Pular para o conteúdo principal



Busca ativa reaproxima jovens da Escola

Suzyany Pereira da Silva, de 17 anos, é aluna da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Professor José Teles de Carvalho, no município de Brejo Santo, onde cursa a 3ª série. 

Após concluir a Educação Básica, a jovem diz ter o desejo de dar sequência aos estudos e ingressar na faculdade de Medicina. Por algum tempo, entretanto, este sonho quase foi abandonado. 

Diante do cenário de incertezas e adversidades provocado pela pandemia, Suzyany Pereira deixou a escola em maio de 2020. Com dificuldades em ter acesso à internet, o distanciamento social e a falta de perspectivas transformavam-se em obstáculos.

Contudo, graças ao empenho de toda a comunidade escolar, incluindo gestores, professores e estudantes, que fizeram uma grande campanha de busca ativa, a situação foi revertida e Suzyany retornou às aulas ainda em agosto daquele ano. Além dela, outros 111 estudantes que estiveram ausentes das atividades escolares no ano passado também voltaram para a Unidade de Ensino.

Hoje, a jovem mostra-se entusiasmada pelos estudos e consciente do que busca para si. 

- Naqueles momentos, não estava entendendo nada. Fiquei com crise de ansiedade, passei por vários problemas pessoais e não conseguia acompanhar os assuntos abordados pelos professores. Por incentivo dos meus colegas, que me deram muitos conselhos, e por ver que não ia adiantar ficar sem estudar, pois isso não garantiria o meu futuro, voltei para a escola e hoje em dia estou conseguindo acompanhar os conteúdos”, ressalta Suzyany.

Colaboração - A diretora da EEMTI José Teles de Carvalho, Aparecida Rodrigues, explica que a estratégia inicial foi fazer o levantamento dos alunos que não davam devolutiva das atividades, ou que estavam sem acesso à Internet. Após o mapeamento, foram estruturadas novas abordagens, com foco nas relações e no alcance dos alunos afastados, utilizando diferentes redes sociais e a colaboração de diversos atores.

- Temos, como principais aliados, os professores diretores de turma e os próprios estudantes, por meio dos Grupos Cooperativos de Apoio à Permanência Estudantil (GCape). Esses grupos são compostos, em cada sala, por três a cinco alunos, que são líderes na busca de colegas, e também dão apoio à aprendizagem, auxiliando na resolução das atividades. Pessoas da comunidade também se dispõem a ajudar, levando materiais para os que moram em localidades mais distantes. Neste ano, dos 132 alunos que deixaram a escola, já conseguimos trazer de volta 130”, esclarece Aparecida.

A estudante Estefanni Dinah Pereira, de 17 anos, é uma das envolvidas no trabalho de resgatar colegas ausentes na EEMTI José Teles de Carvalho. A jovem diz sentir-se bem em colaborar com a causa. 

- Sempre liguei, mandei mensagens, ajudei na resolução das atividades e tirei dúvidas. Se isso não for suficiente, e eu souber de algum canal do Youtube que possa ajudar na compreensão, por exemplo, também indico. É importante que todos entendam o capítulo que estamos estudando”, relata.

Superação - No município de Arneiroz, a Escola de Ensino Médio (EEM) Maria Dolores Petrola também apresenta experiências exitosas no que diz respeito à busca ativa de alunos faltosos. Chama a atenção o fato de, em 2020, cerca de 60% dos 340 matriculados na instituição serem residentes da zona rural, grande parte sem acesso à internet. Neste cenário, a gestão da escola buscou estratégias diversas, com apoio de todos os professores – sobretudo dos diretores de turma – e dos profissionais lotados nos ambientes pedagógicos de aprendizagem e no Atendimento Educacional Especializado (AEE).

A diretora da Escola Maria Dolores Petrola, Leoneide Araújo, explica que uma das principais ações para garantir a permanência dos jovens foi o trabalho de escuta ativa, tanto dos estudantes como de suas famílias, priorizando o cuidado e o acolhimento individuais.

- Fizemos parcerias com agentes comunitários de saúde, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Educação, Grêmio Estudantil, GCape e Conselho Escolar. Estes parceiros levavam e traziam os módulos (atividades impressas) dos alunos das localidades mais distantes e inacessíveis. Houve um esforço coletivo e coeso desta comunidade escolar em mitigar a perda de alunos, fato que resultou na perda de apenas 2,6% da matrícula de 2020, que poderia ter sido muito mais agravada se este conjunto de ações não tivesse sido implementado”, destaca Leoneide Araújo.

Fortalecimento dos vínculos - A professora diretora de turma Rizoneide Sousa, da EEM Maria Dolores Petrola, pontua que ela e outros colegas fizeram visitas domiciliares, ligações telefônicas e contatos por meio de mensagens com as famílias dos alunos, no sentido de fortalecer as relações afetivas durante o processo de ensino e aprendizagem e melhorar o acompanhamento escolar dos jovens, colocando-se à disposição para prestar orientações.

- O GCape tem desenvolvido ações de fortalecimento em todas as turmas, trabalhando a parte de acolhimento e motivacional com os alunos. Juntamente com o diretor de turma, realiza-se um monitoramento das atividades e conteúdos trabalhados durante a semana e, nas sextas-feiras, todos os conteúdos são disponibilizados de forma organizada, via grupo de Whatsapp da própria turma, no sentido de facilitar o acesso aos alunos que por algum motivo não conseguiram fazer suas atividades. Tudo isso acontece graças ao trabalho em equipe e à grande parceria com o núcleo gestor da escola”, observa Rizoneide Araújo.

O estudante Mateus Feitosa, de 17 anos, cursa a 3ª série na Escola Maria Dolores Petrola e é um dos que mais se engajaram nesta mobilização em prol dos colegas. 

- Percebi que as aulas remotas contribuíram para a desmotivação de um considerável número de estudantes. Diante dessa situação, comecei a identificar esses alunos e a fornecer ajuda para as atividades. Sinto que as ações de busca ativa despertam o sentimento de empatia. Auxiliar aqueles que precisam, deixa, na minha pessoa, o sinal de missão cumprida. Os resultados são positivos e não há nada mais gratificante, neste momento, do que ver um colega superando os desafios com a minha ajuda”, enfatiza Mateus Feitosa.

Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...