Pular para o conteúdo principal

Vacinação contra Covid-19 no Brasil começa na próxima 4ª feira às dez da manhã

Em reunião virtual com os prefeitos de capitais, nesta quinta-feira (14), o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, anunciou que a Vacinação contra a Covid-19 no Brasil começa às dez da manha da próxima quarta-feira (20 de janeiro). 

Fortaleza - O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) participou da reunião e disse que a capital cearense está preparada para receber e iniciar a Vacinação dos grupos prioritários:

- Participei hoje (14) de reunião remota com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Pazuello informou que as primeiras doses da Vacina contra a Covid-19 serão distribuídas em todo o País a partir de segunda-feira (18). 

- Assim, podemos iniciar a Vacinação na quarta-feira (20) da semana que vem.

- Esse Cronograma depende da liberação das Vacinas Coronovac e Astrazeneca pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

- Na reunião, solicitei ao representante do Governo Federal que considere, tanto quanto possível, a inclusão dos profissionais da Educação entre os grupos a serem imunizados prioritariamente", revelou José Sarto. 

José Sarto (PDT), participou, na manhã desta quinta-feira (14), de reunião do Fórum Nacional de Prefeitos (FNP) com o Ministério da Saúde. O ministro Eduardo Pazuello informou que a Vacinação contra a Covid-19 no Brasil terá início na próxima quarta-feira (20), às 10 horas, iniciando-se pelas Capitais. Mais de 130 prefeitos participaram da reunião.

De acordo com o Ministério, a partir de segunda (18), ocorrerá a distribuição das primeiras doses da vacina aos Estados, de forma “igualitária e proporcional”, para ser possível iniciar, na quarta, a imunização de grupos prioritários pelas capitais. O cronograma ainda depende da autorização do uso emergencial das vacinas Coronovac e Astrazeneca pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), prevista para este domingo.

- Na Frente Nacional de Prefeitos, assim como o Consórcio de Governadores, estamos trabalhando conjuntamente para adquirir o maior número de vacinas possível para vacinar também o maior número de pessoas possível, evidentemente obedecendo o faseamento das prioridades”, explicou o prefeito Sarto, reforçando apelo para a aquisição de maior número de doses.

O Ministério da Saúde informou também que há previsão de 8,8 milhões de doses de vacina neste mês de janeiro, 30 milhões em fevereiro, 50 milhões em março. Sarto explica que, na primeira fase do Plano Nacional de Imunização, serão vacinados idosos acima dos 75 anos que estejam em instituições de longa permanência, profissionais da saúde e indígenas acima dos 18 anos.

Durante o encontro, o prefeito solicitou ainda que a Vacinação de profissionais da Educação seja priorizada no Plano Nacional de Imunização, a fim de criar condições para o retorno seguro das aulas e a reposição do calendário escolar. O prefeito destacou que, em Fortaleza, existem 16 mil trabalhadores em Educação.

- Nós, aqui na Frente de Prefeitos, fizemos, Fortaleza, Recife e outras capitais, o apelo para que incluíssemos os trabalhadores de educação - professores, merendeiras, porteiros, todos - nesse faseamento antecipado, inclusive sugerindo a participação da iniciativa privada, se a gente conseguir sensibilizar para que esse faseamento seja alterado, e esse grupo seja também prioritariamente vacinado”, reforçou Sarto.

Salvador - O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM) destacou que:

- Salvador já está preparada para iniciar o processo de imunização na cidade e nossa expectativa é que na quarta-feira (20) a gente já inicie a Vacinação dos grupos prioritários".

Voo da Azul segue para Índia - Ministério da Saúde informa que os preparativos para buscar os dois milhões de doses da Vacina contra a Covid-19 na Índia já estão em andamento.

O voo da empresa aérea Azul foi antecipado e saiu do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), às 13 horas desta quinta-feira (14) com destino ao Recife (PE), onde partirá direto para a cidade indiana de Mumbai. As Vacinas estão previstas para chegar ao Brasil neste sábado (16) pelo Aeroporto do Galeão (RJ).

A viagem terá de mais de cerca de 15 mil quilômetros até a Índia. O Airbus A330neo é a maior aeronave da frota da companhia e estará equipado com contêineres específicos para garantir o controle de temperatura das doses de acordo com as recomendações do fabricante.

As doses foram produzidas pelo laboratório indiano Serum e compradas pelo Ministério da Saúde. A Vacina da AstraZeneca/Oxford será distribuída aos estados em até cinco dias após o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para, assim, dar início à imunização em todo o País, de forma simultânea e gratuita.

O Ministério da Saúde tem o apoio da Azul e da Associação Brasileira de Empresas Aéreas por meio das companhias aéreas, Gol, Latam e Voepass, para a logística de transporte gratuito da Vacina para Covid-19.

As Forças Armadas darão apoio para garantir a segurança no transporte das doses pelo Brasil, conforme necessário, em ação conjunta com o Ministério da Defesa.

Negociações - O Ministério das Relação Exteriores por meio da Embaixada em Nova Delhi, realizou gestões junto às autoridades indianas e ao Instituto Serum da Índia, em seguimento à carta do presidente Jair Bolsonaro ao primeiro-ministro Narendra Modi, de oito de janeiro, e está apoiando as questões e trâmites internacionais da viagem.

O sucesso da aquisição das doses junto à matriz britânica e à produtora indiana da Vacina demonstra o excelente momento das relações Brasil-Reino Unido e Brasil-Índia e a solidez dos relacionamentos estratégicos que mantemos com esses dois países.

Tanto com a Índia quanto com o Reino Unido o Brasil tem mantido, recentemente, frequentes contatos em alto nível, pautados por espírito de solidariedade e cooperação no enfrentamento da Pandemia de Covid-19.


 

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Morre o jornalista e palestrante Nelson Gonçalves

O jornalista e palestrante cearense, Nelson Gonçalves, morreu, nesta sexta-feira, no hospital Monte Klinikum, em Fortaleza, onde estava internado por conta de problemas de saúde, após tratamento de um câncer. Nelson Gonçalves foi diretor Comercial da TV Jangadeiro por anos e teve passagem pelo SBT, Band, TV Diário, Rede TV e Folha de S. Paulo. Era  jornalista com pós-graduação em Marketing pela FGV e especialização em Atendimento ao Cliente pela ESPM Ele deixa viúva a também jornalista Cleide Castro, com que teve dois filhos: Joana e João. 

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Morre o jornalista e palestrante Nelson Gonçalves

O jornalista e palestrante cearense, Nelson Gonçalves, morreu, nesta sexta-feira, no hospital Monte Klinikum, em Fortaleza, onde estava internado por conta de problemas de saúde, após tratamento de um câncer. Nelson Gonçalves foi diretor Comercial da TV Jangadeiro por anos e teve passagem pelo SBT, Band, TV Diário, Rede TV e Folha de S. Paulo. Era  jornalista com pós-graduação em Marketing pela FGV e especialização em Atendimento ao Cliente pela ESPM Ele deixa viúva a também jornalista Cleide Castro, com que teve dois filhos: Joana e João. 

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n