Pular para o conteúdo principal

Há 143 anos morria Senador Pompeu

Confira o dois de setembro na História de Fortaleza.


  • 1847 - Toma posse no comando da Força Policial (atual Polícia Militar do Ceará), o major José Sabino de Oliveira, em substituição ao tenente Florêncio Vieira Perdigão.
  • 1877 - Morre, aos 59 anos, em Fortaleza, o senador Tomás Pompeu de Sousa Brasil (Senador Pompeu), cearense de Santa Quitéria onde nascera a seis de junho de 1818. Hoje é nome de rua no Centro de Fortaleza e nome de município no Ceará. Patrono da Cadeira 36 da Academia Cearense de Letras (ACL). Morria portanto há 143 anos.
  • 1888 - Sai o primeiro número do jornal Charuto, semanário fundado e dirigido pelo escritor José dos Santos.
  • 1888 - Publica-se em Fortaleza o primeiro número do periódico Ceará, redatoriado por Antônio Augusto de Vasconcelos, Francisco Ferreira do Vale e Guilherme Chambly Studart.
  • 1914 - Toma posse, no comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, o capitão-tenente Olavo Coutinho Marques, substituindo Benedito Ernesto Nunes Leal, do mesmo posto.
  • 1917 - Fundado, em Fortaleza, pela Liga das Senhoras Católicas, o Dispensário dos Pobres e o Patronato Maria Auxiliadora.
  • 1934 - Inaugurada em Fortaleza, no Alagadiço, a Freguesia de São Gerardo.
  • 1938 - Morre, em Fortaleza, aos 66 anos de idade, o farmacêutico Mário Borges Mamede (Mário Mamede), proprietário da Farmácia Mamede. É hoje nome de rua no Bairro de Fátima. Nascera em 18 de janeiro de 1872.
  • 1942 - Morre em Fortaleza o conhecido comerciante e proprietário Inácio da Costa Barroso, aos 54 anos de idade. Era pai do médico Edmar Costa Barroso.
  • 1942 - Fundado em Fortaleza um núcleo da Legião Brasileira de Assistência - LBA, iniciativa da senhora Menezes Pimentel. Seria instalado somente no dia 15.
  • 1947 - Fundada em Fortaleza a seção cearense do Partido Republicano - PR.
  • 1950 - Começa a circular, fundado em 05/06/1950 pelo padre José Arimatéia Antunes Diniz (Padre José Arimatéia Diniz), o jornal A Fortaleza, semanário operário e católico sob a direção do médico José Fernandes e tem como redator-chefe Geraldo da Silva Nobre (Geraldo Nobre).
  • 1953 - Sai a Lei Municipal 690 que dá a denominação de Rua Paula Rodrigues à atual Rua Larga, que divide o “Cercado de Zé Padre”, no Monte Castelo, proposição do vereador José Aluísio de Castro Correia (Aluísio Correia). Francisco de Paula Rodrigues foi médico conceituado. 1955 - O Diário Oficial do Município 829 publica texto da Lei 975, do dia primeiro, que dá o nome de Rua Padre João Wassen a uma rua no Benfica, proposta do então vereador Carlos Mauro Cabral Benevides (Mauro Benevides).
  • 1962 - O operador cinematográfico Raimundo Getúlio Vargas Carneiro de Araújo (Vavá) abre, em Maranguape, o cinema itinerante Cine Antena, com a película “As Minas do Rei Salomão”.
  • 1971 - Fecha, em atendimento à decretação de falência, a Companhia Ceará Têxtil, com mais de 650 funcionários.
  • 1972 - Major Adoniram de Sá Barbosa assume o comando do Corpo de Bombeiros do Mucuripe.
  • 1972 - O prefeito Vicente Cavalcante Fialho (Vicente Fialho) inaugura, na Galeria Antônio Bandeira, na Praça do Ferreira, o IV Salão dos Novos.
  • 1973 - O Diário Oficial da União publica a nomeação do tenente-coronel aviador cearense de Fortaleza Hildo Ponte de Vasconcelos para o comando da Base Aérea de Fortaleza.
  • 1974 - Publicada no Diário Oficial do Município 5.486 a Lei 4.399 de 26 de agosto de 1974 que concede o Título de Cidadão de Fortaleza ao deputado José Wilson Machado Borges, comunicador oriundo do Caririaçu, proposição do vereador Djalma Eufrásio.
  • 1975 - Morre, aos 81 anos de idade, o bibliófilo José Osvaldo de Araújo, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Colecionador de primeiros números de periódicos. Cearense de Ipu nascido em 17 de março de 1894. Hoje é nome de rua na Praia do Futuro.
  • 1984 - Morre, em Petrópolis, no Rio de Janeiro, o escritor, advogado, jornalista, ex-professor do Colégio Militar do Ceará, Sílvio Júlio de Albuquerque Lima.
  • 2001 - Domingo, chega a Fortaleza o presidente Fernando Henrique Cardoso para visitar obras federais no interior do Estado. No aeroporto falou sobre a possibilidade de apagão no Nordeste.
  • 2004 - A cruz de concreto da torre principal da Igreja de Nossa Senhora das Dores, no Otávio Bonfim, cai de uma altura de cerca de 12 metros, pouco antes das oito horas da manhã. O objeto media 2m5cm x 1m8cm e tinha 50 anos.
  • 2009 - Morre o advogado tributarista Manoel Lourenço dos Santos, vítima de enfarte do miocárdio. Foi professor do Curso de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), vereador, chegando a dirigir a casa e substituiu o prefeito Acrísio Moreira da Rocha por sete meses. Seu corpo é velado na Funerária Ethernus e sepultado no Cemitério Parque da Paz. Nascera em 20 de março de 1926.
  • 2012 - Morre, pela manhã, o ex-superintendente do Departamento Estadual do Trânsito - Detran e do Departamento Nacional do Trânsito (Denatran), Gidel Dantas Queiroz, vítima de câncer do pâncreas. Gidel foi também deputado federal durante a Constituinte. Era também pastor evangélico. Seu corpo é velado na Igreja de Cristo e enterrado no Cemitério Parque da Paz às 10h do dia seguinte. Nascera no Rio Grande do Norte em 17 de março de 1935.
  • 2018 - Morre, em Fortaleza, o advogado, poeta, escritor e professor Horácio Dídimo Pereira Barbosa Vieira. Era membro da Academia Cearense de Letras, com vários livros publicados, muitos dos quais premiados. O velório ocorre na Comunidade Católica Face de Cristo, na Rua Edmilson Barros de Oliveira, 191, Dionísio Torres. Uma missa é celebrada às nove horas e o sepultamento ocorre às 16h no Cemitério São João Batista, na Rua Padre Mororó, s/n, no Centro. Horácio Dídimo era nascido em Fortaleza, em  23 de março de 1935.

Com dados do Arquivo Nirez.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…

Postagens mais visitadas deste blog

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…