Pular para o conteúdo principal

Termina o IV Semascom

Termina o IV Seminário de Assessoria de Comunicação (IV Semascom). A quarta e última noite, nesta quinta-feira (22), trouxe como convidados o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), Rafael Mesquita, e o coordenador da Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Ceará, Reginaldo Aguiar, para debater sobre o tema “O Mundo do Trabalho do Assessor de Comunicação". 

O Seminário ocorreu entre os dias 19 a 22, de maneira virtual, e foi promovido por estudantes e professores do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Em homenagem ao último dia do evento, que trouxe profissionais experientes para falar sobre a gestão de Comunicação em diversos cenários de crise, a professora do Curso de Jornalismo e membro da organização do encontro virtual, Eugênia Cabral, fez a fala de encerramento do Seminário. Ela abordou a importância de se debater sobre as temáticas do IV Semascom, principalmente para estudantes que estão se preparando para o Mercado. 


- A gente passa o semestre falando sobre conceitos, teorias e cases, e quando a gente encerra ele com esses profissionais do mercado que vem dividir com os alunos com tanta generosidade, casa com o nosso conhecimento”, reforçou. 

Eugênia aproveitou o momento para agradecer a presença de todos os profissionais que palestraram no evento, aos alunos que organizaram e a todos os telespectadores presentes no canal. Sobre o número de estudantes cada vez mais presentes na disciplina de Assessoria de Comunicação, a professora ressalta que isso “prova como o estudante de jornalismo está disposto a pensar e a experimentar na área de Comunicação Corporativa”.

Palestra - Primeiro convidado a falar, Rafael Mesquita destacou a luta dos profissionais de Assessoria de Imprensa pelo reconhecimento e pela regulamentação do seu trabalho como uma função oficial do profissional do Jornalismo e passou uma informação exclusiva para os presentes no evento.

- A Federação Nacional dos Jornalistas-Fenaj acabou de apresentar uma proposta de inclusão da Assessoria de Imprensa entre as funções oficiais do jornalista no decreto-lei que regulamenta a profissão”.

Ele afirma que o trabalho do assessor reúne funções diversas do campo jornalístico, tornando necessário que os profissionais de ambas as áreas tenham os mesmos direitos. 

O presidente do Sindjorce destacou a precarização e a desvalorização do trabalho dos profissionais de Comunicação, seja atuando como jornalistas ou como assessores e um aumento na demanda desses profissionais para que “tenham um salário digno, um trabalho decente e carga horária adequada”. Ainda sobre o assunto, ressaltou existir um silenciamento das problemáticas de trabalho desses profissionais e a importância de estarem atualizados sobre os seus direitos e denunciarem os abusos e as precarizações do trabalho.

Rafael abordou a construção do jornalista em torno do campo da assessoria, o aumento na busca por uma maior qualificação desses profissionais e a necessidade de profissionais com multifunções, além de destacar a presença dos assessores nas redes sociais, levando seu trabalho para esse meio. Por fim, o convidado ressaltou o relacionamento entre assessor e jornalista em um universo de precarização da profissão. 

- Tem que haver respeito entre o trabalhador do jornalismo que hoje está no veículo de comunicação e o trabalhador que está na Assessoria de Imprensa. Esse mercado é muito pequeno e muito cíclico. [...] Não existiria Jornalismo se não existisse Assessoria de Comunicação contemporaneamente para alimentar os veículos de Comunicação”.

Após a fala de Rafael, foi a vez de Reginaldo Aguiar comentar sobre a temática e a sua experiência na comunicação pública. Ele ressaltou a importância, pegando o seu caso, de trabalhar em assessoria entendendo a lógica da rotina jornalística ajuda “na boa construção do relacionamento entre assessor e jornalista”. Também destacou a importância da comunicação em diversas áreas para a sociedade, mostrando que a atuação desses profissionais é necessária e precisa ter um lugar estratégico nas instituições, principalmente no serviço público, pois “o jornalista é o ator principal no serviço de transparência do serviço público”.

Sobre o atual período de Pandemia do Novo Coronavírus, Reginaldo falou sobre o aumento nas demandas na comunicação pública. “Nós tivemos toda uma preocupação de criar uma estrutura de manutenção mesmo em home office [...] Do dia 12 de março até o dia de hoje, 22 de outubro, a Assessoria de Comunicação do MPCE produziu 1075 releases”.

Não só na Comunicação Pública, o Distanciamento Social e a precarização do trabalho do jornalista aumentou a demanda para os profissionais de Comunicação que estão fora da mídia. Segundo Reginaldo Aguiar, as múltiplas funções dos jornalistas nas redações levam algumas organizações a “abastecer, com grande volume e diversidade de conteúdos na imprensa, porque temos redações cada vez menores e profissionais que precisam cobrir muitas pautas durante o dia, muitas vezes trabalhando sozinhos”.

Por fim, Reginaldo Aguiar infromou sobre as inscrições para o Prêmio MPCE de Jornalismo 2020 no site da organização e destacou a importância de manter a parceria com a imprensa. “É por meio dela (imprensa) que as notícias chegam mais rápido a mais pessoas. Então a parceria da assessoria com a imprensa é e vai continuar sendo importante por muito tempo”.

Na rodada de perguntas os convidados abordaram o papel do assessor no mundo atual e a exploração desse trabalho. Também responderam sobre o fato do campo da assessoria permear áreas do jornalismo, da publicidade e das relações públicas, e como essas áreas estão presentes no trabalho da comunicação. Além disso, também falaram sobre os problemas éticos da profissão e sobre um perfil ideal de profissional, destacando ambos os convidados a necessidade da transparência, da multifunção no trabalho e da união entre os profissionais.

Debates - Nos quatro dias do evento estiveram presentes no seminário jornalistas e assessores de diversas áreas de atuação da comunicação. As temáticas do evento foram: “Comunicação e Crise na Saúde” (19), "Eleições e Situação de Crise” (20), “Redes sociais e Gestão de Crises” (21) e “O mundo do trabalho do Assessor de Comunicação” (22). Todos os encontros estão disponíveis no canal do curso de jornalismo da UFC no youtube https://www.youtube.com/CursodeJornalismoUFC.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".