Pular para o conteúdo principal

Termina o IV Semascom

Termina o IV Seminário de Assessoria de Comunicação (IV Semascom). A quarta e última noite, nesta quinta-feira (22), trouxe como convidados o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), Rafael Mesquita, e o coordenador da Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Ceará, Reginaldo Aguiar, para debater sobre o tema “O Mundo do Trabalho do Assessor de Comunicação". 

O Seminário ocorreu entre os dias 19 a 22, de maneira virtual, e foi promovido por estudantes e professores do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Em homenagem ao último dia do evento, que trouxe profissionais experientes para falar sobre a gestão de Comunicação em diversos cenários de crise, a professora do Curso de Jornalismo e membro da organização do encontro virtual, Eugênia Cabral, fez a fala de encerramento do Seminário. Ela abordou a importância de se debater sobre as temáticas do IV Semascom, principalmente para estudantes que estão se preparando para o Mercado. 


- A gente passa o semestre falando sobre conceitos, teorias e cases, e quando a gente encerra ele com esses profissionais do mercado que vem dividir com os alunos com tanta generosidade, casa com o nosso conhecimento”, reforçou. 

Eugênia aproveitou o momento para agradecer a presença de todos os profissionais que palestraram no evento, aos alunos que organizaram e a todos os telespectadores presentes no canal. Sobre o número de estudantes cada vez mais presentes na disciplina de Assessoria de Comunicação, a professora ressalta que isso “prova como o estudante de jornalismo está disposto a pensar e a experimentar na área de Comunicação Corporativa”.

Palestra - Primeiro convidado a falar, Rafael Mesquita destacou a luta dos profissionais de Assessoria de Imprensa pelo reconhecimento e pela regulamentação do seu trabalho como uma função oficial do profissional do Jornalismo e passou uma informação exclusiva para os presentes no evento.

- A Federação Nacional dos Jornalistas-Fenaj acabou de apresentar uma proposta de inclusão da Assessoria de Imprensa entre as funções oficiais do jornalista no decreto-lei que regulamenta a profissão”.

Ele afirma que o trabalho do assessor reúne funções diversas do campo jornalístico, tornando necessário que os profissionais de ambas as áreas tenham os mesmos direitos. 

O presidente do Sindjorce destacou a precarização e a desvalorização do trabalho dos profissionais de Comunicação, seja atuando como jornalistas ou como assessores e um aumento na demanda desses profissionais para que “tenham um salário digno, um trabalho decente e carga horária adequada”. Ainda sobre o assunto, ressaltou existir um silenciamento das problemáticas de trabalho desses profissionais e a importância de estarem atualizados sobre os seus direitos e denunciarem os abusos e as precarizações do trabalho.

Rafael abordou a construção do jornalista em torno do campo da assessoria, o aumento na busca por uma maior qualificação desses profissionais e a necessidade de profissionais com multifunções, além de destacar a presença dos assessores nas redes sociais, levando seu trabalho para esse meio. Por fim, o convidado ressaltou o relacionamento entre assessor e jornalista em um universo de precarização da profissão. 

- Tem que haver respeito entre o trabalhador do jornalismo que hoje está no veículo de comunicação e o trabalhador que está na Assessoria de Imprensa. Esse mercado é muito pequeno e muito cíclico. [...] Não existiria Jornalismo se não existisse Assessoria de Comunicação contemporaneamente para alimentar os veículos de Comunicação”.

Após a fala de Rafael, foi a vez de Reginaldo Aguiar comentar sobre a temática e a sua experiência na comunicação pública. Ele ressaltou a importância, pegando o seu caso, de trabalhar em assessoria entendendo a lógica da rotina jornalística ajuda “na boa construção do relacionamento entre assessor e jornalista”. Também destacou a importância da comunicação em diversas áreas para a sociedade, mostrando que a atuação desses profissionais é necessária e precisa ter um lugar estratégico nas instituições, principalmente no serviço público, pois “o jornalista é o ator principal no serviço de transparência do serviço público”.

Sobre o atual período de Pandemia do Novo Coronavírus, Reginaldo falou sobre o aumento nas demandas na comunicação pública. “Nós tivemos toda uma preocupação de criar uma estrutura de manutenção mesmo em home office [...] Do dia 12 de março até o dia de hoje, 22 de outubro, a Assessoria de Comunicação do MPCE produziu 1075 releases”.

Não só na Comunicação Pública, o Distanciamento Social e a precarização do trabalho do jornalista aumentou a demanda para os profissionais de Comunicação que estão fora da mídia. Segundo Reginaldo Aguiar, as múltiplas funções dos jornalistas nas redações levam algumas organizações a “abastecer, com grande volume e diversidade de conteúdos na imprensa, porque temos redações cada vez menores e profissionais que precisam cobrir muitas pautas durante o dia, muitas vezes trabalhando sozinhos”.

Por fim, Reginaldo Aguiar infromou sobre as inscrições para o Prêmio MPCE de Jornalismo 2020 no site da organização e destacou a importância de manter a parceria com a imprensa. “É por meio dela (imprensa) que as notícias chegam mais rápido a mais pessoas. Então a parceria da assessoria com a imprensa é e vai continuar sendo importante por muito tempo”.

Na rodada de perguntas os convidados abordaram o papel do assessor no mundo atual e a exploração desse trabalho. Também responderam sobre o fato do campo da assessoria permear áreas do jornalismo, da publicidade e das relações públicas, e como essas áreas estão presentes no trabalho da comunicação. Além disso, também falaram sobre os problemas éticos da profissão e sobre um perfil ideal de profissional, destacando ambos os convidados a necessidade da transparência, da multifunção no trabalho e da união entre os profissionais.

Debates - Nos quatro dias do evento estiveram presentes no seminário jornalistas e assessores de diversas áreas de atuação da comunicação. As temáticas do evento foram: “Comunicação e Crise na Saúde” (19), "Eleições e Situação de Crise” (20), “Redes sociais e Gestão de Crises” (21) e “O mundo do trabalho do Assessor de Comunicação” (22). Todos os encontros estão disponíveis no canal do curso de jornalismo da UFC no youtube https://www.youtube.com/CursodeJornalismoUFC.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.