Pular para o conteúdo principal

Camilo e Sarto anunciam reabertura gradual de serviços a partir do dia 12

 

Após reunião neste domingo (4) do Comitê Cearense de Enfrentamento à covid 19, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT) e o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) anunciam novo Decreto de combate ao coronavírus (foto). 

Baseado nas quedas de demanda por leitos covid, de casos e mortes pela doença, o Decreto estabelece Isolamento Social Rígido (Lockdown) até o domingo (11 de abril) com liberação gradual de alguns serviços não essenciais a partir da segunda-feira (12 de abril).

O Ceará chegou a ter mil pessoas na fila de espera por um leito covid e caiu nesta semana para 700.

Os números de monitoramento mostram que o Isolamento Social Rígido trouxe resultados importantes para minimizar a circulação do vírus e administrar a pressão no sistema de saúde! 

Para planejar uma reabertura com menos risco de retrocessos, o Comitê que delibera sobre os decretos estaduais decidiu por manter as medidas do atual decreto por mais uma semana, com previsão de início da retomada das atividades não essenciais para o dia 12 de abril.

Ao longo da semana, o passo a passo de cada etapa de retomada será discutido com os setores envolvidos.

- É muito importante que todos colaborem, respeitem o decreto estadual e continuem com as medidas de prevenção", destaca Camilo Santana.

José Sarto - Boa noite, pessoal! Anunciamos, há pouco, as medidas do próximo decreto relativo à covid-19. Seguindo as recomendações do comitê, iniciaremos a flexibilização das atividades econômicas não essenciais a partir de 12 de abril. Desse modo, o Isolamento Social Rígido está sendo prorrogado até domingo (11). Como resultado das medidas adotadas até aqui, temos observado a diminuição de casos e também da procura por atendimento, dados que nos animam e mostram que estamos no caminho certo. Esta próxima semana será fundamental para consolidar essa tendência de redução de casos e hospitalizações. Por isso, pedimos mais uma vez que todos obedeçam às determinações. Somente com união, venceremos esse grande desafio".



- Por uma questão de princípio de precaução, pela orientação dos nossos profissionais do Comitê, dos nossos cientistas, nós estamos anunciando aqui hoje, eu e o Sarto, em nome do Comitê, que vamos iniciar a flexibilização, a abertura de forma planejada, gradual, das atividades não essenciais no Estado do Ceará a partir de 12 abril”, declarou o governador. 

Camilo Santana afirmou que os critérios para retomada passam também pelo diálogo aberto com os setores da economia, com reuniões ao longo da semana que se inicia.

Números melhores - Camilo Santana enfatizou que o Isolamento Social Rígido, decretado em 13 de março como medida para conter o avanço da segunda onda da pandemia no Ceará, tem sido decisivo para reduzir infecções e internações causadas pelo coronavírus. 

- Os dados apresentados hoje mostram que esse Isolamento Social Rígido tem trazido resultados importantes. Temos diminuído o número de casos em todo o estado do Ceará e em Fortaleza, que começou com os dados mais fortes da pandemia. Temos diminuído a transmissão, ou seja, um fator de reprodução calculado que chamamos de RT tem caído em Fortaleza, na Região Metropolitana, e no Ceará como um todo”.

Apesar disso, o prefeito de Fortaleza ressaltou que é preciso mais tempo para consolidar a tendência registrada na última semana, além de avançar com a campanha de vacinação e abertura de mais leitos.

- A circulação viral ainda é muito grande. Nós temos um número positivo desses últimos três dias, vacinamos quase 90 mil pessoas. Quero aproveitar e parabenizar os profissionais de saúde que estavam à frente, parabenizar todos os servidores, mais uma vez, verdadeiros guerreiros e guerreiras”.

O governador parabenizou os profissionais que estão atuando no enfrentamento à Covid-19. 

- Quero aproveitar para parabenizar todas as equipes em todos os Municípios do Estado do Ceará que têm feito a vacinação, não só os profissionais de Saúde que têm estado na linha de frente no atendimento, no acolhimento ao enfrentamento à covid, salvando vidas, mas também nesse trabalho que tem sido feito de vacinação da população. Se tivéssemos mais vacinas já teríamos superado essa pandemia. Eu sempre tenho dito que a única forma de superarmos essa pandemia é a vacinação”.

Ao fim da live, Camilo Santana reforçou a importância da colaboração de todos e desejou um ótimo domingo de Páscoa. “Essa união de todos para que a gente possa superar essa pandemia. Teremos mais vacinas esta semana, expectativa de receber novo lote. Portanto, vamos juntos vencer essa pandemia. E pedimos, mais uma vez, a compreensão de toda a população do estado do Ceará”, finalizou.

Vacinação no Ceará - Na última quarta-feira (31), o Ceará ultrapassou a marca de 1 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas na população. Até 12 horas de sexta-feira (2), tinham sido aplicadas 1.101.903 doses, sendo 874.319 como primeira dose e outras 227.594 de segunda dose.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), as vacinas foram aplicadas dentro das Fases 1 e 2 do Programa Nacional de Imunização (PNI), contemplando idosos a partir de 75 anos, profissionais de saúde da linha de frente no combate à pandemia e idosos com idade inferior a 75 anos, em ordem decrescente.

Mais leitos - Na manhã deste domingo, começou a funcionar a nova unidade de campanha do Hospital de Messejana, com mais 38 leitos de enfermaria para atender pacientes com vovid-19. Até o momento, o Governo do Ceará entregou 4.828 leitos exclusivos para Covid-19, contemplando todas as regiões do Estado.




Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de