Peixoto, 104 (antigo, atual 408). Depois se mudou para a Rua Liberato Barroso, 214, quando já pertencia a Laís Bivar Câmara.
  • 1928 - Morre, em Fortaleza, Odele de Paula Pessoa, que participou das passeatas na campanha pró-candidatura de Franco Rabelo em 1912.
  • 1935 - Um incêndio destrói, completamente o salão de projeção do Cine Merceeiros, de propriedade de Inácio Costa, gerente do Banco do Comércio.
  • 1938 - Fundado em Fortaleza o Huracan Atlético Clube, pelos desportistas Raimundo Dias Calado, Adauto Ribeiro Fernandes, Luís Alves de Lima e Irineu Lobo Neto.
  • 1939 - Repercute em todo o mundo, a invasão da Polônia pela Alemanha, fato que dá início à Segunda Guerra Mundial, que iria até oito de maio de 1945.
  • 1942 - Às 11 horas morre, em Fortaleza, na Casa de Saúde São Raimundo, o industrial Ângelo Ratacaso, sendo sepultado no dia seguinte. Era italiano de nascimento.
  • 1945 - Inaugura-se, às 19 horas, na Praia de Meireles (hoje Náutico), o bar e restaurante La Conga.
  • 1945 - São inaugurados, em Fortaleza, cinco Postos de Saúde: Posto Santa Rosa de Viterbo dirigido pelas Irmãs do Sanatório de Messejana, com os médicos João Augusto Bezerra e Luís França, em Cajazeiras; o Posto de Saúde Nossa Senhora das Dores (Vila Cristo Rei) dirigido pelas Missionárias de Jesus Crucificado, com os médicos Manuel Batista de Oliveira e João Valente de Miranda Leão, na Aldeota; Posto Coração Imaculado de Maria, sob direção das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, com os médicos Moura Leite e Roberto Bruno, na Floresta; e o Posto de Saúde da Salete dirigido pelas Irmãs do Dispensário, com os médicos João Estanislau Façanha e Geraldo Wilson da Silveira Gonçalves, em Salete.
  • 1949 - Fundado o Usina Ceará Atlético Clube, agremiação futebolística da Indústria Siqueira Gurgel, fabricante do sabão Pavão, óleo Pajeú e sabonete Sigel, da Usina Ceará, na esquina da Avenida José Bastos (hoje José Jatahy) com Avenida Bezerra de Menezes.
  • 1950 - À noite, o conhecido jogador de futebol José Ramos de Oliveira (Idalino), que tinha adquirido um automóvel Chevrolet 1950, placas 21-27, aos comerciantes paraibanos Aloísio Millet Martins Ribeiro e Geraldo Cavalcante de Brito se desentende com os mesmos por causa do pagamento e, achando-se desmoralizado, mata-os com uma barra de ferro em um quarto da Pensão Leal, na Rua Conde D’Eu, de Graça Serrano, irmã de sua amante Alcinda Leal de Andrade e esconde os corpos em um guarda-roupa levando-os depois para terreno na Barra do Ceará, próximo aos transmissores da Rádio Iracema de Fortaleza e os enterra. Foi envolvido também o funcionário do Departamento de Correios e Telégrafos José Ribamar de Moraes que passou telegramas falsos para as famílias das vítimas, induzido por Idalino, que disse ser uma brincadeira. Somente em 13 de outubro de 1950 foi descoberto o crime.
  • 1952 - Morre em Fortaleza, em sua residência, o violonista Afonso Aires, vítima de colapso cardíaco. Afonso Aires atuou por muitos anos no Ceará Rádio Clube (PRE-9), sendo o chefe do conjunto regional daquela emissora. Nascera a 25 de março de 1907 em Juazeiro do Norte. 
  • 1964 - Morre, aos 84 anos de idade, o engenheiro prático Sebastião de Abreu, ex-funcionário do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Era cearense de Maranguape, irmão de Capistrano de Abreu.
  • 1967 - Neste dia o Diário Oficial do Município 3.751 traz o texto da Lei 3.426, que concede o Título de Cidadão de Fortaleza ao historiador Raimundo Girão, projeto do vereador José Everardo Amorim Sobreira.



  • 1967 - Inicia suas atividades há 53 anos a firma Gerardo Bastos S. A. - Pneus e Peças, onde 'um pneu é um pneu', na esquina da Rua Senador Alencar com Avenida Tristão Gonçalves, 200, vendendo pneus Pirelli e peças para autos.
  • 1970 - Fundada a Associação Brasileira dos Exportadores de Lagosta (Asbel) com sede no Edifício Palácio Progresso, na Rua dos Pocinhos 33, salas 301/302.
  • 1974 - Eleito na Academia Cearense de Letras (ACL), Figueiredo Filho, sendo saudado por Mozart Soriano Aderaldo.
  • 1976 - Inaugura-se a nova sede da firma Gerardo Bastos S. A. - Pneus e Peças, na Rua Princesa Isabel, 900, entre a Rua Pedro Pereira e a Rua Pedro I. No mesmo dia o proprietário, Gerardo Simão Bastos (Gerardo Bastos) recebe, em solenidade realizada na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) o Título de Cidadão de Fortaleza.
  • 1977 - Inauguração da loja feminina Binoca, na Rua Major Facundo, na Praça do Ferreira. A festa conta com a presença da cantora Ângela Maria, que interpreta na praça as mais populares canções de seu repertório. Também há desfile de sete manequins profissionais de Fortaleza, que apresentam 60 peças.
  • 1977 - O secretário da Fazenda, general Francisco de Assis Aragão Bezerra recebe na Assembleia Legislativa o Título de Cidadão Cearense.
  • 1978 - Eleitos, indiretamente, pela Assembleia Legislativa, Virgílio de Moraes Fernandes Távora para governador; Manoel de Castro Filho para vice-governador; e César Cals de Oliveira Filho para senador. Virgílio Távora foi o 6º governador eleito indiretamente, sendo o 1º, Clarindo de Queirós; 2º, Francisco de Menezes Pimentel; 3º, Plácido Aderaldo Castelo (Plácido Castelo); 4º, César Cals de Oliveira Filho e 5º José Adauto Bezerra de Menezes.
  • 1979 - Inaugurado o Estádio Gerardo Bastos na Rua Princesa Isabel esquina com Rua Pedro I, ao lado da firma Gerardo Bastos S. A.
  • 1980 - Inaugurado o Observatório Leal da Costa, pelo professor Rubens de Azevedo, no mesmo local onde foi inaugurado o Observatório Popular Flamarion, desativado em 1952 quando Rubens foi para São Paulo, na Rua Jaime Benévolo, 757. O Leal da Costa foi desativado em 1984.
  • 1980 - Moradores da Cidade 2.000, em Fortaleza, denunciam o alto grau de contaminação da água daquele conjunto residencial.
  • 1983 - Iniciam-se os Encontros Culturais 1983/2, ciclo de conferências no Auditório Castelo Branco da Universidade Federal do Ceará (UFC), pelo jornalista João Luís Faria Neto.
  • 1985 - Veículos em 'pega' matam três pessoas na Aldeota: o jornalista Edvar de Sousa, o gráfico Francisco Nonato de Amorim Alves, da Tribuna do Ceará, e o jovem Ricardo Martins Bayma, este vinha no carro causador do acidente.
  • 1985 - Morre, aos 67 anos de idade, na Casa de Saúde São Raimundo, vítima de desastre automobilístico ocorrido no Quilômetro 103 da BR-222, na localidade de Moreiras, em Itapajé, o comerciante ex-deputado estadual e senador Osiris Pontes, cearense de Massapê nascido, em 19 de agosto de 1918. Seu corpo é velado na Assembleia Legislativa e sepultado no Cemitério São João Batista. Foi deputado constituinte em 1947 ao lado de seu irmão José Pontes Neto.
  • 1989 - Morre, aos 32 anos de idade, o jornalista e radialista Francisco José Rodrigues dos Santos (Franzé Rodrigues), do Diário do Nordeste e da Rádio Universitária FM. Foi sepultado no Cemitério São João Batista.
  • 2006 - A 10ª Região Militar (10ª RM-Região Martim Soares Moreno) tem novo comandante. Assume o general de divisão Sérgio Domingos Bonato, em substituição ao general de brigada Paulo Studart Filho.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Postagens mais visitadas deste blog

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…