Pular para o conteúdo principal

Hoje é Dia da Consciência Negra no Brasil

O Dia da Consciência Negra é celebrado nesta sexta-feira (20 de novembro).

A data faz referência à morte de Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares, símbolo de Liberdade e Luta da Cultura Negra, que foi assassinado por Bandeirantes em 20 de novembro de 1695.


A data foi instituída oficialmente no Brasil pela Lei 12.519, de 10 de novembro de 2011. 


O Dia da Consciência Negra não se constitui feriado nacional, mas estadual e, em mais de mil cidades, feriado municipal. Por sua vez, o 20 de novembro é feriado estadual no Rio de Janeiro, Mato Grosso, Alagoas, Amazonas, Amapá e Rio Grande do Sul.

No Brasil a Lei Áurea foi implementada em 13 de maio de 1888, no entanto a data não é comemorada pelo movimento negro. De acordo com a escritora e doutora em educação Kiusam de Oliveira “A abolição não se deu por completo, foi uma abolição inconclusa, isto se dá porque a Lei Áurea tratou 350 anos de escravidão do povo negro de uma forma extremamente racista”, explica Kiusam.

Por meio de uma pesquisa quantitativa, o Grupo Croma aplicou o estudo Oldiversity, que tem o objetivo de investigar como as marcas estão ligadas à longevidade e diversidade de orientação sexual, gênero, raça e pessoas com deficiência, e mostrar como elas estão se adequando a novos anseios e realidades sociais.

De acordo com o Instituto, foram entrevistados cerca de 1800 pessoas e 18% destes assumiram ter feito pelo menos uma vez, ou seja, teratitudes racistas. Apesar de questionável, pelo fato desse percentual ser potencialmente maior, reconhecer o preconceito racial é ponto de partida para alguma mudança. Nesse sentido, 37% concordam que a propaganda no Brasil ainda é racista.

Ao mesmo tempo, outros indicadores também chocam: 3% ou 55 pessoas do estudo declararam achar estranho ser atendido por um negro. Outros 56% assumem que as empresas têm preconceito ao contratar negros e 32% dizem que as marcas presentes no Brasil reproduzem comportamentos preconceituosos. Além disso, 16% acreditam que as marcas correm risco ao associar sua imagem a negros.

Em 2018, dos cerca de 33.590 jovens de 15 a 29 anos que foram assassinados no país, 77% eram negros. Talvez esses dados possam servir como mais um alerta para a quebra de padrões estéticos racistas e promover uma verdadeira inclusão social, ampliando a presença dos negros na publicidade e no quadro de funcionários das empresas.

A autora de obras da Literatura Negra Brasileira costuma narrar histórias que remetam a ideia de acabar com qualquer resquício de preconceito presente na sociedade. O livro O Black Power de Akin (Editora de Cultura), traz a história de um jovem negro de 12 anos que cobre a cabeça com um boné ao ir para a escola. Ao seu avô, Dito Pereira, ele não conta que tem vergonha do seu cabelo, motivo de chacota dos colegas. Antes que Akin tome uma atitude brusca, o sábio avô, com a força das histórias da ancestralidade, leva o neto a recuperar a autoestima.

Seus livros são referência quando o assunto é o empoderamento de crianças negras. Uma das suas personagens mais conhecidas é Tayó, uma menina que valoriza seus cabelos crespos e vai ganhar novas histórias em versões de quadrinhos. O livro “O mundo no Black Power de Tayó” retrata a importância do empoderamento infantil, lutando assim contra as discriminações racial, social e estética bem como o bullying, “explica a escritora".

Não só nos livros, mas também em suas redes sociais, Kiusam, autora brasileira, é ativa nas redes sociais e promove discussões para crianças e adolescentes frequentemente com assuntos impactantes na sociedade, como o preconceito, raça, bullying, cultura, a representatividade de negros em literaturas e outros meios de comunicação a partir de histórias seguras e independentes, que buscam o caminho da igualdade.

Aos poucos a sociedade pode ser transformada, não é à toa que Kiusam criou em junho deste ano a ‘Campanha Super Dindes’, projeto que teve como objetivo doar 1500 livros para crianças de todas as regiões do Brasil em situação de vulnerabilidade.

Apesar do Dia da Consciência Negra não ser adotado como feriado em todos os estados, é um momento para tomar iniciativa e mostrar que o lugar das pessoas devem ser os mesmos, independente de raça, cor, religião ou classe social. “É uma maneira de combater o racismo e incentivar a classe para o poder tomado pela branquitude”, finaliza Kiusam de Oliveira.

Sobre Kiusam de Oliveira - Nascida em Santo André, grande São Paulo, aos 14 anos ingressou no Colégio IESA para cursar Magistério de 2o Grau. Logo após, foi para a Fundação Santo André cursar Pedagogia, com habilitações em Administração Escolar e Orientação Educacional. Para qualificar-se fez lato-sensu em Metodologia do Ensino Superior e, na sequência, na Universidade de São Paulo (USP) habilitou-se em Deficiência Intelectual e Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e Doutorado em Educação, ambos pela USP.

Atua como professora há mais de 25 anos, tendo dedicado grande parte deste período à Educação Especial e à formação de profissionais de Educação no município de Diadema-SP, implantando a Lei 10.639/03 e ocupando funções de gestão pública. Desenvolveu também, ao longo de anos, atividades formativas para educadores e profissionais de todas as áreas juntamente às instituições públicas e privadas, com temáticas relacionadas à diversidade de gêneros, questões étnico-raciais e afins.

Leitora contumaz e escritora, desde pequenina foi incentivada por sua mãe, que colocava nos bolsos dela bloquinhos de notas e lápis, para ela registrar o que visse pela frente. Sua mãe era uma associada do Círculo do Livro e a deixou escolher um livro pela primeira vez. Sua escolha? Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões. Sua segunda escolha? Os Sertões, de Euclides da Cunha. Ousada! E ela tinha apenas 10 anos.

Entre diversas atividades desenvolvidas desde a infância, iniciou ballet clássico aos seis anos; arte que seguiu estudando por 18 anos sequentes, tendo se tornado professora ainda adolescente, para turminhas de baby class. Estudou com Madame Toshie Kobayashi, Alfredo Valderrama, Vânia Motta, Joyce, Lennie Dale, entre outros nomes importantes desta categoria.

Aos 16 anos, teve seus primeiros contatos com a dança-afro, na Escola de Samba Unidos do Peruche. De 2000 a 2007 montou a “Corte dos Orixás” do Bloco Afro Ilu Obá de Min, em São Paulo e começou a ministrar a oficina Ará Ayó: Dançando e Cantando com os Orixás, em São Paulo e em todo o país. Também a partir daí, foi se aprofundando em danças-afro-brasileiras. Desde 2007 integra como bailarina e coreógrafa o show Tecnomacumba, de Rita Benneditto.

A partir de 2009, iniciou uma sequência de lançamentos literários, com grande repercussão nacional e internacional. Suas obras foram premiadas por diversas frentes: com o livro Omo-Oba-Historias de Princesas, altamente premiado e que em 2019 completou 10 anos de sua primeira edição.

Prêmio ProAC Cultura Negra 2012 (O Mundo no Black Power de Tayó) e elencado no ranking dos dez livros mais importantes do mundo, em direitos humanos, pela ONU, entre outros. Até o ano de 2019, a multi-artista dedicou-se também às atividades acadêmicas, tendo se mudado para o Espírito Santo para lecionar na Universidade Federal do Espírito Santo. Após um longo jejum e retornando ao eixo Rio-São Paulo, assinou em janeiro de 2020 contratos para quatro novos e aguardados lançamentos literários, estando dois deles previstos para o primeiro semestre: O Black Power de Akin (março de 2020), pela Editora de Cultura e O Mundo de Tayó em Quadrinhos (junho de 2020), pela Companhia das Letrinhas

Conheça mais em www.mskiusam.com
Instagram: @mskiusam

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ibope realiza 1ª Pesquisa Eleitoral 2020 para prefeito de Fortaleza

A TV Verdes Mares registrou a  primeira Pesquisa Ibope Inteligência para a prefeito de Fortaleza nas Eleições 2020.   Os pesquisadores começam a entrevistar neste sábado (10) e vai até terça-feira (13) sobre a intenção de votos para os 11 prefeituráveis. A divulgação do Ibope-Fortaleza será na quarta-feira (14) no CE TV 2ª Edição. O Ibope entrevista 602 eleitores maiores de 18 anos. A pesquisa está registrada com p número 05307/2020 no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O custo da pesquisa Ibope pago pela TV Verdes Mares é de R$ 46.343,77. O Ibope já fez pesquisas em 13 capitais: São Paulo (SP). Rio de Janeiro (RJ). Porto Alegre (RS). Curitiba (PR). Florianópolis (SC). Belo Horizonte (MG). Goiânia (GO). Palmas (TO). Belém (PA). Natal (RN). Salvador (BA). Recife (PE). João Pessoa (PB). Faltam 12 capitais: Teresina (PI). São Luís (MA). Aracaju (SE). Maceió (AL). Manaus (Amazonas). Porto Velho (Rondônia). Boa Vista (Roraima). Rio Branco (Acre). Macapá (Amapá). Cuiabá (Mato Gr

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

Foto: Governo do Ceará A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte). Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão. Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades

Assaí revela ganhador de R$ 1 milhão em Live da Jota Quest nesta quinta

Depois de 46 anos de história e 46 dias de prêmios e promoções, com 25 mil vale-compras distribuídos no valor de R$ 100,00 e mais de mil clientes que ganharam três meses de compras grátis, é a hora de descobrir quem é o vencedor do prêmio de R$ 1 milhão da campanha de aniversário “Faça uma Nova História”, do Assaí Atacadista. Para celebrar o anúncio do novo milionário, o Assaí traz uma novidade: nesta quinta (19), às 20 horas, o grande vencedor será anunciado durante uma Live no canal oficial da marca no Youtube ( https://www.youtube.com/assaioficial ) com show ao vivo da banda mineira Jota Quest. A Live terá 90 minutos de música e contará com os maiores hits da banda. A transmissão também espalhará uma corrente do bem não só pelo clima de comemoração com o anúncio do ganhador do principal prêmio, como também pela divulgação da causa vencedora da ação “Abrace uma Causa Com a Gente”, criada especialmente para o aniversário da rede.  Escolhidas pelos clientes por meio de uma votação, hav

Instituto Brasil pesquisa intenção de votos para vereador e prefeito de Fortaleza

O Instituto Brasil de Pesquisas Inteligentes de Mercado e Opinião Pública realiza a primeira Pesquisa para Vereador e Prefeito de Fortaleza 2020. A Pesquisa paga pelo deputado federal e prefeiturável Célio Studart-PV (foto) custa R$ 18 mil. O levantamento com 1,2 mil eleitores maiores de 18 anos será realizado na terça-feira (13) e quarta-feira (14).   O Levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com o número 06379/2020.

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho: -  Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo". O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho: Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de enc

Postagens mais visitadas deste blog

Ibope realiza 1ª Pesquisa Eleitoral 2020 para prefeito de Fortaleza

A TV Verdes Mares registrou a  primeira Pesquisa Ibope Inteligência para a prefeito de Fortaleza nas Eleições 2020.   Os pesquisadores começam a entrevistar neste sábado (10) e vai até terça-feira (13) sobre a intenção de votos para os 11 prefeituráveis. A divulgação do Ibope-Fortaleza será na quarta-feira (14) no CE TV 2ª Edição. O Ibope entrevista 602 eleitores maiores de 18 anos. A pesquisa está registrada com p número 05307/2020 no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O custo da pesquisa Ibope pago pela TV Verdes Mares é de R$ 46.343,77. O Ibope já fez pesquisas em 13 capitais: São Paulo (SP). Rio de Janeiro (RJ). Porto Alegre (RS). Curitiba (PR). Florianópolis (SC). Belo Horizonte (MG). Goiânia (GO). Palmas (TO). Belém (PA). Natal (RN). Salvador (BA). Recife (PE). João Pessoa (PB). Faltam 12 capitais: Teresina (PI). São Luís (MA). Aracaju (SE). Maceió (AL). Manaus (Amazonas). Porto Velho (Rondônia). Boa Vista (Roraima). Rio Branco (Acre). Macapá (Amapá). Cuiabá (Mato Gr

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

Foto: Governo do Ceará A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte). Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão. Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades

Assaí revela ganhador de R$ 1 milhão em Live da Jota Quest nesta quinta

Depois de 46 anos de história e 46 dias de prêmios e promoções, com 25 mil vale-compras distribuídos no valor de R$ 100,00 e mais de mil clientes que ganharam três meses de compras grátis, é a hora de descobrir quem é o vencedor do prêmio de R$ 1 milhão da campanha de aniversário “Faça uma Nova História”, do Assaí Atacadista. Para celebrar o anúncio do novo milionário, o Assaí traz uma novidade: nesta quinta (19), às 20 horas, o grande vencedor será anunciado durante uma Live no canal oficial da marca no Youtube ( https://www.youtube.com/assaioficial ) com show ao vivo da banda mineira Jota Quest. A Live terá 90 minutos de música e contará com os maiores hits da banda. A transmissão também espalhará uma corrente do bem não só pelo clima de comemoração com o anúncio do ganhador do principal prêmio, como também pela divulgação da causa vencedora da ação “Abrace uma Causa Com a Gente”, criada especialmente para o aniversário da rede.  Escolhidas pelos clientes por meio de uma votação, hav

Instituto Brasil pesquisa intenção de votos para vereador e prefeito de Fortaleza

O Instituto Brasil de Pesquisas Inteligentes de Mercado e Opinião Pública realiza a primeira Pesquisa para Vereador e Prefeito de Fortaleza 2020. A Pesquisa paga pelo deputado federal e prefeiturável Célio Studart-PV (foto) custa R$ 18 mil. O levantamento com 1,2 mil eleitores maiores de 18 anos será realizado na terça-feira (13) e quarta-feira (14).   O Levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com o número 06379/2020.

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho: -  Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo". O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho: Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de enc