Pular para o conteúdo principal

Aprenda a criar um ambiente confortável no home office

A adoção do sistema home office (trabalho em casa) aumentou exponencialmente em 2020, decorrente da pandemia do novo coronavírus. Ainda que a experiência não tenha sido previamente planejada, ela tem demonstrado resultados positivos, conforme divulgado no levantamento da *SAP Consultoria em Recursos Humanos.
    

Pesquisa realizada com 500 empresas nacionais apontou que 46% utilizam o trabalho home office e 52% decidiram aderir em razão da pandemia. Do grupo que implantou o modelo no ano passado, 72% informaram que planejam dar continuidade à prática.

Diante desse cenário, funcionários e prestadores de serviços tiveram que encontrar soluções para adaptarem o ambiente profissional no espaço doméstico. A designer Ana Noronha, coordenadora do curso Técnico em Design de Interiores do Senac EAD, esclarece a importância de delimitar um cômodo da casa para as atividades laborais.

"Evite escolher a sala de jantar como mesa de trabalho. Ambientes de home office não precisam de muita sofisticação e os fatores que devem ter prioridade são conforto acústico, ergonomia e boa iluminação por reduzirem problemas de saúde. Escolha um local silencioso da casa, longe de distrações para montar o espaço de trabalho", explica.

A docente sugere investimento em uma mesa com mínimo de 60 centímetros de profundidade, e 100 centímetros de comprimento, a fim de acomodar computador, teclado, monitor e mouse. Outro cuidado importante é o assento, por isso procure uma cadeira ergonômica, com bom apoio lombar, ajuste de braço e assento, com rodízio. "Trabalhar várias horas sentado exige essa atenção com a saúde e postura. Fique atento ainda a uma boa iluminação, proximidade com janelas para circulação do ar e apoio de luzes artificiais, de forma a evitar ofuscamento", pontua.

Em algumas situações, são identificadas dificuldades para conseguir uma boa iluminação e acesso a interruptores de energia elétrica. Por isso, Ana aponta alternativas com baixo investimento. "As luminárias de mesa suprem problemas emergenciais, mas pode-se adotar a instalação de equipamentos sobrepostos no forro, como spots, plafon e trilhos, evitando a realização de obras. Em relação às entradas de energia, existem no mercado várias opções de multiplicadores e extensões de tomadas", revela.

Mudança de comportamento

A especialista do Senac EAD destaca que o período de isolamento social da população está criando uma característica comportamental chamada ‘Efeito Casulo’. "Todos estão mais voltados para suas casas, percebendo mais o seu habitat. A casa deixa de ser um espaço para dormir, relaxar e receber. Passa a ser o local em que realizamos todas as atividades da nossa rotina diária. Então, o pensamento coletivo é o seguinte: Já que estou tanto tempo neste espaço, preciso deixá-lo mais adequado às minhas necessidades. Minha satisfação é aqui, meu lar, meu casulo", esclarece.

Essa atitude reflete diretamente no setor de material de construção, plantas ornamentais e mobiliário. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria IEMI*, houve aumento de 11,1% no volume de compras do setor de mobiliário em 2020. "Com o crescimento do segmento varejista, crescem consequentemente a busca por profissionais de Design de Interiores. Afinal, esses especialistas saberão traduzir os desejos e as necessidades dos usuários, aproveitando cada cantinho da casa, da melhor forma possível", reforça a docente.

Ana Noronha elencou algumas dicas para auxiliar as pessoas interessadas em criar um espaço aconchegante de home office. Acompanhe:

- Escolha um local arejado, calmo e bem iluminado para instalar seu home office.

- Faça acordos com a sua família para que seu horário de trabalho seja respeitado, evitando assim a queda na sua produtividade.

- Faça pausas, como se estivesse no escritório. O local pode ser sua casa, mas seu corpo segue cansando e pedindo um descanso.

- Use roupas confortáveis, porém adequadas. Não precisa usar salto ou terno e gravata. Mas apresentação é essencial para o seu bem-estar e ânimo. Vista-se para começar o dia, ok?

- Jamais trabalhe em mesa de jantar, bancadas de apoio ou sentado na cama: manter a sua postura faz bem para a saúde e bem-estar.

Fontes: *Pesquisa Home Office SAP Consultoria: http://sapconsultoria.com.br/pesquisa-home-office-brasil-2020/

*Setor de mobiliário - pesquisa IEMI 2020: http://www.iemi.com.br/mercado-de-moveis-e-colchoes-estimativas-e-comportamento-pos-pandemia/

Sobre o Senac EAD
Com mais de 70 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nesta modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 350 polos presenciais para avaliações.

Acesse a programação completa de cursos do Senac EAD em http://www.ead.senac.br. Há também uma programação diversificada de cursos presenciais que pode ser conferida em http://www.senac.br/ .

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de