Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

 

Eis o Arquivo Nirez para este oito de abril na História do Ceará.

  • 1842 - Assume o cargo de Chefe de Polícia o jornalista, crítico e político Pedro Pereira da Silva Guimarães.
  • 1866 - A Associação de Instruções Religiosas de Fortaleza lança o primeiro número de seu jornal Tribuna Católica, impresso na Tipografia Industrial. 
  • 1885 - Pela manhã, tem lugar a inauguração e bênção da Igreja de São Benedito, na Avenida do Imperador. À tarde acontece a trasladação das imagens de São Benedito, Santa Tereza de Jesus, São Roque e São Caetano, da Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio para o novo templo. Essa igreja foi construída pelo abolicionista José Joaquim Telles Marrocos, para que os "pretos" tivessem assistência religiosa. Ela deve ter sido construída entre 1881 e 1882. Pena que tenha sido destruído na década de 1970.
  • 1888 - Inaugurada a primeira estátua erigida em Fortaleza, a do general Antônio Tibúrcio Ferreira de Souza (General Tibúrcio), que ainda hoje está no centro da praça que tem o seu nome e que o povo apelidou de Praça dos Leões. O general cearense havia falecido no ano anterior, no dia 28 de março. A segunda estátua foi a do General Sampaio (1900), na Praça Castro Carreira, e a terceira a de Pedro II (1913) na Praça da Sé. Em 1847 grandes chuvas causaram escavações no largo do Palácio e o presidente Inácio Corrêa de Vasconcelos mandou fazer uma enorme muralha, para sustentar o aterro, dotando a Capital de um local aprazível, de passeio público, pois foram levantados pilares e gradarias de ferro e foram feitas escadarias para descida à Rua de Baixo. Nascia assim, a futura Praça General Tibúrcio, que foi Largo do Palácio, Pátio do Palácio, Praça do Palácio, conhecida hoje como Praça dos Leões, que tem o privilégio de abrigar a primeira estátua erigida em Fortaleza, assentada em pedestal de granito do Estado, de 2,50m; é de bronze fundido e tem dois metros de altura. A estátua foi fundida nas oficinas de Thiebaut Fréres, e o pedestal de mármore foi esculpido, em Fortaleza, pelo artista Frederico Skinner, e foi inaugurada quando a praça já era General Tibúrcio, há um ano. Em 1891, por iniciativa do vereador José Albano, a praça teve um alinhamento iniciado. Em 16 de fevereiro de 1892, uma revolta do Colégio Militar iniciou um bombardeio contra o Palácio da Luz, ocupando a praça, e um tiro acertou a estátua, que caiu de pé. Foi deposto o presidente do Estado, José Clarindo de Queirós. A estátua voltou ao seu lugar, sobre um pedestal mais elegante, em 24 de maio de 1893. Em 1912, quando da deposição do comendador Antônio Pinto Nogueira Acioli e consequente deposição do intendente coronel Guilherme César da Rocha (Guilherme Rocha), assumiu o filho de José Albano, Ildefonso Albano, que logo cuidou de prosseguir o trabalho de seu pai, desapropriando várias casas em redor da praça e formando o atual quadrilátero, obra iniciada em 1913 e terminada em 1914.
  • 1903 - Aparece em Fortaleza o jornal Unitário, editado por Cunha Ferro & Cia., redatoriado por João Brígido dos Santos e Hermenegildo de Brito Firmeza (H. Firmeza). Encerrou suas atividades em 1918. Depois reapareceu em 2ª fase.
  • 1912 - Mudam-se os escritórios da Fábrica de Charutos Havaneza para Rua Sena Madureira nº 25-27 (antigos), prédio anexo à fábrica e seu proprietário, J. Fernandes avisa que seus charutos “Turcos” encontram-se à venda na charutaria da Maison Art Nouveau, na esquina da Rua Major Facundo com Rua Guilherme Rocha, na Praça do Ferreira.
  • 1924 - Criada a Escola Politécnica do Ceará, pelo Instituto Politécnico do Ceará, iniciando as aulas no dia 15 de maio do mesmo ano, tendo como diretor o engenheiro Thomaz Pompeu de Sousa Brasil Sobrinho (Tomás Pompeu Sobrinho).
  • 1926 - A Escola de Gazeteiros Padre Mororó, fundada pela Associação dos Jornalistas Cearenses, hoje Associação Cearense de Imprensa-ACI, promove sua aula inaugural, quando compareceram apenas 15 alunos.
  • 1929 - Criada pelo Decreto Estadual 1.251, a Escola Profissional do Regimento Policial do Estado, depois Escola Profissional da Força Pública. No governo do Estado estava José Carlos Matos Peixoto e no comando da Força Pública, o Capitão do Exército Brasileiro, comissionado Coronel de Polícia Militar Edgard Facó. É hoje a Academia de Polícia Militar General Edgard Facó1930 - No embarque do deputado Manuel Moreira da Rocha (Manuel Onça) muitas pessoas estavam no viaduto Moreira da Rocha (Ponte Metálica) fazendo com que o peso causasse o desabamento de parte do piso, projetando ao mar dezenas de pessoas saindo várias feridas. Entre as vítimas estavam: deputado Pedro de Brito Firmeza (Pedro Firmeza), Álvaro Nunes Weyne (Álvaro Weyne), prefeito de Fortaleza, deputado Costa Sousa e senhora, Arthur Salgado e senhora, uma sobrinha do deputado Moreira da Rocha, madame Romero Estellita, senhorinhas Stella e Helena Rubens, Almir de Matos Peixoto, Sílvio Gentil de Lima, deputado Ruy Guedes e senhora, Wicar de Paula Pessoa, Marcello Benevides, coronel Adolfo Gonçalves Siqueira (Adolfo Siqueira), Acrísio Moreira da Rocha, Guilardo Moreira da Rocha, Leandro Lira, Carlos Perdigão de Oliveira, engenheiro dos Correios e Telégrafos, José Lino da Silveira e senhora, Salles Correia, Edgard de Alencar, secretário da Assembleia e Luís Costa.
  • 1931 - Reaberta, com novas instalações, na Rua Guilherme Rocha, a Casa Parente, de I. G. Parente & Irmão, formada por Inácio Gomes Parente (Inácio Parente e José Cavalcante Parente). O corpo de auxiliares é formado por Alberto Ayres, gerente; Antônio Nobre Carvalho, Ildeburque Parente, Expedicto Cavalcante Gomes, Raymundo Felício Netto e senhorinhas Maroquinha Juaçaba, Maria Luísa Fontenele, Maria Luísa Mendes e Júlia Romcy.A casa foi fundada em 10 de junho de 1914.
  • 1934 - Pilotando um avião, chega em Fortaleza, a aviadora estadunidense Laura Ingalis, a primeira mulher a fazer a travessia aérea da Cordilheira dos Andes.
  • 1949 - Afixada, na casa em que nasceu Gustavo Adolfo Luís Guilherme Dodt da Cunha Barroso (Gustavo Barroso), e onde residiu seu pai, Antônio Felino Barroso, falecido em janeiro, na Rua Barão do Rio Branco, uma placa alusiva ao fato. 
  • 1951 - Inauguração da Capela de São Vicente de Paulo, construída pela Sociedade Vicentina, na Avenida Desembargador Moreira, na Estância Castelo, bairro que chamou-se simplesmente Estância e que hoje chama-se Dionísio Torres, homenagem a Dionísio de Oliveira Torres, doador do terreno.
  • 1951 - Realiza-se a última partida do Campeonato Cearense de Futebol de 1950, no Estádio Municipal, quando o Ferroviário Atlético Cearense derrota o Ceará Sporting Club pelo escore mínimo, sagrando-se Campeão.
  • 1968 - Assume a 10ª Região Militar o general cearense Oscar Jansen Barroso, que recebe o comando das mãos do coronel Hernani Moreira de Castro que vinha exercendo interinamente desde o dia 16 de março.
  • 1978 - O compositor e flautista Altamiro Aquino Carrilho (Altamiro Carrilho) grava depoimento para a posteridade no Museu Cearense da Comunicação (Arquivo Nirez), na Rua Professor João Bosco, 560, no Rodolfo Teófilo.
  • 1978 - Morre, no Hospital Silvestre, no Rio de Janeiro, a poetisa Júlia Galeno de Santana (Julinha Galeno), a única filha de Juvenal Galeno que ainda estava viva. Pertencia à Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno.
  • 1980 - Morre, aos 63 anos de idade, Clodoaldo Arruda “Godô”, vulto popular de família tradicional, conhecido pela sua generosidade e desprendimento. Nascera em 1917. Hoje é nome de rua em Messejana.
  • 1983 - Morre, em Fortaleza, o coronel de infantaria do Exército José Rabelo Machado, ex-pracinha, foi o primeiro presidente da Associação dos Ex-combatentes do Ceará, ex-secretário de Segurança Pública, presidiu a Citelc e o Saps. Nascera a quatro de fevereiro de 1914 em Cachoeira, hoje Solonópole-Ceará. 
  • 1985 - Morre, aos 78 anos de idade, o ex-farmacêutico e depois médico, Edson Braga, da Farmácia São José.
  • 1992 - Toma posse na Cadeira 39 da Academia Cearense de Letras-ACL, Carlos Mauro Cabral Benevides (foto), sendo saudado por José Murilo de Carvalho Martins (Murilo Martins).
  • 1993 - O artista plástico cearense Guilherme Clidenor de Moura Capibaribe (Barrica) morre, 22h30, aos 85 anos de idade, vítima de problemas vesiculares. É sepultado no dia seguinte, sexta-feira da Paixão, às 16 horas, no Cemitério de São João Batista. Era cearense de Juazeiro do Norte nascido 10 de amrço de 1908, chegando em Fortaleza em 1925. Morou no Rio de Janeiro 30 anos.
  • 2000 - Inaugurada, no Monte Castelo, a Capela de Mãe Rainha.
  • 2008 - Criada, em Assembleia Geral da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira - Regional de Fortaleza-ANVFEB, a Medalha Heróis Expedicionários do Ceará.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre radialista Flávio Moreira

- Tópico de número um. Assim começava seu noticiário, Flávio Moreira (foto). Radialista amigo, que nos deixou na madrugada deste domingo (14), aos 72 anos de idade. Flávio do Nascimento Moreira Júnior nasceu em 16 de agosto de 1948. Conheci Flávio Moreira no auge da Programação Esportiva da Rádio Iracema AM 1.300, na Equipe Verde Amarela comandada por Chico Carloto e Franco Vasconcelos. O Novo Coronavírus levou Flávio Moreira de tantas reportagens esportivas, políticas, econômicas e sociais. Ultimamente, Flávio estava com os noticiários de hora em hora na Rádio Cidade AM 860. Mas há dez dias pegou a tal Covid. Começou o tratamento. Precisou ser internado. Intubado..não resistiu. Estou muito abalado, porque tenho em Flávio um professor no Radiojornalismo Esportivo. Quantas lições ele passou para gerações e gerações de radialistas esportivos? Muitas, né Carlos Gomes, Ricardo Mota, Miguel Júnior, Paulo César Carioca (saudosa memória)... Flávio Moreira de tantas rádios locais e nacionais;

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre radialista Flávio Moreira

- Tópico de número um. Assim começava seu noticiário, Flávio Moreira (foto). Radialista amigo, que nos deixou na madrugada deste domingo (14), aos 72 anos de idade. Flávio do Nascimento Moreira Júnior nasceu em 16 de agosto de 1948. Conheci Flávio Moreira no auge da Programação Esportiva da Rádio Iracema AM 1.300, na Equipe Verde Amarela comandada por Chico Carloto e Franco Vasconcelos. O Novo Coronavírus levou Flávio Moreira de tantas reportagens esportivas, políticas, econômicas e sociais. Ultimamente, Flávio estava com os noticiários de hora em hora na Rádio Cidade AM 860. Mas há dez dias pegou a tal Covid. Começou o tratamento. Precisou ser internado. Intubado..não resistiu. Estou muito abalado, porque tenho em Flávio um professor no Radiojornalismo Esportivo. Quantas lições ele passou para gerações e gerações de radialistas esportivos? Muitas, né Carlos Gomes, Ricardo Mota, Miguel Júnior, Paulo César Carioca (saudosa memória)... Flávio Moreira de tantas rádios locais e nacionais;

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de