Pular para o conteúdo principal

Restaurantes e Bares firmam compromisso para retomada sustentável

Instituições ligadas ao Setor de Bares e Restaurantes realizaram a sua primeira reunião aberta para manifestar publicamente a adesão à iniciativa Manifesto #BarResponsável, que engaja seus participantes em compromissos de colocar em prática protocolos de higiene e distanciamento social, de promover a responsabilidade e a moderação no consumo de bebidas alcoólicas, incentivar a diversidade e a inclusão e combater o assédio dentro de seus ambientes. Até o momento, formam essa coalizão mais de 400 bares e restaurantes, dos quais 86 localizam-se em Fortaleza, bem como 24 entidades e empresas. 

A abertura do encontro virtual foi liderada pelos idealizadores da iniciativa: a Diageo, líder mundial em bebidas alcoólicas premium, e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). “Já participam do Manifesto Bar Responsável os mais de 400 estabelecimentos contemplados pela nossa iniciativa de doação de R$ 15 milhões em equipamentos para a reabertura, por meio do Movimento Pró-Bar. Cada nova adesão será muito bem-vinda. Estamos juntos, norteados por propósitos e práticas para alavancar ainda mais nosso papel social como ambientes onde as pessoas podem vivenciar bem estar, moderação e inclusão”, afirmou Daniela de Fiori, diretora de Relações Corporativas da Diageo.

Paulo Solmucci, presidente nacional da Abrasel, contou que 53% dos estabelecimentos desse setor tiveram prejuízo. “O vírus continua nos ameaçando, precisamos de cuidado na reabertura. Bares e restaurantes podem ser instrumentos de políticas públicas, com estes compromissos do manifesto, temos oportunidade de sermos protagonistas na construção da cidadania no país”. 

O secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, lembrou da importância das medidas de segurança para o funcionamento, mesmo que limitado, como parte da estratégia para garantir um retorno sustentável. “A questão crucial é que nós precisamos crescer com equidade e oportunidade, fazer os movimentos passo a passo, com responsabilidade. Temos de estar seguros de que estamos do lado certo e nos juntar para uma mudança que é possível no Brasil”.

Em seguida, foi realizado o painel que discutiu o panorama do segmento de bares e restaurantes com a pandemia e desafios para a retomada. Jaime Recena, diretor de relações institucionais da Abrasel, contou sobre o impacto da covid-19 no setor. “Estimamos que de 20% a 25% desse mercado sucumbiu. Precisamos mobilizar clientes e sociedade para que tenham atitude responsável durante a pandemia”, pontuou. Andressa Cabral, sócia e chef do Meza Bar do Rio de Janeiro, afirmou que protocolos de higiene são mais importantes do que nunca. “Medidas comportamentais levam os clientes a frequentarem lugares comprometidos com os mesmos valores que eles, onde os discursos encontram a prática”, ressaltou.

Cristiane Foja, presidente executiva da Associação Brasileira de Bebidas, lembrou que todas as organizações têm o seu programa de consumo responsável e que a difusão dessa mensagem cresceu durante a pandemia. “O consumo responsável é fundamental para a retomada segura do setor. No início da pandemia, houve queda de 70% no volume de vendas de bebidas alcoólicas devido ao fechamento de bares e restaurantes e à suspensão de eventos. Os números já estão melhorando e na última medição essa queda era de 40%. Vemos uma reação, mas ainda há um impacto financeiro importante”, disse.

Finalizando o painel, Carlos Lima, diretor executivo do Instituto Brasileiro da Cachaça, contou que 70% das vendas de cachaça, principalmente de pequenos produtores, acontecem em bares e restaurantes. “Mesmo com a reabertura, o impacto deve representar uma queda superior a 20% em 2020. Mas além de ser o principal canal de venda de destilados, aquele profissional que trabalha no bar é embaixador de boas práticas. O consumo responsável precisa ser trabalhado ainda mais neste momento de pandemia”, avaliou.

Já no painel sobre os pilares do manifesto diversidade e inclusão e combate ao assédio, Caio Magri, do Instituto Ethos, afirmou que o esforço para retomar a economia é genuíno, mas precisa estar acompanhado de algumas atitudes que dependem de todos. “Este manifesto traz perspectiva de temas afirmativos, fundamentais e urgentes. Bares são o limite da relação da economia compartilhada. Esse mundo se cria de relações com o cliente, centrado em respeito, tolerância e processo de escuta”, disse.

Sandra Martinelli, presidente executiva da Associação Brasileira de Anunciantes lembrou que eventos e bares são espaços de repetição, de lançamento de tendências e que pautam comportamentos. “Atuar de maneira segura e ética é um desafio e uma grande oportunidade para todos nós trazermos prosperidade e mudança”, afirmou.

Gregorio Gutiérrez, presidente da Diageo, encerrou o evento reconhecendo o momento complexo. “É preciso ter empatia neste cenário de dificuldade. O Manifesto#BarResponsável não é por causa da crise, não é de curto prazo, é uma contribuição com a sociedade. Esse trabalho é uma maneira importante de nos unirmos. Bares e restaurantes possuem um papel social, é um lugar de encontro da comunidade, parte do dia a dia das pessoas. Precisamos reconhecer o poder desses estabelecimentos para reforçar esses compromissos com a sociedade”, destacou.

Além de Diageo e Abrabe, são parceiros do Manifesto #BarResponsável: Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo; Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe); Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac); Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio - CE); Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec); Sindicato de Restaurantes, Bares, Barracas de praia, Buffets e similares do Estado de Ceará (Sindirest); Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Águas Minerais, Cervejas e Bebidas em Geral do Estado do Ceará (Sindibebidas - CE); Associação Brasileira de Anunciantes (ABA); Instituto Diageo; Instituto Ethos; Akatu; Instituto Aliança; Gestão Kairós; Conversas com Significado; MSX; Dialogus; KING Bebidas; Donizete Distribuidora de Alimentos; Cia do Whisky; e MDG Distribuidora.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".