Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

Eis o Arquivo Nirez para seis de abril na História do Ceará:

1769 - Carta Régia nomeando o nono Ouvidor geral do Ceará, João da Costa Carneiro e Sá. 

1829 - Toma posse, na capela de Nossa Senhora do Rosário, como Presidente da Província o marechal de campo Manuel Joaquim Pereira da Silva, português, nomeado em 28 de fevereiro de 1829, que foi o quarto presidente do Ceará.

1841 - Novamente assume o governo do Estado o major João Facundo de Castro Menezes (Major Facundo), que era vice-presidente.

1860 - Ganha o nome de Boulevard Duque de Caxias (hoje Avenida Duque de Caxias), a via antes denominada Rua do Pedro I, que limitava a parte construída da Cidade.

1865 - Embarca no vapor Jaguaribe o primeiro corpo de Voluntários da Pátria, num total de 466 praças, comandados pelo coronel da Guarda Nacional José Nunes de Melo, com destino à campanha da Guerra do Paraguai. Entre eles o primeiro voluntário, Israel Bezerra de Menezes.

1870 - A praça conhecida popularmente como Praça do Patrocínio, por ficar em frente à Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio, passa a chamar-se Praça Marquês do Herval. Hoje se chama Praça José de Alencar.

1870 - A velha Rua de Baixo, Rua Nova dos Mercadores, Rua da Matriz ou Rua do Riacho Pajeú recebe o nome oficial de Avenida Sena Madureira.

1891 - Assume o Governo do Estado o vice-governador tenente coronel de engenheiros comandante da Escola Militar do Ceará, Feliciano Antônio Benjamin, na ausência do presidente Clarindo.

1913 - Bênção e inauguração, da Capela mandada construir por Alfredo da Rocha Salgado (Alfredo Salgado), no Jacarecanga, com missa rezada pelo Bispo Dom Xisto Albano, a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, no Boulevard Jacarecanga, hoje Avenida Filomeno Gomes. Depois foi demolida e construída outra no local com a mesma invocação.

1919 - Publicado, em Fortaleza, o jornal A Palavra, órgão do Grêmio Literário Machado de Assis.

1920 - A Rede de Viação Cearense-RVC passa a ser administrada pela Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas-IFOCS, hoje Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS, em função da construção das grandes barragens do Nordeste, obedecendo ao Aviso número oito. 

1926 - Aparece no comércio fortalezense uma empresa de melhoramentos e propaganda comercial denominada A Intermediária, da firma Oliveira, Vidal, Weyne, formada pelos sócios Júlio de Oliveira Filho, Lauro Reis Vidal, Armon Demon de Vale Weyne e Vicente de Paula Padilha, na Rua Barão do Rio Branco nº 121 (antigo). Foi a primeira empresa publicitária do Ceará. 

1927 - Iniciada em Fortaleza a arborização com fícus-benjamim em toda a Rua Major Facundo. 

1929 - Sai o primeiro número do jornal Maracajá (que se dizia revista), dirigido por Paulo Sarasate Ferreira Lopes, Mário de Andrade (do Norte) e Antônio Garrido (pseudônimo de Demócrito Rocha), do Grupo Maracajá, que no mesmo ano recebe a visita do autor do poema “Cobra Norato”, poeta Raul Bopp.


1929 - Morre, aos 76 anos, o jornalista, político, bacharel e professor Thomaz Pompeu de Sousa Brasil Filho (foto), membro da Academia Cearense de Letras-ACL. Hoje existe uma rua na Aldeota com seu nome: Rua Tomás Pompeu. Era cearense de Fortaleza onde nasceu em 30 de junho de 1852.

1929 - Assume a Presidência do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), Guilherme Chambly Studart (Barão de Studart), substituindo Thomaz Pompeu de Sousa Brasil Filho, que faleceu.

1930 - Morre afogado, no Rio Beberibe, no Recife, o médico e jornalista cearense César Teles de Magalhães aos 23 anos de idade. Foi um dos fundadores da Associação Cearense de Imprensa-ACI. Era cearense de Baturité nascido em 11 de outubro de 1905.

1931 - Morre, em Fortaleza, o telegrafista Luís dos Santos Coelho.

1932 - Realiza-se, no salão do júri, o julgamento, pelo Tribunal Popular, do professor da Faculdade de Direito, Manuel Leiria de Andrade, pronunciado pelo juiz Luís Bezerra como compartícipe no homicídio do jornalista Antônio Drumont. A defesa esteve a cargo dos advogados Gustavo Frota Braga, Jader de Carvalho e do próprio réu. Pouco depois de meia noite, foi lida a sentença absolvendo Manuel Leiria de Andrade, que logrou unanimidade de votos do conselho, sendo por isto posto em liberdade. 

1941 - O prefeito Raimundo Alencar Araripe, por ter de ausentar-se temporariamente de Fortaleza, passa o exercício do cargo de prefeito de Fortaleza a Rui Guedes, secretário da Prefeitura. O lugar do secretário passou a ser interinamente ocupado por Clóvis Eduardo de Alencar Matos.

1956 - Morre em Fortaleza, aos 79 anos incompletos, o monsenhor Joaquim Rosa (Monsenhor Rosa), que exerceu a Capelania do Bom Pastor e a inspetoria do Ensino Normal. Era cearense de Tamboril nascido a 12 de agosto de 1878. Hoje é nome de rua em Fortaleza.

1956 - Liberada a verba para aquisição pela Universidade do Ceará (hoje Universidade Federal do Ceará-UFC), do material da Tipografia Lusitânia de Clóvis Carvalho Pereira para instalação da Imprensa Universitária, que passa a funcionar no local da tipografia, no primeiro quarteirão da Rua Major Facundo, do chamado lado do sol.

1959 - O padre Alberto Nepomuceno de Oliveira assume a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré.

1963 - Morre, aos 70 anos de idade, a compositora e instrumentista Branca Rangel, cearense de Ipu nascida em três de julho de 1892. Foi a primeira diretora do Conservatório de Música Alberto Nepomuceno.

1964 - Toma posse no comando da Base Aérea de Fortaleza, o coronel aviador pára-quedista, Walter Felin Tavares, substituindo o coronel aviador Augusto Teixeira Coimbra. 

1968 - Reinaugurada a Praça Portugal, na administração do prefeito José Walter Barbosa Cavalcante, no cruzamento da Avenida Dom Luís com Avenida Desembargador Moreira. Sua criação data de maio de 1947 e o executante da obra foi o arquiteto Hélio Teixeira Maia.

1968 - O Sport Club Maguari levanta o Campeonato do Torneio de Basquete Carlos Gazelli.

1968 - Fundada a Escola de 1º Grau Tomás Pompeu Sobrinho, na Rua José Meneleu, 531, na Serrinha.

1970 - Instala-se em prédio na Avenida Visconde do Rio Branco, a Fundação do Bem-Estar do Menor-Febem.

1971 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza o coronel aviador Ney Vasques de Carvalho Freitas, em substituição ao coronel aviador Jaime Silveira Peixoto, em solenidade presidida pelo comandante geral do Ar, brigadeiro Manuel Vinhares, representando o ministro da Aeronáutica.

1972 - O governador César Cals de Oliveira Filho e o prefeito Vicente Cavalcante Fialho inauguram a Avenida Borges de Melo, com dois quilômetros de extensão e tendo como objetivo a interligação da Avenida Luciano Carneiro à BR-116.

1972 - Inaugurada a Escola de 1º Grau Poeta Rogaciano Leite, na 3ª Etapa do Conjunto José Walter, na Rua 45 e a Escola de 1º Grau Rachel de Queirós, na Avenida C, s/nº, no Conjunto José Walter.

1973 - Dom Miguel Fenelon Câmara é escolhido Vigário Capitular de Fortaleza e dirigirá a Igreja até a chegada do novo arcebispo, dom Aloísio Lorscheider.

1973 - Fundada a Escola de 1º Grau Jacinto Botelho, na Rua Doutor Rodrigo Codes Sandoval, s/nº, na Maraponga.

1973 - Inauguradas as novas instalações de Gerardo Bastos S. A. Pneus e Peças, na Avenida Tristão Gonçalves esquina com Senador Alencar.

1973 - Presos 23 elementos, um professor universitário, acadêmicos e bancários, em um “aparelho subversivo” do Partido Comunista do Brasil-PCdoB na Rua Pedro Sampaio, 2149, residência de José Tarciso Crisóstomo Prata.

1977 - O prefeito Evandro Ayres de Moura assina decreto que muda a denominação dos Centros Comunitários que passam a ser Centros Sociais Urbanos.

1978 - O prefeito Evandro Ayres de Moura entrega o cargo ao novo prefeito, Luís Gonzaga Nogueira Marques, em solenidade realizada no Paço Municipal.

1979 - Morre, aos 45 anos de idade, o locutor, comentarista esportivo e deputado estadual José Paulino de Aguiar Rocha (Paulino Rocha), vítima de câncer no pulmão. Foi funcionário do DAER. Era cearense de Sobral nascido em oito de dezembro de 1933. Existe hoje a Avenida Deputado Paulino Rocha iniciando na Cajazeira e terminando no Estádio Plácido Castelo, Castelão, passando pelo Passaré. No centro do balão que fica em frente ao Castelão há uma herma em sua homenagem. Seu sepultamento ocorre no dia seguinte.

1982 - Morre, em Fortaleza, aos 85 anos de idade, o médico e militar Carlos Studart Filho, membro e presidente do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Era também membro da Academia Cearense de Letras-ACL. Nascera em Fortaleza 17 de junho de 1896.

1982 - Assume a Presidência do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), Mozart Soriano Aderaldo, substituindo Carlos Studart Filho.

1984 - Eleito novo reitor na Universidade Estadual do Ceará-Uece, o professor Cláudio Régis Quixadá. Nomeado vice-reitor João Nazaré Cardoso.

1985 - Morre, aos 68 anos incompletos, vítima de enfisema pulmonar, o médico José Galba Araújo, pioneiro da medicina social. Foi o primeiro diretor da Maternidade Escola Assis Chateaubriand. Nascera a 31 de maio de 1917 em Sobral. 

1987 - Morre, aos 69 anos de idade, o escritor, poeta e professor Otacílio dos Santos Colares (Otacílio Colares), membro da Academia Cearense de Letras-ACL, vítima de infarto do miocárdio. Nascera a primeiro de setembro de 1918 em Fortaleza.

1996 - Morre, aos 71 anos de idade, o médico José Anastácio Magalhães, cearense de Aurora nascido em 20 de outubro de 1924.

1999 - A superintendente do Detran, Maísa Parente pede demissão do cargo durante audiência da Assembleia Legislativa, sobre recebimento de propinas naquela repartição. 

2006 - Morre, às 2h15, aos 83 anos de idade, Joaquim Pessoa de Araújo o Mestre Juca, ou Juca do Balaio, que vinha lutando contra um câncer de próstata fazia três anos. É velado na sede do Maracatu Az de Ouro, na Rua Edith Braga, 395, no Jardim América, onde morava com a família. O enterro acontece no início da noite no Cemitério São João Batista. Mestre Juca foi, por muitos anos balaieiro do Maracatu Ás de Ouro. O Carnaval deste ano foi o primeiro no qual Mestre Juca não desfilou em 60 anos. Debilitado, apenas assistiu as agremiações e escolas de samba desfilarem em sua homenagem. Ele era cearense de Cedro, onde nascera a 30 de janeiro de 1923.

2010 - Morre, às primeiras horas do dia, o violonista sete cordas José Renato Gondim (Renato 7 Cordas), vítima de violento colapso cardíaco. Fazia parte de vários grupos de choro e samba de Fortaleza.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de