Pular para o conteúdo principal

Ações sustentáveis da ALCE focam na preservação do planeta


O Mundo celebra nesta quinta-feira (22) o Dia da Terra, que destaca a importância de fomentar a reflexão sobre ações que impactam negativamente a vida no planeta e em medidas mais eficazes dos governantes para a preservação da natureza. Este ano o tema 'Restaure nossa Terra' alerta não apenas para a necessidade de reduzir os impactos do homem, mas também reparar os danos já causados, por meio de atitudes sustentáveis no dia a dia.

Ciente dos desafios globais e da importância de atitudes sustentáveis, a Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) tem adotado medidas, no sentido de melhorar a eficiência energética, promover a coleta seletiva, reduzir a utilização de plásticos, entre outras iniciativas para preservar o meio ambiente.

Orientadora da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) da ALCE, Conceição Machado, aponta as ações sustentáveis implementadas pela Casa, e cita o caso do Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque, conhecido como anexo III, em fase final de construção. A edificação foi toda projetada, segundo ela, visando ser um prédio sustentável, com eficiência energética, uso de energia solar, reuso de água da chuva e do ar condicionado, coleta seletiva de resíduos, iluminação natural e ventilação cruzada.

- Já adotamos, por exemplo, as placas fotovoltaicas na parte superior do prédio e estamos colocando películas nos vidros para reduzir a incidência solar, entre outras iniciativas. Com isso, buscamos a certificação de eficiência energética, também chamada de Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence)”, pontua a orientadora Conceição Machado.

Localizada na Avenida Pontes Vieira, a nova estrutura abriga setores de serviços prestados pela Casa, como o Departamento de Saúde e Assistência Social da ALCE (DSAS), que atende servidores, familiares e comunidade do entorno; e vai receber a Casa do Cidadão; Procon Assembleia; Escritório Frei Tito de Direitos Humanos, entre outros núcleos.

De acordo com a engenheira Morgana Ferreira, da Agenda Ambiental na Administração Pública, a Célula trabalha nos eixos de “gestão adequada de resíduos sólidos; compras sustentáveis; uso racional dos bens públicos; sensibilização e capacitação ambiental”. Ao longo dos anos, essas medidas vêm ganhando cada vez mais espaço no cotidiano do Legislativo.

Uma das ações implantadas na ALCE, destaca Morgana, é a melhoria da compostagem. Com a aquisição de uma composteira, a borra de café produzida na Casa é misturada às folhas secas que caem das plantas e outros insumos, que, depois de processados, servem para adubar os jardins. Outra medida é a segregação correta dos resíduos sólidos, com a coleta, triagem e a destinação adequada dos materiais recicláveis gerados na Assembleia.

O Legislativo reaproveita a água da chuva e dos aparelhos de ar condicionado para atividades rotineiras da instituição, como a limpeza de pisos, rega dos jardins, reposição do volume dos espelhos d’água e abastecimento de radiadores de carros da Assembleia. Outras iniciativas também visam a melhor eficiência energética na Casa, a exemplo da utilização de lâmpadas de baixo consumo; iluminação natural em boa parte dos ambientes internos; elevadores inteligentes; cobertura verde e o acompanhamento das contas de consumo.

Segundo Morgana Ferreira, a Casa conta com projetos de recolhimento de pilhas, baterias e lacres de latinhas, recebendo material da população em geral; e o descarte correto das lâmpadas utilizadas nos prédios do Legislativo, a substituição dos copos de plásticos por copos de papel.

- Queremos ainda dar suporte técnico para catadores de material reciclado; melhorar a eficiência energética elétrica da Assembleia e o tratamento da água da Cagece, para que se torne mais palatável e potável o suficiente para o nosso consumo”, pontua a engenheira. Ela afirma haver, além disso, a intenção da criar cursos sobre educação ambiental, segurança do trabalho e qualidade de vida.

AGENDA AMBIENTAL - A Célula da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), vinculada ao Departamento de Administração da AL, foi criada em 2019, com o objetivo de tornar a administração pública mais sustentável. A finalidade é implementar modelos de gestão organizacional e de processos estruturados na promoção da sustentabilidade ambiental, econômica e social no âmbito do Poder Legislativo. A iniciativa contempla espaço para a coleta, triagem e a destinação adequada dos resíduos recicláveis gerados na Assembleia.

O empenho com a proposta de sustentabilidade já assegurou à Casa conquistas como o Selo Verde do Ministério do Meio Ambiente (2012), o selo A3P Prata de Sustentabilidade na Administração Pública (2016) e o selo A3P do Sistema de Monitoramento Socioambiental (Ressoa), certificação do Ministério do Meio Ambiente que reconheceu ações de sustentabilidade adotadas pelo Poder Legislativo em 2018.

O mais recente foi o prêmio TCE Sustentável, do Tribunal de Contas do Estado, em 2019, que destacou as melhores iniciativas de desenvolvimento sustentável criadas pelos órgãos da administração pública cearense.
Com informações da Agência de Notícias da ALCE e foto de Marcos Moura.

Leia também:

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest