Pular para o conteúdo principal

Especialista destaca relação da Diabetes com Saúde Ocular

Neste sábado (14 de novembro) é o Dia Mundial do Diabetes. Esta data foi instituída pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e busca chamar a atenção da população, imprensa e governos sobre a importância dos cuidados e prevenção do Diabetes. 


O Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz a insulina ou não consegue empregá-la como deveria. A insulina é o hormônio que controla os níveis de glicose no sangue, desse modo, o portador da doença apresenta um quadro de hiperglicemia. Com níveis de glicose altos e com o passar do tempo, inicia-se um processo de dano aos órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, no Brasil existem, atualmente, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com Diabetes e esse número tende a aumentar, reforçando a urgência de ações efetivas. O diabetes é uma doença epidêmica com impactos social e econômico grave, cujas principais complicações são: 
  • Alta mortalidade por doenças cardiovasculares (infartos e insuficiência cardíaca).
  • Acidente Vascular Cerebral-AVC (derrame).
  • Insuficiência Renal.
  • Perda da Visão (Retinopatia Diabética).
  • Alteração de Sensibilidade nos Membros Inferiores (Úlceras e Amputações). 
A Retinopatia Diabética é a maior causa de cegueira em pacientes em idade produtiva. É também responsável por 4,8% dos 37 milhões de casos de cegueira devido a doenças oculares em todo o Mundo (isto é, 1,8 milhão de pessoas). A triagem dos pacientes diabéticos através da avaliação oftalmológica precoce, permite o diagnóstico da retinopatia diabética em um estágio inicial – uma das complicações mais temidas - proporcionando ao paciente a manutenção da visão.

Conforme explica Maria Vitória Correia, médica oftalmologista da Clínica de Olhos Massilon Vasconcelos, um tratamento adequado, juntamente a programas de Educação em Saúde são fundamentais para a prevenção à cegueira por diabetes. Ela afirma que, “em muitos casos, as alterações no olho são silenciosas e podem passar despercebidas pelo paciente. Então, é primordial que o acompanhamento profissional seja feito regularmente”.

Em tempos de Pandemia do Novo Coronavírus, que os pacientes diabéticos com mal controle metabólico, com longo tempo de doença, idosos e com doenças concomitantes, podem ter piores resultados, caso adquiram a Covid-19. 

- Para aqueles bem controlados, os riscos são semelhantes aos dos não-portadores. O bom controle glicêmico e metabólico são as chaves para o sucesso, então, monitorar sua glicemia e ajustar medicações – sempre com orientação médica – são procedimentos que podem prevenir complicações não apenas desta nova virose como também do próprio Diabetes", completa Maria Vitória.

Consulta - Qual a última vez que você visitou um oftalmologista? muitas pessoas têm dificuldade em responder a essa pergunta, embora ela seja simples. Quem utiliza óculos ou lentes de contato tem mais facilidade em lembrar da data, afinal precisam de novas receitas frequentemente. 

Pensando em alertar as pessoas para a importância das consultas anuais, Renata Vasconcelos, médica oftalmologista da Clínica de Olhos Massilon Vasconcelos, elencou cinco sinais para as pessoas ficarem atentas. Ao se enquadrar em alguma das situações, é recomendado que o paciente marque uma consulta imediatamente.

“A maioria das doenças que afetam os olhos começa de forma assintomática. Por isso, é recomendado que se procure um oftalmologista anualmente — mesmo sem sintomas”, explica a oftalmologista. Para se ter uma noção da importância das consultas de rotina, vale a pena ressaltar um dado da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o órgão, estima-se que entre 60% e 80% dos casos de cegueira em todo o planeta são evitáveis ou tratáveis se o paciente receber atendimento correto em tempo adequado. “As doenças oculares tendem a se desenvolver de forma silenciosa, então, muitas vezes, quando os sintomas começam a aparecer, é sinal de que o problema está mais grave”, pontua Renata.

Cinco sinais de que você precisa procurar um oftalmologista:

  1. Último exame de vista foi feito há mais de um ano - A Saúde dos olhos, assim como a de outras partes do corpo, deve ser ser avaliada anualmente. Se uma pessoa realizou exames oftalmológicos há mais de um ano, está na hora de refazê-los. Essa é a melhor forma de descobrir doenças oculares de forma precoce e, assim, aumentar as chances de cura. Os exames oculares também ajudam a descobrir problemas de saúde em outras partes do corpo, como diabetes e até alguns tipos de Câncer.
  2. Dores de cabeça frequentes - Um sinal bastante contundente de que pode haver algo de errado com a sua visão é a dor de cabeça. Dor latejante, especialmente por trás dos olhos ou sobrancelhas, é um sinal revelador de que a pessoa está tendo problemas para enxergar ou se concentrar. Em muitos dos casos, um simples óculos de grau, receitado por um especialista, pode resolver o problema.
  3. Dor nos olhos - A dor aguda ou latejante que não desaparece pode ser um sinal de que o olho está inflamado e que algo provavelmente está acontecendo. Somente com exames oftalmológicos será possível descobrir qual é o problema e como tratá-lo. Pode ser uma infecção, olho seco ou um problema de sinusite. Há também a possibilidade se se tratar de uma doença mais séria, como o glaucoma de início súbito.
  4. Olhos vermelhos e inchados - A vermelhidão e o inchaço nos olhos são sintomas de conjuntivite, que também pode ocasionar queimação, sensibilidade à luz e secreção nos olhos. Esses problemas podem ser causados por uma infecção viral ou bacteriana, bem como por reação alérgica. Para um diagnóstico exato, uma consulta oftalmológica é necessária.
  5. Visão embaçada - O embaçamento da visão pode ser causado por olho seco, astigmatismo não corrigido (uma curva irregular na córnea que afeta a forma como a luz é refratada) ou mesmo diabetes não tratada. Em todas as possibilidades, o tratamento precoce é a melhor opção. Por isso, ao sentir, a visão embaçada com frequência, é melhor procurar um oftalmologista.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".