Pular para o conteúdo principal



Varizes em cada fase da vida

Comum em idades mais avançadas, as Varizes também podem surgir em outros estágios da vida. Isso acontece porque a hereditariedade é o principal fator de risco para o surgimento da Doença, que também pode ser ocasionada devido ao:

  • Sedentarismo.
  • Menopausa.
  • Gestação.
  • Uso de Anticoncepcionais.
  • Hábito de ficar muito tempo em pé ou sentado.

Por mais que seja comum em mulheres, as Veias Varicosas também podem aparecer nos homens. Nas mulheres, o surgimento dos vasos superficiais e dilatados geralmente inicia a partir dos 35 anos. Entretanto, até mesmo na adolescência elas podem aparecer, no momento em que o corpo transaciona para a idade adulta.

- A mudança hormonal que ocorre na Fase da Puberdade pode ter influência sobre o surgimento de Varizes. Essa oscilação hormonal é comum e as Varizes que surgem não geram grandes complicações para o Jovem, que pode vir a sentir os sintomas apenas depois de muitos anos”, pontua doutor Victor Hugo, médico angiologista e proprietário da Clínica VHG,  Victor Hugo, lembrando da importância de consultar um médico.

Victor Hugo (foto) afirma que o uso cada vez mais cedo de Anticoncepcionais pode influenciar nesse aparecimento de Varizes. 

- O Estrogênio e a Progesterona presentes em alguns Anticoncepcionais impactam diretamente no Sistema Venoso, podendo levar à piora do quadro naquelas pacientes que já possuem tendência à formação das Varizes”.

Com o passar da idade, as paredes das Veias tendem a ficar mais frágeis. Isto associado a perda de Massa Muscular gera uma piora do quadro clínico em pessoas mais idosas. Dados estatísticos apontam que as Varizes chegam a atingir 70% de pessoas com mais de 70 anos. Além disso, fatores como Obesidade e Sedentarismo também podem contribuir para a exacerbação da Doença.

- O tratamento mais adequado para cada paciente pode ser indicado apenas por um especialista da área de Angiologia. Na avaliação médica ele irá avaliar os tipos de Veias e traçar um plano terapêutico em conjunto com as necessidades e expectativas do paciente", destaca Victor Hugo.

Na Gravidez - Varizes é o nome dado à doença responsável pela dilatação das Veias, geralmente das pernas, que pode ocasionar dores e até feridas na região afetada. Normalmente causada por motivos hereditários, existem outros fatores que potencializam o seu surgimento. Um deles ocorre durante a gravidez, quando os hormônios femininos apresentam grandes oscilações. 

Victor Hugo esclarece como surgem e quais cuidados se deve ter.

- Desde o início da Gravidez, principalmente naquelas mulheres que já gestaram outras vezes e naqueles que possuem histórico familiar de Varizes, o aumento dos vasinhos pode ocorrer. Isso se dá, principalmente, devido a atuação dos hormônios que se encontram aumentados neste período, como a progesterona e o estrogênio, pois eles possuem ação direta dilatando os vasos sanguíneos”, pontua Victor Hugo.

O local que geralmente as Varizes aparecem durante a gravidez é nas pernas, mas também podem surgir em torno do ânus e da vagina, sendo comum nos três últimos meses de gestação. 

- O motivo disso se dá não só pelas alterações hormonais, mas também pelo aumento da quantidade de sangue que está circulando durante esse período, além do ganho de peso e da pressão do útero sobre as veias”, pontua o médico.

Dentre os principais sintomas de Varizes na Gravidez estão dor na virilha ou pernas, coceira na região das varizes, alteração de sensibilidade e pernas mais inchadas ao final do dia. Para evitar o aparecimento da doença durante a gestação, há alguns cuidados que podem ser feitos: não ficar em pé ou sentada por longos períodos, ou seja, procurar variar as posições ao longo do dia, evitar o ganho excessivo de peso, praticar atividades físicas acompanhadas de um profissional da área e com autorização do médico obstetra, utilizar meias de compressão elásticas. 

- Esses cuidados não são garantia de que as varizes não irão aparecer, mas podem contribuir sim para evitar o seu surgimento, bem como na melhora dos sintomas de dor e inchaço das pernas”, afirma Victor Hugo.

Como tratar - A boa notícia é que a maior parte dos vasinhos e varizes que surgem durante a gestação, tendem a desaparecer espontaneamente ao longo do primeiro ano após o parto, sem que sejam necessários quaisquer tipos de intervenções.

Tratamentos para Varizes devem ser evitados durante a gestação. Pode-se realizar procedimentos médicos para tratá-las caso não haja uma melhora 12 meses após o parto ou final do período de amamentação. Atualmente, existem métodos minimamente invasivos para que isso seja feito, como as técnicas realizadas com espuma e com os lasers endovenoso e transdérmico. 

Esses métodos de tratamento são mais confortáveis ao paciente do que as tradicionais cirurgias, visto não haver necessidade de internamento hospitalar, anestesia ou repouso, podendo o paciente retornar às suas atividades imediatamente.

Com o laser endovenoso, que trata a veia safena e vasos mais calibrosos, a recuperação é imediata. O mesmo acontece com o laser transdérmico, moderno método no tratamento de microvarizes e vasinhos que, quando associado à Escleroterapia, é capaz de resolver até 90% dos casos sem a necessidade de cirurgia. 

Má circulação - Para entender as causas da má circulação, precisa inicialmente explicar que existem basicamente três tipos de vasos em nosso corpo que são responsáveis por ela e que podem causar problemas. São eles:

  • Veias.
  • Artérias.
  • Vasos Linfáticos.

Artérias - As Artérias têm a função de levar o sangue do coração para o restante dos tecidos. Geralmente as artérias são comprometidas pelo alto colesterol, pela hipertensão arterial, pelo diabetes e pelo tabagismo que levam a formação de placas de gordura em seu interior, ocasionando seu entupimento.

Veias - As Veias, por sua vez, retiram o sangue dos tecidos e levam de volta ao coração. Fatores genéticos, hormônios como estrógeno e progesterona e sedentarismo podem comprometer o tônus das paredes das veias, levando a formação de varizes e consequentemente seus sintomas.

Vasos Linfáticos - Os Vasos Linfáticos fazem parte do Sistema de Defesa do Organismo. Eles transportam a Linfa, líquido composto principalmente pelos Linfócitos (células de imunidade do corpo humano). Dentre as doenças que podem acometer os vasos linfáticos, estão as infecções como a  Erisipela, causada por uma bactéria que destrói estes vasos, ocasionando assim sintomas como Vermelhidão e Inchaço, principalmente nas pernas.

Pensando em esclarecer algumas dúvidas, Victor Hugo, listou detalhadamente os sintomas mais comuns causados pela má circulação e quais podem ser suas causas.

Dores - Quando o paciente refere dor tipo câimbra durante uma caminhada ou ao subir uma ladeira e que melhora quase imediatamente com o repouso, provavelmente estamos diante de uma situação na qual as artérias estão comprometidas. Isso acontece porque, durante o período de esforço (caminhada), os músculos das pernas demandam mais oxigênio e, com o entupimento da circulação arterial, essa demanda não será atendida. O corpo responde então com a sensação de dor tipo câimbra. Já naqueles pacientes em que a dor é referida como um peso nas pernas, mais ao final do dia ou após passar longos períodos de pé, as veias possivelmente são a causa do problema. “As varizes são veias tortuosas, dilatadas e alongadas, que perdem a capacidade de levar o sangue das pernas de volta ao coração. Após longos períodos de pé pode-se notar as veias mais dilatadas e, ao final do dia, pode surgir aquela sensação de peso ou de pernas cansadas”, pontua Victor Hugo.

Formigamento e Queimação - A sensação de formigamento e queimação pode estar relacionada tanto a causas arteriais como venosas. Durante a avaliação por um médico, de preferência especialista em angiologia, ele poderá fazer um exame físico para saber se existem sinais em seu corpo de comprometimento de algum desses vasos.

Vermelhidão - Esse sintoma deve ser avaliado com muito cuidado e é um sinal de alarme para doenças mais graves. Dentre as possíveis causas de vermelhidão nos membros inferiores está a infecção mais comum dos vasos linfáticos, chamada de erisipela. Geralmente o paciente que desenvolve esta doença possui alguma “porta de entrada” para a bactéria como uma ferida na perna, mas também pequenas rachaduras nas plantas dos pés podem ser suficientes para ocasionar a infecção. A erisipela pode vir acompanhada de febre e outros sintomas como mal estar e deve ser tratada imediatamente com uso de antibióticos.

Inchaço - O edema nas pernas, ou inchaço, pode ser ocasionado por doenças na circulação das pernas. As veias varicosas perdem a capacidade de retirar o sangue das pernas e levá-lo de volta ao coração, ocasionando inchaço ao longo do dia. Geralmente é a paciente que acorda com as pernas de tamanho normais e que, ao final do dia, nota que os sapatos estão mais apertados. Outra causa mais grave para o inchaço nas pernas é a trombose venosa profunda. Nessa doença, geralmente o edema será assimétrico, ou seja, uma perna estará mais grossa do que a outra. A perna edemaciada também pode estar dolorida quando palpada. Essa é uma condição na qual a pessoa deve procurar imediatamente um serviço médico para que seja examinada e realizado um ultrassom Doppler venoso. Após esse exame o médico indicará o melhor tratamento para o caso. 

- Para evitar a má circulação de uma forma geral, é importante sempre conciliar uma alimentação saudável com uma rotina de exercícios físicos, a fim de movimentar o corpo e especialmente a região das pernas. Deve-se controlar a pressão, o diabetes, o colesterol e não fumar. Naquelas pacientes que já possuem vasinhos e varizes, uma consulta com um angiologista é indispensável para traçar um plano terapêutico com o objetivo de melhorar os sintomas e evitar complicações”, finaliza doutor Victor Hugo. Para saber mais sobre o assunto, acesse o site https://victorhugovascular.com.br/.

Sobre Victor Hugo - Formado como cirurgião vascular pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e com mestrado em Tecnologias Minimamente Invasivas, Victor Hugo é médico angiologista e empresário, tendo inaugurado há seis meses, em Fortaleza, a clínica Doutor Victor Hugo, na Torre Empresarial do Shopping RioMar Fortaleza, no Papicu.

Serviço

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!