Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

 Eis o Arquivo Nirez para 11 de abril na História do Ceará:

1883 - Assume, o cargo de Chefe de Polícia, que hoje equivale ao Secretário de Segurança, o advogado Benjamin Franklin de Oliveira e Melo.

1899 - Funda-se em Fortaleza o Clube Filarmônico de Amadores, dirigida por José da Cunha Sombra Filho (José Sombra).

1901 - Morre, aos 63 anos de idade, a irmã de Caridade Maria Chouzioux, superiora da Santa Casa de Misericórdia desde 1879.

1912 - Acontecem eleições para Presidente do Estado, tendo como candidatos o General Bezerril Fontenele e o tenente coronel Marcos Franco Rabelo, saindo vencedor este segundo, com esmagadora maioria, pois enquanto o general Bezerril obtem 210 votos, Franco Rabelo tem 1.491.

1921 - Morre em Fortaleza o advogado e professor Francisco de Assis Bezerra de Menezes, “Doutor Bezerrinha”, que lecionava na Faculdade de Direito. Ex-deputado provincial. Nascera em Quixeramobim no dia seis de maio de 1854. Hoje é nome de rua na Bela Vista.

1928 - Inaugura-se e Escola Modelo, na administração do presidente de Estado, desembargador José Moreira da Rocha.

1932 - Em assembleia realizada no Centro Artístico Cearense é eleita a sua nova diretoria para o ano social de 1932/1933, ficando assim constituída: José do Nascimento; João França Ferreira; Oscar França Ferreira; Presciliano Gomes; Francisco Olimpio; Raimundo Façanha; Jorge Raupp; José Nogueira e Pedro Lindolfo Saraiva. 

1933 - Assume o cargo de Chefe de Polícia do Estado, o militar Alfredo Américo da Silva.

1943 - Morre, aos 57 anos de idade, por suicídio, o poeta Virgílio Brandão, autor de Líricas, de Redondilhas e da modinha Creusa. Era cearense de Fortaleza nascido em 10 de junho de 1885 e funcionário da Delegacia Fiscal. Hoje é nome de rua no Autran Nunes.

1945 - O decreto-lei 123, publicado no Diário Oficial do Município 3.395 de sete de maio de 1945, dá o nome de Praça Humaitá, a quarteirão entre a Rua Coronel Linhares, Rua Francisco Gonçalves, Rua Israel Bezerra e Avenida Estados Unidos (hoje Avenida Senador Virgílio Távora), na administração do prefeito Raimundo de Alencar Araripe. Já em 16 de dezembro de 1960 a Lei 1.671 dá ao mesmo local o nome de Praça Barão de Passagem. Em 1978 o terreno foi loteado por particulares sendo bastante comentado pela Imprensa.///Também pelo decreto-lei 123, publicado no Diário Oficial do Município 3.395 de sete de maio de 1945, recebe o nome de Praça Riachuelo, o quadrilátero entre a Rua Coronel Jucá, Rua General Potiguar, Rua Monsenhor Catão e Rua Vicente Linhares, no Dionísio Torres. Posteriormente recebeu o nome de Praça Almirante Alexandrino, em 16 de dezembro de 1960. Nunca foi construída///Instala-se, em Fortaleza, o III Congresso Estadual de Estudantes.

1953 - Posse da nova diretoria do Sindicato dos Professores Primários e Secundários de Fortaleza eleita em 16/03/1953. Diretoria: João Hipólito Campos de Oliveira, José da Silva Nogueira e Álvaro Menezes Craveiro; Conselho Fiscal: Raimundo Gurgel do Amaral, Rubens Brandão da Rocha e Tarciso Mota. Para suplentes da Diretoria: José Denizard Macêdo de Alcântara, Otacílio Fernando Nunes e Antônio Carlos Campos de Oliveira. Para suplentes do Conselho Fiscal: Deoclécio Barbosa Ferro (Deoclécio Ferro), José Rebouças Macambira e Stênio Lopes. A posse acontece na sede da Associação Cearense de Imprensa-ACI.

1962 - Iniciada a demolição do prédio do Astória Hotel, na esquina da Rua Barão do Rio Branco com Rua Liberato Barroso nº 171, de propriedade de Pedro Philomeno Ferreira Gomes (Pedro Filomeno). A construção datava de 1941.

1964 - Morre, em Fortaleza, aos 78 anos de idade, o agropecuarista e comerciante Antônio de Carvalho Rocha, cearense de Granja, nascido em 14 de julho de 1885, que foi deputado estadual. 

1966 - Morre, aos 65 anos de idade, Antônio Coelho de Albuquerque, Ministro do Tribunal de Contas. Era cearense de Viçosa do Ceará nascido em oito de outubro de 1900.

1975 - Às 18 horas, toma posse na presidência do Banco do Estado do Ceará-BEC, Darcy Furtado da Rocha, em solenidade realizada na sede da Agência Central, na Rua Barão do Rio Branco,1288./// Em Fortaleza, a Polícia Federal fecha todos os bares e restaurantes da Praia do Futuro por uma semana, objetivando moralizar aquela área, livrando-a da presença de prostitutas.

1980 - Inauguração da Praça de Esportes José Mílton Cunha, no Planalto da Água Fria, entre a Rua Deputado Martins Rodrigues e Rua Estêvam de Miranda, no loteamento 3 Marias; e da Praça Luciano Magalhães, entre a Rua Poeta Sidney Neto e Rua Poeta Aluísio de Medeiros, também na Água Fria. 

1984 - Condenados os sequestradores do Airbus PP-CLB da Cruzeiro do Sul que foi desviado para Cuba, pelo Conselho Permanente de Justiça da 10ª Circunscrição Judiciária Militar em Fortaleza que condena a dois anos de prisão Fernando Antônio Santiago e João Luiz de Araújo. Quando chegaram em Cuba foram presos e o avião liberado. 

1999 - Inaugurada às 11 horas a Avenida Zezé Diogo, trecho entre a Rua Ismael Pordeus e a Rua Renato Braga Coutinho, na Praia do Futuro. 

2003 - O Edifício San Pedro, prédio onde funcionou o San Pedro Hotel, na Rua Castro e Silva, 81, esquina com Rua Floriano Peixoto, no Centro de Fortaleza, fechado há três anos, é leiloado pela Imobiliária Lazar, proprietária do edifício. O leilão acontece no Othon Palace Hotel. O administrador do San Pedro, Pedro José Lazar Neto, diz que um dos possíveis compradores, deve transformá-lo em condomínio residencial. Os elevadores estão parados e as instalações elétrica e hidráulica precisam de reparos, assim como quartos e corredores. O San Pedro Hotel fora inaugurado em 29 de maio de 1959, fechou as portas em 1990 passando a ser ocupado pela Secretaria de Indústria e Comércio do Ceará que lá ficou até 1999, ficando abandonado até o leilão.

2009 - Morre o radialista Paulo Rodrigues (áudio do Arquivo de Fabinho Moreira), aos 69 anos de idade, vítima de infarto do miocárdio. Ele atuava como plantonista da Equipe Esportiva Paulino Rocha, da Rádio Verdes Mares AM, Seu corpo é sepultado no dia seguinte no cemitério Parque da Paz. Paulo Rodrigues era o único portador de deficiência visual a atuar nesse tipo de função no Rádio Brasileiro. Tinha uma memória privilegiada, capaz de citar, com detalhes, dados de jogos acontecidos há anos. Morria há 12 anos



Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo

Verdinha vai para 92.5 FM a partir de 5ª feira

A migração da Verdinha AM 810 para Verdinha FM 92.5 será a partir desta quinta-feira (seis de maio). Quem estreia a nova programação voltada mais para o Radiojornalismo é Paulo Oliveira (foto) antes das cinco da manhã. Os ancoras são ainda João Inácio Júnior, Tom Barros, Gleudson Rosa, Silvino Neves, Antero Neto, Daniela de Lavor, Elon Nepomuceno e Rita Damasceno. A Verdinha foi fundada em 16 de julho de 1956 por Assis Chateaubriand. Em 1962 foi comprada por Edson Queiroz, ainda na frequência AM 1.410. Depois mudou para 810 onde permanece até quarta-feira (cinco de maio). Portanto perto de completar 65 anos no ar, a Verdinha migra do AM 810 e para o FM 92.5. Dial - Confira como ficará o dial das 49 FMs da Grande Fortaleza com a migração das AMs, conforme levantamento do site Mídia Cearense: 88.1  (classe C) - Rádio Aratanha de Pacatuba. 88.3  (classe C) - reservado para migrante AM do Eusébio. 88.9  - Jangadeiro FM. 89.3  (classe A4) - Rádio Iracema. 89.9  - 89 FM. 90.3  (classe A2) -

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo

Verdinha vai para 92.5 FM a partir de 5ª feira

A migração da Verdinha AM 810 para Verdinha FM 92.5 será a partir desta quinta-feira (seis de maio). Quem estreia a nova programação voltada mais para o Radiojornalismo é Paulo Oliveira (foto) antes das cinco da manhã. Os ancoras são ainda João Inácio Júnior, Tom Barros, Gleudson Rosa, Silvino Neves, Antero Neto, Daniela de Lavor, Elon Nepomuceno e Rita Damasceno. A Verdinha foi fundada em 16 de julho de 1956 por Assis Chateaubriand. Em 1962 foi comprada por Edson Queiroz, ainda na frequência AM 1.410. Depois mudou para 810 onde permanece até quarta-feira (cinco de maio). Portanto perto de completar 65 anos no ar, a Verdinha migra do AM 810 e para o FM 92.5. Dial - Confira como ficará o dial das 49 FMs da Grande Fortaleza com a migração das AMs, conforme levantamento do site Mídia Cearense: 88.1  (classe C) - Rádio Aratanha de Pacatuba. 88.3  (classe C) - reservado para migrante AM do Eusébio. 88.9  - Jangadeiro FM. 89.3  (classe A4) - Rádio Iracema. 89.9  - 89 FM. 90.3  (classe A2) -