Pular para o conteúdo principal



Hias é referência no tratamento de crianças com falciforme

 Conviver com uma doença crônica, responsável por crises agudas e episódios de internação, é um grande desafio tanto para pacientes, quanto para familiares que acompanham essa rotina exaustiva com frequentes idas aos hospitais. 

Contudo, lidar com esse processo pode ser menos desgastante com o acompanhamento adequado e o conhecimento sobre a patologia e as formas de tratamento. É o caso da anemia falciforme, doença hereditária mais comum no Brasil, mas ainda pouco conhecida pelos brasileiros, caracterizada por uma mutação genética que causa alteração físico-química nos glóbulos vermelhos (hemácias).

Segundo estudo inédito realizado pela então Ibope Inteligência em maio de 2020, intitulado “Percepção dos brasileiros sobre a Doença Falciforme”, 47% da população nunca ouviu falar sobre essa patologia que, segundo estimativas, tem cerca de três mil novos casos diagnosticados por ano no País.

Gilderlane Nobre e Lyslane Almeida, mães de pacientes com anemia falciforme acompanhadas no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), são duas dessas pessoas que não tinham conhecimento algum sobre a doença até receberem o diagnóstico das filhas.

- Quando me falaram no posto de saúde onde minha filha fez o teste do pezinho que ela provavelmente tinha essa doença, fiquei com muito medo, aí pesquisei na Internet e fiquei ainda mais assustada quando vi tudo que a anemia falciforme pode causar, como as crises de dores e a possibilidade de ser preciso fazer transfusões de sangue”, relata Lyslane, mãe da pequena Lizzie Almeida, de seis meses.

Lizzie foi atendida pela primeira vez no Hias, unidade referência no tratamento da doença em crianças e adolescentes, em janeiro deste ano e, desde então, vem sendo acompanhada pela equipe multidisciplinar do hospital. 

- Logo no primeiro atendimento no Albert Sabin, a médica explicou a doença, o tratamento e disse que minha filha precisaria ser acompanhada. Até um ano, temos que vir todo mês para ela ser consultada. Apesar do susto, fico mais tranquila porque a Lizzie é bem saudável, não dá nem pra saber que ela tem a anemia falciforme. Mesmo assim, estou cumprindo direitinho o que a médica recomendou, dando as medicações e indo para as consultas”.

De acordo com a hematologista pediátrica responsável pelo ambulatório do Hias, Márcia Lima Verde, esse envolvimento e compromisso da família com o tratamento são fundamentais para prevenir a agudização da enfermidade. 

- Apesar de ser uma doença grave e crônica, é possível que o paciente com anemia falciforme tenha uma vida praticamente normal, mas, para isso, são necessários o acompanhamento e a adesão ao tratamento, que podem dar uma qualidade de vida melhor para os falcêmicos”.

Conscientização - Em 19 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme. A data foi instituída em 2008 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de informar a população sobre a patologia, conscientizar a respeito da importância da detecção precoce e diminuir as taxas de morbidade e mortalidade da doença, que, apesar de rara, é a disfunção genética mais comum no Brasil.

Sintomas e diagnóstico - O principal sintoma da anemia falciforme são as crises de dor, seja nos membros, principalmente ósseas, no abdômen ou no tórax. Entretanto, a doença pode se manifestar de forma diferente em cada indivíduo. Os sintomas podem ser leves, mas outros mais graves também podem ser observados, como o sequestro do sangue pelo baço. Em alguns casos, o baço dos falcêmicos pode aumentar rapidamente por absorver todo o sangue, podendo levar o paciente ao óbito pela falta do líquido nos outros órgãos, como o cérebro e o coração.

Contudo, a doença pode ser detectada nos primeiros dias de vida da criança, por meio da triagem neonatal (teste do pezinho), e confirmada por meio do exame de eletroforese de hemoglobina, antes mesmo de qualquer sintoma se apresentar. Esse diagnóstico precoce é fundamental para que as crianças possam iniciar o quanto antes o tratamento, evitando crises mais severas e complicações.

No caso da Maria Clara Nobre, hoje com 13 anos, a detecção da anemia falciforme ocorreu somente após uma crise aguda da doença, que quase levou sua vida. A patologia não foi identificada no teste do pezinho. Ela não apresentava nenhum sintoma até os três anos de idade, quando um exame de rotina identificou equivocadamente uma anemia comum, sendo tratada com sulfato ferroso, o que é bastante nocivo aos falcêmicos.

- Notei minha filha muito molinha, vomitou bastante, ficou arroxeada e desmaiou. Pensei que ela tinha morrido. Levei pra um hospital e lá me mandaram ir pro Sabin, onde ela foi reanimada e recebeu transfusão, pois estava somente com 1,9% de sangue no corpo”, lembra Gilderlane Nobre.

Referência no tratamento - Após identificado que a criança possui o gene da doença falciforme, por meio do teste do pezinho, ela é referenciada para o Hospital Infantil Albert Sabin, onde será acompanhada pela equipe multidisciplinar da unidade.

- No ambulatório, temos enfermeiras responsáveis por fazer o acolhimento dessas crianças, treinadas para avaliar o teste de pezinho, que encaminham os pacientes para serem assistidas aqui no hospital. Com seis meses, nós solicitamos o teste da eletroforese de hemoglobina e, após a confirmação, damos início ao tratamento, que deve ser feito pelo resto da vida. Eles são acompanhados aqui no Hias até os 18 anos e, após essa idade, passam a ser tratados no ambulatório do Hemoce”, detalha a hematologista Márcia Lima Verde.

Ao longo do desenvolvimento das crianças com anemia falciforme, alguns medicamentos e procedimentos são aliados importantes no controle de infecções, crises de dores e na detecção precoce de possíveis complicações. Dos seis meses aos cinco anos, as crianças precisam fazer uso da penicilina oral, que é fornecida pela Sesa para prevenir pneumonias por germes capsulados, como o pneumococo. A partir dos dois anos, conforme gravidade da evolução do quadro do paciente, é recomendada a hidroxiureia, medicação disponibilizada pelo Estado, que é o que existe de mais efetivo para o tratamento, pois ela bloqueia as inflamações causadas pela doença.

A hidroxiureia tem sido essencial no tratamento da Maria Clara para evitar as frequentes internações pelas quais ela era submetida. 

- Está com cinco anos que minha filha não tem crise, mas houve uma época em que a gente praticamente morava no hospital, era uma transfusão atrás da outra. Esse remédio é uma bênção para essas crianças, foi o único medicamento que ela tomou que fez efeito de verdade”, afirma. 

- Há dois anos minha filha teve uma crise de dor, mas a hemoglobina não caiu por causa da hidroxiureia. Nós conseguimos o medicamento aqui no Hias. A médica nos dá a receita e pegamos na farmácia ambulatorial, pois é uma medicação cara e importante para o tratamento das crianças com anemia falciforme”, celebra Gilderlane Nobre.

Transfusão de sangue e exame doppler craniano - A transfusão de sangue é um dos procedimentos que também pode ser necessário no tratamento dos falcêmicos, pois contribui para que o paciente não tenha acidentes vasculares cerebrais do tipo isquêmico com frequência, outra complicação da doença. 

- Para evitar que o paciente tenha AVCs recorrentes, e consequentemente sequelas, eles são colocados em regime de transfusão crônica, em que todo mês a criança vem ao hospital fazer uma transfusão. Aqui no Hias, essa transfusão é feita com todo cuidado, as crianças são fenotipadas e o sangue recebido é o mais compatível possível”, acrescenta Márcia Lima Verde.

Outro importante recurso na prevenção dos AVCs nas crianças com anemia falciforme é o exame doppler craniano, que detecta a velocidade de circulação na artéria cerebral e é capaz de indicar, pelo aumento do fluxo sanguíneo, se a criança poderá ou não ter um AVC isquêmico.

O Hias é o único local no Ceará que realiza o teste. Além desse acompanhamento, as crianças falcêmicas precisam realizar anualmente consultas com oftalmologista, cardiologista, fazer ultrassom de abdômen para checar baço e vesícula, além de visitas ao endocrinologista e neurologista quando se faz necessário, pois a enfermidade pode afetar todo o organismo. “Atualmente, aqui no Hias, o índice de agravamento dos doentes é muito baixo em razão de toda essa estrutura que foi montada para proporcionar às crianças.

Com informações da assessoria de imprensa do HIAS, Erika Mavignier.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jogador Luiz Henrique Sales

O Ceará Sporting Club, com profundo pesar, informa e lamenta o falecimento precoce de Luiz Henrique Sales de Souza, nesta segunda-feira (30/6/2025), em Fortaleza, aos 32 anos. Cria das Categorias de Base do Vozão, Luiz Henrique esteve presente nos elencos dos títulos estaduais de 2012, 2013 e 2014. O meia-atacante atuou em 37 partidas pelo Ceará, divididas entre Cearense, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Em nome do presidente da Diretoria Executiva, João Paulo Silva, o Ceará S.C se solidariza aos familiares e amigos de Luiz Henrique nesse momento de dor e saudade. Como homenagem póstuma, o Clube ainda solicitará junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cumprimento de minuto de silêncio na partida entre Sport-PE x Ceará, que será realizada na quarta-feira (9/7/2025), em Pernambuco.

TCE-CE participa do Dia do Servidor da Carreira de Planejamento e Gestão

- O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) se faz muito presente na História da Administração do Estado. É um dia festivo, em que servidores públicos mostram seu amor ao trabalho”.  A afirmação é do presidente do TCE-CE, conselheiro Rholden Queiroz, que participou, na manhã desta quarta-feira (7/2), do evento alusivo ao Dia do Servidor da Carreira de Planejamento, Orçamento e Gestão. O evento ocorreu no Auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag).  Entre as autoridades presentes, estava a conselheira Soraia Victor, uma das homenageadas na Galeria de ex-secretários da Administração do Ceará, inaugurada na ocasião. Da Galeria fazem parte, também: Conselheiro Ernesto Saboia. Pai do conselheiro Alexandre Figueiredo, Francisco Figueiredo de Paula Pessoa (in memoriam). A Programação destacou os servidores mais antigos da Seplag. Compuseram a Mesa de Honra: Vice-governadora e secretária de Mulheres do Ceará, Jade Romero. Secretária de Plenejamento, Sandra Machad...

Postagens mais visitadas deste blog

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jogador Luiz Henrique Sales

O Ceará Sporting Club, com profundo pesar, informa e lamenta o falecimento precoce de Luiz Henrique Sales de Souza, nesta segunda-feira (30/6/2025), em Fortaleza, aos 32 anos. Cria das Categorias de Base do Vozão, Luiz Henrique esteve presente nos elencos dos títulos estaduais de 2012, 2013 e 2014. O meia-atacante atuou em 37 partidas pelo Ceará, divididas entre Cearense, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Em nome do presidente da Diretoria Executiva, João Paulo Silva, o Ceará S.C se solidariza aos familiares e amigos de Luiz Henrique nesse momento de dor e saudade. Como homenagem póstuma, o Clube ainda solicitará junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cumprimento de minuto de silêncio na partida entre Sport-PE x Ceará, que será realizada na quarta-feira (9/7/2025), em Pernambuco.

TCE-CE participa do Dia do Servidor da Carreira de Planejamento e Gestão

- O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) se faz muito presente na História da Administração do Estado. É um dia festivo, em que servidores públicos mostram seu amor ao trabalho”.  A afirmação é do presidente do TCE-CE, conselheiro Rholden Queiroz, que participou, na manhã desta quarta-feira (7/2), do evento alusivo ao Dia do Servidor da Carreira de Planejamento, Orçamento e Gestão. O evento ocorreu no Auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag).  Entre as autoridades presentes, estava a conselheira Soraia Victor, uma das homenageadas na Galeria de ex-secretários da Administração do Ceará, inaugurada na ocasião. Da Galeria fazem parte, também: Conselheiro Ernesto Saboia. Pai do conselheiro Alexandre Figueiredo, Francisco Figueiredo de Paula Pessoa (in memoriam). A Programação destacou os servidores mais antigos da Seplag. Compuseram a Mesa de Honra: Vice-governadora e secretária de Mulheres do Ceará, Jade Romero. Secretária de Plenejamento, Sandra Machad...