Pular para o conteúdo principal

Camilo assina decreto que regulamenta vale-gás e atualiza número de leitos de covid

O governador Camilo Santana utilizou as redes sociais na noite desta segunda-feira (29) para atualizar os números e as ações de combate à pandemia em todo o Ceará. Na ocasião, além de apresentar dados positivos importantes da rede de Saúde, assinou a regulamentação da distribuição do vale-gás a famílias em situação de vulnerabilidade.

"Estou assinando agora a lei que nos autoriza a distribuir 250 mil vales-gás, numa ação que repetimos do ano passado, que contou com a parceria da Nacional Gás, que vendeu ao Governo do Ceará os botijões de gás a preço de custo", detalhou. Após sancionar mais essa medida social do Governo do Ceará, Camilo Santana listou uma série de ações de apoio às famílias cearenses já em vigor, como a isenção das contas de água de 493 mil famílias cearenses através da Cagece (famílias de baixa renda que consomem até 10 m³ por mês) e Sistema Sisar (Área Rural); A ampliação de 70 mil para 150 mil famílias beneficiadas com o Cartão Mais Infância Ceará, recebendo auxílio de R$ 100 mensalmente; Distribuição de 347 mil chips de dados de internet com um pacote de 20GB mensais e 150 mil tablets para alunos da rede pública estadual de ensino, além da distribuição de mais de 2,5 milhões de kits alimentação; e o Auxílio Catador, que virou política pública permanente e que concede benefício mensal de ¼ de salário-mínimo aos catadores que atuam na coleta de resíduos sólidos.

Confira as ações que o Governo do Ceará vem promovendo no combate à pandemia

Dentre as medidas implementadas nesta pandemia que auxiliam os setores de Bares, Restaurantes e Alimentação Fora do Lar e o setor de eventos, está o benefício, com inscrições abertas, para pagamento de R$ 1 mil aos trabalhadores desempregados desses setores, e a isenção do IPVA para veículos das empresas do setor.



Recorde de leitos

Em todo o Estado, o Governo do Ceará tem aberto exclusivos para atender pacientes com Covid-19, e já ultrapassou em quase dois mil o número que tinha no pico da pandemia em 2020. Atualmente o Ceará conta com um total de 4.724 leitos exclusivos para Covid, sendo 3.506 de enfermaria e mais 1.218 leitos de UTI. Camilo destacou que antes da pandemia apenas três cidades cearenses possuíam leitos de UTI e atualmente são 18 municípios com essa estrutura de atendimento de complexidade.

O governador afirmou que o Ceará deverá ultrapassar os 5 mil leitos muito em breve, pois já estão em andamento mais sete unidades de campanha, sempre atreladas a hospitais existentes, para aproveitar estrutura e pessoal. "Hospital Regional Norte (HRN) vai ganhar novos leitos com o sua unidade de campanha, anexa à sua estrutura, assim como o Hospital de Messejana, o Waldemar Alcântara, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), o HRSC, em Quixeramobim, o Regional do Cariri, e o Hospital de Crateús, que adquirimos. Além desses, estamos negociando a compra do Hospital de Itapipoca, para torná-lo público, e assim continuar a garantir a ampliação de leitos ao máximo possível e atender todos os cearenses com o mínimo de dignidade", apontou.



Vacinômetro

Na transmissão ao vivo, Camilo Santana apontou ainda que o Ceará se aproxima da marca de mil doses de vacina contra Covid-19 aplicadas. E ressaltou ainda que o Estado "segue como nota 10 e número um do Brasil em transparência pela Controladoria Geral da União (CGU). Então, tudo o que você quiser saber, basta acessar o IntegraSUS". Pelos números do Vacinômetro, que contabilizam as vacinas aplicadas pelos municípios e que são atualizados diariamente pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), até as 12h desta segunda-feira (29), foram 944.099 doses aplicadas, entre primeira e segunda doses.
O governador antecipou que até quarta-feira (31) o Ceará deverá receber o 12º lote com doses da vacina contra Covid-19, dentro do Programa Nacional de Imunização (PNI), e que em menos de 24 horas os imunizantes serão distribuídos de forma proporcional aos 184 municípios.

"Tive várias reuniões sobre a pandemia nesta segunda-feira (29), e percebemos que os números estão mais estáveis, fruto do isolamento social e das nossas medidas de prevenção, mas também se avalia o resultado por conta da vacinação, principalmente nos idosos, com números positivos de menos internações dessa faixa etária. Contudo, os números ainda estão muito altos, a demanda por internação ainda é muito alta, e nesta nova onda estamos enfrentando um vírus mais agressivo, que atinge os mais jovens e os deixam mais tempo internados, por isso é muito importante que você cumpra o isolamento durante toda esta semana”, ressaltou o governador. Ele complementou que, se os números mantiverem a tendência, o Comitê poderá assim discutir ao longo da semana a possibilidade de previsão de retomada gradual das atividades não essenciais a partir do dia 5 de abril. Mas, para isso, é preciso que as pessoas fiquem em casa neste momento e cuidem de quem mais amam.



Proteger a vida

Encerrando a transmissão, Camilo comentou as ameaças direcionadas a ele. "Quero agradecer aqui uma série de apoios e mensagens, tanto de políticos, quanto dos cearenses, a respeito das ameaças que tenho recebidos nos últimos dias. O setor de Inteligência do Ceará está tomando todas as providências, e vou continuar agindo da mesma forma, com a consciência tranquila, em paz, agindo sempre para proteger a vida dos irmãos e irmãs cearenses. E lembrem-se, o decreto de isolamento social rígido continua em vigor, se continuar essa tendência de estabilização e redução podemos discutir a reabertura de alguns setores do Estado. Por isso faço um apelo, se cuidem, vamos cumprir o isolamento, vamos usar máscara, precisamos manter todos os cuidados. A única prevenção ao Covid é isolamento social e a vacinação".

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".