Pular para o conteúdo principal

Medalha Iracema para Tom Cavalcante, Eudoro Santana, Wolney Oliveira e Júlio Ventura

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) entregou, nesta terça-feira (22), a edição 2020 da Medalha Iracema, a maior comenda do Poder Executivo Municipal. A solenidade, realizada no Paço Municipal e transmitida ao vivo pelas Redes Sociais, teve como homenageados:

  • Engenheiro civil Eudoro Santana.
  • Empresário Júlio Ventura Neto.
  • Humorista Tom Cavalcante.
  • Cineasta Wolney Oliveira.

Este é o terceiro ano em que a Prefeitura concede a outorga, que homenageia personalidades que em sua área de atuação profissional contribuem para o desenvolvimento de Fortaleza. A iniciativa faz parte das comemorações do aniversário da Capital, que completou 294 anos em 2020.

Para Roberto Cláudio, as cidades que tiveram experiências de sucesso estiveram acima dos personalismos e diferenças, valorizaram suas histórias, celebraram o presente e construíram um futuro de mais prosperidade. “A medalha sintetiza isso: a contribuição histórica e presente de pessoas que possam servir de inspiração, de forma que muitos outros enxerguem nessas trajetórias exemplos a serem seguidos pelo fortalezenses”, discursou.

O primeiro a receber a comenda foi o humorista Tom Cavalcante. O prefeito comentou a forma como o artista levou a marca cearense para todo o Brasil, sem perder as raízes, e construiu uma carreira de destaque.

Tom Cavalcante, na ocasião, por meio de videoconferência, comentou: “É com sentimento de carinho que recebo esta comenda, que, para mim, significa amar a terra e ainda possui uma representatividade simbólica e heroica de Iracema. E assim eu tenho feito, comungando dessa história com a minha terra”, comentou.

Em seguida, recebeu a medalha o segundo suplente no cargo de senador, Júlio Ventura Neto. Conforme apresentado pelo prefeito, Ventura lidera um conglomerado empresarial e possui 40 concessionárias e nove marcas automobilísticas nacionais e internacionais, gerando mais de 1.400 empregos diretos na Capital.

Ao receber a homenagem, Ventura respondeu aos elogios do Gestor. “Sou admirador do trabalho do Roberto Cláudio e agradeço à Prefeitura. Em nome da minha família, agradeço por tudo o que fez por nossa cidade”, disse.

Roberto Cláudio destacou a contribuição do cineasta Wolney Mattos Oliveira a Fortaleza, principalmente, por sua relevância local em defesa de investimentos em cultura e pelo sucesso do Cine Ceará, que cria pontes de gerações da indústria audiovisual cearense com o Brasil e o mundo há 30 anos.

“Muita gente que tem destaque começou lá atrás no Cine Ceará. Continuamos nessa batalha. Parabéns pelos 8 anos seguidos e siga brilhando na carreira”, declarou Wolney Oliveira em cumprimento ao prefeito.

Por último, o engenheiro e superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Eudoro Walter de Santana, foi citado por Roberto Cláudio como uma referência para outros agentes da vida pública ou de função administrativa, além de um exemplo de ativismo democrático em defesa da justiça e da igualdade.

- Estou honrado em receber esta medalha. Foi uma alegria a possibilidade de ter convivido nesses últimos anos ao lado de Roberto Cláudio, uma pessoa que tem esse simbolismo de luta. Aprendi muito com a sua forma de trabalhar, de harmonizar uma equipe heterogênea, que resultou em uma grande transformação na cidade de Fortaleza”, destacou Eudoro Santana.

Resultados - Roberto Cláudio comentou dois resultados recentes que Fortaleza alcançou: o de maior Produto Interno Bruto da região Nordeste, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicando maior relevância no cenário econômico nacional, fruto de políticas públicas relevantes. O outro sucesso foi a redução da desigualdade social apontado pelo relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que coloca a Capital como a primeira colocada entre 10 grandes cidades brasileiras neste ranking.

- O sonho é este: ganhar relevância econômica e reduzir as desigualdades que maltratam nosso povo. Somos hoje uma das maiores cidades da América do Sul e do Brasil, com um histórico de legados que precisam ser celebrados. Isso não teria sido possível sem o talento, o trabalho e a criatividade dos cearenses adotados pela nossa cidade e que aqui produziram e nos enchem de orgulho”, ressaltou Roberto Cláudio.

Em sua primeira edição, em 2018, a Medalha Iracema homenageou:

  • Jornalista Adísia Sá.
  • Professor e arquiteto Liberal de Castro.
  • Cantor e compositor Raimundo Fagner.

Na edição 2019, os homenageados foram:

  • Médico e professor universitário José Otho Leal Nogueira.
  • E ex-vereador, deputado e senador Mauro Benevides.
  • Empresário Pio Rodrigues Neto.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.