Pular para o conteúdo principal

Especialista destaca relação da Diabetes com Saúde Ocular

Neste sábado (14 de novembro) é o Dia Mundial do Diabetes. Esta data foi instituída pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e busca chamar a atenção da população, imprensa e governos sobre a importância dos cuidados e prevenção do Diabetes. 


O Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz a insulina ou não consegue empregá-la como deveria. A insulina é o hormônio que controla os níveis de glicose no sangue, desse modo, o portador da doença apresenta um quadro de hiperglicemia. Com níveis de glicose altos e com o passar do tempo, inicia-se um processo de dano aos órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, no Brasil existem, atualmente, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com Diabetes e esse número tende a aumentar, reforçando a urgência de ações efetivas. O diabetes é uma doença epidêmica com impactos social e econômico grave, cujas principais complicações são: 
  • Alta mortalidade por doenças cardiovasculares (infartos e insuficiência cardíaca).
  • Acidente Vascular Cerebral-AVC (derrame).
  • Insuficiência Renal.
  • Perda da Visão (Retinopatia Diabética).
  • Alteração de Sensibilidade nos Membros Inferiores (Úlceras e Amputações). 
A Retinopatia Diabética é a maior causa de cegueira em pacientes em idade produtiva. É também responsável por 4,8% dos 37 milhões de casos de cegueira devido a doenças oculares em todo o Mundo (isto é, 1,8 milhão de pessoas). A triagem dos pacientes diabéticos através da avaliação oftalmológica precoce, permite o diagnóstico da retinopatia diabética em um estágio inicial – uma das complicações mais temidas - proporcionando ao paciente a manutenção da visão.

Conforme explica Maria Vitória Correia, médica oftalmologista da Clínica de Olhos Massilon Vasconcelos, um tratamento adequado, juntamente a programas de Educação em Saúde são fundamentais para a prevenção à cegueira por diabetes. Ela afirma que, “em muitos casos, as alterações no olho são silenciosas e podem passar despercebidas pelo paciente. Então, é primordial que o acompanhamento profissional seja feito regularmente”.

Em tempos de Pandemia do Novo Coronavírus, que os pacientes diabéticos com mal controle metabólico, com longo tempo de doença, idosos e com doenças concomitantes, podem ter piores resultados, caso adquiram a Covid-19. 

- Para aqueles bem controlados, os riscos são semelhantes aos dos não-portadores. O bom controle glicêmico e metabólico são as chaves para o sucesso, então, monitorar sua glicemia e ajustar medicações – sempre com orientação médica – são procedimentos que podem prevenir complicações não apenas desta nova virose como também do próprio Diabetes", completa Maria Vitória.

Consulta - Qual a última vez que você visitou um oftalmologista? muitas pessoas têm dificuldade em responder a essa pergunta, embora ela seja simples. Quem utiliza óculos ou lentes de contato tem mais facilidade em lembrar da data, afinal precisam de novas receitas frequentemente. 

Pensando em alertar as pessoas para a importância das consultas anuais, Renata Vasconcelos, médica oftalmologista da Clínica de Olhos Massilon Vasconcelos, elencou cinco sinais para as pessoas ficarem atentas. Ao se enquadrar em alguma das situações, é recomendado que o paciente marque uma consulta imediatamente.

“A maioria das doenças que afetam os olhos começa de forma assintomática. Por isso, é recomendado que se procure um oftalmologista anualmente — mesmo sem sintomas”, explica a oftalmologista. Para se ter uma noção da importância das consultas de rotina, vale a pena ressaltar um dado da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o órgão, estima-se que entre 60% e 80% dos casos de cegueira em todo o planeta são evitáveis ou tratáveis se o paciente receber atendimento correto em tempo adequado. “As doenças oculares tendem a se desenvolver de forma silenciosa, então, muitas vezes, quando os sintomas começam a aparecer, é sinal de que o problema está mais grave”, pontua Renata.

Cinco sinais de que você precisa procurar um oftalmologista:

  1. Último exame de vista foi feito há mais de um ano - A Saúde dos olhos, assim como a de outras partes do corpo, deve ser ser avaliada anualmente. Se uma pessoa realizou exames oftalmológicos há mais de um ano, está na hora de refazê-los. Essa é a melhor forma de descobrir doenças oculares de forma precoce e, assim, aumentar as chances de cura. Os exames oculares também ajudam a descobrir problemas de saúde em outras partes do corpo, como diabetes e até alguns tipos de Câncer.
  2. Dores de cabeça frequentes - Um sinal bastante contundente de que pode haver algo de errado com a sua visão é a dor de cabeça. Dor latejante, especialmente por trás dos olhos ou sobrancelhas, é um sinal revelador de que a pessoa está tendo problemas para enxergar ou se concentrar. Em muitos dos casos, um simples óculos de grau, receitado por um especialista, pode resolver o problema.
  3. Dor nos olhos - A dor aguda ou latejante que não desaparece pode ser um sinal de que o olho está inflamado e que algo provavelmente está acontecendo. Somente com exames oftalmológicos será possível descobrir qual é o problema e como tratá-lo. Pode ser uma infecção, olho seco ou um problema de sinusite. Há também a possibilidade se se tratar de uma doença mais séria, como o glaucoma de início súbito.
  4. Olhos vermelhos e inchados - A vermelhidão e o inchaço nos olhos são sintomas de conjuntivite, que também pode ocasionar queimação, sensibilidade à luz e secreção nos olhos. Esses problemas podem ser causados por uma infecção viral ou bacteriana, bem como por reação alérgica. Para um diagnóstico exato, uma consulta oftalmológica é necessária.
  5. Visão embaçada - O embaçamento da visão pode ser causado por olho seco, astigmatismo não corrigido (uma curva irregular na córnea que afeta a forma como a luz é refratada) ou mesmo diabetes não tratada. Em todas as possibilidades, o tratamento precoce é a melhor opção. Por isso, ao sentir, a visão embaçada com frequência, é melhor procurar um oftalmologista.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Governadores participam do 'Escrevendo o Amanhã Alfabetizado'

Nove governadores participaram do Evento Virtual 'Escrevendo o Amanhã - Alfabetização em Regime de Colaboração', que discutiu a importância do regime de colaboração entre Estados e Municípios para promover uma Alfabetização de Qualidade, com acesso a todos os estudantes e na Idade Certa. Os nove governadores que participaram do Evento: Camilo Santana (Ceará). Belivaldo Chagas (Sergipe). Flávio Dino (Maranhão) Renan Filho (Alagoas). Paulo Câmara (Pernambuco). Wellington Dias (Piauí). Ronaldo Caiado (Goiás). Renato Casagrande (Espírito Santo). Waldez Góes (Amapá). Ceará  - "Os Indicadores Positivos da Educação do Ceará foram apresentados no Evento 'Escrevendo o Amanhã: Alfabetização em Regime de Colaboração', que participei ao lado de outros oito governadores. O Encontro foi organizado pela Fundação Lemann, Instituto Natura e Associação Bem Comum. Recentemente, divulgamos os resultados do Spaece, em que alcançamos resultado histórico: pela prim

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Governadores participam do 'Escrevendo o Amanhã Alfabetizado'

Nove governadores participaram do Evento Virtual 'Escrevendo o Amanhã - Alfabetização em Regime de Colaboração', que discutiu a importância do regime de colaboração entre Estados e Municípios para promover uma Alfabetização de Qualidade, com acesso a todos os estudantes e na Idade Certa. Os nove governadores que participaram do Evento: Camilo Santana (Ceará). Belivaldo Chagas (Sergipe). Flávio Dino (Maranhão) Renan Filho (Alagoas). Paulo Câmara (Pernambuco). Wellington Dias (Piauí). Ronaldo Caiado (Goiás). Renato Casagrande (Espírito Santo). Waldez Góes (Amapá). Ceará  - "Os Indicadores Positivos da Educação do Ceará foram apresentados no Evento 'Escrevendo o Amanhã: Alfabetização em Regime de Colaboração', que participei ao lado de outros oito governadores. O Encontro foi organizado pela Fundação Lemann, Instituto Natura e Associação Bem Comum. Recentemente, divulgamos os resultados do Spaece, em que alcançamos resultado histórico: pela prim