Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

Eis o Arquivo Nirez para seis de abril na História do Ceará:

1769 - Carta Régia nomeando o nono Ouvidor geral do Ceará, João da Costa Carneiro e Sá. 

1829 - Toma posse, na capela de Nossa Senhora do Rosário, como Presidente da Província o marechal de campo Manuel Joaquim Pereira da Silva, português, nomeado em 28 de fevereiro de 1829, que foi o quarto presidente do Ceará.

1841 - Novamente assume o governo do Estado o major João Facundo de Castro Menezes (Major Facundo), que era vice-presidente.

1860 - Ganha o nome de Boulevard Duque de Caxias (hoje Avenida Duque de Caxias), a via antes denominada Rua do Pedro I, que limitava a parte construída da Cidade.

1865 - Embarca no vapor Jaguaribe o primeiro corpo de Voluntários da Pátria, num total de 466 praças, comandados pelo coronel da Guarda Nacional José Nunes de Melo, com destino à campanha da Guerra do Paraguai. Entre eles o primeiro voluntário, Israel Bezerra de Menezes.

1870 - A praça conhecida popularmente como Praça do Patrocínio, por ficar em frente à Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio, passa a chamar-se Praça Marquês do Herval. Hoje se chama Praça José de Alencar.

1870 - A velha Rua de Baixo, Rua Nova dos Mercadores, Rua da Matriz ou Rua do Riacho Pajeú recebe o nome oficial de Avenida Sena Madureira.

1891 - Assume o Governo do Estado o vice-governador tenente coronel de engenheiros comandante da Escola Militar do Ceará, Feliciano Antônio Benjamin, na ausência do presidente Clarindo.

1913 - Bênção e inauguração, da Capela mandada construir por Alfredo da Rocha Salgado (Alfredo Salgado), no Jacarecanga, com missa rezada pelo Bispo Dom Xisto Albano, a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, no Boulevard Jacarecanga, hoje Avenida Filomeno Gomes. Depois foi demolida e construída outra no local com a mesma invocação.

1919 - Publicado, em Fortaleza, o jornal A Palavra, órgão do Grêmio Literário Machado de Assis.

1920 - A Rede de Viação Cearense-RVC passa a ser administrada pela Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas-IFOCS, hoje Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS, em função da construção das grandes barragens do Nordeste, obedecendo ao Aviso número oito. 

1926 - Aparece no comércio fortalezense uma empresa de melhoramentos e propaganda comercial denominada A Intermediária, da firma Oliveira, Vidal, Weyne, formada pelos sócios Júlio de Oliveira Filho, Lauro Reis Vidal, Armon Demon de Vale Weyne e Vicente de Paula Padilha, na Rua Barão do Rio Branco nº 121 (antigo). Foi a primeira empresa publicitária do Ceará. 

1927 - Iniciada em Fortaleza a arborização com fícus-benjamim em toda a Rua Major Facundo. 

1929 - Sai o primeiro número do jornal Maracajá (que se dizia revista), dirigido por Paulo Sarasate Ferreira Lopes, Mário de Andrade (do Norte) e Antônio Garrido (pseudônimo de Demócrito Rocha), do Grupo Maracajá, que no mesmo ano recebe a visita do autor do poema “Cobra Norato”, poeta Raul Bopp.


1929 - Morre, aos 76 anos, o jornalista, político, bacharel e professor Thomaz Pompeu de Sousa Brasil Filho (foto), membro da Academia Cearense de Letras-ACL. Hoje existe uma rua na Aldeota com seu nome: Rua Tomás Pompeu. Era cearense de Fortaleza onde nasceu em 30 de junho de 1852.

1929 - Assume a Presidência do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), Guilherme Chambly Studart (Barão de Studart), substituindo Thomaz Pompeu de Sousa Brasil Filho, que faleceu.

1930 - Morre afogado, no Rio Beberibe, no Recife, o médico e jornalista cearense César Teles de Magalhães aos 23 anos de idade. Foi um dos fundadores da Associação Cearense de Imprensa-ACI. Era cearense de Baturité nascido em 11 de outubro de 1905.

1931 - Morre, em Fortaleza, o telegrafista Luís dos Santos Coelho.

1932 - Realiza-se, no salão do júri, o julgamento, pelo Tribunal Popular, do professor da Faculdade de Direito, Manuel Leiria de Andrade, pronunciado pelo juiz Luís Bezerra como compartícipe no homicídio do jornalista Antônio Drumont. A defesa esteve a cargo dos advogados Gustavo Frota Braga, Jader de Carvalho e do próprio réu. Pouco depois de meia noite, foi lida a sentença absolvendo Manuel Leiria de Andrade, que logrou unanimidade de votos do conselho, sendo por isto posto em liberdade. 

1941 - O prefeito Raimundo Alencar Araripe, por ter de ausentar-se temporariamente de Fortaleza, passa o exercício do cargo de prefeito de Fortaleza a Rui Guedes, secretário da Prefeitura. O lugar do secretário passou a ser interinamente ocupado por Clóvis Eduardo de Alencar Matos.

1956 - Morre em Fortaleza, aos 79 anos incompletos, o monsenhor Joaquim Rosa (Monsenhor Rosa), que exerceu a Capelania do Bom Pastor e a inspetoria do Ensino Normal. Era cearense de Tamboril nascido a 12 de agosto de 1878. Hoje é nome de rua em Fortaleza.

1956 - Liberada a verba para aquisição pela Universidade do Ceará (hoje Universidade Federal do Ceará-UFC), do material da Tipografia Lusitânia de Clóvis Carvalho Pereira para instalação da Imprensa Universitária, que passa a funcionar no local da tipografia, no primeiro quarteirão da Rua Major Facundo, do chamado lado do sol.

1959 - O padre Alberto Nepomuceno de Oliveira assume a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré.

1963 - Morre, aos 70 anos de idade, a compositora e instrumentista Branca Rangel, cearense de Ipu nascida em três de julho de 1892. Foi a primeira diretora do Conservatório de Música Alberto Nepomuceno.

1964 - Toma posse no comando da Base Aérea de Fortaleza, o coronel aviador pára-quedista, Walter Felin Tavares, substituindo o coronel aviador Augusto Teixeira Coimbra. 

1968 - Reinaugurada a Praça Portugal, na administração do prefeito José Walter Barbosa Cavalcante, no cruzamento da Avenida Dom Luís com Avenida Desembargador Moreira. Sua criação data de maio de 1947 e o executante da obra foi o arquiteto Hélio Teixeira Maia.

1968 - O Sport Club Maguari levanta o Campeonato do Torneio de Basquete Carlos Gazelli.

1968 - Fundada a Escola de 1º Grau Tomás Pompeu Sobrinho, na Rua José Meneleu, 531, na Serrinha.

1970 - Instala-se em prédio na Avenida Visconde do Rio Branco, a Fundação do Bem-Estar do Menor-Febem.

1971 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza o coronel aviador Ney Vasques de Carvalho Freitas, em substituição ao coronel aviador Jaime Silveira Peixoto, em solenidade presidida pelo comandante geral do Ar, brigadeiro Manuel Vinhares, representando o ministro da Aeronáutica.

1972 - O governador César Cals de Oliveira Filho e o prefeito Vicente Cavalcante Fialho inauguram a Avenida Borges de Melo, com dois quilômetros de extensão e tendo como objetivo a interligação da Avenida Luciano Carneiro à BR-116.

1972 - Inaugurada a Escola de 1º Grau Poeta Rogaciano Leite, na 3ª Etapa do Conjunto José Walter, na Rua 45 e a Escola de 1º Grau Rachel de Queirós, na Avenida C, s/nº, no Conjunto José Walter.

1973 - Dom Miguel Fenelon Câmara é escolhido Vigário Capitular de Fortaleza e dirigirá a Igreja até a chegada do novo arcebispo, dom Aloísio Lorscheider.

1973 - Fundada a Escola de 1º Grau Jacinto Botelho, na Rua Doutor Rodrigo Codes Sandoval, s/nº, na Maraponga.

1973 - Inauguradas as novas instalações de Gerardo Bastos S. A. Pneus e Peças, na Avenida Tristão Gonçalves esquina com Senador Alencar.

1973 - Presos 23 elementos, um professor universitário, acadêmicos e bancários, em um “aparelho subversivo” do Partido Comunista do Brasil-PCdoB na Rua Pedro Sampaio, 2149, residência de José Tarciso Crisóstomo Prata.

1977 - O prefeito Evandro Ayres de Moura assina decreto que muda a denominação dos Centros Comunitários que passam a ser Centros Sociais Urbanos.

1978 - O prefeito Evandro Ayres de Moura entrega o cargo ao novo prefeito, Luís Gonzaga Nogueira Marques, em solenidade realizada no Paço Municipal.

1979 - Morre, aos 45 anos de idade, o locutor, comentarista esportivo e deputado estadual José Paulino de Aguiar Rocha (Paulino Rocha), vítima de câncer no pulmão. Foi funcionário do DAER. Era cearense de Sobral nascido em oito de dezembro de 1933. Existe hoje a Avenida Deputado Paulino Rocha iniciando na Cajazeira e terminando no Estádio Plácido Castelo, Castelão, passando pelo Passaré. No centro do balão que fica em frente ao Castelão há uma herma em sua homenagem. Seu sepultamento ocorre no dia seguinte.

1982 - Morre, em Fortaleza, aos 85 anos de idade, o médico e militar Carlos Studart Filho, membro e presidente do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Era também membro da Academia Cearense de Letras-ACL. Nascera em Fortaleza 17 de junho de 1896.

1982 - Assume a Presidência do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), Mozart Soriano Aderaldo, substituindo Carlos Studart Filho.

1984 - Eleito novo reitor na Universidade Estadual do Ceará-Uece, o professor Cláudio Régis Quixadá. Nomeado vice-reitor João Nazaré Cardoso.

1985 - Morre, aos 68 anos incompletos, vítima de enfisema pulmonar, o médico José Galba Araújo, pioneiro da medicina social. Foi o primeiro diretor da Maternidade Escola Assis Chateaubriand. Nascera a 31 de maio de 1917 em Sobral. 

1987 - Morre, aos 69 anos de idade, o escritor, poeta e professor Otacílio dos Santos Colares (Otacílio Colares), membro da Academia Cearense de Letras-ACL, vítima de infarto do miocárdio. Nascera a primeiro de setembro de 1918 em Fortaleza.

1996 - Morre, aos 71 anos de idade, o médico José Anastácio Magalhães, cearense de Aurora nascido em 20 de outubro de 1924.

1999 - A superintendente do Detran, Maísa Parente pede demissão do cargo durante audiência da Assembleia Legislativa, sobre recebimento de propinas naquela repartição. 

2006 - Morre, às 2h15, aos 83 anos de idade, Joaquim Pessoa de Araújo o Mestre Juca, ou Juca do Balaio, que vinha lutando contra um câncer de próstata fazia três anos. É velado na sede do Maracatu Az de Ouro, na Rua Edith Braga, 395, no Jardim América, onde morava com a família. O enterro acontece no início da noite no Cemitério São João Batista. Mestre Juca foi, por muitos anos balaieiro do Maracatu Ás de Ouro. O Carnaval deste ano foi o primeiro no qual Mestre Juca não desfilou em 60 anos. Debilitado, apenas assistiu as agremiações e escolas de samba desfilarem em sua homenagem. Ele era cearense de Cedro, onde nascera a 30 de janeiro de 1923.

2010 - Morre, às primeiras horas do dia, o violonista sete cordas José Renato Gondim (Renato 7 Cordas), vítima de violento colapso cardíaco. Fazia parte de vários grupos de choro e samba de Fortaleza.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.