Pular para o conteúdo principal

Busca ativa reaproxima jovens da Escola

Suzyany Pereira da Silva, de 17 anos, é aluna da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Professor José Teles de Carvalho, no município de Brejo Santo, onde cursa a 3ª série. 

Após concluir a Educação Básica, a jovem diz ter o desejo de dar sequência aos estudos e ingressar na faculdade de Medicina. Por algum tempo, entretanto, este sonho quase foi abandonado. 

Diante do cenário de incertezas e adversidades provocado pela pandemia, Suzyany Pereira deixou a escola em maio de 2020. Com dificuldades em ter acesso à internet, o distanciamento social e a falta de perspectivas transformavam-se em obstáculos.

Contudo, graças ao empenho de toda a comunidade escolar, incluindo gestores, professores e estudantes, que fizeram uma grande campanha de busca ativa, a situação foi revertida e Suzyany retornou às aulas ainda em agosto daquele ano. Além dela, outros 111 estudantes que estiveram ausentes das atividades escolares no ano passado também voltaram para a Unidade de Ensino.

Hoje, a jovem mostra-se entusiasmada pelos estudos e consciente do que busca para si. 

- Naqueles momentos, não estava entendendo nada. Fiquei com crise de ansiedade, passei por vários problemas pessoais e não conseguia acompanhar os assuntos abordados pelos professores. Por incentivo dos meus colegas, que me deram muitos conselhos, e por ver que não ia adiantar ficar sem estudar, pois isso não garantiria o meu futuro, voltei para a escola e hoje em dia estou conseguindo acompanhar os conteúdos”, ressalta Suzyany.

Colaboração - A diretora da EEMTI José Teles de Carvalho, Aparecida Rodrigues, explica que a estratégia inicial foi fazer o levantamento dos alunos que não davam devolutiva das atividades, ou que estavam sem acesso à Internet. Após o mapeamento, foram estruturadas novas abordagens, com foco nas relações e no alcance dos alunos afastados, utilizando diferentes redes sociais e a colaboração de diversos atores.

- Temos, como principais aliados, os professores diretores de turma e os próprios estudantes, por meio dos Grupos Cooperativos de Apoio à Permanência Estudantil (GCape). Esses grupos são compostos, em cada sala, por três a cinco alunos, que são líderes na busca de colegas, e também dão apoio à aprendizagem, auxiliando na resolução das atividades. Pessoas da comunidade também se dispõem a ajudar, levando materiais para os que moram em localidades mais distantes. Neste ano, dos 132 alunos que deixaram a escola, já conseguimos trazer de volta 130”, esclarece Aparecida.

A estudante Estefanni Dinah Pereira, de 17 anos, é uma das envolvidas no trabalho de resgatar colegas ausentes na EEMTI José Teles de Carvalho. A jovem diz sentir-se bem em colaborar com a causa. 

- Sempre liguei, mandei mensagens, ajudei na resolução das atividades e tirei dúvidas. Se isso não for suficiente, e eu souber de algum canal do Youtube que possa ajudar na compreensão, por exemplo, também indico. É importante que todos entendam o capítulo que estamos estudando”, relata.

Superação - No município de Arneiroz, a Escola de Ensino Médio (EEM) Maria Dolores Petrola também apresenta experiências exitosas no que diz respeito à busca ativa de alunos faltosos. Chama a atenção o fato de, em 2020, cerca de 60% dos 340 matriculados na instituição serem residentes da zona rural, grande parte sem acesso à internet. Neste cenário, a gestão da escola buscou estratégias diversas, com apoio de todos os professores – sobretudo dos diretores de turma – e dos profissionais lotados nos ambientes pedagógicos de aprendizagem e no Atendimento Educacional Especializado (AEE).

A diretora da Escola Maria Dolores Petrola, Leoneide Araújo, explica que uma das principais ações para garantir a permanência dos jovens foi o trabalho de escuta ativa, tanto dos estudantes como de suas famílias, priorizando o cuidado e o acolhimento individuais.

- Fizemos parcerias com agentes comunitários de saúde, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Educação, Grêmio Estudantil, GCape e Conselho Escolar. Estes parceiros levavam e traziam os módulos (atividades impressas) dos alunos das localidades mais distantes e inacessíveis. Houve um esforço coletivo e coeso desta comunidade escolar em mitigar a perda de alunos, fato que resultou na perda de apenas 2,6% da matrícula de 2020, que poderia ter sido muito mais agravada se este conjunto de ações não tivesse sido implementado”, destaca Leoneide Araújo.

Fortalecimento dos vínculos - A professora diretora de turma Rizoneide Sousa, da EEM Maria Dolores Petrola, pontua que ela e outros colegas fizeram visitas domiciliares, ligações telefônicas e contatos por meio de mensagens com as famílias dos alunos, no sentido de fortalecer as relações afetivas durante o processo de ensino e aprendizagem e melhorar o acompanhamento escolar dos jovens, colocando-se à disposição para prestar orientações.

- O GCape tem desenvolvido ações de fortalecimento em todas as turmas, trabalhando a parte de acolhimento e motivacional com os alunos. Juntamente com o diretor de turma, realiza-se um monitoramento das atividades e conteúdos trabalhados durante a semana e, nas sextas-feiras, todos os conteúdos são disponibilizados de forma organizada, via grupo de Whatsapp da própria turma, no sentido de facilitar o acesso aos alunos que por algum motivo não conseguiram fazer suas atividades. Tudo isso acontece graças ao trabalho em equipe e à grande parceria com o núcleo gestor da escola”, observa Rizoneide Araújo.

O estudante Mateus Feitosa, de 17 anos, cursa a 3ª série na Escola Maria Dolores Petrola e é um dos que mais se engajaram nesta mobilização em prol dos colegas. 

- Percebi que as aulas remotas contribuíram para a desmotivação de um considerável número de estudantes. Diante dessa situação, comecei a identificar esses alunos e a fornecer ajuda para as atividades. Sinto que as ações de busca ativa despertam o sentimento de empatia. Auxiliar aqueles que precisam, deixa, na minha pessoa, o sinal de missão cumprida. Os resultados são positivos e não há nada mais gratificante, neste momento, do que ver um colega superando os desafios com a minha ajuda”, enfatiza Mateus Feitosa.

Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.



Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Augusto Borges morre aos 89 anos de idade

O jornalista Paulo Karam informa o falecimento do radialista, jornalista, produtor, rádio-ator e ex-presidente do Ferroviário, Augusto Borges (foto), aos 89 anos, na manhã desta terça-feira (22 de junho), vítima de uma parada cardíaca, depois de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). - Meus amigos, lamento muito informar, que o nosso amigo Augusto Borges acabou de falecer... Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) - O Ceará se despede hoje de um dos maiores comunicadores do Estado. Augusto Borges, 89 anos, fez história na Ceará Rádio Clube e foi um dos pioneiros da nossa TV Ceará, onde trabalhou por mais de 30 anos. Foram 71 anos dedicados à comunicação cearense. Meus sentimentos a todos os familiares, amigos e admiradores de Augusto Borges". Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - Recebi, com pesar, a notícia de falecimento de Augusto Borges, um dos mais expressivos comunicadores cearenses. Dedico minha solidariedade a familiares e amigos deste profissional, que atuou por mais

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Morre B.J. Thomas

Morreu neste sábado (29 de maio) aos 78 anos, em Arlington, no Texas, o cantor norte-americano B.J Thomas. Ele lutava contra um câncer no pulmão. Thomas interpretou sucessos memoráveis como Rock'n Roll Lallaby, trilha sonora da novela Selva de Pedra, da Rede Globo de Televisão em 1972 e 1986. Grande sucesso dele também Raindrops Kelle Falling on my Head:

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Augusto Borges morre aos 89 anos de idade

O jornalista Paulo Karam informa o falecimento do radialista, jornalista, produtor, rádio-ator e ex-presidente do Ferroviário, Augusto Borges (foto), aos 89 anos, na manhã desta terça-feira (22 de junho), vítima de uma parada cardíaca, depois de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). - Meus amigos, lamento muito informar, que o nosso amigo Augusto Borges acabou de falecer... Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) - O Ceará se despede hoje de um dos maiores comunicadores do Estado. Augusto Borges, 89 anos, fez história na Ceará Rádio Clube e foi um dos pioneiros da nossa TV Ceará, onde trabalhou por mais de 30 anos. Foram 71 anos dedicados à comunicação cearense. Meus sentimentos a todos os familiares, amigos e admiradores de Augusto Borges". Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - Recebi, com pesar, a notícia de falecimento de Augusto Borges, um dos mais expressivos comunicadores cearenses. Dedico minha solidariedade a familiares e amigos deste profissional, que atuou por mais

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Morre B.J. Thomas

Morreu neste sábado (29 de maio) aos 78 anos, em Arlington, no Texas, o cantor norte-americano B.J Thomas. Ele lutava contra um câncer no pulmão. Thomas interpretou sucessos memoráveis como Rock'n Roll Lallaby, trilha sonora da novela Selva de Pedra, da Rede Globo de Televisão em 1972 e 1986. Grande sucesso dele também Raindrops Kelle Falling on my Head: