Pular para o conteúdo principal

Há 143 anos morria Senador Pompeu

Confira o dois de setembro na História de Fortaleza.


  • 1847 - Toma posse no comando da Força Policial (atual Polícia Militar do Ceará), o major José Sabino de Oliveira, em substituição ao tenente Florêncio Vieira Perdigão.
  • 1877 - Morre, aos 59 anos, em Fortaleza, o senador Tomás Pompeu de Sousa Brasil (Senador Pompeu), cearense de Santa Quitéria onde nascera a seis de junho de 1818. Hoje é nome de rua no Centro de Fortaleza e nome de município no Ceará. Patrono da Cadeira 36 da Academia Cearense de Letras (ACL). Morria portanto há 143 anos.
  • 1888 - Sai o primeiro número do jornal Charuto, semanário fundado e dirigido pelo escritor José dos Santos.
  • 1888 - Publica-se em Fortaleza o primeiro número do periódico Ceará, redatoriado por Antônio Augusto de Vasconcelos, Francisco Ferreira do Vale e Guilherme Chambly Studart.
  • 1914 - Toma posse, no comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, o capitão-tenente Olavo Coutinho Marques, substituindo Benedito Ernesto Nunes Leal, do mesmo posto.
  • 1917 - Fundado, em Fortaleza, pela Liga das Senhoras Católicas, o Dispensário dos Pobres e o Patronato Maria Auxiliadora.
  • 1934 - Inaugurada em Fortaleza, no Alagadiço, a Freguesia de São Gerardo.
  • 1938 - Morre, em Fortaleza, aos 66 anos de idade, o farmacêutico Mário Borges Mamede (Mário Mamede), proprietário da Farmácia Mamede. É hoje nome de rua no Bairro de Fátima. Nascera em 18 de janeiro de 1872.
  • 1942 - Morre em Fortaleza o conhecido comerciante e proprietário Inácio da Costa Barroso, aos 54 anos de idade. Era pai do médico Edmar Costa Barroso.
  • 1942 - Fundado em Fortaleza um núcleo da Legião Brasileira de Assistência - LBA, iniciativa da senhora Menezes Pimentel. Seria instalado somente no dia 15.
  • 1947 - Fundada em Fortaleza a seção cearense do Partido Republicano - PR.
  • 1950 - Começa a circular, fundado em 05/06/1950 pelo padre José Arimatéia Antunes Diniz (Padre José Arimatéia Diniz), o jornal A Fortaleza, semanário operário e católico sob a direção do médico José Fernandes e tem como redator-chefe Geraldo da Silva Nobre (Geraldo Nobre).
  • 1953 - Sai a Lei Municipal 690 que dá a denominação de Rua Paula Rodrigues à atual Rua Larga, que divide o “Cercado de Zé Padre”, no Monte Castelo, proposição do vereador José Aluísio de Castro Correia (Aluísio Correia). Francisco de Paula Rodrigues foi médico conceituado. 1955 - O Diário Oficial do Município 829 publica texto da Lei 975, do dia primeiro, que dá o nome de Rua Padre João Wassen a uma rua no Benfica, proposta do então vereador Carlos Mauro Cabral Benevides (Mauro Benevides).
  • 1962 - O operador cinematográfico Raimundo Getúlio Vargas Carneiro de Araújo (Vavá) abre, em Maranguape, o cinema itinerante Cine Antena, com a película “As Minas do Rei Salomão”.
  • 1971 - Fecha, em atendimento à decretação de falência, a Companhia Ceará Têxtil, com mais de 650 funcionários.
  • 1972 - Major Adoniram de Sá Barbosa assume o comando do Corpo de Bombeiros do Mucuripe.
  • 1972 - O prefeito Vicente Cavalcante Fialho (Vicente Fialho) inaugura, na Galeria Antônio Bandeira, na Praça do Ferreira, o IV Salão dos Novos.
  • 1973 - O Diário Oficial da União publica a nomeação do tenente-coronel aviador cearense de Fortaleza Hildo Ponte de Vasconcelos para o comando da Base Aérea de Fortaleza.
  • 1974 - Publicada no Diário Oficial do Município 5.486 a Lei 4.399 de 26 de agosto de 1974 que concede o Título de Cidadão de Fortaleza ao deputado José Wilson Machado Borges, comunicador oriundo do Caririaçu, proposição do vereador Djalma Eufrásio.
  • 1975 - Morre, aos 81 anos de idade, o bibliófilo José Osvaldo de Araújo, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Colecionador de primeiros números de periódicos. Cearense de Ipu nascido em 17 de março de 1894. Hoje é nome de rua na Praia do Futuro.
  • 1984 - Morre, em Petrópolis, no Rio de Janeiro, o escritor, advogado, jornalista, ex-professor do Colégio Militar do Ceará, Sílvio Júlio de Albuquerque Lima.
  • 2001 - Domingo, chega a Fortaleza o presidente Fernando Henrique Cardoso para visitar obras federais no interior do Estado. No aeroporto falou sobre a possibilidade de apagão no Nordeste.
  • 2004 - A cruz de concreto da torre principal da Igreja de Nossa Senhora das Dores, no Otávio Bonfim, cai de uma altura de cerca de 12 metros, pouco antes das oito horas da manhã. O objeto media 2m5cm x 1m8cm e tinha 50 anos.
  • 2009 - Morre o advogado tributarista Manoel Lourenço dos Santos, vítima de enfarte do miocárdio. Foi professor do Curso de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), vereador, chegando a dirigir a casa e substituiu o prefeito Acrísio Moreira da Rocha por sete meses. Seu corpo é velado na Funerária Ethernus e sepultado no Cemitério Parque da Paz. Nascera em 20 de março de 1926.
  • 2012 - Morre, pela manhã, o ex-superintendente do Departamento Estadual do Trânsito - Detran e do Departamento Nacional do Trânsito (Denatran), Gidel Dantas Queiroz, vítima de câncer do pâncreas. Gidel foi também deputado federal durante a Constituinte. Era também pastor evangélico. Seu corpo é velado na Igreja de Cristo e enterrado no Cemitério Parque da Paz às 10h do dia seguinte. Nascera no Rio Grande do Norte em 17 de março de 1935.
  • 2018 - Morre, em Fortaleza, o advogado, poeta, escritor e professor Horácio Dídimo Pereira Barbosa Vieira. Era membro da Academia Cearense de Letras, com vários livros publicados, muitos dos quais premiados. O velório ocorre na Comunidade Católica Face de Cristo, na Rua Edmilson Barros de Oliveira, 191, Dionísio Torres. Uma missa é celebrada às nove horas e o sepultamento ocorre às 16h no Cemitério São João Batista, na Rua Padre Mororó, s/n, no Centro. Horácio Dídimo era nascido em Fortaleza, em  23 de março de 1935.

Com dados do Arquivo Nirez.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Morre o jornalista e palestrante Nelson Gonçalves

O jornalista e palestrante cearense, Nelson Gonçalves, morreu, nesta sexta-feira, no hospital Monte Klinikum, em Fortaleza, onde estava internado por conta de problemas de saúde, após tratamento de um câncer. Nelson Gonçalves foi diretor Comercial da TV Jangadeiro por anos e teve passagem pelo SBT, Band, TV Diário, Rede TV e Folha de S. Paulo. Era  jornalista com pós-graduação em Marketing pela FGV e especialização em Atendimento ao Cliente pela ESPM Ele deixa viúva a também jornalista Cleide Castro, com que teve dois filhos: Joana e João. 

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Morre o jornalista e palestrante Nelson Gonçalves

O jornalista e palestrante cearense, Nelson Gonçalves, morreu, nesta sexta-feira, no hospital Monte Klinikum, em Fortaleza, onde estava internado por conta de problemas de saúde, após tratamento de um câncer. Nelson Gonçalves foi diretor Comercial da TV Jangadeiro por anos e teve passagem pelo SBT, Band, TV Diário, Rede TV e Folha de S. Paulo. Era  jornalista com pós-graduação em Marketing pela FGV e especialização em Atendimento ao Cliente pela ESPM Ele deixa viúva a também jornalista Cleide Castro, com que teve dois filhos: Joana e João. 

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.