Pular para o conteúdo principal

TV Manchete Fortaleza entra no ar em 1984

Eis o Arquivo Nirez para nove de fevereiro na História do Ceará.

1847 - Abre-se, em Fortaleza, na Rua Formosa (hoje Rua Barão do Rio Branco), defronte ao sobrado do Teles e na casa em que morou Henrique Francês, uma venda denominada O Bosque, com gêneros de estiva, vinhos, cervejas e licores.
1882 - Por proposta do vereador Antônio Cirilo Freire, o Campo da Amélia, que fora inaugurado no dia 29 de junho de 1830, passa a denominar-se Praça Senador Carreira. Hoje é Praça Castro Carreira, conhecida como Praça da Estação.
1891 - Assume, em pleno carnaval, o cargo de Chefe de Polícia do Ceará o desembargador pernambucano de Olinda Manuel Hemetério Raposo de Melo.
1912 - Chega o 3º Bispo do Ceará, Dom Manuel da Silva Gomes, baiano, que toma posse no dia oito de dezembro.
1913 - Fundada, no Boulevard Visconde de Cauípe (Avenida da Universidade), a Padaria Literária. O primeiro presidente foi Cornélio Diógenes. No ano seguinte mudou-se para a Rua General Bezerril, 7 (antigo).
1914 - Deixa o comando das forças federais sediadas em Fortaleza (49º Batalhão de Caçadores - 49BC) o major Cândido Borges Castelo Branco, que parte rumo ao Recife.
1927 - Nomeado Reitor do Seminário Arquiepiscopal de Fortaleza o Padre Tobias Dequit, substituindo o Padre Guilherme Waessen.
1931 - Fundem-se os jornais 'A Esquerda' e 'Pátria Nova', desaparecendo o primeiro ficando o segundo sob direção de Jáder Moreira de Carvalho e gerência de Stênio Gomes da Silva.
1941 - Pela primeira vez um clube de futebol cearense vence um time do Sul do País, quando, em visita ao Ceará, o América, do Rio de Janeiro é derrotado pelo time local Sport Club Maguari, pelo escore de 2x1 em partida apitada pelo juiz carioca Oscar Pereira Gomes.
1946 - Assume a Secretaria de Polícia e Segurança Pública o advogado Thompson Soares Bulcão (Tompson Bulcão).
1955 - Fechado o Banco Único, do jogo do bicho. Os cambistas protestam e exigem que o governo resolva a situação.
1959 - Morre o advogado e membro do Conselho de Municípios, Pio Saraiva.
1961 - O engenheiro cearense Afonso Augusto de Albuquerque Lima (Afonso de Albuquerque Lima) assume, no Rio de Janeiro, a direção geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, substituindo o engenheiro José Cândido Castro Parente Pessoa. A sede da repartição ficava no Rio de Janeiro.
1968 - Atropelado e morto na Avenida Visconde do Rio Branco, o Inspetor da Guarda de Trânsito, Rodolfo Alves, que contava 78 anos de idade.
1969 - Morre, aos 71 anos de idade, o comerciante José Cavalcante Parente (José Parente), que foi fundador e presidente da Casa Parente. Era cearense de Sobral nascido a seis de dezembro de 1897.
1973 - Com o corte da fita simbólica feito pelo secretário Edival de Melo Távora (Edival Távora), do Interior e Justiça, instala-se o 6º Cartório de Notas e Registros Públicos da Capital, instituído pelo Estatuto Judiciário. É o Cartório Melo Júnior, na Rua Major Facundo, 713. O novo cartório recebe o sobrenome do seu tabelião, Evandro de Melo Júnior.
1977 - Morre, às 19h30, aos 59 anos incompletos, o empresário José Barreto Parente, fundador da Rádio Iracema de Fortaleza e diretor do Banco Popular de Fortaleza S. A. Era natural de Aracati, onde nascera a 13 de março de 1918. Foi sepultado no dia seguinte, às 15 horas, no Cemitério de São João Batista
1977 - O Diário Oficial do Município 6095 publica o texto da Lei 4829 do mesmo dia, que concede, ao ex-vereador, professor José Ribamar de Vasconcelos, de Massapé, o Título Honorífico de Cidadão de Fortaleza, proposição do vereador Djalma Eufrásio Rodrigues.
1978 - A Capitania dos Portos do Ceará tem novo comandante. Assume o capitão de fragata Mário Moutinho de Carvalho, substituindo o também capitão de fragata Paulo Gustavo da Silva Castro Pinto.
1979 - Eleita a Rainha do Carnaval Cearense, em festa realizada no Clube de Regatas Barra do Ceará, Fernanda Silva Sales, representante do Grêmio Recreativo de Caucaia.


1984 - Entra no ar, no Canal 2, antes ocupado pela TV Ceará dos Diários Associados, a TV Manchete do Ceará, que tem sede na Avenida Antônio Sales, 2666. Hoje o canal está ocupado pela Rede TV. Na foto o apresentador Alberto Perdigão.
1985 - Operação surpresa, do Departamento de Vigilância do Município na Praça José de Alencar, expulsa centenas de vendedores ambulantes que ficam ao mesmo tempo revoltados e desesperados. 
1987 - Agraciados com a Medalha da Abolição o artista plástico Francisco Magalhães Barbosa (Zé Pinto) e o poeta popular Antônio Gonçalves da Silva (Patativa do Assaré) em solenidade presidida pelo governador Luís de Gonzaga Fonseca Mota, no Salão Nobre do Palácio da Abolição.
1990 - Eleitos, no Clube Tiradentes, à noite, o Rei Momo Agamenon Albuquerque Sampaio Júnior (Agamenon Júnior), a Rainha do Carnaval Karla Patrícia dos Santos e a Rainha Gay da Folia Karla Costa.
1991 - Morre, aos 77 anos de idade, a bibliotecária e bibliógrafa Maria Conceição de Sousa, pertencente ao quadro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) e sócia fundadora da Associação dos Bibliotecários do Ceará. Nascera a 21 de setembro de 1913.
2001 - Morre o político Edward de Melo Arruda que foi vereador de Fortaleza.
2003 - Falece à noite, vítima de acidente automobilístico na cidade de Itaipava, no Rio de Janeiro, aos 77 anos de idade, o engenheiro José Cândido Castro Parente Pessoa, ex-diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS, um dos responsáveis pela construção do Canal do Trabalhador. Era Fortalezense nascido em 30 de dezembro de 1925.
2004 - Falece a primeira aluna formada pelo Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, a pianista e concertista Nízia Diogo Maia, na madrugada, aos 77 anos de idade, em Fortaleza, sendo sepultada à tarde no Cemitério São João Batista. Foi fundadora e cantora do Coral de Câmera do Ceará, lecionou Percepção Musical, no Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará-Uece, integrou o Conselho Estadual de Cultura durante 12 anos e foi diretora da Secretaria da Cultura do Estado no Governo César Cals.
2005 - A agremiação Maracatu Rei de Paus é bicampeã do Carnaval 2005, na categoria maracatu, com nota 10 em todos os quesitos de avaliação. A vice-campeã é o Maracatu Vozes d'África. Em terceiro lugar ficou o Maracatu Ás de Ouro. Da categoria blocos e cordões, As Bruxas conquistam a primeira colocação, seguida do bloco Garotos do Benfica. O bloco Prova de Fogo completou 70 anos de fundação e é considerado “hors-concours”. Na categoria Escola de Samba, a Unidos do Acaracuzinho é octacampeã. A Escola de Samba Império Ideal é a vice-ampeã.
2018 - Falece o desportista Raimundo Brandão de Souza Bento (Teco-Teco) ex-meia esquerda camisa 10 do Guarany de Sobral, faltando quatro dias para o seu 71º aniversário. Nascera em Sobral, em 13 de fevereiro de 1947.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Economista Roberto Castello Branco é escolhido para presidente da Petrobras

A Petrobras, em relação às notícias veiculadas na imprensa, confirma que seu presidente, Ivan de Souza Monteiro, deixa a companhia a partir de primeiro de janeiro de 2019. O economista Roberto Castello Branco (foto Divulgação-Assessoria de Imprensa da Equipe de Transição do presidente eleito Jair Bolsonaro) deve assumir o comando da Petrobras por indicação de Paulo Guedes, confirmado para o Ministério da Economia (que deve englobar Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio Exterior). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19) pela equipe de Paulo Guedes. Castello Branco é economista, com pós-doutorado pela Universidade de Chicago e “extensa experiência nos setores público e privado”. Já ocupou cargos de direção no Banco Central e na mineradora Vale, fez parte do Conselho de Administração da Petrobras e desenvolveu projetos de pesquisa na área de petróleo e gás. O futuro presidente da Petrobras é diretor do Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolviment

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Economista Roberto Castello Branco é escolhido para presidente da Petrobras

A Petrobras, em relação às notícias veiculadas na imprensa, confirma que seu presidente, Ivan de Souza Monteiro, deixa a companhia a partir de primeiro de janeiro de 2019. O economista Roberto Castello Branco (foto Divulgação-Assessoria de Imprensa da Equipe de Transição do presidente eleito Jair Bolsonaro) deve assumir o comando da Petrobras por indicação de Paulo Guedes, confirmado para o Ministério da Economia (que deve englobar Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio Exterior). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19) pela equipe de Paulo Guedes. Castello Branco é economista, com pós-doutorado pela Universidade de Chicago e “extensa experiência nos setores público e privado”. Já ocupou cargos de direção no Banco Central e na mineradora Vale, fez parte do Conselho de Administração da Petrobras e desenvolveu projetos de pesquisa na área de petróleo e gás. O futuro presidente da Petrobras é diretor do Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolviment