Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

 Eis o Arquivo Nirez para 11 de abril na História do Ceará:

1883 - Assume, o cargo de Chefe de Polícia, que hoje equivale ao Secretário de Segurança, o advogado Benjamin Franklin de Oliveira e Melo.

1899 - Funda-se em Fortaleza o Clube Filarmônico de Amadores, dirigida por José da Cunha Sombra Filho (José Sombra).

1901 - Morre, aos 63 anos de idade, a irmã de Caridade Maria Chouzioux, superiora da Santa Casa de Misericórdia desde 1879.

1912 - Acontecem eleições para Presidente do Estado, tendo como candidatos o General Bezerril Fontenele e o tenente coronel Marcos Franco Rabelo, saindo vencedor este segundo, com esmagadora maioria, pois enquanto o general Bezerril obtem 210 votos, Franco Rabelo tem 1.491.

1921 - Morre em Fortaleza o advogado e professor Francisco de Assis Bezerra de Menezes, “Doutor Bezerrinha”, que lecionava na Faculdade de Direito. Ex-deputado provincial. Nascera em Quixeramobim no dia seis de maio de 1854. Hoje é nome de rua na Bela Vista.

1928 - Inaugura-se e Escola Modelo, na administração do presidente de Estado, desembargador José Moreira da Rocha.

1932 - Em assembleia realizada no Centro Artístico Cearense é eleita a sua nova diretoria para o ano social de 1932/1933, ficando assim constituída: José do Nascimento; João França Ferreira; Oscar França Ferreira; Presciliano Gomes; Francisco Olimpio; Raimundo Façanha; Jorge Raupp; José Nogueira e Pedro Lindolfo Saraiva. 

1933 - Assume o cargo de Chefe de Polícia do Estado, o militar Alfredo Américo da Silva.

1943 - Morre, aos 57 anos de idade, por suicídio, o poeta Virgílio Brandão, autor de Líricas, de Redondilhas e da modinha Creusa. Era cearense de Fortaleza nascido em 10 de junho de 1885 e funcionário da Delegacia Fiscal. Hoje é nome de rua no Autran Nunes.

1945 - O decreto-lei 123, publicado no Diário Oficial do Município 3.395 de sete de maio de 1945, dá o nome de Praça Humaitá, a quarteirão entre a Rua Coronel Linhares, Rua Francisco Gonçalves, Rua Israel Bezerra e Avenida Estados Unidos (hoje Avenida Senador Virgílio Távora), na administração do prefeito Raimundo de Alencar Araripe. Já em 16 de dezembro de 1960 a Lei 1.671 dá ao mesmo local o nome de Praça Barão de Passagem. Em 1978 o terreno foi loteado por particulares sendo bastante comentado pela Imprensa.///Também pelo decreto-lei 123, publicado no Diário Oficial do Município 3.395 de sete de maio de 1945, recebe o nome de Praça Riachuelo, o quadrilátero entre a Rua Coronel Jucá, Rua General Potiguar, Rua Monsenhor Catão e Rua Vicente Linhares, no Dionísio Torres. Posteriormente recebeu o nome de Praça Almirante Alexandrino, em 16 de dezembro de 1960. Nunca foi construída///Instala-se, em Fortaleza, o III Congresso Estadual de Estudantes.

1953 - Posse da nova diretoria do Sindicato dos Professores Primários e Secundários de Fortaleza eleita em 16/03/1953. Diretoria: João Hipólito Campos de Oliveira, José da Silva Nogueira e Álvaro Menezes Craveiro; Conselho Fiscal: Raimundo Gurgel do Amaral, Rubens Brandão da Rocha e Tarciso Mota. Para suplentes da Diretoria: José Denizard Macêdo de Alcântara, Otacílio Fernando Nunes e Antônio Carlos Campos de Oliveira. Para suplentes do Conselho Fiscal: Deoclécio Barbosa Ferro (Deoclécio Ferro), José Rebouças Macambira e Stênio Lopes. A posse acontece na sede da Associação Cearense de Imprensa-ACI.

1962 - Iniciada a demolição do prédio do Astória Hotel, na esquina da Rua Barão do Rio Branco com Rua Liberato Barroso nº 171, de propriedade de Pedro Philomeno Ferreira Gomes (Pedro Filomeno). A construção datava de 1941.

1964 - Morre, em Fortaleza, aos 78 anos de idade, o agropecuarista e comerciante Antônio de Carvalho Rocha, cearense de Granja, nascido em 14 de julho de 1885, que foi deputado estadual. 

1966 - Morre, aos 65 anos de idade, Antônio Coelho de Albuquerque, Ministro do Tribunal de Contas. Era cearense de Viçosa do Ceará nascido em oito de outubro de 1900.

1975 - Às 18 horas, toma posse na presidência do Banco do Estado do Ceará-BEC, Darcy Furtado da Rocha, em solenidade realizada na sede da Agência Central, na Rua Barão do Rio Branco,1288./// Em Fortaleza, a Polícia Federal fecha todos os bares e restaurantes da Praia do Futuro por uma semana, objetivando moralizar aquela área, livrando-a da presença de prostitutas.

1980 - Inauguração da Praça de Esportes José Mílton Cunha, no Planalto da Água Fria, entre a Rua Deputado Martins Rodrigues e Rua Estêvam de Miranda, no loteamento 3 Marias; e da Praça Luciano Magalhães, entre a Rua Poeta Sidney Neto e Rua Poeta Aluísio de Medeiros, também na Água Fria. 

1984 - Condenados os sequestradores do Airbus PP-CLB da Cruzeiro do Sul que foi desviado para Cuba, pelo Conselho Permanente de Justiça da 10ª Circunscrição Judiciária Militar em Fortaleza que condena a dois anos de prisão Fernando Antônio Santiago e João Luiz de Araújo. Quando chegaram em Cuba foram presos e o avião liberado. 

1999 - Inaugurada às 11 horas a Avenida Zezé Diogo, trecho entre a Rua Ismael Pordeus e a Rua Renato Braga Coutinho, na Praia do Futuro. 

2003 - O Edifício San Pedro, prédio onde funcionou o San Pedro Hotel, na Rua Castro e Silva, 81, esquina com Rua Floriano Peixoto, no Centro de Fortaleza, fechado há três anos, é leiloado pela Imobiliária Lazar, proprietária do edifício. O leilão acontece no Othon Palace Hotel. O administrador do San Pedro, Pedro José Lazar Neto, diz que um dos possíveis compradores, deve transformá-lo em condomínio residencial. Os elevadores estão parados e as instalações elétrica e hidráulica precisam de reparos, assim como quartos e corredores. O San Pedro Hotel fora inaugurado em 29 de maio de 1959, fechou as portas em 1990 passando a ser ocupado pela Secretaria de Indústria e Comércio do Ceará que lá ficou até 1999, ficando abandonado até o leilão.

2009 - Morre o radialista Paulo Rodrigues (áudio do Arquivo de Fabinho Moreira), aos 69 anos de idade, vítima de infarto do miocárdio. Ele atuava como plantonista da Equipe Esportiva Paulino Rocha, da Rádio Verdes Mares AM, Seu corpo é sepultado no dia seguinte no cemitério Parque da Paz. Paulo Rodrigues era o único portador de deficiência visual a atuar nesse tipo de função no Rádio Brasileiro. Tinha uma memória privilegiada, capaz de citar, com detalhes, dados de jogos acontecidos há anos. Morria há 12 anos



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".