Pular para o conteúdo principal

Busca ativa reaproxima jovens da Escola

Suzyany Pereira da Silva, de 17 anos, é aluna da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Professor José Teles de Carvalho, no município de Brejo Santo, onde cursa a 3ª série. 

Após concluir a Educação Básica, a jovem diz ter o desejo de dar sequência aos estudos e ingressar na faculdade de Medicina. Por algum tempo, entretanto, este sonho quase foi abandonado. 

Diante do cenário de incertezas e adversidades provocado pela pandemia, Suzyany Pereira deixou a escola em maio de 2020. Com dificuldades em ter acesso à internet, o distanciamento social e a falta de perspectivas transformavam-se em obstáculos.

Contudo, graças ao empenho de toda a comunidade escolar, incluindo gestores, professores e estudantes, que fizeram uma grande campanha de busca ativa, a situação foi revertida e Suzyany retornou às aulas ainda em agosto daquele ano. Além dela, outros 111 estudantes que estiveram ausentes das atividades escolares no ano passado também voltaram para a Unidade de Ensino.

Hoje, a jovem mostra-se entusiasmada pelos estudos e consciente do que busca para si. 

- Naqueles momentos, não estava entendendo nada. Fiquei com crise de ansiedade, passei por vários problemas pessoais e não conseguia acompanhar os assuntos abordados pelos professores. Por incentivo dos meus colegas, que me deram muitos conselhos, e por ver que não ia adiantar ficar sem estudar, pois isso não garantiria o meu futuro, voltei para a escola e hoje em dia estou conseguindo acompanhar os conteúdos”, ressalta Suzyany.

Colaboração - A diretora da EEMTI José Teles de Carvalho, Aparecida Rodrigues, explica que a estratégia inicial foi fazer o levantamento dos alunos que não davam devolutiva das atividades, ou que estavam sem acesso à Internet. Após o mapeamento, foram estruturadas novas abordagens, com foco nas relações e no alcance dos alunos afastados, utilizando diferentes redes sociais e a colaboração de diversos atores.

- Temos, como principais aliados, os professores diretores de turma e os próprios estudantes, por meio dos Grupos Cooperativos de Apoio à Permanência Estudantil (GCape). Esses grupos são compostos, em cada sala, por três a cinco alunos, que são líderes na busca de colegas, e também dão apoio à aprendizagem, auxiliando na resolução das atividades. Pessoas da comunidade também se dispõem a ajudar, levando materiais para os que moram em localidades mais distantes. Neste ano, dos 132 alunos que deixaram a escola, já conseguimos trazer de volta 130”, esclarece Aparecida.

A estudante Estefanni Dinah Pereira, de 17 anos, é uma das envolvidas no trabalho de resgatar colegas ausentes na EEMTI José Teles de Carvalho. A jovem diz sentir-se bem em colaborar com a causa. 

- Sempre liguei, mandei mensagens, ajudei na resolução das atividades e tirei dúvidas. Se isso não for suficiente, e eu souber de algum canal do Youtube que possa ajudar na compreensão, por exemplo, também indico. É importante que todos entendam o capítulo que estamos estudando”, relata.

Superação - No município de Arneiroz, a Escola de Ensino Médio (EEM) Maria Dolores Petrola também apresenta experiências exitosas no que diz respeito à busca ativa de alunos faltosos. Chama a atenção o fato de, em 2020, cerca de 60% dos 340 matriculados na instituição serem residentes da zona rural, grande parte sem acesso à internet. Neste cenário, a gestão da escola buscou estratégias diversas, com apoio de todos os professores – sobretudo dos diretores de turma – e dos profissionais lotados nos ambientes pedagógicos de aprendizagem e no Atendimento Educacional Especializado (AEE).

A diretora da Escola Maria Dolores Petrola, Leoneide Araújo, explica que uma das principais ações para garantir a permanência dos jovens foi o trabalho de escuta ativa, tanto dos estudantes como de suas famílias, priorizando o cuidado e o acolhimento individuais.

- Fizemos parcerias com agentes comunitários de saúde, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Educação, Grêmio Estudantil, GCape e Conselho Escolar. Estes parceiros levavam e traziam os módulos (atividades impressas) dos alunos das localidades mais distantes e inacessíveis. Houve um esforço coletivo e coeso desta comunidade escolar em mitigar a perda de alunos, fato que resultou na perda de apenas 2,6% da matrícula de 2020, que poderia ter sido muito mais agravada se este conjunto de ações não tivesse sido implementado”, destaca Leoneide Araújo.

Fortalecimento dos vínculos - A professora diretora de turma Rizoneide Sousa, da EEM Maria Dolores Petrola, pontua que ela e outros colegas fizeram visitas domiciliares, ligações telefônicas e contatos por meio de mensagens com as famílias dos alunos, no sentido de fortalecer as relações afetivas durante o processo de ensino e aprendizagem e melhorar o acompanhamento escolar dos jovens, colocando-se à disposição para prestar orientações.

- O GCape tem desenvolvido ações de fortalecimento em todas as turmas, trabalhando a parte de acolhimento e motivacional com os alunos. Juntamente com o diretor de turma, realiza-se um monitoramento das atividades e conteúdos trabalhados durante a semana e, nas sextas-feiras, todos os conteúdos são disponibilizados de forma organizada, via grupo de Whatsapp da própria turma, no sentido de facilitar o acesso aos alunos que por algum motivo não conseguiram fazer suas atividades. Tudo isso acontece graças ao trabalho em equipe e à grande parceria com o núcleo gestor da escola”, observa Rizoneide Araújo.

O estudante Mateus Feitosa, de 17 anos, cursa a 3ª série na Escola Maria Dolores Petrola e é um dos que mais se engajaram nesta mobilização em prol dos colegas. 

- Percebi que as aulas remotas contribuíram para a desmotivação de um considerável número de estudantes. Diante dessa situação, comecei a identificar esses alunos e a fornecer ajuda para as atividades. Sinto que as ações de busca ativa despertam o sentimento de empatia. Auxiliar aqueles que precisam, deixa, na minha pessoa, o sinal de missão cumprida. Os resultados são positivos e não há nada mais gratificante, neste momento, do que ver um colega superando os desafios com a minha ajuda”, enfatiza Mateus Feitosa.

Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.