Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

 

Eis o Arquivo Nirez para este oito de abril na História do Ceará.

  • 1842 - Assume o cargo de Chefe de Polícia o jornalista, crítico e político Pedro Pereira da Silva Guimarães.
  • 1866 - A Associação de Instruções Religiosas de Fortaleza lança o primeiro número de seu jornal Tribuna Católica, impresso na Tipografia Industrial. 
  • 1885 - Pela manhã, tem lugar a inauguração e bênção da Igreja de São Benedito, na Avenida do Imperador. À tarde acontece a trasladação das imagens de São Benedito, Santa Tereza de Jesus, São Roque e São Caetano, da Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio para o novo templo. Essa igreja foi construída pelo abolicionista José Joaquim Telles Marrocos, para que os "pretos" tivessem assistência religiosa. Ela deve ter sido construída entre 1881 e 1882. Pena que tenha sido destruído na década de 1970.
  • 1888 - Inaugurada a primeira estátua erigida em Fortaleza, a do general Antônio Tibúrcio Ferreira de Souza (General Tibúrcio), que ainda hoje está no centro da praça que tem o seu nome e que o povo apelidou de Praça dos Leões. O general cearense havia falecido no ano anterior, no dia 28 de março. A segunda estátua foi a do General Sampaio (1900), na Praça Castro Carreira, e a terceira a de Pedro II (1913) na Praça da Sé. Em 1847 grandes chuvas causaram escavações no largo do Palácio e o presidente Inácio Corrêa de Vasconcelos mandou fazer uma enorme muralha, para sustentar o aterro, dotando a Capital de um local aprazível, de passeio público, pois foram levantados pilares e gradarias de ferro e foram feitas escadarias para descida à Rua de Baixo. Nascia assim, a futura Praça General Tibúrcio, que foi Largo do Palácio, Pátio do Palácio, Praça do Palácio, conhecida hoje como Praça dos Leões, que tem o privilégio de abrigar a primeira estátua erigida em Fortaleza, assentada em pedestal de granito do Estado, de 2,50m; é de bronze fundido e tem dois metros de altura. A estátua foi fundida nas oficinas de Thiebaut Fréres, e o pedestal de mármore foi esculpido, em Fortaleza, pelo artista Frederico Skinner, e foi inaugurada quando a praça já era General Tibúrcio, há um ano. Em 1891, por iniciativa do vereador José Albano, a praça teve um alinhamento iniciado. Em 16 de fevereiro de 1892, uma revolta do Colégio Militar iniciou um bombardeio contra o Palácio da Luz, ocupando a praça, e um tiro acertou a estátua, que caiu de pé. Foi deposto o presidente do Estado, José Clarindo de Queirós. A estátua voltou ao seu lugar, sobre um pedestal mais elegante, em 24 de maio de 1893. Em 1912, quando da deposição do comendador Antônio Pinto Nogueira Acioli e consequente deposição do intendente coronel Guilherme César da Rocha (Guilherme Rocha), assumiu o filho de José Albano, Ildefonso Albano, que logo cuidou de prosseguir o trabalho de seu pai, desapropriando várias casas em redor da praça e formando o atual quadrilátero, obra iniciada em 1913 e terminada em 1914.
  • 1903 - Aparece em Fortaleza o jornal Unitário, editado por Cunha Ferro & Cia., redatoriado por João Brígido dos Santos e Hermenegildo de Brito Firmeza (H. Firmeza). Encerrou suas atividades em 1918. Depois reapareceu em 2ª fase.
  • 1912 - Mudam-se os escritórios da Fábrica de Charutos Havaneza para Rua Sena Madureira nº 25-27 (antigos), prédio anexo à fábrica e seu proprietário, J. Fernandes avisa que seus charutos “Turcos” encontram-se à venda na charutaria da Maison Art Nouveau, na esquina da Rua Major Facundo com Rua Guilherme Rocha, na Praça do Ferreira.
  • 1924 - Criada a Escola Politécnica do Ceará, pelo Instituto Politécnico do Ceará, iniciando as aulas no dia 15 de maio do mesmo ano, tendo como diretor o engenheiro Thomaz Pompeu de Sousa Brasil Sobrinho (Tomás Pompeu Sobrinho).
  • 1926 - A Escola de Gazeteiros Padre Mororó, fundada pela Associação dos Jornalistas Cearenses, hoje Associação Cearense de Imprensa-ACI, promove sua aula inaugural, quando compareceram apenas 15 alunos.
  • 1929 - Criada pelo Decreto Estadual 1.251, a Escola Profissional do Regimento Policial do Estado, depois Escola Profissional da Força Pública. No governo do Estado estava José Carlos Matos Peixoto e no comando da Força Pública, o Capitão do Exército Brasileiro, comissionado Coronel de Polícia Militar Edgard Facó. É hoje a Academia de Polícia Militar General Edgard Facó1930 - No embarque do deputado Manuel Moreira da Rocha (Manuel Onça) muitas pessoas estavam no viaduto Moreira da Rocha (Ponte Metálica) fazendo com que o peso causasse o desabamento de parte do piso, projetando ao mar dezenas de pessoas saindo várias feridas. Entre as vítimas estavam: deputado Pedro de Brito Firmeza (Pedro Firmeza), Álvaro Nunes Weyne (Álvaro Weyne), prefeito de Fortaleza, deputado Costa Sousa e senhora, Arthur Salgado e senhora, uma sobrinha do deputado Moreira da Rocha, madame Romero Estellita, senhorinhas Stella e Helena Rubens, Almir de Matos Peixoto, Sílvio Gentil de Lima, deputado Ruy Guedes e senhora, Wicar de Paula Pessoa, Marcello Benevides, coronel Adolfo Gonçalves Siqueira (Adolfo Siqueira), Acrísio Moreira da Rocha, Guilardo Moreira da Rocha, Leandro Lira, Carlos Perdigão de Oliveira, engenheiro dos Correios e Telégrafos, José Lino da Silveira e senhora, Salles Correia, Edgard de Alencar, secretário da Assembleia e Luís Costa.
  • 1931 - Reaberta, com novas instalações, na Rua Guilherme Rocha, a Casa Parente, de I. G. Parente & Irmão, formada por Inácio Gomes Parente (Inácio Parente e José Cavalcante Parente). O corpo de auxiliares é formado por Alberto Ayres, gerente; Antônio Nobre Carvalho, Ildeburque Parente, Expedicto Cavalcante Gomes, Raymundo Felício Netto e senhorinhas Maroquinha Juaçaba, Maria Luísa Fontenele, Maria Luísa Mendes e Júlia Romcy.A casa foi fundada em 10 de junho de 1914.
  • 1934 - Pilotando um avião, chega em Fortaleza, a aviadora estadunidense Laura Ingalis, a primeira mulher a fazer a travessia aérea da Cordilheira dos Andes.
  • 1949 - Afixada, na casa em que nasceu Gustavo Adolfo Luís Guilherme Dodt da Cunha Barroso (Gustavo Barroso), e onde residiu seu pai, Antônio Felino Barroso, falecido em janeiro, na Rua Barão do Rio Branco, uma placa alusiva ao fato. 
  • 1951 - Inauguração da Capela de São Vicente de Paulo, construída pela Sociedade Vicentina, na Avenida Desembargador Moreira, na Estância Castelo, bairro que chamou-se simplesmente Estância e que hoje chama-se Dionísio Torres, homenagem a Dionísio de Oliveira Torres, doador do terreno.
  • 1951 - Realiza-se a última partida do Campeonato Cearense de Futebol de 1950, no Estádio Municipal, quando o Ferroviário Atlético Cearense derrota o Ceará Sporting Club pelo escore mínimo, sagrando-se Campeão.
  • 1968 - Assume a 10ª Região Militar o general cearense Oscar Jansen Barroso, que recebe o comando das mãos do coronel Hernani Moreira de Castro que vinha exercendo interinamente desde o dia 16 de março.
  • 1978 - O compositor e flautista Altamiro Aquino Carrilho (Altamiro Carrilho) grava depoimento para a posteridade no Museu Cearense da Comunicação (Arquivo Nirez), na Rua Professor João Bosco, 560, no Rodolfo Teófilo.
  • 1978 - Morre, no Hospital Silvestre, no Rio de Janeiro, a poetisa Júlia Galeno de Santana (Julinha Galeno), a única filha de Juvenal Galeno que ainda estava viva. Pertencia à Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno.
  • 1980 - Morre, aos 63 anos de idade, Clodoaldo Arruda “Godô”, vulto popular de família tradicional, conhecido pela sua generosidade e desprendimento. Nascera em 1917. Hoje é nome de rua em Messejana.
  • 1983 - Morre, em Fortaleza, o coronel de infantaria do Exército José Rabelo Machado, ex-pracinha, foi o primeiro presidente da Associação dos Ex-combatentes do Ceará, ex-secretário de Segurança Pública, presidiu a Citelc e o Saps. Nascera a quatro de fevereiro de 1914 em Cachoeira, hoje Solonópole-Ceará. 
  • 1985 - Morre, aos 78 anos de idade, o ex-farmacêutico e depois médico, Edson Braga, da Farmácia São José.
  • 1992 - Toma posse na Cadeira 39 da Academia Cearense de Letras-ACL, Carlos Mauro Cabral Benevides (foto), sendo saudado por José Murilo de Carvalho Martins (Murilo Martins).
  • 1993 - O artista plástico cearense Guilherme Clidenor de Moura Capibaribe (Barrica) morre, 22h30, aos 85 anos de idade, vítima de problemas vesiculares. É sepultado no dia seguinte, sexta-feira da Paixão, às 16 horas, no Cemitério de São João Batista. Era cearense de Juazeiro do Norte nascido 10 de amrço de 1908, chegando em Fortaleza em 1925. Morou no Rio de Janeiro 30 anos.
  • 2000 - Inaugurada, no Monte Castelo, a Capela de Mãe Rainha.
  • 2008 - Criada, em Assembleia Geral da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira - Regional de Fortaleza-ANVFEB, a Medalha Heróis Expedicionários do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".