Pular para o conteúdo principal

Há 180 anos Major Facundo assumia a presidência da Província do CE

Confira o nove de setembro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:

  • 1835 - A Alfândega é reinstalada, sendo seu primeiro inspetor, Manuel do Nascimento Castro e Silva, que assume em três de julho de 1837.
  • 1840 - Assume mais uma vez a Presidência da Província, o vice-presidente major João Facundo de Castro Menezes-Major Facundo (foto Fortaleza Nobre).
  • 1889 - O vereador Arnulfo Pamplona propõe a mudança do nome da Ladeira do Solon para Rua Boris.
  • 1890 - A Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará muda de comando. O capitão-tenente Sabino de Azeredo Coutinho substitui o capitão-tenente Leôncio Rosa.
  • 1911 - Chega o novo titular da Capitania do Porto do Ceará, Antônio da Silva Braga, que assume, recebendo o cargo do interino Vírgilio de Mesquita Barros.
  • 1912 - Morre, em Fortaleza, o coronel José Gomes Barbosa, antigo comerciante e presidente da Beneficente Portuguesa Dois de Fevereiro.
  • 1915 - Morre, em Fortaleza, aos 79 anos de idade, o ex-senador, desembargador José Joaquim Domingues Carneiro, cearense de Jucás onde nasceu em três de setembro de 1836 que foi presidente do Poder Legislativo Estadual em 1891 e senador em 1909-1911.
  • 1928 - Inaugura-se o campo de futebol do José de Alencar Futebol Clube, no Arraial Moura Brasil, com a partida entre o clube proprietário e o Flamengo, vencendo o segundo por 2x1.
  • 1929 - Realiza-se prova de natação do Farol do Mucuripe à Ponte Metálica, saindo vencedor Wandemberg Gondim Colares, seguido de Wilson Amaral, Pedro Araújo e Francisco Conrado da Silva.
  • 1939 - O casal Sindulfo Serafim Ferreira Chaves e Dulcinéa Gondim Chaves, proprietários do Sítio Bom Futuro, nas Damas, fazem a doação de um terreno à Arquidiocese de Fortaleza, para construção da futura Igreja de Nossa Senhora de Nazaré.
  • 1943 - Às 12h50 irrompe incêndio que destrói a Foto Bandeira, de Cleri Bandeira e Jaime Marques dos Santos, na Rua Major Facundo, 669.
  • 1950 - Morre, em Fortaleza, aos 77 anos de idade, o ex-presidente interino do Estado, advogado e professor José Pompeu Pinto Acioli (José Acioli), ex-deputado estadual, ex-deputado federal, e ex-senador. Nascera a 11 de maio de 1873 em Fortaleza. Existe hoje uma praça com seu nome em Antônio Bezerra.
  • 1955 - Morre, em desastre automobilístico na estrada de Guaramiranga, o comerciante Antenor Frota Wanderley, sendo sepultado no Cemitério de São José, em Parangaba. Hoje é nome de rua, no Jardim América.
  • 1955 - Aterrissa, no aeroporto do Cocorote, o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) conduzindo o general Alberto Ribeiro Salaberry (Alberto Salaberry), novo comandante da 10ª Região Militar. Foi recebido pelo governador em exercício, Flávio Portela Marcílio (Flávio Marcílio), o prefeito de Fortaleza, Acrísio Moreira da Rocha, e o presidente da Assembleia, deputado Décio Teles Cartaxo.
  • 1959 - Fundado, em Fortaleza, o Conselho Regional de Medicina, com sede na Rua Pedro I, 997.
  • 1961 - Fundada a Associação Esportiva Tiradentes, hoje Clube Recreativo Tiradentes, funcionando na Rua Tiradentes, 851, no Rodolfo Teófilo.
  • 1963 - Toma posse como Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, em solenidade na Catedral em construção, dom José de Medeiros Delgado.
  • 1969 - Morre o arquiteto cearense José Otacílio de Sabóia Ribeiro, urbanista autor de um dos planos da cidade de Fortaleza.
  • 1972 - Empossado o novo comandantes do Batalhão de Trânsito (Batran), tenente-coronel Jarbas de Almeida Botelho.
  • 1972 - Toma posse no comando do Corpo de Bombeiros, o tenente-coronel José Hélio de Sousa.
  • 1972 - O governador César Cals lança, no Icaraí, o primeiro número do Jornal da Confiança, impresso em off-set e elaborado pela Casa civil sob a coordenação do secretário Vicente Augusto.
  • 1975 - Todos os presos da Cadeia Pública de Caucaia são soltos e a mesma é fechada por falta de condições.
  • 1981 - Aberta a XIII Conferência Nacional dos Jornalistas Profissionais, no auditório do Centro de Treinamento e Extensão da Ematerce, em Caucaia, pela presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará, Ivonete Maia.
  • 1981 - Fundada a Escola de 1º Grau Maria Stela Cochrane Santiago, na Rua Antônio Farias, 121, no Castelão.
  • 2002 - Morre o professor Odilon Gonzaga Braveza vítima de uma embolia pulmonar. Tinha 91 anos e continuava trabalhando normalmente no Colégio Odilon Braveza, onde era diretor. Seu sepultamento foi no Cemitério Parque da Paz, após missa de corpo presente. Nascera em 26 de março de 1911, em Pacoti. Era formado em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito do Ceará. Foi diretor do Colégio São João e do Colégio Estadual Liceu do Ceará. Fora agraciado, em 1995, com o Troféu Sereia de Ouro. Era detentor do Título de Cidadão de Fortaleza e da Medalha Justiniano de Serpa.
  • 2003 - Desaba um prédio em construção, da empresa Decorart, na Avenida Washington Soares, em Fortaleza, no final da tarde causando a morte de três operários. A obra é de responsabilidade da Construtora Concretópolis Premoldados. Morrem os operários Francisco Rilson Angélico Martins, residente em Maracanaú, na hora do desabamento, Neemias Gomes Cordeiro, também de Maracanaú, que é levado para o Instituto José Frota (IJF). Após ser resgatado dos escombros e Messias Rodrigues de Souza residente no Parque Potira, em Caucaia, só encontrado no dia seguinte. O engenheiro responsável pela obra, Aristóteles Cabral Costa, é socorrido e levado para o Instituto José Frota. Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros Francisco Assis, o motivo do desabamento foi a queda de uma peça de premoldado que estava sendo transportada pelo guindaste. A construção do prédio havia começado há 15 dias e já estava na quarta laje. Os três operários mortos no desabamento são enterrados no final da tarde o dia 10.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…

Postagens mais visitadas deste blog

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…