Pular para o conteúdo principal

Ideal Clube festeja 89 anos de fundação

Confira o três de outubro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:
  • 1922 - Inaugurada, na Rua General Bezerril, 117 (antigo, atual  319), na antiga Praça José de Alencar (hoje Praça Waldemar Falcão), a Farmácia Juliana, de Juliana Cavalcante, ocasião em que foi entronizado um quadro do Sagrado Coração de Jesus, pelo monsenhor Liberato Dionísio da Costa.
  • 1923 - Lançada a pedra fundamental do Grupo Escolar Fernandes Vieira, em Fortaleza, na Rua Oto de Alencar, no Jacarecanga. O prédio seria construído pelo arquiteto carioca Armando Oliveira. Na ocasião usou da palavra o orador Antônio Teodorico da Costa Filho. Hoje chama-se Juvenal Galeno.
  • 1930 - Corre a notícia de que rebentou em várias partes do País uma revolta contra o Governo de Washington Luís Pereira de Sousa, liderada pelos Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba. Era a Revolução de 1930.

  • 1931 - Inaugurada a sede do Ideal Clube, com seu pavilhão para danças, no bairro das Damas, na Avenida João Pessoa, em terreno pertencente a Luís Gonzaga Flávio da Silva (Luís Gonzaga da Silva) que o vendeu ao clube em prestações semestrais. O clube foi organizado por Pedro Augusto de Araújo Sampaio (Pedro Sampaio), que foi o primeiro presidente, Luís Gonzaga Flávio da Silva (Luís Gonzaga da Silva), Clóvis Eduardo de Alencar Matos (Clóvis Matos), Joaquim Markan Ferreira Gomes (J. Markan), Raul Conrado Cabral (Raul Cabral), Antônio da Frota Gentil (Antônio Gentil), Meton de Alencar Gadelha (Meton Gadelha), Maximiano Leite Barbosa Filho, Otávio Menescal da Frota (Otávio Frota), João da Frota Gentil (João Gentil), José Meneleu de Pontes Filho (José Meneleu Filho), Mirtil Meyer, e Fernando de Alencar Pinto (Fernando Pinto). A repercussão foi tamanha que logo surgiu uma nova marca de cigarros, a Ideal Clube onde sua sede na Avenida João Pessoa nº 4898 aparecia no verso e anverso, fabricados por A. Beleza & Cia Ltda. Depois, aproximadamente em 1932 teve uma sede na Rua Tabajaras, nº 505, que era a chamada de “Filial da Praia”, e por fim a atual sede, na Avenida Monsenhor Tabosa nº 1381, na Praia de Iracema, em prédio projetado pelo arquiteto Sylvio Jaguaribe Ekman.
  • 1932 - A Avenida Atlântica que ganhou o nome de Avenida Epitácio Pessoa passa a denominar-se Avenida 3 de Outubro, homenagem à Revolução. Hoje se chama Avenida Almirante Tamandaré.
  • 1933 - Inicia suas atividades o Museu Histórico e Antropológico do Ceará, que até então era uma seção do Arquivo Público, assumindo também o cargo de diretor, Euzébio Néri Alves de Sousa (Eusébio de Sousa), que vinha dirigindo a seção. Hoje se denomina Museu do Ceará.
  • 1933 - Fundado o Centro Espírita Bezerra de Menezes, com sede própria no bairro Campo do Pio (hoje Parquelândia), na Rua Dom Rego de Medeiros, 927, que teve como primeiro presidente, Antônio Domingos da Silva.
  • 1943 - Instalação oficial do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva - CPOR, na Avenida Bezerra de Menezes nº 581, sob o comando do capitão Hiram Soares Bulcão, filho do poeta José Pedro Soares Bulcão e irmão de Florinda Bolkan.
  • 1945 - Petição assinada por Francisco de Menezes Pimentel solicita ao Tribunal Regional Eleitoral - TRE, o registro da Comissão Executiva Estadual do Partido Social Democrático - PSD, constituída por Francisco de Menezes Pimentel, presidente; Antônio da Frota Gentil, vice-presidente; Raul Barbosa, 1º secretário; Jacinto Botelho de Sousa, 2º secretário; Inácio Costa, 1º tesoureiro; e Francisco Ponte, 2º tesoureiro. A Comissão foi registrada em 13 de novembro.
  • 1945 - Às 17 hora é colocada a pedra fundamental do Edifício Jangada, na esquina da Rua Major Facundo, 253 com Rua Senador Alencar, com a presença do Interventor Menezes Pimentel e de Adalberto Ferreira do Vale, presidente da Prudência Capitalização a quem pertence o prédio. O local era antes ocupado por dois sobrados.
  • 1950 - Realizam-se em Fortaleza, como em todo o resto do País, eleições federais, estaduais e municipais. Eram candidatos à Presidência da República, Getúlio Dorneles Vargas (Getúlio Vargas) tendo como vice João Fernandes Campos Café Filho (PTB-PSP); Cristiano Machado e Altino Arantes (PSD); e Brigadeiro Eduardo Gomes e Odilon Braga (UDN). Para governador do Estado, os candidatos eram Raul Barbosa (PSD) e Edgar Cavalcante de Arruda (Edgar de Arruda) e para a Prefeitura Paulo Cabral de Araújo (UDN), Antônio da Frota Gentil (Antônio Gentil) (PSD), José Eretides Martins (PR), Paulo de Melo Machado (Paulo Machado) (PTN) e Alísio Borges Mamede (Alísio Mamede) (PCB).
  • 1950 - Fundada, na Rua João Brígido nº 365, uma fábrica de refrigerantes de propriedade de Wilson Magalhães Monteiro, com a razão social Monteiro Refrigerantes S. A., fabricante do guaraná Wilson, e depois de Blimp laranjada, Blimp limão e Pepsi-Cola.
  • 1952 - Sai o primeiro número da revista Ceará Odontológico, órgão oficial do Centro Odontológico do Ceará. 
  • 1954 - Realizam-se em todo o Estado as eleições para os cargos de governador, vice-governador, deputados federais, senadores, prefeitos e vereadores dos municípios. Eram candidatos ao governo do Estado Paulo Sarasate Ferreira Lopes (UDN-PTB) tendo como vice Flávio Portela Marcílio (Flávio Marcílio) (UDN-PTB); e Armando Ribeiro Severo Falcão (Armando Falcão) (PSD) com Raimundo Ivan Barroso de Oliveira (PSP) para vice. Para o senado os candidatos eram José Parsifal Barroso (PTB-PSD), Manuel do Nascimento Fernandes Távora (UDN), Olavo Oliveira (PSP) e Raul Barbosa (PSD). Para prefeito de Fortaleza os candidatos eram Acrísio Moreira da Rocha, Raimundo Girão, Ari de Sá Cavalcante, José Denizard Macedo de Alcântara e Fernando Brito Bastos.
  • 1955 - Realizam-se eleições em todo o País para presidente e vice-presidente, saindo vencedores Juscelino Kubitschek de Oliveira e João Belchior Marques Goulart (João Goulart), este, com uma votação maior que a de Juscelino. Os candidatos eram Juscelino Kubitschek de Oliveira, Juarez Távora, Ademar de Barros e Plínio Salgado.
  • 1958 - Realizam-se eleições em Fortaleza para governador, vice-governador, senador, prefeito, vice-prefeito, deputados federais, estaduais e vereadores. Para governador os candidatos foram Virgílio de Moraes Fernandes Távora (Virgílio Távora) (UDN) tendo como vice Acrísio Moreira da Rocha e José Parsifal Barroso (PTB) com Wilson Gonçalves como vice, e para prefeito Ari de Sá Cavalcante, o coronel Manuel Cordeiro Neto e Flávio Portela Marcílio (Flávio Marcílio). Para o Senado Olavo Oliveira (PSP-PR) e Francisco de Menezes Pimentel (PSD). Fortaleza tinha cerca de 110 mil eleitores.
  • 1959 - Inaugura-se a Concha Acústica da Universidade do Ceará (hoje Universidade Federal do Ceará-UFC), por trás do prédio da Reitoria, com o nome de Auditório Martins Filho, com apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira sob a batuta do maestro Eleazar de Carvalho e a presença do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira que é agraciado com o título de doutor Honoris Causa da UFC, primeira personalidade a receber a honraria.
  • 1960 - Em todo o Estado, como em todo o País, eleições para presidente e vice-presidente da República, sendo candidatos Jânio da Silva Quadros (Jânio Quadros), Henrique Dufles Batista Teixeira Lott (Marechal Lott) e Ademar de Barros. Para vice-presidente: João Belchior Marques Goulart (João Goulart), Milton Campos e Fernando Ferrari.
  • 1965 - Morre, em Fortaleza, o bacharel em Direito, político e jornalista Raimundo do Monte Arrais, aos 77 anos de idade, membro da Academia Cearense de Letras-ACL. Nascera em Saboeiro, em 21 de julho de 1888.
  • 1969 - Inaugurada a Companhia Cearense de Saneamento-Cocesa, na Praça do Vaqueiro (do Aeroporto Pinto Martins).
  • 1971 - Numa promoção da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Ceará, a srta. Maryane Vasconcelos Bastos é eleita, no Clube dos Diários, Miss Objetiva do Ceará de 1971.
  • 1972 - O Diário Oficial do Município 5011 publica o teor da Lei municipal 4057, que concede o título honorífico de Cidadão de Fortaleza, ao general Raimundo Teles Pinheiro, nascido no Crato, proposição do vereador Antônio Costa Filho (Antony Costa).
  • 1973 - A Associação Comercial do Ceará-ACC adquire, por compra, o prédio do antigo Palace Hotel, na esquina da Rua João Moreira, 207 com Rua Major Facundo, 2/24, em frente ao Passeio Público, da Imobiliária José Gentil, através de Antônio Gentil Júnior. A compra, à vista, é feita ao seu agora antigo dono, João Gentil Júnior e, representando a ACC, o seu presidente, Antônio Gomes Guimarães.
  • 1979 - Morre, aos 64 anos, o advogado, político e compositor Humberto Cavalcanti Teixeira (Humberto Teixeira), parceiro do compositor Lauro Maia e um dos maiores parceiros de Luís Gonzaga do Nascimento, com quem lançou em 1946 o ritmo baião. Foi deputado federal. Era cearense de Iguatu nascido no dia 05/01/1915. Existe uma rua com seu nome nas Cajazeiras.
  • 1984 - Chega em Fortaleza, para visita oficial, o Primeiro Ministro português Mário Soares.
  • 1984 - O Tribunal Regional Eleitoral-TRE pede a cassação do mandato do deputado federal Sérgio Philomeno, por abuso de poder econômico em propaganda eleitoral, durante a campanha de 1982.
  • 1984 - Morre, aos 54 anos de idade, o industrial Aloísio Ximenes de Farias, vítima de enfarte, proprietário das organizações Armazém do Sul e Ximenes Confecções. Era cearense de Cariré.
  • 1985 - João Batista Alexandre da Silva, débil mental, 25 anos de idade, sobe na torre da TV Cidade, Canal 8, às duas horas da manhã e fica até 8h30, dando um pulo para a morte que foi documentada por vários repórteres fotográficos.
  • 1986 - O governador Luís Gonzaga da Fonseca Mota demite o Secretário de Segurança, jurista José Feliciano de Carvalho, substituindo-o pelo ex-deputado Gonçalo Claudino Sales.
  • 1990 - Dia de eleições - o povo vai às urnas para eleger o novo governador, senador e deputados. Para o Governo estadual os candidatos são: Ciro Gomes (PSDB), tendo como vice Lúcio Gonçalo de Alcântara; Paulo de Tarso Lustosa da Costa (PMDB) vice: Luísa Távora; João Alfredo Teles Melo (PCB) vice: Vasco Damasceno Weyne; e J. R. Aguiar Júnior (PRN) vice: Prado Júnior. Para senador: Benedito Clayton Veras Alcântara-Beni Veras (PSDB); Antônio Paes de Andrade (PMDB); e Durval Ferraz (PCB).
  • 1992 - Realiza-se eleições em Fortaleza para escolha do prefeito, sendo candidatos Acrísio Sena (PFS); Antônio Elbano Cambraia (PMDB); Fernando Branquinho (PT); Lúcio Gonçalo de Alcântara (Coligação PDT, PSB, PCdoB, PV e PMN); Luciano Monteiro (PSC); Francisco de Assis Machado Neto (PSDB); e Eliano Gino de Oliveira (PRN).
  • 1994 - Os eleitores vão às urnas para escolha do presidente da República, sendo candidatos Fernando Henrique Cardoso (PSDB) tendo como vice Marco Antônio de Oliveira Maciel (PMDB); Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o vice José Alencar Gomes da Silva.
  • 1996 - Comparecem às urnas os eleitores para votarem naquele que será o prefeito de Fortaleza, sendo candidatos Juraci Vieira Magalhães (PMDB) tendo como vice Marlon Cambraia (PMDB); Inácio Francisco de Assis Nunes de Arruda PCdoB.
  • 1996 - Morre, em Fortaleza, aos 90 anos de idade, vítima de embolia pulmonar, o advogado Aristóteles Canamary Ribeiro, acreano nascido em Rio Tarauacá no dia 15/08/1906.
  • 2004 - Eleições - Os eleitores de Fortaleza, como de todo o Estado e todo o País vão às urnas para escolha de seus prefeitos e vereadores. Em Fortaleza os resultados são confirmados logo no dia seguinte. Os candidatos são: Moroni Bing Torgan (Moroni Torgan) (PFL), pela coligação PFL/PN/PTC; Luizianne de Oliveira Lins (PT) pela coligação PT/PSB; Inácio Arruda (PCdoB) pela coligação PCdoB/PL/PPS/PMN/PRONA/PCB; Antônio Cambraia (PSB) pela coligação PSDB/PP/PTB/PSL/PSDC/PRP; Aloísio Carvalho (PMDB) da coligação PMDB/PTN/PRTB; Heitor Ferrer (PDT); Nielson Queirós (PSC); Francisco Caminha (PHS), da coligação PHS/PTdoB; Marcelo Silva (PV); Valdir Pereira (PSTU) e Antônio Vidal (PCO). Os mais votados foram Moroni Torgan com 296.063 votos (26,60%) e Luizianne Lins com 248.215 votos (22,30%), ficando a eleição para o segundo turno marcado para o dia 31.
  • 2005 - Às 19h30, no Auditório da Câmara Municipal de Fortaleza - CMF, na Rua Thompson Bulcão, 830, no bairro Luciano Cavalcante, é entregue o Título de Cidadão de Fortaleza ao escritor e jornalista Flávio Sílvio Paiva Cavalcante, projeto do autoria do vereador João da Cruz. Na ocasião, é lançado o livro “Fortaleza de Dunas Andantes - A cidade banhada de sol”, de autoria do homenageado, com ilustrações do cartunista Válber Benevides. O homenageado é natural do município de Independência.
  • 2010 - A população de todo o País vai às urnas para escolha dos seus representantes na Câmara Federal, no Senado, nos governos estaduais e para presidente da República. No Ceará os candidatos para o senado foram Eunício Oliveira (PMDB), José Pimentel (PT) e Tasso Jereissati (PSDB); para governador do Estado os candidatos foram Cid Gomes (PSB), Francisco Gonzaga (PSTU), Lúcio Alcântara (PR), Marcelo Silva (PV), Marcos Cals (PSDB), Maria da Natividade (PCB) e Soraya Tupinambá (PSOL).
  • 2012 - Morre, em Brasília, o jornalista paraibano Paulo de Tarso Lustosa da Costa, que foi editor dos jornais Correio do Ceará e Unitário e trabalhou na TV Ceará Canal 2 e na Ceará Rádio Clube, todos veículos dos Diários e Rádios Associados Trabalhou ainda no O Estado de São Paulo e foi colunista do Correio Braziliense, até sua morte foi colunista do Diário do Nordeste. Lustosa da Costa era formado em Direito, professor de sociologia brasileira na Universidade Federal do Ceará-UFC, procurador do Ipase e técnico em comunicação da Câmara dos Deputados. Era jornalista desde 1954, tendo se iniciado no jornal Correio da Semana, de Sobral, CE. Teve 25 livros publicados. Nascera em Cajazeiras (PB) em 10 de setembro de 1938.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ibope realiza 1ª Pesquisa Eleitoral 2020 para prefeito de Fortaleza

A TV Verdes Mares registrou a  primeira Pesquisa Ibope Inteligência para a prefeito de Fortaleza nas Eleições 2020.  Os pesquisadores começam a entrevistar neste sábado (10) e vai até terça-feira (13) sobre a intenção de votos para os 11 prefeituráveis. A divulgação do Ibope-Fortaleza será na quarta-feira (14) no CE TV 2ª Edição.
O Ibope entrevista 602 eleitores maiores de 18 anos. A pesquisa está registrada com p número 05307/2020 no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O custo da pesquisa Ibope pago pela TV Verdes Mares é de R$ 46.343,77.

O Ibope já fez pesquisas em 13 capitais: São Paulo (SP).Rio de Janeiro (RJ).Porto Alegre (RS).Curitiba (PR).Florianópolis (SC).Belo Horizonte (MG).Goiânia (GO).Palmas (TO).Belém (PA).Natal (RN).Salvador (BA).Recife (PE).João Pessoa (PB).Faltam 12 capitais: Teresina (PI).São Luís (MA).Aracaju (SE).Maceió (AL).Manaus (Amazonas).Porto Velho (Rondônia).Boa Vista (Roraima).Rio Branco (Acre).Macapá (Amapá).Cuiabá (Mato Grosso).Campo Grande (Mato G…

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre radialista de Itapipoca Cleiton Cainota

Morreu, na noite deste sábado (10), em Itapipoca, o radialista Francisco Cleiton Pinho  (Cainota). Ele voltava de uma cobertura de jogo da Liga Municipal de Itapipoca, quando num acidente de carro perdeu a vida.Integrante da equipe esportiva da Rádio Uirapuru de Itapipoca, Cleiton Cainota (foto) era muito querido pelos ouvintes. O prefeito de Itapipoca, João Ribeiro Barroso (PSDB) e o vice-prefeito Edísio Pacheco (PV) lançaram uma nota de pesar:
A Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec) e o Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará (SindiRádioCE) lamentam a morte do cronista Cleiton Cainota.
- Lamentamos informar o falecimento do radialista Francisco Cleiton Pinho, ocorrido ontem a noite, em Itapipoca. Cainota - como era carinhosamente conhecido pelos ouvintes, fãs e amigos, foi vítima de acidente automobilístico quando voltava de uma transmissão esportiva. PÊSAMES À FAMÍLIA ENLUTADA! DIRETORIA SINDRADIOCE".

Morre jornalista Vidal Santos

Morreu neste domingo (4), aos 77 anos, o secretário municipal de Imprensa e Relações Públicas-SIRP nos anos 1990 dos prefeitos Juraci Magalhães (PMDB) e Antônio Cambraia (PMDB), jornalista Vidal Santos. Vidal Santos  (foto) sofreu um infarto fulminante que o tirou a vida. Vidal foi também integrante da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Ceará e presidente do Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Ceará (CIAL). Trabalhou nos jornais Tribuna do Ceará e O Povo e nas rádios Verdes Mares AM e Assunção Cearense. Vidal Santos com a Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do CearáO Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Vidal Santos:Lauriberto Braga - Conheci Vidal dos Santos em plena ação no exercício da Comunicação Municipal durante a Gestão do prefeito Juraci Magalhães. Vidal era um senhor calmo, mas aplicado na assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Fortaleza.Tina Holanda - Mais um amigo querido que se vai. Trabalhei com Vid…

Postagens mais visitadas deste blog

Ibope realiza 1ª Pesquisa Eleitoral 2020 para prefeito de Fortaleza

A TV Verdes Mares registrou a  primeira Pesquisa Ibope Inteligência para a prefeito de Fortaleza nas Eleições 2020.  Os pesquisadores começam a entrevistar neste sábado (10) e vai até terça-feira (13) sobre a intenção de votos para os 11 prefeituráveis. A divulgação do Ibope-Fortaleza será na quarta-feira (14) no CE TV 2ª Edição.
O Ibope entrevista 602 eleitores maiores de 18 anos. A pesquisa está registrada com p número 05307/2020 no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O custo da pesquisa Ibope pago pela TV Verdes Mares é de R$ 46.343,77.

O Ibope já fez pesquisas em 13 capitais: São Paulo (SP).Rio de Janeiro (RJ).Porto Alegre (RS).Curitiba (PR).Florianópolis (SC).Belo Horizonte (MG).Goiânia (GO).Palmas (TO).Belém (PA).Natal (RN).Salvador (BA).Recife (PE).João Pessoa (PB).Faltam 12 capitais: Teresina (PI).São Luís (MA).Aracaju (SE).Maceió (AL).Manaus (Amazonas).Porto Velho (Rondônia).Boa Vista (Roraima).Rio Branco (Acre).Macapá (Amapá).Cuiabá (Mato Grosso).Campo Grande (Mato G…

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre radialista de Itapipoca Cleiton Cainota

Morreu, na noite deste sábado (10), em Itapipoca, o radialista Francisco Cleiton Pinho  (Cainota). Ele voltava de uma cobertura de jogo da Liga Municipal de Itapipoca, quando num acidente de carro perdeu a vida.Integrante da equipe esportiva da Rádio Uirapuru de Itapipoca, Cleiton Cainota (foto) era muito querido pelos ouvintes. O prefeito de Itapipoca, João Ribeiro Barroso (PSDB) e o vice-prefeito Edísio Pacheco (PV) lançaram uma nota de pesar:
A Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec) e o Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará (SindiRádioCE) lamentam a morte do cronista Cleiton Cainota.
- Lamentamos informar o falecimento do radialista Francisco Cleiton Pinho, ocorrido ontem a noite, em Itapipoca. Cainota - como era carinhosamente conhecido pelos ouvintes, fãs e amigos, foi vítima de acidente automobilístico quando voltava de uma transmissão esportiva. PÊSAMES À FAMÍLIA ENLUTADA! DIRETORIA SINDRADIOCE".

Morre jornalista Vidal Santos

Morreu neste domingo (4), aos 77 anos, o secretário municipal de Imprensa e Relações Públicas-SIRP nos anos 1990 dos prefeitos Juraci Magalhães (PMDB) e Antônio Cambraia (PMDB), jornalista Vidal Santos. Vidal Santos  (foto) sofreu um infarto fulminante que o tirou a vida. Vidal foi também integrante da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Ceará e presidente do Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Ceará (CIAL). Trabalhou nos jornais Tribuna do Ceará e O Povo e nas rádios Verdes Mares AM e Assunção Cearense. Vidal Santos com a Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do CearáO Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Vidal Santos:Lauriberto Braga - Conheci Vidal dos Santos em plena ação no exercício da Comunicação Municipal durante a Gestão do prefeito Juraci Magalhães. Vidal era um senhor calmo, mas aplicado na assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Fortaleza.Tina Holanda - Mais um amigo querido que se vai. Trabalhei com Vid…