Pular para o conteúdo principal



Há 143 anos morria Senador Pompeu

Confira o dois de setembro na História de Fortaleza.


  • 1847 - Toma posse no comando da Força Policial (atual Polícia Militar do Ceará), o major José Sabino de Oliveira, em substituição ao tenente Florêncio Vieira Perdigão.
  • 1877 - Morre, aos 59 anos, em Fortaleza, o senador Tomás Pompeu de Sousa Brasil (Senador Pompeu), cearense de Santa Quitéria onde nascera a seis de junho de 1818. Hoje é nome de rua no Centro de Fortaleza e nome de município no Ceará. Patrono da Cadeira 36 da Academia Cearense de Letras (ACL). Morria portanto há 143 anos.
  • 1888 - Sai o primeiro número do jornal Charuto, semanário fundado e dirigido pelo escritor José dos Santos.
  • 1888 - Publica-se em Fortaleza o primeiro número do periódico Ceará, redatoriado por Antônio Augusto de Vasconcelos, Francisco Ferreira do Vale e Guilherme Chambly Studart.
  • 1914 - Toma posse, no comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, o capitão-tenente Olavo Coutinho Marques, substituindo Benedito Ernesto Nunes Leal, do mesmo posto.
  • 1917 - Fundado, em Fortaleza, pela Liga das Senhoras Católicas, o Dispensário dos Pobres e o Patronato Maria Auxiliadora.
  • 1934 - Inaugurada em Fortaleza, no Alagadiço, a Freguesia de São Gerardo.
  • 1938 - Morre, em Fortaleza, aos 66 anos de idade, o farmacêutico Mário Borges Mamede (Mário Mamede), proprietário da Farmácia Mamede. É hoje nome de rua no Bairro de Fátima. Nascera em 18 de janeiro de 1872.
  • 1942 - Morre em Fortaleza o conhecido comerciante e proprietário Inácio da Costa Barroso, aos 54 anos de idade. Era pai do médico Edmar Costa Barroso.
  • 1942 - Fundado em Fortaleza um núcleo da Legião Brasileira de Assistência - LBA, iniciativa da senhora Menezes Pimentel. Seria instalado somente no dia 15.
  • 1947 - Fundada em Fortaleza a seção cearense do Partido Republicano - PR.
  • 1950 - Começa a circular, fundado em 05/06/1950 pelo padre José Arimatéia Antunes Diniz (Padre José Arimatéia Diniz), o jornal A Fortaleza, semanário operário e católico sob a direção do médico José Fernandes e tem como redator-chefe Geraldo da Silva Nobre (Geraldo Nobre).
  • 1953 - Sai a Lei Municipal 690 que dá a denominação de Rua Paula Rodrigues à atual Rua Larga, que divide o “Cercado de Zé Padre”, no Monte Castelo, proposição do vereador José Aluísio de Castro Correia (Aluísio Correia). Francisco de Paula Rodrigues foi médico conceituado. 1955 - O Diário Oficial do Município 829 publica texto da Lei 975, do dia primeiro, que dá o nome de Rua Padre João Wassen a uma rua no Benfica, proposta do então vereador Carlos Mauro Cabral Benevides (Mauro Benevides).
  • 1962 - O operador cinematográfico Raimundo Getúlio Vargas Carneiro de Araújo (Vavá) abre, em Maranguape, o cinema itinerante Cine Antena, com a película “As Minas do Rei Salomão”.
  • 1971 - Fecha, em atendimento à decretação de falência, a Companhia Ceará Têxtil, com mais de 650 funcionários.
  • 1972 - Major Adoniram de Sá Barbosa assume o comando do Corpo de Bombeiros do Mucuripe.
  • 1972 - O prefeito Vicente Cavalcante Fialho (Vicente Fialho) inaugura, na Galeria Antônio Bandeira, na Praça do Ferreira, o IV Salão dos Novos.
  • 1973 - O Diário Oficial da União publica a nomeação do tenente-coronel aviador cearense de Fortaleza Hildo Ponte de Vasconcelos para o comando da Base Aérea de Fortaleza.
  • 1974 - Publicada no Diário Oficial do Município 5.486 a Lei 4.399 de 26 de agosto de 1974 que concede o Título de Cidadão de Fortaleza ao deputado José Wilson Machado Borges, comunicador oriundo do Caririaçu, proposição do vereador Djalma Eufrásio.
  • 1975 - Morre, aos 81 anos de idade, o bibliófilo José Osvaldo de Araújo, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Colecionador de primeiros números de periódicos. Cearense de Ipu nascido em 17 de março de 1894. Hoje é nome de rua na Praia do Futuro.
  • 1984 - Morre, em Petrópolis, no Rio de Janeiro, o escritor, advogado, jornalista, ex-professor do Colégio Militar do Ceará, Sílvio Júlio de Albuquerque Lima.
  • 2001 - Domingo, chega a Fortaleza o presidente Fernando Henrique Cardoso para visitar obras federais no interior do Estado. No aeroporto falou sobre a possibilidade de apagão no Nordeste.
  • 2004 - A cruz de concreto da torre principal da Igreja de Nossa Senhora das Dores, no Otávio Bonfim, cai de uma altura de cerca de 12 metros, pouco antes das oito horas da manhã. O objeto media 2m5cm x 1m8cm e tinha 50 anos.
  • 2009 - Morre o advogado tributarista Manoel Lourenço dos Santos, vítima de enfarte do miocárdio. Foi professor do Curso de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), vereador, chegando a dirigir a casa e substituiu o prefeito Acrísio Moreira da Rocha por sete meses. Seu corpo é velado na Funerária Ethernus e sepultado no Cemitério Parque da Paz. Nascera em 20 de março de 1926.
  • 2012 - Morre, pela manhã, o ex-superintendente do Departamento Estadual do Trânsito - Detran e do Departamento Nacional do Trânsito (Denatran), Gidel Dantas Queiroz, vítima de câncer do pâncreas. Gidel foi também deputado federal durante a Constituinte. Era também pastor evangélico. Seu corpo é velado na Igreja de Cristo e enterrado no Cemitério Parque da Paz às 10h do dia seguinte. Nascera no Rio Grande do Norte em 17 de março de 1935.
  • 2018 - Morre, em Fortaleza, o advogado, poeta, escritor e professor Horácio Dídimo Pereira Barbosa Vieira. Era membro da Academia Cearense de Letras, com vários livros publicados, muitos dos quais premiados. O velório ocorre na Comunidade Católica Face de Cristo, na Rua Edmilson Barros de Oliveira, 191, Dionísio Torres. Uma missa é celebrada às nove horas e o sepultamento ocorre às 16h no Cemitério São João Batista, na Rua Padre Mororó, s/n, no Centro. Horácio Dídimo era nascido em Fortaleza, em  23 de março de 1935.

Com dados do Arquivo Nirez.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...